• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa no cenário da Administração pública é desafiadora, pois nos envolve a diversas questões norteadoras no que se refere a sua funcionalidade e eficácia, principalmente devido a sua evolução diante do tempo, pois nos mostra que a administração se adapta as transformações do mundo.

A pesquisa nos proporcionou conhecer o universo da gestão pública que muitas vezes a sua ineficácia provoca um dano na vida das pessoas, isso se deve muitas das vezes ao despreparo dos lideres que são nomeados para desenvolver funções sem ter CHA necessária para o cargo público.

A pesquisa bibliográfica realizada para esse trabalho de conclusão de curso nos mostra que o desenvolvimento do CHA traz benefícios tanto às organizações quanto às pessoas, as pessoas nesse caso podem ser a clientela interna e a externa.

No âmbito das organizações isso pode ser percebido na melhoria da qualidade de seus, serviços e processos internos. No âmbito individual, o desenvolvimento do CHA ajuda a aumentar à segurança nas tarefas desenvolvidas, no saber liderar pessoas, a boa relação entrar líder e liderados, e consequentemente na satisfação dos funcionários e dos cliente externo.

Ao aplicar os questionários pode-se perceber que mesmo os funcionários efetivos tiveram um pouco de receio em responder os questionários, medo de represálias vinda do gestor, percebe-se que em algumas questões o entrevistado evita opinar, porém a maioria expos suas opiniões contribuindo assim para os resultados atingidos.

Os dados coletados têm a finalidade de analisar a satisfação dos liderados quanto ao CHA dos seus gestores, apresentado as características fundamentais para um bom líder, que possua competências necessárias para gerir uma organização pública municipal.

No que diz respeito ao CHA percebe-se que a gestão pública está acima de tudo ligada às pessoas, sejam ela funcionários, ou a população que são a grande clientela que precisam ser atendidas com eficiência, logo não se administra sem que o fator humano esteja envolvido. Na prefeitura de Santo Amaro das Brotas há uma multiplicidade de liderança, os gráficos acima nos dão um demonstrativo, os números se mostram relevante.

No que se refere a conhecimento, percebe-se que a administração é formada por líderes que possui conhecimento da área de atuação, assim como conhecimento em gestão de pessoas, em processos administrativos e planejamento estratégico. Porém deve-se atentar a evolução das tecnologias, pois a maiorias dos respondentes afirmam que seus líderes não possuem tal conhecimento.

As habilidades estão relacionadas como o saber fazer, mas pode ser inserida nesse contexto como saber com que os subordinados queiram fazer, pois a administração pública é movida pelo fator humano, como foi dito acima. No que foi respondido os liderados afirmam que seus líderes possuem boa comunicação, sabe ouvir, tem habilidade para trabalhar em equipe e tem bom relacionamento interpessoal, ou seja, há uma interação entre líder e liderado. Responderam também que seus líderes não possui a habilidade de ser líder e não consegue administrar conflitos.

As atitudes dos lideres se percebe na sua vontade de fazer, de acordo com a pesquisa percebe-se que os líderes são determinados, criativos e pró-ativos, mas a maioria dos liderados alega que seus líderes não possui a atitude da inovação.

Outro ponto que podemos observar é a falta de treinamento aos colaboradores, apresentou-se como um problema preocupante, haja vista que num mundo de constantes mudanças e atualizações é necessário que o funcionário público acompanhe esta vertente. Mas de acordo com os questionários respondidos mostra que os líderes possuem experiência considerável em suas áreas de atuação, promovendo assim, uma maior probabilidade de ações e/ou tomadas de decisões assertivas. Assim como o fator criatividade, pois na maioria dos casos o setor público é sucateado e em algumas situações exigem criatividade por parte dos líderes.

Para que a administração pública funcione os envolvidos devem estar antenados com as suas transformações, e se reciclar sempre, para que assim possa desenvolver as suas tarefas e atender as necessidades da população beneficiadas.

Analisando criteriosamente o universo dos dados coletados, pode-se intuir que a percepção dos funcionários, mesmo que, subjetiva, denota certa confiança nos líderes que compõe a administração da prefeitura municipal de Santo Amaro das Brotas/SE. Contudo a que se ressaltar que, há um número de indivíduos que não estão satisfeitos com as competências, habilidades e atitudes dos seus líderes. Os tópicos analisados mostram que os líderes precisam melhorar suas posturas como tal, para que seus liderados possam mostrar mais confiança e participar ativamente das ações de seu setor, contribuindo assim para o melhor atendimento do público alvo, que são os moradores dessa municipalidade.

