• Nenhum resultado encontrado

A implementação de geradores distribuídos têm sido uma alternativa para diversificação da matriz energética, e os painéis fotovoltaicos são uma alternativa de fonte para o gerador. Os inversores têm um papel fundamental em um sistema fotovoltaico conectado à rede, pois além de converterem uma corrente contínua para corrente alternada, são responsáveis pelo controle do sistema.

O controle na entrada do inversor permite que a tensão no barramento CC se mantenha constante quando o regime permanente é obtido. A ondulação na tensão do barramento influencia diretamente a corrente do indutor. Dessa forma, projetou-se o capacitor de barramento de forma a reduzir a ondulação de tensão. Já o controle de corrente de saída regular tanto a fase quanto a amplitude dessa grandeza.

As capacitâncias parasitas em inversores sem isolação galvânica são um grande problema, pois variam de acordo com as características dos PVs e do ambiente. Através das simulações, observou-se que quanto maior for essa capacitância maior será a corrente de fuga. Apesar do inversor ponte completa com modulação unipolar possuir três níveis de tensão na saída, o que o torna mais atraente por apresentar filtros de saída reduzidos e melhor rendimento, quando aplicado em sistemas fotovoltaicos a tensão de modo comum não se mantém constante e varia de zero até o valor de 𝑣!!. Portanto, neste trabalho essa modulação não se mostrou adequada para geração distribuída com PV.

Quando o inversor ponte completa é utilizado com PV o filtro de saída deve ser dividido em dois, um conectado ao ponto A e outro ao ponto B do inversor. Se o filtro não é dividido, as correntes de fuga atingem valores elevados, principalmente quando a capacitância parasita aumenta. Além disso, quando utilizada a modulação bipolar, o filtro de saída deve ter o dobro do tamanho do que na modulação unipolar para que os limites de THD na corrente injetada e o limite de injeção de corrente continua na rede sejam cumpridos, para qualquer valor de capacitância parasita.

A tensão de modo comum, que surge pelo chaveamento dos interruptores e da capacitância parasita, gera as correntes de fuga e essas distorcem a corrente injetada na rede. Dessa forma, é necessário utilizar modulação de tensão ou topologias de inversores que mantenham essa tensão de modo comum constante. Assim, mesmo que ocorra variação do valor da capacitância parasita (que está intrínseca no painel), a corrente de fuga não deve aumentar de modo a comprometer a corrente injetada na rede.

6.1 PROPOSTAS DE TRABALHOS FUTUROS

A partir deste trabalho ficam como propostas para trabalhos futuros as seguintes ideias:

- Fazer a implementação experimental do inversor ponte completa com as modulações bipolar e unipolar para comprovar os resultados obtidos em simulação. Sendo possível verificar outros fatores que influenciam o funcionamento do inversor.

- Implementar um controlador ressonante para a malha de corrente por se tratar de uma variável em corrente alternada, pois o controlador PI não garante o erro zero para variáveis CA.

- Para minimizar os efeitos da capacitância parasita em sistemas fotovoltaicos: o Estudar novas topologias empregadas em sistemas fotovoltaicos;

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEEL. Resolução Normativa ANEEL no 482. 2012. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2012482.pdf>. Acesso em: Abril de 2016.

ARAÚJO, Rômulo Diniz. Projeto e simulação de filtros L e LCL para interconexão de inversor NPC trifásico à rede. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

BARATER, Davide et al. Active Common-Mode Filtrer for Ground Leakage Current Reduction in Grid-Connected PV Converters Operating With Arbitrary Power Factor. IEEE

Trans. Industrial Electronics; vol.6, pp. 3940 – 395, Ago. 2014.

CALAIS, Martina; AGELIDIS, Vassilios G. Multilevel converters for single-phase grid connected photovoltaic systems: an overview. IEEE International Symposium on

Industrial Electronics. vol.1, pp 224–229, 1998.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (Brasil). Balanço Energético Nacional de 2014:

Ano base 2013. Rio de Janeiro: EPE, 2013. Disponível em:

<https://ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_2014.pdf>. Acesso em: Outubro 2015.

GEHRKE, Camila; SOUZA, Pamela; LIMA, Antonio M. N.. Photovoltaic system with bumpless transfer between grid-connected and stand-alone modes. IEEE 13th Brazilian

Power Electronics Conference and 1st Southern Power Electronics Conference (COBEP/SPEC), Fortaleza CE, pp.1-6, Nov. 2015.

GUBÍA, Eugenio et al. Ground currents in single-phase transformerless photovoltaic systems.

Prog. Photovolt: Res. Appl., vol. 15, pp. 629–650, Nov. 2007.

IEEE. IEEE STD 1547.1 - Standard Conformance Test Procedures for Equipment Interconnecting Distributed Resources with Electric Power Systems, 2005.

KEREKES,T.; TEODORESCU, R.; BORUP, U.. Transformerless photovoltaic inverters connected to the grid. Proc. IEEE Appl. Power Electron. Conf ., Anaheim, CA, pp. 1733 - 1737, Fev. 2007.

KJAER, Soeren B.; PEDERSEN, John K.; BLAABJERG, Frede. A review of single-phase grid-connected inverters for photovoltaic modules. Industry Applications, IEEE

KYOCERA. High Efficiency Multicrystal Photovoltaic Module - KB260-6BPA. Datasheet. Disponível em: <http://www.kyocerasolar.com.br/pdf/KB260-6BPA.pdf>. Acesso em: Abril de 2016.

LÓPEZ, Óscar et al. Eliminating Ground Current in a Transformerless Photovoltaic Application. Energy Conversion, IEEE Transactions, vol.25, n.1, pp.140,147, Mar 2010.

MARANGONI, Filipe. Inversores monofásicos para conexão de sistemas fotovoltaicos à rede. Dissertação de mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.

MASTERS, Gilbert M. Renewable and efficient electric power systems. John Wiley & Sons: Hoboken, New Jersey, 2004

MATTOS, Felipe Caixeiro. Contribuição ao estudo de um sistema solar fotovoltaico monofásico de único estágio. Dissertação de mestrado, UFJF, Juiz de Fora, 2011.

NOOR, S.Z.Mohammad et al. A Review of Single-Phase Single Stage Inverter Topologies for Photovoltaic System. Control and System Graduate Research Colloquium. pp.69-74, Ago. 2013

REDDY, J.Nagarjuna; JYOTHI, K. Analysis and Modeling of Transformerless Photovoltaic Inverter Systems. International Journal of Modern Engineering Research. vol.3, pp. 2932-2938. Set-Out 2013

SEGUEL, Julio Igor López. Projeto de um sistema fotovoltaico autônomo de suprimento de energia usando técnica MPPT e controle digital. Dissertação de mestrado, UFMG, Belo Horizonte, 2009.

Documentos relacionados