• Nenhum resultado encontrado

Este trabalho mostrou como a implantação de um sistema de coleta automática de dados de chão-de-fábrica pode afetar os indicadores de produtividade de uma empresa. Assim como a possibilidade de se integrar um sistema de coleta de dados de chão-de-fábrica com sistemas ERP e APS.

Pode-se concluir que este processo de integração não é muito simples de ser realizado, tanto que no decorrer deste trabalho foram realizados inúmeros ajustes para adequação das particularidades de cada sistema. Porém, é possível que a integração permita uma maximização da utilização dos três sistemas.

A informação em tempo real proporcionou, para as pessoas envolvidas na produção e no planejamento, uma possibilidade de reação imediata a qualquer problema que ocorra no chão-de-fábrica, assim como uma base para cálculos de planejamento de produção e dados para realização de plano de ação. Isso proporcionou um aumento de aproximadamente sete por cento em sua eficiência global.

Com a realização deste trabalho, a empresa obteve uma mudança de cultura, em que os operadores de máquina passaram a se preocupar mais com a qualidade da informação fabril. Esse processo fez com que todas as áreas da empresa passassem a observar o impacto das suas ações individuais no conjunto da fábrica como um todo.

Por se tratar de um estudo de caso, os resultados apresentam uma pequena possibilidade de generalização. Porém, com o fácil acesso aos dados fabris em tempo real, é possível que uma empresa que faça a implantação de um sistema de coleta automática em tempo real, tenha uma grande possibilidade de aumentar a sua produtividade.

Como trabalhos futuros, pretende-se: 1) Avaliar o impacto da implantação desse tipo de sistema em outros setores industriais; 2) Fazer a integração direta com sistemas APS sem passar pelo ERP; 3) Realizar a descrição detalhada dos aspectos técnicos de integração entre os sistemas.

Referências

ANDRADE, J. J. O.; SCHERER, C. S. Estudo de caso da aplicação do indicador de

eficiência global de equipamentos (OEE) para diagnóstico e melhoria de produtividade em uma linha de produção automotiva. XXIX ENEGEP. Salvador -

BA. 2009.

BALLE, F.; BALLE, M. A mina de ouro - Uma transformação lean em romance. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BATALHA, M. O. Introdução à engenharia de produção. S.l.: Elsevier, 2006.

BCG (Boston Consulting Group). Não se pode administrar o que não se pode medir: maximizando o valor da cadeia de suprimentos. Creating the Optimal Supply Chain, Wharton School da Universidade de Pennsylvania, Special Report, pp. 1-4, 2006.

BITTENCOURT, E.; LANDMANN R. Uma abordagem hibrida genético-nebulosa para a

programação da produção em empresas metalúrgicas. Foz do Iguaçu, PR: XXVII

ENEGEP, 2007.

BOYER, K. K.; LEWIS, M. W. Competitive priorities: Investigating the need for trade-offs in operations strategy. Production and Operations Management, s.l., Vol.11, n.1, p.9-20, 2002.

CAMPOS, V. F. Controle da qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.

CÔRREA, H. L.; GIANESE, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle

da produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CÔRREA, H. L.; GIANESE, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle

CROSBY, P. B. Quality is free. New York: New American Library,1979.

DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da

Produção. Vol. 3, ed. Porto Alegre, 2001.

DE TONI, A.; TONCHIA, S. Performance measurement systems models, characteristics and measures. International Journal of Operations & Production Management, S.l., Vol.21, n.1-2, p.46-70, 2001.

DEUEL, A. C. The benefits of a manufacturing execution system for plantwide automation.

ISA Transactions. Phoenix,Vol. 33, p. 113-124, 1994.

FAVARETTO, F. Uma contribuição ao processo de gestão da produção pelo uso da

coleta automática de dados de chão de fábrica. Tese (Doutorado em engenharia

mecânica) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001.

FAVARETTO, F.; VIEIRA, G. E. Estudo descritivo da qualidade da infomação no planejamento da produção. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, PR, Vol. 3, n. 2, p. 17 – 27, 2007.

 

FAVARETTO, F.; CHAIN, M. C.; SANT'ANNA, A. M. O. Impacto de variações nos tempos de produção no resultado de um plano mestre de produção. INGEPRO - Inovação,

Gestão e Produção, Santa Maria, RS, Vol. 03, n. 08, Agosto de 2011.

FAVARETTO, F.; BREMER, C. F. Sistematização para a implantação integrada de sistemas de planejamento fino da produção. Gestão& Produção, São Carlos, SP Vol.4, n.1, p. 108-116, abr. 1997.

FEIGENBAUM, A.V. Total Quality Control. 40th ed. New York, McGraw-Hill Companies, 1991.

no planejamento e controle da produção em um polo de ensino e tecnologia do estado de São Paulo. XXVIII ENEGEP. Rio de Janeiro, 2008.

FORTUIN, L. Performance indicators: why, where and how? European Journal of

Operational Research. Dresden, Vol.34, n.1, p.1-9, 1988.