Nos dias atuais a administração pública está inserida no meio de um ambiente em que percebe-se grandes turbulências em alcance de metas, constantes conflitos relacionais e diversas mudanças, onde muitas vezes há a falta de pessoal capacitado para gerir pessoas, verdadeiros líderes, surgindo então a necessidade de se buscar soluções para desenvolver maior eficácia no aspecto de liderança no local de trabalho no setor público.

Com o questionário elaborado, foram obtidos resultados que permite afirmar que, na administração da prefeitura municipal de Santo Amaro das Brotas, os funcionários não estão totalmente convencidos e incentivam as mudanças inovadoras de trabalho resultam em melhoramentos, e na aceitação de sugestões dos funcionários. Porém na percepção dos funcionários os líderes são democráticos, flexível e acessível. Além de conhecerem a base da boa comunicação, evidencia-se em saber o que e quando falar, além de saberem quando e como ouvir.

Neste caminhar a conclusão oferecida é que fica registrado que o líder pode ser formado e treinado, quando busca conhecimentos para melhorar a sua desenvoltura, dessa forma, melhorar ainda mais o nível de caracterização de liderança na organização, sugerindo, em decorrência dos resultados, possíveis melhorias quando se trata de planejamento, implementação de metas e participação da equipe para tomadas de decisões, fazendo assim no âmbito das organizações judiciárias um local aprazível para o trabalho em equipe. E por fim deve se buscar um novo papel, para que o líder desempenhe e busque melhor qualificação, conhecimento e preparo para o trabalho, além de melhorias na sua motivação pessoal, bem como os adequados métodos motivacionais coletivos.

Logo é necessário evidenciar que cada líder tem a sua singularidade para a sua atuação, o que se buscou foi uma avaliação quanto à satisfação dos servidores sobre os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos seus líderes. Pode-se concluir que o trabalho atingiu o resultado esperado a pesquisa e trouxe um importante acréscimo textual à atividade científica abordada sobre o tema.

REFERÊNCIAS

AMATO, Pedro Muñoz. Administração Pública e Privada in JAMES, Samuel Haig (org.) Que é Administração Pública. Textos Selecionados de Administração Pública. 2ª ed., Rio de Janeiro: FGV, 1962.

ARAUJO, Luis César G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.

ARAÚJO, Fátima Fernandes Araújo; CRUZ, Maria do Carmo M.T. Novos arranjos organizacionais para prestação de serviços públicos: prevê análise legal. Disponível em: <http://www.cepam.org/media/59147/Novos-arranjos-organizacionais>. Acesso em: 07 de Dezembro o de 2015.

ARAGÃO. Cecilia Vescovi de Aragão. Burocracia, eficiência e modelos de gestão pública: um ensaio. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br>. Acesso em: 07 de Dezembro de 2015.

AZEVEDO, Deuse Mery Albani; MACHADO, Vera Lúcia Garcia; LUPKI, Isabel Elmínia. Proposta para implantar a avaliação de desempenho dos servidores em uma prefeitura da região sul do estado do ES. Revista Gestão Contemporânea, 2011.

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 22ªed. ED: Saraiva,São Paulo, 2001.

Bass, B. M. (1998). Transformational leadership: Industrial, military, and educational impact. Mahwah, NJ: Erlbaum.

BESSA, Juliana Tavares. Avaliação de desempenho no setor público: o processo de avaliação de desempenho no setor público e seus desafios atuais. (Pós-Graduação). Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Vila Velha, 2011.

BERTERO, C. O. Administração Pública e Administradores, Brasília, FUNCEP, 1985. BONAVIDES, Paulo. Do Estado liberal ao Estado social . 7. ed. ED. Malheiros, São Paulo, 2004.

BORBA, Jaqueline Sanson de; MARTINS, Letícia Martins de; SILVA, Ricardo Muniz Muccillo da, JUNIOR, Evaldo Reis Furtado. A Definição dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes na Formação de Administradores na Percepção de Gestores, Acadêmicos e Legal. Faculdade Inedi – Cesuca, VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2012.

CARDOSO, Janaína Gularte; Fonseca, Juliana. Perfil do Administrador: Um Estudo Sobre o Desenvolvimento de Habilidades e Competências Sob a Perspectiva de Acadêmicos, Professores e Empresários da Grande Florianópolis. VI Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2009. Disponível em <http://www.convibra.com.br/2009/default.asp-> Acesso em: 15 de out. 2015

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CRUZ, June Alisson Westarb. A BUROCRACIA FORA DO SENSO COMUM. Revista perspectiva contemporânea, v.1, n.1, jan./jul., 2006.

