• Nenhum resultado encontrado

A webquest, enquanto atividade estruturada com intenções educativas pode ser um meio para facilitar o processo de aprendizagem sobre diversos assuntos. Soma-se a isso o fato desse tipo de projeto lidar com questões de segurança na internet e autonomia dos alunos.

É possível concluir que a metodologia de pesquisa aqui apresentada fez com que os alunos entrassem em contato com materiais autênticos e promoveu situações de colaboração reais. Apesar das dificuldades apresentadas durante a aplicação do projeto, sobretudo com relação à utilização da informática, os alunos assimilaram e interpretaram as informações disponíveis para cumprirem a tarefa proposta.

É importante destacar que os alunos da modalidade de EJA no Brasil foram excluídos da escola, mas nem por isso desistiram de buscar formação e construir saberes. Apesar de uma formação tardia, é necessário levar em consideração que essas pessoas aprenderam ofícios que os ajudaram a sobreviver num mundo que pouco os reconhece. Partindo de tal pensamento, o projeto aqui proposto pretendeu auxiliar para que a condição social dessas pessoas pudesse ser repensada, com a criação de um currículo que poderia seria útil para a busca de novas oportunidades de trabalho.

A tarefa proposta foi cumprida, mas, no caso de pesquisas futuras, seria adequada uma capacitação prévia ou uma análise mais aprofundada antes da aplicação do projeto. Dúvidas comuns relacionadas ao manuseio de editores de texto, como o Word, atrapalharam o processo e a dinâmica das atividades. Entretanto, de maneira geral, conforme foi observado durante a pesquisa, o modelo de webquest proporcionou contribuições relevantes para a aprendizagem dos alunos e houve troca de informações relevantes.

De acordo com Valente (1993), o objetivo da introdução do computador na educação deve ser efetivo e, para isso, deve ser utilizado no processo de desenvolvimento da capacidade de criar e pensar e, alem isso, deve ser encarado como uma ferramenta que facilita a descrição, a reflexão e a depuração de ideias. Pensando em utilizar o computador em favor da aprendizagem, o modelo da webquest mostrou-se eficaz na construção do conhecimento pelo aluno, pois atingiu os objetivos citados anteriormente.

REFERÊNCIAS

ABAR, Celina; BARBOSA, Lisbete Madsen. Webquest: um desafio para o professor!. São Paulo: Editora Avercamp, 2008.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em 1 set. 2012.

CUNHA, Conceição Maria da. Introdução – discutindo conceitos básicos. In: SEED-MEC Salto para o futuro – Educação de jovens e adultos. Brasília, 1999.

DODGE, B. FOCUS: Five Rules for Writing a Great WebQuest. Learning & Leading with Technology. 2001. Disponível em <http://webquest.sdsu.edu/focus/focus.pdf>. Acesso em 7 set. 2012.

EZPELETA, J; ROCKWELL, E. In: OLY PEY, M. (Org.). A escola e o discurso pedagógico. São Paulo: Editora Cortez, 1988.

FREIRE, Fernanda Maria Pereira; PRADO, Maria Elisabete Brisolla Brito. Projeto

pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional. In: VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP- NIED, 1999, p. 87-97. Disponível em:

<http://ged.feevale.br/bibvirtual/Diversos/0000001A.pdf>. Acesso em 12 set. 2012.

GIARDINO, Solange. Metodologia de pesquisa na internet. In: MORAES, Ubirajara Carnevale de (Org.). Tecnologia educacional e aprendizagem: o uso dos recursos digitais. São Paulo: Livro Pronto, 2007. p. 139-152.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2003. Disponível em:

<http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf>. Acesso em 5 out. 2012.

PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; ROZO, Rosângela Tortora. Projetos informatizados: novas possibilidades de aprendizagem. In: MORAES, Ubirajara Carnevale de (Org.).

Tecnologia educacional e aprendizagem: o uso dos recursos digitais. São Paulo: Livro Pronto, 2007. p. 61-72.

RIBACIONKA, Márcia Cristina dos Santos. Uma proposta de Webquest para a introdução ao letramento estatístico dos alunos da E.J.A.. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

ROCHA, Luciano Roberto. A Concepção de Pesquisa no Cotidiano escolar: Possibilidades de Utilização da Metodologia Webquest na Educação pela Pesquisa. 2007. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação). Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná,Curitiba, 2007.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Manual Blue Lab. Disponível em: <http://www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ie/Documentos/Manual%20BlueLab.pdf >. Acesso em 30 ago. 2012.

__________. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem - Tecnologias de Informação e Comunicação. Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2010. Disponível em:

<http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Documentos/publicacoes/Informatica %20educativa/Orienta%C3%A7%C3%B5es%20curriculares_tic.pdf>. Acesso em 3 set. 2012. __________.SÃO PAULO (SP). Portal da Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/anonimo/eja/apresentacao.aspx?MenuID=154&MenuI DAberto=6>. Acesso em 7 set. 2012.

__________. Parecer CME n° 96/07, de 30 de agosto de 2007. Disponível em:

<http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/EJA/EJA_PARECER%20SME_96- 07_DOT.pdf>. Acesso em 16 ago. 2012.

__________. Portaria 4917/07 – SME (com retificação por incorreção), de 2007. Disponível em:<http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/EJA/EJA_PORTARIA%204917_DOT .pdf>. Acesso em 16 ago. 2012.

SOARES, Leôncio José Gomes. A educação de jovens e adultos: momentos históricos e desafios atuais. Revista Presença Pedagógica, v. 2, nº11, Dimensão, set/out 1996.

VALENTE, José Armando.Por que o Computador na Educação. VALENTE, José Armando (org.).Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Primeira versão. Campinas, SP: NIED-Unicamp, 1993.

__________.Informática na Educação do Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999a, p. 11-28. Disponível em:

<http://ged.feevale.br/bibvirtual/Diversos/0000001A.pdf>. Acesso em 12 set. 2012.

__________.Análise dos diferentes tipos de softwares usados na Educação. In: VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999b, p. 71-85.Disponível em:

<http://ged.feevale.br/bibvirtual/Diversos/0000001A.pdf>. Acesso em 12 set. 2012. WEBQUEST. Disponível em: <http://webquest.org/>. Acesso em 7 set. 2012. __________. Disponível em:

http://web.archive.org/web/20070617040349/http://www.webquest.futuro.usp.br/>. Acesso em 8 set. 2012.

__________. Disponível em:

<http://web.archive.org/web/20070609115700/http://www.webquest.futuro.usp.br/recursos/co moavaliar.html>. Acesso em 18 set. 2012.

WEBQUEST: CURRÍCULO. Disponível em:

ANEXO

As fotos abaixo foram tiradas no primeiro encontro da aplicação da pesquisa na escola citada neste trabalho. A proposta foi de alunos de EJA montarem um currículo e entrarem em contato com o tema por meio da webquest: currículo.

Laboratório da escola. Fonte: Acervo próprio.

Alunos nas máquinas do laboratório de informática durante a aplicação da pesquisa. Fonte: Acervo próprio.

Alunos nas máquinas do laboratório de informática durante a aplicação da pesquisa. Fonte: Acervo próprio.

Alunos assistindo ao vídeo proposto durante a aplicação da pesquisa. Fonte: Acervo próprio.

No documento THAÍS GINÍCOLO CABRAL (1.946Mb) (páginas 46-50)

Documentos relacionados