• Nenhum resultado encontrado

O objetivo principal da metodologia deste trabalho era de transformar o aluno em sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, ou seja, sendo capaz de construir seu próprio conhecimento.

Com este trabalho, foi constatado que a realização de demonstrações investigativas é eficaz no ensino de Física. Foi possível observar isso ao analisar o desempenho dos alunos, quando eles se sentiram motivados ao tentarem arriscar respostas ao problema proposto e em seguida comprová-los. O ensino investigativo, ao longo deste estudo, se mostrou como uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a aquisição de habilidades fundamentais para que o aluno aprenda diversos assuntos.

Os dados do trabalho apresentaram os diversos benefícios da metodologia de investigação na aprendizagem dos alunos, no entanto, devemos reconhecer que propor novas metodologias de ensino é sempre um desafio. Com efeito, Balacó (2017) diz que trata-se de uma ação de extrema complexidade, pois traz a necessidade de revisão e crítica do trabalho docente.

O uso de aulas teóricas e expositivas é necessário, e, o ensino por investigação, surge como uma ferramenta que permite que os alunos tenham contato com novas descobertas e diferentes olhares sobre um mesmo assunto. Portanto, a metodologia do ensino por investigação vem para abrir novos caminhos da educação, construindo alunos críticos, pensantes e autônomos.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Rev. Bras.

Ensino Fís., São Paulo, v. 25, n. 2, p. 176-194, Junho 2003. Disponívelem:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806- 11172003000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 abr. 2017.

AZEVEDO, Maria Cristina Stella de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVAHO, Anna Maria Pessoa de (Org.).Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. p. 19-33.

BACHELARD, G. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004, 318 p.

BARROW, L. H. A Brief History of Inquiry: From Dewey to Standards. In: Journalof

Science TeacherEducation, v. 17, p. 265–278, Springer 2006.

BLOSSER, P. E. Matérias em Pesquisa de Ensino de Física: O papel do laboratório no ensino de ciências. Tradução M.A. Moreira. Cad. Cat. Ens. Física, v.5, n.2, p. 74-78, 1988.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de

Ensino de Física, Florianópolis, v.9, n.3, p. 291-313, 2002.

BORRAJO, Thiago Balacó. Atividades investigativas para o ensino de óptica geométrica. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Departamento de Física, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Secretaria de Educação

Fundamental, 1998. 139p.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros

Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRITO, André Chaves de. Motivação intrínseca e extrínseca aplicada ao ensino de física:

um estudo de caso. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e

Matemática) – Universidade Federal do Ceará, 2016.

CAMPOS, M. M. A Formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em

debate. Educação & Sociedade, v.20, n.68, p.126-142, dez. 1999. (Número especial:

Formação de profissionais da educação: políticas e tendências.)

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Calor e temperatura. 1.ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

COSTA,VALÉRIA C I. Aprendizagem baseada em problemas (PBL). Revista Tavola

Online. 2011. Disponível em <http://nucleotavola.com.br/revista/2011/03/01/aprendizagem- baseada-em-problemas-pbl/>. Acessoem: 16 maio 2017.

DEBOER, G. E. Historical perspectives on inquiry teaching in schools. In: FLICK; LEDREMAN. Scientific inquiry and nature of science. Implications for teaching,

learning, and teacher education. Springer, 2006, p. 17-35.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.

GIBIN, Gustavo Bizarria; FILHO, Moacir Pereira de Souza. Atividades experimentais

investigativas em física e Química: uma abordagem para o ensino médio. 1.ed. São Paulo:

Editora Livraria da Física, 2016.

GIL-PÉREZ,D; VALDÉS CASTRO, P. La orientación de lasprácticas de laboratório como investigación: unejemplo ilustrativo. Enseñanza de lasCiencias, v.14, n.2, p.155-163, 1996. GIL, D. et al.Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, resolución de problemas de lápiz y papel y realización de prácticas de laboratório? Enseñanza de

lasCiencias, v.17, n.2, p. 213-314, 1999.