CLEMMER, Jim. Como Liderar, Estratégia de Sucesso em Gestão de Empresas e Serviços. Ed. Lisboa, Edição: 70,1998.

CORRÊA, Rossi Augusta Alves. Qualidade de Vida, qualidade do trabalho, qualidade do atendimento público e competitividade. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 27, n.1, jan/mar. 1993.

CUNHA, M. et al.. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Ed. Grupos Lisboa: RH, 2007.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2005. DRUCKER, Peter Ferdinand. Administração da instituição de serviço público. Fator humano e desempenho: O melhor de Peter F. Drucker sobre administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

DUTRA, Joel Souza. Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 34ªed. ED. Saraiva, São Paulo, 2008, p.55.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. (2001). Revista Administração Contemporânea.On-

line version ISSN 1413-2311. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) vol.17 no. 2 Porto

Alegre May./Aug. 2011. Construindo o Conceito de Competência. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-3112011000200004&script=sci_arttext>

Acessado dia 19/10/2015.

FULLAN, M. Liderar numa Cultura de Mudança. Porto: Asa, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, A. R. S. Liderança e relação treinador-atleta em contextos desportivos. 2005. 205 f. Tese (Doutorado em Psicologia)–Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Minho, 2005GUIMARÃES, Simone. Vida de ensino (ISSN 2175 – 6325) a busca da eficiência na administração pública focando as pessoas. Rio Verde, 2010.

HARVEY, Arlene. A dramaturgical analysis of charismatic leader discourse. Journal of Organizational Change, v. 14, n. 3, p. 253-265, 2001.

HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor: Os princípios de liderança de O monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Editora: Sextante, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LADEIA, Barbara. Os prós e contras de 6 estilos de liderança. 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/gestao/noticias/pros-e-contras-dos-6-estilos-delideranca>. Acesso em: 23 de Janeiro de 2016.

MADUREIRA, César. A formação contínua no novo contexto da administração pública: possibilidades e limitações. Petrópolis: Vozes, 2005.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2007.

MEIRELLES, Hely Lopes, Direito municipal brasileiro. 15ª edição, atualizada por Márcio Scheneid Reis e Edgard Neves da Silva, São Paulo.Malheiros, 2009.

MINOZZO, Elisandra. Modelos de Gestão Pública no Brasil. Disponível em: <http://elisandraminozzo.blogspot.com.br/2010/05/modelos-de-gestao-publica-

nobrasil.html>. Acesso em: 11 jul. 2013.

MOGGI, J. Gestão viva: a célula como modelo de organização. São Paulo: Gente, 2001. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 19º edição. Editora Atlas. São Paulo, 2006. ODERICH, Cecília. O desafio da remuneração por habilidades e por competências. Plêiade, Foz do Iguaçu, v. 3, n. 1, p. 71-80, jan./jun. 2009.

OLIVEIRA, V. C. da S. e; PEREIRA, J. R.; OLIVEIRA, V. A. R. de. Paradigmas de Administração Pública e Conselhos Gestores Municipais: Velhas Abordagens de Gestão em Novos Arranjos Institucionais? Rio de Janeiro, 2007.

OSBORNE, Christina. Liderança. Dorling Kindersley, Londres, 2008.

PAULA, Ana Paula Paes. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Disponível em: <www.uece.br/cev/index.php/arquivos/doc_download/66- texto2 >.

PIRES, Alexandre Kalil. et al. Gestão por competências em organizações de governo. Brasília: ENAP, 2005.

POLLITT, Christopher. Managerialism and the public services. Oxford: Brasil Blackwell, 1990.

PIRES, J. C. de S; MACÊDO, K. B. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, vol. 40, n° 1, p. 81-105, Jan/Fev. 2006.

PORTELA, Rogério Julio. Análise do sistema de promoção por mérito 2009 na Caixa Econômica Federal. (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

RABAGLIO, Maria Odete. Seleção por Competências. 2ª edição – Editora: Educator, São Paulo, 2001.

RESENDE, Ênio. O livro das Competências. 1ª edição – Editora: QualityMarky, Rio de Janeiro, 2003.

ROBBINS, S. P. Administração: Mudanças e perspectivas. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

RAUPP, F. M.; PINHO, J. A. G. de. Ensaio teórico sobre a presença do Patrimonialismo no poder Legislativo local. Revista de Administração Pública e Gestão Social (APGS), Viçosa, vol. 4, n°3, p. 269-292, jul./set. 2012.

