• Nenhum resultado encontrado

Esse capítulo foi destinado a modelar e propor uma solução para o problema de controle ótimo de pragas na lavoura, no caso em que consideramos a aplicação do controle ser discreta, apesar da dinâmica entre os intervalos de aplicação ser regido através de um sistema de equações diferenciais contínuos. Abordamos o caso onde temos o uso apenas do

controle biológico de pragas, bem como o caso do controle integrado, que consiste no uso dos controles químicos e biológico, de forma simutânea.

Esse tipo de controle é importante ser estudado, pois é o aplicável na realidade, uma vez que na prática, a aplicação do controle é feita de forma discreta.

O problema de controle impulsivo biológico de pragas já foi estudado por

Cardoso (2008), no entanto na modelagem é considerado que a população de pragas deve

está abaixo do patamar considerado ideal, apenas no instante final. A nossa abordagem considera que a população de pragas deve ser mantida abaixo do patamar que não causa danos a lavoura, durante toda a dinâmica e, com isso nossa abordagem difere quanto a escolha do funcional objetivo.

Para solução desses problemas usamos uma heurística computacional (algorítimo genético), que não garante a otimalidade da solução mas, dentre um leque de possibilidades e testes,a solução fornecida é a melhor. Quando a solução fornecida pelo algoritmo genético não satisfaz nossos objetivos, utilizamos a técnica VNS para fazer uma pertubação local nessa solução, afim de satisfazer nossos critérios.

Fizemos simulações para vários cenários, considerando diferentes situações e tempos de aplicação com diferentes condições inciais. Os resultados apresentados seriam mais condizentes com a realidade, se tivéssemos dados reais para que pudéssemos estimar os parâmetros referentes a eficiência do inseticida e das quantidades mínimas e máximas de controles a serem utilizados.

Considerações Finais

Esse trabalho foi dedicado a desenvolver uma parte teórica referente ao estudo de problemas de cálculo variacional e controle ótimo com condição inicial fuzzy e condição final livre e outra dedicada a propor modelagem e solução para o problema de controle ótimo de pragas na lavoura.

O capítulo 2 foi dedicado a tratar de problemas de cálculo variacional com condição inicial fuzzy e condição final livre. Seguindo na mesma linha do que foi feito em

Diniz (2016), definimos uma aplicação que associa a cada condição inicial a solução ótima

do problema clássico, mostramos alguns resultados intermediários, para enfim, usando uma determinada relação de ordem parcial para números fuzzy, mostramos que a extensão de Zadeh da aplicação definida anteriormente é a solução ótima, no sentido de menor elemento.

No capítulo 3, abordamos problemas de controle ótimo com condição inicial fuzzy e condição final livre, usando a mesma ideia de extensão de Zadeh apresentada no capítulo 2. Mostramos que a extensão de Zadeh da solução clássica é uma solução ótima para o nosso problema, baseado em uma determinada relação de ordem. Estudamos os casos onde temos apenas um estado, o caso em que temos vários estados mas apenas uma das condições iniciais é um número fuzzy e o caso em que temos mais de um controle, mas cada um deles aparece em apenas uma das equações diferenciais do sistema e sempre isolado um dos outros.

No capítulo 4 propomos uma modelagem para o controle ótimo de pragas, considerando o uso do controle químico, controle biológico e o uso integrado deles. Propomos uma solução do problema contínuo clássico, resolvendo o sistema de equações diferenciais provenientes do Princípio do Mínimo de Pontryagin, usando o método numérico backward-

forward sweet. Esse método tornou-se eficiente para a solução do problema proposto, pois

busca uma solução para o sistema original não linear, proveniente do Princípio do Mínimo de Pontryagin, sem recorrer à linearização do problema de controle ótimo conforme feito

em Feltrin e Rafikov (2002) e Tusset e Rafikov (2004).

Além disso, consideramos o caso em que a condição inicial da quantidade inicial de pragas é incerta e com isso, modelamos com um número fuzzy e usamos os resultados, referentes a solução através da extensão de Zadeh, desenvolvidos no capítulo 3.