HILGENHEGER, N. Johann Herbart. Tradução . 1. ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010.

HODSON, D. In search of a meaningful relationship: an exploration of some issues relating to integration in science and science education. InternationalJournalof Science Education,

London, v. 14, n. 5, p. 541–566, 1992.

LIMA, D. B. O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de

Genético no ensino médio. 2012. 48f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) –

Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. MONTEIRO, J. A. Plano de aula de Eletricidade com abordagem investigativa. 2016. 46 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Departamento de Física, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. de C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio: Pesquisa em educação em ciências, v. 9, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/122/172>. Acesso: 15 maio 2017.

OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v.12, n.1, p. 139-153, 2010.

PEDUZZI, L.O.Q.; PEDUZZI, S. S. Sobre o papel da resolução literal de problemas no Ensino de Física: Exemplos em Mecânica In: Ensino de Física: Epistemologia,

Metodologias e Técnicas. Org. M. Pietrocola. 2000, Ed.Usp.

SÁ, E. F. de, PAULA, H. de F, LIMA, M. E. C.; AGUIAR, O. G. de. As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especialização em

ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 6, Florianópolis, SC, Atas..., 2007.

SOUZA, F. L. de; et al. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. São Paulo: Centro Paula Souza – Setec/MEC, 2013.

TORRE, J.C. Apresentação: a motivação para a aprendizagem. In: Tapia, J.A.; Fita, E.C. A

motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 7.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=n86zt8bL41QC&o i=fnd&pg=PA7&dq=motiva%C3%A7%C3%A3o+em+sala+de+aula&ots=PG9hayhi8P&sig= L_N9YpeB9d8eQ-sQi9mLaDjfHG0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 27 abr. 2017. WILSEK, M.; TOSIN, J. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas. Estado do Paraná, v. 3, n. 5, 2012.

Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos>. Acessoem: 27 abr. 2017.

WONG, D. PUGH, Kevin.Learning Science: A Deweyan Perspective In: Journal of research in science teaching. v. 38, n. 3, p. 317-336, 2001.

ZÔMPERO, A.; LABURÚ, C. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.

APÊNDICE A – PLANO DE AULA Aula - O calor e sua propagação

Objetivos

 Compreender como o calor se propaga nos meios materiais, principalmente nosfluídos;

 Analisar e identificar a propagação do calor porconvecção.

Tipo de atividade investigativa: Demonstração Investigativa. Material

 Uma folha de papel ofício A4 porequipe;

 Kit experimental para a demonstração doprofessor.

Introdução

Nesta aula, será feita uma investigação sobre a convecção térmica por meio da diferença de densidade de um fluido quando a sua temperatura é modificada. Tal abordagem deve se desenvolver através de questionamentos promovidos pelo professor e a demonstração de um experimento de baixo custo.

Fundamentação teórica

Temperatura e calor

Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um sistema.

Há um grande equívoco das pessoas ao avaliarem o estado térmico de um corpo apenas pela sensação de quente ou frio que sentem ao tocá-lo. O erro existe pelo fato de que as sensações de quente ou frio são muito individuais e subjetivas, pois vão depender do indivíduo e das condições a que ele estásujeito.

Para se avaliar fisicamente o conceito de “quente” ou “frio”, é necessário entender que a temperatura está diretamente associada a um determinado grau de agitação ou movimentação de partículas de um corpo. Por exemplo, imagine um balão de borracha, fechado, com ar em seu interior. O que acontecerá, caso se esquente o ar contido dentro do balão? O ar é constituído de pequenas partículas que se movimentam em todas as direções. Ao aquecer o ar, as partículas passam a se movimentar com mais velocidade, o que resultará na explosão do balão.

Outro erro é achar que temperatura e calor são conceitos iguais. Como explicado acima, temperatura é a medição do grau de agitação das partículas em seu interior. O calor é a energia térmica (somatório das energias de agitação das partículas de um corpo) em trânsito de um corpo para outro, sendo este provocado por uma diferença de temperaturas.

O calor podese propagar de três maneiras distintas, denominadas:Condução, convecção e irradiação.