SILVA, Adival do Carmo. Evolução da administração pública no Brasil e tendências de novos modelos organizacionais. Pós-graduando em Gestão Pública com ênfase em Licitações e Contratos – ICE – Cuiabá – 2013.

YUKL, Gary. An evaluation of conceptual weaknesses in transformational and charismatic leadership theories.Leadership Quarterly, v. 10, n. 2, p. 285–305, 1999.

APÊNDICE A – Questionário para Funcionários

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

QUESTIONÁRIO PARA FUNCIONÁRIOS

1 – Idade? _________________

2 – Sexo? __________________

3 – Qual seu grau de escolaridade?

( ) Ensino Fundamental Completo

( ) Ensino Médio Incompleto

( ) Ensino Médio Completo

( ) Ensino Médio Incompleto

( ) Superior Completo Qual? ____________________ ( ) Superior Incompleto Qual? ____________________ ( ) Pós graduação Qual? ___________________ ( ) Mestrado Qual? _____________________ ( ) Doutorado Qual? _____________________

4 – Você faz parte de qual quadro de funcionário?

( ) Efetivo

( ) Comissionado

( ) Contratado

O presente questionário tem como finalidade a coleta de dados para a pesquisa de campo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: A percepção dos funcionários sobre os Conhecimentos, habilidades e atitudes dos líderes públicos. Tem como objetivo analisar se os líderes do setor público do município de Santo Amaro das Brotas possuem na percepção dos funcionários os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o exercício de seus cargos. O referido TCC está sendo elaborado pela aluna Claudia Santos da Penha do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob orientação do Prof. Me. Augusto Cesar Vieira dos Santos.

5 – Presta serviço para qual secretaria?

__________________________________________________________________________________

6 – Qual cargo você ocupado e há quanto tempo desempenha esta função?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

7 – Você estar satisfeito com o seu líder? Por quê?

( ) SIM ( ) NÃO

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

8 – Você mudaria alguma coisa no ser líder? Se sim o quê?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

9 – Marque a(as) opção(opções) que mais se aproxima(m) do seu líder:

( ) Autoritário - um líder que centraliza o poder e as decisões.

( ) Liberal - um líder que dar total liberdade para equipe tomar decisões.

( ) Democrático - um líder que encoraja e envolve a equipe nas decisões.

( ) Carismático - um líder que tem facilidade de influenciar sua equipe.

( ) Transformacional - um líder que motiva sua equipe.

( ) Transacional - um líder que recompensa a equipe em troca da sua obediência.

10 – Como você ver seu líder? Se necessário marque mais de uma alternativa.

( ) Ético ( ) Antiético

( ) Liberal ( ) Controlador

( ) Delega Tarefas ( ) Centralizador

( ) Sincero ( ) Falso

( ) Flexível ( ) Inflexível

( ) Democrático ( ) Ditador

( ) Acessível ( ) Inacessível

( ) Bom comunicador ( ) Não se comunica bem

( ) Competente ( ) Incompetente

( ) ( )

( ) Outro(os):

( ) Ruim ( ) Regular ( ) Boa ( ) Ótima ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

12 – Quais características gostaria que seu líder possuísse?

( ) Ético ( ) Antiético

( ) Liberal ( ) Controlador

( ) Delega Tarefas ( ) Centralizador

( ) Sincero ( ) Falso

( ) Flexível ( ) Inflexível

( ) Democrático ( ) Ditador

( ) Acessível ( ) Inacessível

( ) Bom comunicador ( ) Não se comunica bem

( ) Competente ( ) Incompetente

( ) Transmite confiança ( ) Não é confiável ( ) Outro(os):

13 – Seu líder sabe motivar a equipe de trabalho? Justifique.

___________________________________________________________________________

14 – Seu líder preza pela qualificação da equipe de trabalho?

( ) SIM, investe em cursos de capacitação para equipe.

( ) NÃO, não há investimentos em cursos de capacitação para a equipe.

15 - Qual dessas questões pode ser identificada em seu líder? Se necessário marque mais de uma opção.

( ) Possui conhecimentos técnicos, cursos gerais e especializações? ( ) Tem experiências e prática do saber?

( ) Tem ações compatíveis para atingir os objetivos, aplicando os conhecimentos e habilidades adquiridos?

16 – Referente aos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que seu líder possui marque um “X” nas opções que considera mais apropriada:

CONHECIMENTOS/ HABILIDADES/

ATITUDES fortemente Possui Possui

Nem concordo

Nem discordo

Não possui Não possui

fortemente - Conhecer área de atuação?

- Conhecer planejamento estratégico? - Conhecer gestão de pessoas? - Dominar outros idiomas? - Sabe usar a tecnologia?