Ainda, referente ao controle ótimo de pragas na lavoura, no capítulo 5 propomos uma estratégia de controle impulsivo (controle discreto), por acreditar que esse cenário é o que acontece na realidade, uma vez que, a aplicação do controle é feita de forma discreta. Para encontramos uma solução para nosso problemas recorremos a uma heurística computacional (Algoritmo geenético), junto com um algoritimo de busca local (VNS), para encontrarmos uma solução que melhor se adequasse a nossas aspirações.

Algumas propostas futuras que surgem através do desenvolvimento desse tra- balho são listadas a seguir.

• No caso dos problemas de cálculo variacional e controle ótimo com condição inicial fuzzy e condição final livre apresentados nos capítulos 2 e 3, verificar se os resultados demonstrados são válidos no caso onde temos mais de um estado e mais de uma das condições iniciais são fuzzy;

• Ainda falando sobre cálculo variacional e controle ótimo com condição inicial fuzzy e condição final livre, considerar o caso onde temos mais de um controle e esses aparecem juntos em cada equação diferencial do sistema dinâmico;

• No Problema de controle ótimo de pragas, unificar os valores dos parâmetros c1, c2,

c3 e c4 para que possamos ter uma comparação mais efetiva e realistica.

• No problema de controle ótimo de pragas, considerar a abordagem multiobjetivo do problema;

• Ainda no controle ótimo de pragas, considerar o limiar fuzzy. O limiar é o número de pragas que não causam danos a lavoura ;

• Considerar a condição inicial e a meta a ser atingida como sendo fuzzy, simutanea- mente no problema de controle ótimo de pragas;

• No caso do controle impulsivo de pragas:

1. Procurar uma heurística computacional que solucione o problema de forma mais eficiente.

2. Fazer simulações com dados reais.

3. Considerar, no caso integrado, o caso onde os controles químico e biológico não são, necessariamente, aplicados nos mesmos instantes.

4. Considerar o tempo como variável de otimização, isto é, encontrar o melhor instante para a aplicação do controle.

Referências

ANIŢA, L.-I.; ANIŢA, S.; MOROŞANU, C. Optimal strategies to diminish a pest population via bilinear controls. Applied Mathematics Letters, Elsevier, v. 40, p. 7–12, 2015.

APREUTESEI, N. An optimal control problem for a pest, predator, and plant system.

Nonlinear Analysis: Real World Applications, Elsevier, v. 13, n. 3, p. 1391–1400, 2012.

ÁVILA, C.; GRIGOLLI, J. Pragas de soja e seu controle. Embrapa Agropecuária

Oeste-Capítulo em livro científico (ALICE), In: LOURENÇÃO, ALF; GRIGOLLI,

JFJ; MELOTTO, AM; PITOL, C.; GITTI, D. de C.; ROSCOE, R.(Ed.). Tecnologia e produção: Soja 2013/2014. Maracaju, MS: Fundação MS, 2014., 2013.

BARROS, L.; BASSANEZI, R.; TONELLI, P. Fuzzy modelling in population dynamics.

Ecological modelling, Elsevier, v. 128, n. 1, p. 27–33, 2000.

BARROS, L.; BASSANEZI, R. C. Tópicos de lógica fuzzy e Biomatemática-Campinas. [S.l.]: IMECC-Unicamp, 2006.

BARROS, L. C.; GOMES, L. T.; TONELLI, P. A. Fuzzy differential equations: An approach via fuzzification of the derivative operator. Fuzzy Sets and Systems, Elsevier, v. 230, p. 39–52, 2013.

BASSANEZI, R. C.; JR., W. C. F. Equações Diferenciais: com aplicações. [S.l.]: Harbra, 1988.

BEDE, B. Mathematics of Fuzzy Sets and Fuzzy Logic. [S.l.]: Springer, 2012.

BELLMAN, R. E.; ZADEH, L. A. Decision-making in a fuzzy environment. Management

science, INFORMS, v. 17, n. 4, p. B–141, 1970.

BENCHOHRA, M.; HENDERSON, J.; NTOUYAS, S. Impulsive differential equations

and inclusions. [S.l.]: Hindawi Publishing Corporation New York, 2006. v. 2.

