• Nenhum resultado encontrado

7.1 - Conclusões

O problema de pesquisa, levantado no Capítulo 1, que apresenta um conjunto de aspectos, relacionados às administrações públicas, principalmente municipais, direcionou os objetivos e justificativa do presente trabalho no intuito de contribuir com as gestões públicas municipais no estabelecimento das prioridades de ações na perspectiva social. A fundamentação teórica que resgata, entre outros, as principais carências da perspectiva social, estão retratadas no Capítulo 3 quando da formação de um conjunto de indicadores que possibilitam avaliar e direcionar as ações para o melhor atendimento da população nos contextos da habitabilidade, saúde e educação que fazem parte da perspectiva social objeto deste trabalho.

O tratamento despendido para cada contexto, e em particular ao estudo das condições desejadas e existentes em cada indicador dos três contextos levantados, contribuiu para direcionar as ações e recursos existentes no município. Assim, o modelo permite aos gestores municipais conhecer a situação atual das condições sociais no município, que, por vezes, é desconhecida dos próprios gestores, bem como confrontar com a situação desejada.

O conhecimento da performance das condições sociais, apontadas pelos indicadores utilizados, favorece a integração e convergência das ações entre as diversas secretarias. Assim, as ações integradas entre as secretarias, em melhor efetividade a atenção para as ações sociais e uso dos recursos municipais.

Os indicadores, utilizados, apresentam um determinado grau de influência entre si. A relação de influência existente entre os indicadores, permite que estes sejam atendidos de forma sinérgica entre as secretarias, proporcionando maior fortalecimento à integração e à convergência de ações entre as mesmas, na conquista do bem-estar dos munícipes.

Assim, o trabalho atende também, algumas dificuldades da área social, decorrentes da maior influência política, despendida pelos gestores municipais, em relação à viabilidade técnica, na aplicação dos recursos públicos. Essas aplicações dos recursos ocorrem sem a utilização de procedimentos técnicos de verificação dos possíveis resultados, a serem alcançados para o atendimento emergencial dos

198

problemas comuns e cotidianos da localidade. Tais ocorrências levaram à formulação da pergunta de pesquisa, que visa estudar formas de instrumentalizar os gestores municipais para conhecerem a realidade da perspectiva social local e apontar as prioridades de investimentos dos recursos públicos.

Esta pergunta foi sendo respondida no decorrer do trabalho, mas, em especial, na perspectiva social no Capítulo 5, com a demonstração de sua performance por meio de uma aplicação no município de Rancho Queimado.

Quanto aos objetivos específicos, propostos no início do trabalho, o primeiro consiste em determinar um conjunto de indicadores para a perspectiva social, mais adequado para o gerenciamento municipal. Este objetivo foi atendido no Capítulo 2, quando se apresentou um delineamento da perspectiva social por meio dos contextos da habitabilidade, saúde e educação. Cabe destaque ao Capítulo 3, no qual se apresentou um conjunto de indicadores pertinentes para atender as principais questões da perspectiva social dos municípios, principalmente os de pequeno porte como configura a maioria dos municípios brasileiros.

O segundo objetivo específico visa identificar a relação de influência entre os indicadores levantados e sua importância para a gestão municipal. Este objetivo foi atendido no Capítulo 3, e, com maior propriedade, no item 3.5 e subseqüentes. A figura 3.6 apresenta esta relação de influência entre todos os indicadores, com apontamento para os que exercem maior influência e para os que sofrem influência de outros indicadores.

O terceiro objetivo específico corresponde em identificar uma ordem de prioridade de execução para as ações de melhoria na área social, o qual foi atendido no item 6.2.6 que estabelece critérios para a escolha dos indicadores a serem priorizados, mas com maior propriedade, no item 6.2.7, onde se apresenta uma matriz com a hierarquização dos indicadores a serem atendidos prioritariamente.

O último objetivo específico propõe parâmetros para o acompanhamento contínuo do desempenho da gestão municipal na perspectiva social, desenvolvido no item 5.2.11, que permite acompanhar o grau de implantação das ações e a precisão destes, por meio dos indicadores do Capítulo 3.

Por fim, o objetivo geral foi alcançado no Capítulo 5, com o desenvolvimento do modelo proposto e consolidado durante a efetiva aplicação do modelo descrito no Capítulo 6.

199

7.2 Sugestões para Futuros Trabalhos

No decorrer do trabalho, foram identificadas algumas lacunas de conhecimento, as quais podem gerar futuras pesquisas. Entre elas se destacam:

- efetuar um estudo para incluir as perspectivas ambientais e econômicas num modelo que possa avaliar o grau de desenvolvimento Sustentável de uma região ou município;

- desenvolver um instrumento de análise, utilizando os parâmetros de Laços Causais desenvolvidos no item 3.8, incluindo indicadores pertinentes à perspectiva ambiental e econômica;

- propor um modelo, com ênfase na Dinâmica de Sistemas, desenvolvida no Capítulo 3, para simular os aspectos ambientais, sociais e econômicos que mais afetam o desenvolvimento sustentável de uma região.

200

REFERÊNCIAS

ABRAMOVAY, Miriam. Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em

escolas públicas. Brasília, DF: UNESCO. 2003. 428p.

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília, DF: UNESCO, MEC. 2003. 662p.

ABREU, Romeu Carlos Lopes de. Análise de valor: um caminho criativo para otimização dos custos e do uso dos recursos. Rio de Janeiro: ed. Qualitymark, 1995. ADLER, Michael.; ZIGLIO, Erio. The delphi method and its applications to social

policy and public health. Disponível em: <http://www.mgtaylor.com/public/2001/

delphi_ explain.html - 14k>. Acesso em 25.mai. 2001.

ANDRADE, Aurélio L. Aprendizagem e desenvolvimento organizacional: uma experiência com o modelo da quinta disciplina. Dissertação (Mestrado em Engenharia

de Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de produção,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-

graduação: noções práticas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ANJOS, Luís Henrique Martins dos: ANJOS, Walter Jones dos. Manual de direito

administrativo. Porto alegre: Livraria do Advogado. 2001.

ANNEL. Universalização. Disponível em: http://www.aneel.gov.br. Acesso em: 11 maio. 2004.

ARAÚJO, Carlos Henrique: LUZIO, Nildo. O Desafio do Ensino Médio. Disponível em:<http://www.inep.gov.br/imprensa/artigos/o_desafio_ensino_medio.htm>. Acesso em: 02 dez. 2003.

ASSIS, José Carlos de. Os mandarins da República: anatomia dos escândalos na

administração pública. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1984.

ATLAS. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Brasília, DF. PNUD; FJP; IPEA; IBGE. 1998. CD-ROM.

BANCO MUNDIAL. Relatório do Banco Mundial sugere revisão da lei de patentes. WASHINGTON. D.C. 3 Nov. 2001.

BARBONI, André René; GOTLIEB, Sabina Léa Davidson. Impacto de causas básicas de morte na esperança de vida em Salvador e São Paulo, 1996. Revista de Saúde

Documentos relacionados