- Conhece processos administrativos - Possui Relacionamento interpessoal? - Motiva os liderados?

- Habilidade para trabalhar em equipe - Sabe liderar?

- É Flexível?

- Sabe se Comunicar? - É bom ouvinte?

- Sabe administrar conflitos? - Sabe planejar? - É determinado? - É ético? - É imparcial? - É inovador? - É justo? -É humilde? - É pontual? - É criativo? - Tem credibilidade?

- Possui equilíbrio emocional? - É pró-ativo?

- É honesto? - É comprometido? - É Empreendedor - Possui atitude positiva?

APÊNDICE B – Entrevista para os Líderes

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA OS LÍDERES

1 – Idade? ____________

2 – Sexo? _____________

3 – Qual seu grau de escolaridade?

( ) Ensino Fundamental completo

( ) Ensino Fundamental incompleto

( ) Ensino Médio completo

( ) Ensino Médio Incompleto

( ) Superior completo Qual? __________________ ( ) Superior Incompleto Qual? __________________ ( ) Pós graduação Qual? __________________ ( ) Mestrado Qual? __________________ ( ) Doutorado Qual? __________________

4 – Qual secretaria ocupa?

______________________________________ ______________________________________

5 – Como você se ver como líder?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ O presente questionário tem como finalidade a coleta de dados para a pesquisa de campo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Conhecimentos, habilidades e atitudes necessários aos líderes do setor públicos: Um estudo de caso na prefeitura de Santo Amaro das Brotas. Tem como objetivo analisar se os líderes do setor público do município de Santo Amaro das Brotas possuem os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o exercício de seus cargos. O referido TCC está sendo elaborado pela aluna Claudia Santos da Penha do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob orientação do Prof. Me. Augusto Cesar Vieira dos Santos.

6 – Você se ver como um bom líder? Por quê? ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

7 – O que é ser um bom líder para você?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

8 – Como funciona sua gestão?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

9 – Qual o maior desafio enfrentado hoje em sua gestão?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

10 – Que requisitos básicos você

considera importante para liderar no setor público?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

11 – Seus liderados participam das questões importantes da sua gestão? Se sim de que forma?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

12 – Qual o grau de importância de investir na capacitação de seus liderados e por quê?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 13 – Quais os desafios para liderar o seu quadro de funcionários?

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 14 – Como é sua relação com seus

funcionários? Justifique. ( ) Ruim ( ) Regular ( ) Boa ( ) Ótima ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 15 – Na sua visão qual(is) das opções abaixo representa seu modo de liderar? ( ) Autoritarismo – um líder que centraliza o poder e as decisões.

( ) Liberal – um líder que da total liberdade para a equipe tomar decisões.

( ) Democrático – um líder que encoraja e envolve a equipe nas decisões.

( ) Carismático – um líder que tem facilidade de influenciar sua equipe.

( ) Transformacional – um líder que motiva sua equipe.

( ) Transacional – um líder que recompensa a equipe em troca da sua obediência.

16 – Quais das características abaixo acha necessário para um líder?

( ) Ético ( ) Antiético ( ) Liberal ( ) Controlador ( ) Delega Tarefas ( ) Centralizador

( ) Sincero ( ) Falso ( ) Flexível ( ) Inflexível ( ) Democrático ( ) Ditador ( ) Acessível ( ) Inacessível ( ) Bom ( ) Não se comunica

comunicador bem ( ) Competente ( ) Incompetente ( ) Transmite confiança ( ) Não é confiável ( ) Outro(os):

17 – Para você quais são os conhecimentos, habilidade e atitudes que um líder deve ter?

CONHECIMENTOS/ HABILIDADES/

ATITUDES Totalmente de acordo De acordo concordo Nem Nem discordo Em desacordo Totalmente em desacordo - Conhecer área de atuação?

- Conhecer planejamento estratégico? - Conhecer gestão de pessoas? - Dominar outros idiomas? - Sabe usar a tecnologia?

- Conhece processos administrativos - Possui Relacionamento interpessoal? - Motiva os liderados?

- Habilidade para trabalhar em equipe - Sabe liderar?

- É Flexível?

- Sabe se Comunicar? - É bom ouvinte?

- Sabe administrar conflitos? - Sabe planejar? - É determinado? - É ético? - É imparcial? - É inovador? - É justo? - É humilde? - É pontual? - É criativo? - Tem credibilidade?

- Possui equilíbrio emocional? - É pró-ativo?

- É honesto? - É comprometido? - É Empreendedor - Possui atitude positiva?

Documentos relacionados