FORTULAN, M. R. O uso de Business Intelligence para gerar indicadores de

desempenho no Chão-de-Fábrica: uma proposta de aplicação em uma empresa de manufatura. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São

Carlos - Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

FORTUNATO, F. A. P. S.; VIERIRA, M. J.; BATISTA E. A. Levantamento de perdas e desperdícios dos sistemas produtivos por meio da utilização dos coletores de dados.

Revista Exacta, São Paulo, Vol. 9, n. 2, p. 207-217, 2011.

FRANCISQUETO, J; SOUZA, M. A. D; FILHO, C. Planejamento, programação e controle da produção: funções e sistemas - caso da cst arcelor Brasil. XXVII ENEGEP. Foz do Iguaçu. 2007.

GAIDZINSKI, V. H. A tecnologia da informação no chão de fábrica: as novas

ferramentas e a gestão integrada da informação. Dissertação (Mestrado em

Engenharia de Produção)UFSC, Florianópolis, 2003.

GARVIN, D. A. Managing quality: the strategic and competitive edge. New York: The Free Press, 1988.

______. Manufacturing strategic planning. California Management Review, Berkeley, Vol.35, n.4, p.85-106, 1993.

GASPERIN, C.; PALOMINO, R.C. Aplicação do índice de eficiência global dos equipamentos numa indústria metal-mecânica de pequeno porte. XIII SIMPEP. Bauru, SP, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

GOLDRATT, E. M.; COX, J. A meta. 12a ed. São Paulo: Educator, 1997

HANSEN, R. C. Eficiência Global dos Equipamentos: Uma poderosa ferramenta de

produção/manutenção para o aumento dos lucros. Porto Alegre: Bookman, 2006.

HERNANDES, D.; PEREIRA, F. Aumento de produtividade através de medição automática e em tempo real da eficiência global dos equipamentos. III ENFEPRO – Encontro

Fluminense de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro, 2011.

JUNQUEIRA, G. S. Análise das possibilidades de utilização de sistemas supervisórios no

planejamento e controle de produção. 2003. 143 f. Dissertação (Mestrado em

Engenharia de Produção) EESC, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

KAPLAN, R.; NORTON, P. Using the Balanced Scorecard as a Strategic Management System. Harvard Business Review, Boston, jan/feb,1996.

LANDMANN, R.; BITTENCOURT, E.; DEMETRIO, A. J.; STEUERNAGEL, A. L. Programação da produção em empresas metalúrgicas com utilização de algoritmo genético. XXVI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza, 2006.

LANDMANN, R. Um modelo heurístico para a programação da produção em fundições

com utilização da Lógica Fuzzy. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em

Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

LEONG, G. K.; SNYDER, D. L.; WARD, P. Research in the process and content of manufacturing strategy. Omega-International Journal of Management Science, Filadélfia, Vol.18, n.2, p.109-122, 1990.

LUCHE, J. R.; MORABITO, R. Otimização na programação da produção de grãos eletrofundidos: Um estudo de caso. Revista Gestão & Produção, São Carlos, SP, Vol. 12, n. 1, p. 135-149, 2005.

LUCHE, J. R. D.; MORABITO, R.; PUREZA, V. Combining process selection and lot sizing models for the production scheduling of electrofused grains. Asia-Pacific Journal of

Operations Research, S.l., Vol. 26, p. 421-443, 2009.

MAFFEI, J. C.; SELIG, P. M.; LERIPIO, A. A. Emprego de Sistemas de Gestão da

Qualidade, meio ambiente,segurança e saúde ocupacional em empresas brasileiras.

ECOLTINA, Belo Horizonte, 2001.

MIGUEL, A. C. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, Vol. 17, n. 1, p. 216-229, Jan./Abr. 2007.

MIGUEL, A. C. Aspectos relevantes no uso da pesquisa-ação na engenharia de produção.

Exacta, São Paulo, Vol. 9, n. 1, p. 59-70, 2011.

MIGUEL, A. C.; FLEURY, A.; MELLO, C. H. P.; NAKANO, D. N.; TURRIONI, J. B.; HO, L. L.; MORABITO, R.; MARTINS, R. A.; PUREZA, V. Metodologia de pesquisa em

engenharia de produção e gestão de operações. S.l.: ed Elsevier, 2010.

MIZOGUCHI, M. R. S.; JARDIM, E.G. M.; COSTA, R. S. A programação e o controle da produção em ambiente de incerteza e ativos caros: o caso de uma empresa termoplástica do pólo industrial de Manaus. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa - PR, Vol. 06, n. 04: p. 110-132, 2010.

MOELLMANN, A. H.; ALBUQUERQUE, A. S.; CONTADOR, J. L.; MARINS, F. A. S. Aplicação da teoria das restrições e do indicador de eficiência global do equipamento para melhoria de produtividade em uma linha de fabricação. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa - PR, Vol. 02, n. 01, p. 89-105, jan-mar, 2006.

MONTGOMERY, D. C. Design and Analysis of Experiments. 7ª ed. Nova Jersey,John Wiley and Sons, 2008.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Applied Statistics and Probability for

Engineers. 3ª ed. Nova Jersey, John Wiley and Sons, 2003.