A condução térmica consiste no processo de transferência de energia (calor) de molécula à molécula, necessitando de um meio material para se propagar. Já a convecção ocorre apenas em fluídos (líquidos e gases), onde são formadas as correntes de convecção. Estas correntes são formadas por uma diferença de temperatura no fluído, que se movem e ocasionam o transporte de energia e transferência de calor. Essa propriedade tem relação direta com a densidade dos corpos. Por fim, a irradiação se dá pela transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas. Essa é a única forma do calor se propagar no vácuo.

Densidade

Densidade é uma relação entre massa e volume. Existe alguma relação direta da densidade com a temperatura e calor? A temperatura influencia no “espaço” necessário para comportar as moléculas e átomos. Ou seja, influencia diretamente no volume. Por exemplo, quando um líquido é aquecido, as moléculas começam a se agitar e a se separar, o que resulta na necessidade de mais espaço. Portanto quanto maior a temperatura, maior o volume, menor adensidade e vice e versa.

Descrição do kit experimental

Materiais (ver Figura 1)

a) Areia (390g); b) Corantealimentício; c) Serragem demadeira; d) Lâmpada halógena105

W; Fio com interruptor e com plugue de tomada (2m);Bocal para lâmpada; e) Papel alumínio (30 cm de comprimento x 9cm delargura); f) Lata de alumínio (473ml); g) 50 mL deálcool etílico 99,5; h) 300 mL de óleo desoja; i) 50 mL deágua; j) Frascoconta-gotas;

k) Frasco de vidro com tampa (250 mL); l) Garrafa PET (2L); m) Fitaisolante; n) Fitacrepe; o) Estilete; p) Canudo. Figura 1: Materiais necessários para a demonstração.

Produção do kit experimental

Montagem do suporte

1. Marque com uma caneta a altura da lata na garrafa PET, como mostra a figura2 Figura 2: Garrafa PET marcada na altura da lata.

2. Com o auxílio do estilete, corte a área demarcada na garrafa, como mostra a figura3.

Figura 3: Garrafa PET cortada.

3. Corte a parte superior da lata com um estilete, como mostra a figura4. Figura 4: Lata de alumínio cortada.

4. Com o auxílio do estilete, faça um furo circular com 4 cm de diâmetro na base da garrafa e da lata por onde irão passar os fios, como mostra a figura 5.

Figura 5: Furos feitos para a passagem dos fios.

5. Com o auxílio do estilete, descasque as pontas dos fios do bocal, como mostra a figura6.

Figura 6: Fios do bocal descascados.

6. Encaixe a lâmpada no bocal, os envolva com papel alumínio e cole com fita crepe, como mostra a figura7.

7. Coloque a lata dentro da garrafa, como mostra a figura8. Figura 8: Lata dentro da garrafa.

8. Coloque a lâmpada com o bocal dentro da lata, como mostra a figura9.

Figura 9: Lâmpada e bocal dentro da lata.

9. Passe os fios do bocal pelos furos da lata e da garrafa. Conecte-os, como mostra a figura 10, com o outro fio que será ligado àtomada.

10. Faça os isolamentos dos fios com fita isolante, como mostra a figura11. Figura 11: Isolamento dos fios.

11. Centralize a lâmpada na lata e coloque areia entre a lâmpada e a lata para deixá-la fixa ao centro, como mostra a figura12.

Figura 12: Centralização da lâmpada com areia.

12. Preencha o espaço entre a lata e a garrafa com serragem demadeira, conforme a figura 13, finalizando a montagem dosuporte.

Preparo da mistura

13. Em um copo, coloque cerca de 50 mL água, adicione algumas gotasde corante e misture, conforme a figura14.

Figura 14: Mistura água e corante.

14. Coloque a mistura água e corante em um frasco conta-gotas, conforme a figura15.

Figura 15: Frasco com água colorida.

15. Em outro copo coloque 25 mL de óleo. Em seguida adicione 50 mLde álcool, como a figura 16. Observe a separação dasfases.

