• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

5.1 CONCLUSÕES

A pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre comunicação e o comportamento organizacional em uma empresa de processamento de proteína animal, localizada na Serra Gaúcha, que passa por constantes mudanças após um processo de aquisição.

No que se refere ao objetivo geral, por meio da análise dos dados, conclui-se que todas as variáveis do comportamento organizacional analisadas tiveram correlação positiva com pelo menos uma variável da comunicação.

O fator comunicação sobre aquisição teve correlação significativa e positiva com o fator motivação relacionamento e motivação pela satisfação das necessidades básicas. Desta maneira, a comunicação eficiente sobre a aquisição reflete positivamente na motivação dos funcionários por relacionamento e satisfação das necessidades básicas.

Já o fator comunicação sobre mudanças demonstrou correlação com o fator motivação por satisfação das necessidades básicas, oportunidade de participação e ambiente futuro. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a comunicação eficiente sobre mudanças ocorridas na empresa reflete positivamente na motivação dos funcionários, bem como proporciona um sentimento de oportunidade de participação nos processos de mudança da empresa e consequentemente diminui as incertezas que estes possuem quanto ao ambiente futuro.

A dimensão comunicação eficiente apresentou correlação com os fatores comprometimento organizacional, motivação recompensas externas e ambiente futuro. Diante do exposto, os resultados da pesquisa evidenciam que uma comunicação organizacional eficiente pode se refletir em profissionais mais comprometidos, mais motivados pelas recompensas oferecidas pela empresa e com menos incertezas sobre o ambiente futuro.

Os objetivos específicos traçados nesta pesquisa foram: avaliar a comunicação, dimensões comportamentais e dados demográficos; examinar as relações entre comunicação,

dimensões comportamentais e os dados demográficos; sistematizar informações que possam servir de subsídio para tomada de decisão da empresa.

O primeiro objetivo específico foi atendido pela pesquisa quantitativa e os dados estão no Capítulo 4. Por meio da média encontrada para cada dimensão avaliada neste estudo, conclui-se que os funcionários consideram que o processo de comunicação a respeito da aquisição da empresa não foi suficiente, tendo em vista que esta dimensão teve média 2,8156, ou seja ficou abaixo da média 3. A percepção dos funcionários quanto à comunicação sobre as mudanças e comunicação eficiente também apresentou deficiência, já que as médias foram 2,7614 e 2,7680. Conclui-se que a empresa está deixando a desejar na comunicação com seus funcionários, o que pode dificultar o processo de mudança pelo qual está passando.

Em contrapartida, apesar da deficiência na comunicação, o fator ambiente futuro (média = 3,4471), indica que os funcionários estão otimistas quanto ao futuro da empresa, pois o sentimento de incerteza ocasionado pelas mudanças ainda não afeta a maioria dos participantes da pesquisa.

A maior e a menor média encontradas nos constructos foram ambas na dimensão motivação. A maior média está no fator motivação por relacionamento (3,9893) e a menor no fator recompensas externas (2,2918). Mesmo em meio a um ambiente em constante mudança e com deficiência na comunicação a empresa possui um bom ambiente de trabalho, mas em contrapartida os funcionários não estão satisfeitos com as recompensas externas ofertadas.

Os fatores comprometimento organizacional (3,2311) e oportunidade de participação (3,1492), apresentaram escores acima da média 3, apesar da deficiência na comunicação e as constantes mudanças. Levando em consideração o desvio padrão das respostas, considera-se que há variabilidade considerável de percepções entre os respondentes.

Quanto ao segundo objetivo específico, as principais conclusões foram: funcionários com idade acima de 46 anos são mais comprometidos em relação aos com idade inferior; os respondentes com Ensino Fundamental incompleto e completo são mais comprometidos do que funcionários com Ensino Médio completo. Estas duas constatações sugerem que funcionários mais idosos e/ou com pouca escolaridade são mais comprometidos com a empresa devido à sua maior dificuldade de recolocação profissional.

Os funcionários que residem na vila são mais motivados pelas recompensas externas e manifestam que a aquisição da empresa foi melhor comunicada, comparando-se com os respondentes que não residem na vila. Pode-se atribuir a maior motivação pelas recompensas externas, por parte dos funcionários que residem na vila, ao fato da região da Serra Gaúcha dispor de altos valores de aluguel residencial enquanto a empresa oferece casas por um valor

fixo mensal de R$ 38,00 por funcionário. Porém, como não há moradias suficientes para todos os funcionários, há uma fila de espera, o que pode se refletir em menor motivação dos funcionários que ainda não possuem este benefício. Quanto à percepção da comunicação sobre aquisição, acredita-se que os funcionários que residem na vila, por estarem mais motivados, entendem e aceitam melhor a comunicação sobre a aquisição.

O terceiro objetivo específico definido foi sistematizar informações que possam servir de subsídio para tomada de decisão da empresa. Com base nos dados apresentados, se a empresa possui interesse em manter seus funcionários motivados e comprometidos e diminuir o sentimento de incerteza quanto ao ambiente futuro causado pelos processos de mudanças, uma estratégia seria investir em melhorias nos processos de comunicação e estabelecer sistemas que possibilitem a participação dos funcionários nos processos de tomada de decisão, tais como sugestão de ideias para a solução de problemas. Os resultados desta pesquisa apontaram para a correlação positiva da comunicação com tais aspectos comportamentais.

No que tange a manter e aumentar a motivação por recompensas externas, pode-se entender que é válida a manutenção da vila residencial da empresa, uma vez que funcionários que residem nela são mais motivados dos que não residem.

Embora os resultados deste estudo não possam ser generalizados, os mesmos sugerem que há uma ligação entre a comunicação e o comportamento humano nas organizações. Neste contexto, avaliar e administrar os fatores que afetam os funcionários antes, durante e depois de processos de fusão e aquisição pode ser fundamental para o sucesso dos mesmos e para os planos futuros da empresa.

Esta pesquisa oferece contribuições à comunidade acadêmica já que explora a utilização de escalas para avaliação de variáveis comportamentais e de comunicação em um ambiente de aquisição, analisando as relações entre elas. Tais dados podem ser utilizados como comparativos em outros estudos, ou comparados em um estudo na mesma empresa em outro momento.

Documentos relacionados