NAKAJIMA, S. Introduction to TPM – total Productive Maintenance. Cambrige, MA: Productivity Press, 1988.

NEELY, A., GREGORY, M.; PLATTS, K. Performance measurement system design: A literature review and research agenda. International Journal of Operations &

Production Management, Vol.25, n.12, p.1228-1263, 2005.

NEVES, J. M. S.; SANTOS, F. C. A. Implantação de tecnologias de informação utilizadas na integração entre o chão-de-fábrica e os sistemas ERP. XXVII ENEGEP. Foz do Iguaçu. 2007.

OLVE, N.; ROY, J.; WETTER, M. Condutores da performance. Qualitymark, 2001.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção – além da produção em larga escala. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 1997.

PARMENTER, D. Key Performance Indicators (KPI): Developing, Implementing, and

Using Winning KPIs. 2 ª ed. New Jersey. John Wiley & Sons, 2010.

PINEDO, M. Theory, algorithms, and systems, 1a ed. Englewood Cliffs. New Jersey: Prentice-Hall, 1995.

POZO, H . Sistema Holônico de Manufatura e a Nova Gestão Administrativa Para o Século XXI. VII Congresso Internacional de Custos, 2001, Leon. VII Congresso Internacional de Custos Leon, 2001. Vol. 1, p. 73-97.

Chicago: Science Research Associates, 1981.

SILVA, E., M.; SANTOS F. C. A. Estratégia de produção, melhores praticas e medição de desempenho : revisão, lacunas e planejamento para futuras pesquisas. Revista Gestão

Industrial, Ponta Grossa, PR, Vol. 3, n. 1, p. 63 – 76, 2007.

SILVA, E., M.; SANTOS F. C. A; CASTRO, M. A relação entre prioridades competitivas e indicadores de desempenho: survey em empresas moveleiras. Revista INGEPRO, Santa Maria, RS, Vol. 1, n. 5 - Julho/2009.

SKINNER, W. Manufacturing: the missing link in corporate strategy. Harvard Business

Review, Boston, Vol. 47, n.3, p.136-145, 1969.

STUART, I.; MCCUTCHEON, D.; HANDFIELD, R.; MCLACHLIN, R. & SAMSON D. Effective case research in operations management: a process perspective. Journal of

Operations Management. Vol. 20, p. 419–433, 2002.

SUGAI, M.; MCINTOSH, R.I. & NOVASKI, O. Metodologia de Shigeo Shingo (SMED): análise crítica e estudo de caso. Gest. Prod. [online], Vol.14, n.2, p. 323-335, 2007.

TINHAM, B. APS: Band-Aid or Keyhole Surgery? Manufacturing Computer Solutions, p.10-14, feb.2003.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, Vol. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

TURBIDE, D. What happened to APS? Midrange Enterprise, p. 4-6, out. 2000.

UGARTE, B. S.; HAJJI, A; PELLERIN, R.; ARTIBA, A. Development and integration of a reactive real-time decision support system in the aluminum industry. Engineering

UGARTE, B. S.; HAJJI, A.; PELLERIN, R.; ARTIBA, A. Engineering change order processing in ERP systems: an integrated reactive model. European J. of Industrial

Engineering, Vol. 4, n.4 p. 394 – 412, 2010.

URBANO, L. R. H. Gerenciamento de ativos de automação: uma solução baseada em PIMS.

IV Seminário Nacional de Sistemas Industriais e Automação. Belo horizonte, MG -

2009.

VERSTRAETE, P.; VALCKENAERS, P. ; BRUSSEL, H. V.; GERMAIN, B. S.; HADELI, K.; BELLE, J. V. Towards robust and efficient planning execution. Engineering

Applications of Artificial Intelligence, Vol. 21, Issue 3, April 2008, p. 304-314.

VOLLMAN, T. E.; BERRY, W. L.; WHYBARK, D. C. Manufacturing planning &

control systems. Nova York: McGraw Hill, 1996.

VOSS, C.; TSIKRIKTSIS N.; FROHLICH, M. Case research in operations management.

International Journal of Operations & Production Management. Vol. 22, n. 2, p.

195-219, 2002.

WARD, P. T.; MCCREERY, J. K.; RITZMAN, L. P. Competitive priorities in operations management. Decision Sciences, Vol.29, n.4, p.1035-1046, 1998.

WHEELWRIGHT, S. C. Manufacturing strategy: defining the missing link. Strategic

Management Journal, Vol.5, n.1, p.77-91, 1984.

WITT, A.; VOSS, S. Application of a mathematical model to an intermediate- to long-term real-world steel production planning problem based on standard software. European J.

of Industrial Engineering,Vol. 5, n.1 p. 81 – 100, 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2ed.). Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZATTAR I. C., Analise da aplicação dos sistemas baseados no conceito de capacidade

finita nos diversos níveis da administração da manufatura através de estudos de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) UFSC, Florianópolis, 2004

ZHANG, D. Z.; ANOSIKE, A. I.; LIM, M. K.; AKANLE, O. M. An agent-based approach for e-manufacturing and supply chain integration. Computers & Industrial

Documentos relacionados