BOYER, C. B.; PÉREZ, M. M. Historia de la matemática. [S.l.]: Alianza, 1986.

BRANICKY, M. S. Studies in hybrid systems: Modeling, analysis, and control. [S.l.], 1995. BUENO, A. de F.; SOSA-GÓMEZ, D. R.; CORRÊA-FERREIRA, B. S.; MOSCARDI, F.; BUENO, R. C. O. de F. Inimigos naturais das pragas da soja.

CARBONO, A. J. J. Otimização da Disposição de Linhas de Ancoragem Utilizando

Algoritmos Genéticos. Tese (Doutorado) — Tese de Mestrado, Pontifícia Universidade

CARDOSO, R. T. Ferramentas para programação dinâmica em malha aberta. Tese (Doutorado) — Federal University of Minas Gerais, Brazil, 2008.

CARDOSO, R. T.; CRUZ, A. R. da; WANNER, E. F.; TAKAHASHI, R. H. Multi-objective evolutionary optimization of biological pest control with impulsive dynamics in soybean crops. Bulletin of mathematical biology, Springer, v. 71, n. 6, p. 1463–1481, 2009.

CARDOSO, R. T.; TAKAHASHI, R. H. Solving impulsive control problems by discrete-time dynamic optimization methods. Trends in Applied and Computational

Mathematics, v. 9, n. 1, p. 21–30, 2008.

CECCONELLO, M. d. S. Sistemas dinamicos em espaços metricos fuzzy: aplicações em

biomatemática. Tese (Doutorado) — Tese de Doutorado, UNICAMP-IMECC, 2010.

CECCONELLO, M. S.; LEITE, J.; BASSANEZI, R. C.; SILVA, J. d. D. M. About projections of solutions for fuzzy differential equations. Journal of Applied Mathematics, Hindawi, v. 2013, 2013.

CORRÊA-FERREIRA, B.; ALEXANDRE, T.; PELLIZZARO, E.; MOSCARDI, F.; BUENO, A. d. F. Práticas de manejo de pragas utilizadas na soja e seu impacto sobre a cultura. Embrapa Soja. Circular Técnica, Londrina: Embrapa Soja., 2010.

CORRÊA-FERREIRA, B. S. Amostragem de pragas da soja. HOFFMANN-CAMPO,

CB; CORRÊA-FERREIRA, BS; MOSCARDI, F. Soja: manejo integrado de insetos e outros artrópodes-praga. Brasília-DF: Embrapa Soja, v. 1, p. 631–672, 2012.

DINIZ, M. M. Otimização de Fuções, Funcionais e Controle Fuzzy. Tese (Doutorado) — Tese de Doutorado, UNICAMP-IMECC, 2016.

EULER, L. Methodus inveniendi lineas curvas maximi minimive proprietate gaudentes

sive solutio problematis isoperimetrici latissimo sensu accepti. [S.l.]: Springer Science &

Business Media, 1952. v. 1.

FARD, O. S.; BORZABADI, A. H.; HEIDARI, M. On fuzzy euler-lagrange equations.

Ann. Fuzzy Math. Inform, v. 7, n. 3, p. 447–461, 2014.

FARD, O. S.; ZADEH, M. S. Note on “necessary optimality conditions for fuzzy variational problems”. J. Adv. Res. Dyn. Control Syst, v. 4, n. 3, p. 1–9, 2012.

FARHADINIA, B. Necessary optimality conditions for fuzzy variational problems.

Information Sciences, Elsevier, v. 181, n. 7, p. 1348–1357, 2011.

FELTRIN, C. C.; RAFIKOV, M. Aplicação da função de lyapunov num problema de controle ótimo de pragas. Trends in Applied and Computational Mathematics, v. 3, n. 2, p. 83–92, 2002.

FILEV, D.; ANGELOV, P. Fuzzy optimal control. Fuzzy Sets and Systems, Elsevier, v. 47, n. 2, p. 151–156, 1992.

GASPAR-CUNHA, A.; TAKAHASHI, R.; ANTUNES, C. H. Manual de computação

evolutiva e metaheurística. [S.l.]: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra

GOLDSTINE, H. A history of the calculus of variations from the 17th to the 19th century

Springer-Verlag. [S.l.]: Heidelberg, 1980.