(a) (b) (c)

16. Usando o frasco conta-gotas, adicione cuidadosamente a água colorida no álcool,sempremisturandocomocanudosemdeixartocarnoóleo,como mostra a figura 17. Pare de adicionar a água colorida quando todo o óleo subir. Esse processo servirá para identificarquando a densidade da mistura água e álcool fique um pouco maior do que a densidade do óleo.

Figura 17: Óleo sobre a mistura colorida de água e álcool.

17. Coloque o óleo no frasco de vidro até metade de sua altura, como mostra a figura 18(a). Adicione a mistura óleo, álcool e água colorida, conforme a figura 18(b) e depois adicione o óleo até completar o volume total do recipiente e tampe-o ao final, como mostra a figura 18(c). O óleo ficará totalmente na parte superior e a mistura na parte inferior. Assim, estará feita amistura.

Execução do experimento

18. Encaixe a mistura final no suporte, de acordo com a figura19. Figura 19: Mistura final da lâmpada.

19. Conecte o plugue do suporte na tomada e ligue o interruptor. A lâmpada halógena se acenderá e iluminará a mistura. Aguarde cerca de 5 minutos e observe a subida de uma massa fluida colorida ocasionada pelas correntes de convecção. Após alguns segundos, a mesma retornará ao fundo. Esse processo de formação de massas fluidas irá se repetir enquanto a lâmpada estiver acesa. Veja figura20.

Procedimento demonstrativo

O professor deve dividir a sala em no máximo 5 equipes e a equipe deve escolher um membro para fazer o registro da investigação.Uma folha de papel ofício A4 deve ser entregue para a realização de um relatório.

Após a divisão de equipes, o professor deverá explicar que os estudantes devem discutir, formular ideias em seus grupos e ressaltar a importância de fazerem registros em seus relatórios.

O professor deve levar a demonstração para a sala de aula já montada. A montagem não faz parte da aula.O professor deverá explicar as partes que compõe o experimento e após isso, deverá lançar o seguinte questionamento: O que vai acontecer com a parte brilhante? Peça para que as equipes façam registros em seus relatórios.Em seguida, o professor deve realizar a demonstração para a turma. A demonstração deve durar cerca de cinco minutos.

O professor deverá dar um tempo de dez minutos para que as equipes discutam e façam registros em seus relatórios. É importante que nesse período, o professor fique acompanhando as equipes, para se certificar que os alunos estejam de fato realizando a atividade.

Feita a discussão, o professor solicitará que um membro de cada equipe venha expor à sala suas respostas e conclusões. É importante que o professor escute atentamente os alunos sem descartar nenhuma resposta ou colocação.

Para finalizar a aula, o professor, em uma abordagem expositiva deverá fazer um resumo explicativo, utilizando as próprias concepções dos alunos, conduzindo-os para a construção de um conhecimento científico.

APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO

EXPERIMENTO LÂMPADA DE LAVA

QUESTIONÁRIO

1. Você se sentiu desafiado ao fazer as previsões? ( ) Sim ( ) Não

2. Você teve curiosidade em saber a resposta?

( ) Sim ( ) Não

3. Você obteve algum conhecimento durante o ato investigativo realizando nesta

aula?( ) Sim ( ) Não

4. O processo investigativo ajudou você a chegar em alguma conclusão sobre o

assunto abordado nesta aula? ( ) Sim ( ) Não

5. O processo investigativo lhe motivou a querer discutir e debater a solução do

problema com seus colegas? ( ) Sim ( ) Não

6. O que você achou mais interessante?

( ) Analisar/ Refletir ( ) Discutir/Opinar ( ) Concluir/ Explicar( ) Observar/ Verificar

7. Durante a exposição das ideias do grupo em sala, você sentiu medo de estar

errado?

( ) Sim ( ) Não

8. Você acha que o trabalho em grupo favoreceu a aprendizagem?

( ) Sim ( ) Não

9. Seria melhor se o experimento fosse individual?

( ) Sim ( ) Não

Documentos relacionados