• Nenhum resultado encontrado

A figura abaixo sintetiza os fatos que marcaram a organização representada em 4 fases com a indicação dos stakeholders envolvidos em cada período.

Figura XV- Consolidação dos stakeholders durante a adaptação estratégica dos Irmãos Muffato do período de 1993-2001

DESCRIÇÃO DAS FASES PERÍODO STAKEHOLDERS ENVOLVIDOS

ESTRATÉGIA ADOTADA

1. Implantação de automação com código de barras

1993-1994 Receita Federais (SUNAB), Acionistas e Fornecedores

Estratégia adaptativa 2. Investimento em Tecnologia

da Informação

1995-1997 Funcionários, Acionistas, Governo e Fornecedores

Estratégia emergente 3. Consolidação e unificação do

Sistema de Informação próprio

1998-1999 Funcionários, Acionistas, Diretoria e Consultoria de Tecnologia da Informação

Estratégia adaptativa

4. Reestruturação interna da TI para gestão da competitividade

2000-2001 Empresa terceirizada de Ti, Concorrente, Acionistas, Clientes em potencial e funcionários do departamento de Ti

Estratégia planejada

Verifica-se que os stakeholders envolvidos nas fases podem mudar sua posição estratégica e assim criar condições favoráveis às mudanças conforme a tomada de decisão, assim no período de 1993-1994 e 1998-1999 a organização somente adaptou-se ao mercado e as condições que o ambiente impõem para a melhoria de seu desempenho.

O primeiro período foi marcado pelas mudanças que ocorreram no Governo, a abertura para compra de equipamentos importados de informática feita pelo presidente Collor e a mudança da lei sobre código de barras, assim criando expectativa no setor de controlar melhor o mix de vendas de produtos e reduzir custos operacionais a fim de tornar-se mais competitivo no mercado. A morte do sócio fundador José Carlo Muffato (Tito) trouxe preocupação quanto ao destino dos Irmãos Muffato, pois os concorrentes e fornecedores não acreditavam nas mudanças que estavam sendo impostas pelos filhos dele.

Assim, com a economia estável foi possível, no segundo período, dedicar-se a melhoria dos projetos de instalação da tecnologia da informação na nova loja do Comercial, haja vista que a mesma foi considerada a mais moderna da região Oeste do Paraná e até mesmo do Estado. Mesmo com a dificuldade da implantação do código de barras, a organização resolveu melhorar mais seus novos projetos.

Com isso, no período de 1998-1999 a diretoria decidiu desenvolver um software próprio que gerencia-se todas as lojas. Uma consultoria de tecnologia de informação foi contratada para este projeto, porém em 4 meses a mesma desvinculou-se em virtude de desentendimentos, e assim após a diretoria resolveu contratar um grupo de funcionários para gerenciamento de uma empresa terceirizada de TI.

Este grupo de funcionários fez com que este processo fosse supervisionado, e assim no quarto período, foi possível colocar algumas versões deste novo software nas lojas, a fim de aumentar o controle e ter informações em tempo real para a tomada de decisão aumentado a competividade do grupo.

A melhoria da competitividade na empresa Irmãos Muffato e também com a mudança do software, mas houve uma cobrança maior da diretoria com os funcionários, pois os mesmos deveriam utilizar as informações que conseguiam deste sistema como ferramenta de gestão das lojas.

A nova forma de gerir as lojas faz com que haja maiores clientes em potencial, facilitando todos os aspectos de compra e pagamentos. Assim com o investimento em tecnologia foi possível diminuir custos operacionais e obter melhoria de preços e prazos, fatores estes com grande relevância junto aos clientes atuais e potenciais.

Percebe-se que os acionistas e a diretoria do Irmãos Muffato estão atentos as novas tecnologias de hardware, software, dados e telecomunicações pois a cada nova loja construída eles implantam melhorias no que tange a tecnologia de informação. Pode-se observar com detalhes o novo empreendimento inaugurado em Outubro de 2002 em Curitiba, onde foram utilizados todos os recursos disponíveis de tecnologia de informação.

Mas, com as inovações da concorrência foi necessário analisar e verificar o ambiente que a organização está inserida a fim de diagnosticar suas reais necessidades, para depois implanta-la a fim de não causar problemas sociais.

Referindo-se aos objetivos estabelecidos para este estudo, apresenta-se na tabela 13 a consolidação dos períodos, as fases descritas, os stakeholders envolvidos e as estratégias adotadas pela organização de 1993-2001. Da mesma forma, as perguntas que nortearam esta pesquisa estão listadas a seguir e analisa-se respondidas neste trabalho.

¾ Para a pergunta de pesquisa: qual a influência da Tecnologia da Informação no

processo de adaptação estratégica, no período de 1993 a 2001, na Rede de Supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda?

A influência da TI na adaptação estratégica dos Irmãos Mufffato foi mostrada no estudo de caso, sendo detalhada em cada um dos períodos analisados. Posteriormente, na análise consolidada, o quadro 13 mostra de forma resumida a influência da Tecnologia da Informação no processo de adaptação estratégica dos Irmãos Muffato.

¾ Descrever o processo de adaptação estratégica dos Irmãos Muffato & Cia Ltda

no período de 1993 e 2001.

O processo de adaptação estratégica foi descrito em cada análise teórica nos 4 períodos, utilizando-se como base o estudo de Mintzberg (1973), analisando as estratégias que ocorreram de modo planejado, empreendedor ou adaptativo.

¾ Descrever as mudanças organizacionais ocorridas nos Irmãos Muffato & Cia

Ltda no período compreendido entre os anos de 1993 a 2001, à partir do uso da TI.

As principais mudanças organizacionais foram apontados no estudo de caso e diagnosticadas em separado no quadro 2 – Eventos críticos da influência da Tecnologia da Informação na Adaptação Estratégica dos Irmãos Muffato.

¾ Identificar os stakeholders responsáveis pela mudança organizacional,

implantadas no período de 1993 a 2001.

Os stakeholders envolvidos em cada período foram diagnosticadas nas figuras 9, 10, 11 e 12 no capítulo 5 Apresentação e Análise dos dados coletados. Assim foram analisados separadamente nos períodos estudados.