GOMES, L. T.; BARROS, L. C. de; BEDE, B. Fuzzy differential equations. In: Fuzzy

Differential Equations in Various Approaches. [S.l.]: Springer, 2015. p. 69–113.

HOFFMANN-CAMPO, C. B.; MOSCARDI, F.; CORRÊA-FERREIRA, B. S.; OLIVEIRA, L. J.; SOSA-GÓMEZ, D. R.; PANIZZI, A. R.; CORSO, I. C.; GAZZONI, D. L.; OLIVEIRA, E. d. Pragas da soja no Brasil e seu manejo integrado. [S.l.]: Embrapa Soja Londrina, 2000.

HOLLAND, J. Adaptation in natural and artificial systems. mi. Ann Arbor: University of

Michigan Press, 1975.

HOLLAND, J. H. Adaptation in natural and artificial systems: an introductory analysis

with applications to biology, control, and artificial intelligence. [S.l.]: MIT press, 1992.

HUANG, Z.; CHEN, S. Optimal fuzzy control of a poisoning-pest model. Applied

mathematics and computation, Elsevier, v. 171, n. 2, p. 730–737, 2005.

JIAO, J.-j.; CHEN, L.-s.; CAI, S.-h. Impulsive control strategy of a pest management si model with nonlinear incidence rate. Applied Mathematical Modelling, Elsevier, v. 33, n. 1, p. 555–563, 2009.

KIRK, D. E. Optimal control theory: an introduction. [S.l.]: Courier Corporation, 2012. KREYSZIG, E. Introductory functional analysis with applications. [S.l.]: wiley New York, 1978. v. 1.

LAKSHMIKANTHAM, V.; SIMEONOV, P. S. et al. Theory of impulsive differential

equations. [S.l.]: World scientific, 1989. v. 6.

LEITãO, A. 23o Colóquio Brasileiro de Matemática: Cálculo Variacional e Controle Ótimo. [S.l.]: IMPA, Rio de Janeiro, 2001.

LENHART, S.; WORKMAN, J. T. Optimal control applied to biological models. [S.l.]: CRC Press, 2007.

LIANG, X.; PEI, Y.; ZHU, M.; LV, Y. Multiple kinds of optimal impulse control strategies on plant–pest–predator model with eco-epidemiology. Applied Mathematics and

Computation, Elsevier, v. 287, p. 1–11, 2016.

MAZANDARANI, M.; PARIZ, N. Sub-optimal control of fuzzy linear dynamical systems under granular differentiability concept. ISA transactions, Elsevier, v. 76, p. 1–17, 2018. MAZANDARANI, M.; ZHAO, Y. Fuzzy bang-bang control problem under granular differentiability. Journal of the Franklin Institute, Elsevier, 2018.

MITCHELL, M. An introduction to genetic algorithms. [S.l.]: MIT press, 1998.

MIZUKOSHI, M. T.; BARROS, L. d.; CHALCO-CANO, Y.; ROMÁN-FLORES, H.; BASSANEZI, R. C. Fuzzy differential equations and the extension principle. Information

MLADENOVIĆ, N.; HANSEN, P. Variable neighborhood search. Computers & operations

research, Elsevier, v. 24, n. 11, p. 1097–1100, 1997.

NAJARIYAN, M.; FARAHI, M. H. A new approach for solving a class of fuzzy optimal control systems under generalized hukuhara differentiability. Journal of the Franklin

Institute, Elsevier, v. 352, n. 5, p. 1836–1849, 2015.

NGUYEN, H. T. A note on the extension principle for fuzzy sets. Journal of Mathematical

Analysis and Applications, Elsevier, v. 64, n. 2, p. 369–380, 1978.

PARRA, J.; BOTELHO, P.; ALVES, S.; MAGRINI, E. Controle biológico da lagarta-da-soja anticarsia gemmatalis: projeto piloto para produçao de baculovirus anticarsia, visando ao seu controle. Bol. téc. ESALQ/CENA, v. 3, 1993.

PEI, Y.; JI, X.; LI, C. Pest regulation by means of continuous and impulsive nonlinear controls. Mathematical and Computer Modelling, Elsevier, v. 51, n. 5-6, p. 810–822, 2010. PICART, D.; AINSEBA, B.; MILNER, F. Optimal control problem on insect pest populations. Applied Mathematics Letters, Elsevier, v. 24, n. 7, p. 1160–1164, 2011. PONTRYAGIN, L.; BOLTYANSKII, V.; GAMKRELIDZE, R.; MISHCHENKO, E. The mathematical theory of optimal processes (international series of monographs in pure and applied mathematics). Interscience, New York, 1962.

RAFIKOV, M.; BALTHAZAR, J. M. Optimal pest control problem in population dynamics. Computational & Applied Mathematics, SciELO Brasil, v. 24, n. 1, p. 65–81, 2005.

RAFIKOV, M.; LORDELO, A. D. S.; RAFIKOVA, E. Impulsive biological pest control strategies of the sugarcane borer. Mathematical Problems in Engineering, Hindawi, v. 2012, 2012.

RAO, A. V. A survey of numerical methods for optimal control. Advances in the

Astronautical Sciences, Univelt, Inc., v. 135, n. 1, p. 497–528, 2009.

REEVES, C. R. Genetic algorithms. In: Handbook of metaheuristics. [S.l.]: Springer, 2010. p. 109–139.

SHAMPINE, L. F.; KIERZENKA, J.; REICHELT, M. W. Solving boundary value problems for ordinary differential equations in matlab with bvp4c. Tutorial notes, p. 437–448, 2000.

SIMMONS, G. F. Introduction to topology and modern analysis. [S.l.]: Tokyo, 1963. SIMONATO, J.; GRIGOLLI, J. F. J.; OLIVEIRA, H. N. de. Controle biológico de insetos-praga na soja. Embrapa Agropecuária Oeste-Capítulo em livro técnico-científico

(ALICE), In: LOURENÇÃO, ALF; GRIGOLLI, JFJ; MELOTTO, AM; PITOL, C.;

GITTI, D. de C.; ROSCOE, R.(Ed.). Tecnologia e produção: Soja 2013/2014. Maracaju, MS: Fundação MS, 2014., 2014.

SOARES, A. L. O. et al. Estabilidade de sistemas epidemiológicos gerais. Tese (Doutorado) — Tese de Doutorado, UNICAMP-IMECC, 2018.

SOOLAKI, J.; FARD, O. S.; BORZABADI, A. H. Generalized euler-lagrange equations for fuzzy fractional variational calculus. Mathematical Communications, Odjel za matematiku, Sveučilište JJ Strossmayera u Osijeku, v. 21, n. 2, p. 199–218, 2016.

SOUZA, S. D. d. et al. Estoque e controle de pesca na Amazônia. Tese (Doutorado) — Tese de Doutorado, UNICAMP-IMECC, 2018.

SOUZA, T. R. d. et al. A influência da Noética na proliferação de células do

adenocarcinoma de mama sob quimioterapia. Tese (Doutorado) — Tese de Doutorado,

UNICAMP-IMECC, 2018.

SUN, J.; ZHANG, Y. Stability analysis of impulsive control systems. IEE

Proceedings-Control Theory and Applications, IET, v. 150, n. 4, p. 331–334, 2003.

TROUTMAN, J. L. Variational calculus and optimal control: optimization with elementary

convexity. [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2012.

TUSSET, A.; RAFIKOV, M. Controle ótimo de pragas: modelos linearizados, funcional quadrático. Trends in Applied and Computational Mathematics, v. 5, n. 1, p. 145–154, 2004.

YANG, T. Impulsive control. IEEE transactions on automatic control, IEEE, v. 44, n. 5, p. 1081–1083, 1999.

YANG, T. Impulsive control. IEEE transactions on automatic control, IEEE, v. 44, n. 5, p. 1081–1083, 1999.

YANG, T. Impulsive control theory. [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2001. v. 272.

ZADEH, L. A. Information and control. Fuzzy sets, v. 8, n. 3, p. 338–353, 1965.

ZHAO, Y.; ZHU, Y. Fuzzy optimal control of linear quadratic models. Computers &

Documentos relacionados