• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 7 Concl usão

7.1. Conclusões

O trabalho de Dissertação de Mestrado apresentado neste documento descreve todo o processo do desenvolvimento do sistema de gestão e supervisão de monitorizadores de energia elétrica. Em cada uma das etapas da conceção do sistema adquiriu-se novos conhecimentos e solucionaram-se as dificuldades encontradas. Por isso, com base na experiencia obtida durante o desenvolvimento da Dissertação são apresentadas de seguidas uma série de conclusões.

No Capítulo 2 foram apresentados alguns sistemas de monitorização presentes no mercado. Com base na análise destes sistemas verificou-se, com satisfação, que existe lugar no mercado para estes produtos. A tecnologia evoluiu no sentido em que o aspeto e tamanho destes sistemas passe despercebido na paisagem doméstica onde estes são habitualmente instalados. Contudo, o valor pelo qual se pode adquirir um destes sistemas de monitorização ainda é elevado para a grande maioria da população.

No Capítulo 3 foi apresentada a arquitetura do sistema desenvolvido. O objetivo por trás de cada decisão na arquitetura do sistema foi sempre garantir que o sistema fosse dinâmico. O dinamismo pretendido traduz-se na possibilidade de atualizar o sistema tanto em hardware como em software, de adicionar novos monitorizadores ao sistema e de alterar as funcionalidades da interface gráfica. Daí ter-se decidido usar uma FPGA para implementar os módulos de controlo dos monitorizadores. Esta decisão revelou ser de extrema utilidade pois permitiu desenvolver os módulos de controlo dos respetivos monitorizadores independentemente uns dos outros, e, por fim, ao reuni-los, e constatar o funcionamento dos mesmos. Um último módulo, responsável pela comunicação com a Raspberry Pi, também foi adicionado sendo que este funcionou conforme planeado.

Em suma, a característica modular adicionou flexibilidade ao sistema pois cada um dos módulos usados pode ser alterado ou eliminado, mas não só. Outros módulos para

o controlo de outros monitorizadores, ou para outras finalidades podem ser adicionados ao sistema atual sem a necessidade de realizar alterações significativas ao sistema.

Relativamente ao ambiente gráfico e à parte de gestão de dados e supervisão dos monitorizadores soube-se, desde início, que a FPGA disponível para este projeto não possuía as características desejáveis para implementar uma interface adequada para o sistema. Daí, ter-se decidido implementar o ambiente gráfico recorrendo a uma Raspberry Pi.

No planeamento da interface gráfica para com os utilizadores do sistema, também se manteve como critério o dinamismo presente na etapa anterior. A principal decisão tomada nesta etapa consistiu em garantir que o utilizador pudesse aceder ao sistema com total flexibilidade a partir de um browser onde quer que fosse a sua localização. Esta decisão tornou o sistema muito mais interessante e de encontro à tendência atual dos sistemas de monitorização. No entanto, esta solução requer uma ligação à internet quer no local de instalação do sistema quer pelo utilizado r. Apesar disso, o sistema é acessível localmente mesmo sem ligação à internet. A entrada no mundo da internet também implica a análise de questões de segurança envolvidas. Uma vez que o tempo para a realização deste trabalho é escaço não foi possível fazer um estudo sobre que medidas de segurança seriam mais adequadas para um sistema deste género.

No Capítulo 4 são demonstrados os primeiros resultados simulados e práticos relativos ao funcionamento dos módulos de controlo dos respetivos monitorizadores. Os resultados vão de encontro com os critérios definidos na fase de planeamento. É também neste capítulo que se testaram os software necessários ao funcionamento da interface gráfica. A fase de testes foi uma fase delicada pois não se sabia até que ponto a Raspberry Pi seria compatível com os software nela instalados e se seria capaz de processar toda a informação em tempo útil. No final da fase de testes não se tinha detetado nenhuma perda de performance ou incompatibilidade dos softwares instalados.

No Capítulo 5 é descrito o funcionamento do programa de supervisão e gestão desenvolvido em C++. Este programa foi necessário para fazer a ligação entre os diferentes softwares (servidor web, servidor MySQL) que correm na Raspberry Pi e o hardware desta placa. Com este programa foi possível interagir com a base de dados através de queries SQL, quer para ler comandos inseridos pela interface gráfica, quer para preencher a base de dados com a informação vinda dos monitorizadores. Nesta etapa do desenvolvimento do sistema não se detetou nenhuma anomalia ou perda de performance,

contudo, quando se finalizou a interface gráfica verificou-se que existia uma forte demanda de processamento por parte do servidor web.

No final do Capítulo 5 é demonstrada a interface gráfica do sistema, foi nesta fase do desenvolvimento do sistema que se verificou o principal problema, o carregamento das páginas estava demasiado lento pois exigia demasiado processamento à Raspberry Pi. O problema foi rapidamente solucionado através da simplificação do design gráfico da página. No final, conseguiu-se na mesma desenvolver uma interface gráfica apelativa e cuidada mas mais simples de modo a consumir menos recursos.

O final do Capítulo 5 consiste num guia da utilização do sistema em que se demonstra que a utilização do sistema faz-se do mesmo modo que navegar na web, através de links, clicks e pelo preenchimento de formulários. Esta forma de interagir com as funcionalidades do sistema é intuitiva, e não requer que o utilizador tenha de adquirir novos conhecimentos desde que este esteja familiarizado com o uso da internet.

Por último, o Capítulo 6 é dedicado a testes do sistema. Os testes realizados tiveram como objetivo testar individualmente cada monitorizador, testar determinados eventos produzidos em laboratório para verificar se estes eram corretamente identificados e, por fim, realizaram-se monitorizações a diversos equipamentos e analisaram-se os resultados. Verificou-se que o sistema foi capaz de obter os dados de ambos os monitorizadores e posteriormente exibi-los na interface gráfica tal como pretendido.

Os testes realizados demonstram o funcionamento global do sistema de supervisão e gestão, mas é a capacidade de interpretar resultados obtidos que realmente dá valor ao sistema desenvolvido, pois este permite identificar a existência de situações anómalas, visualizar perfis de consumo, fazer previsões de custo, comparar resultados, etc. Embora este sistema já possua algumas funcionalidades interessantes, podem ainda ser desenvolvidas e incorporadas inúmeras outras.

O método de acesso remoto ao sistema revelou ser de extrema utilidade. Não só permite que os utilizadores finais usufruam da plataforma a partir de qualquer lugar com acesso à internet, como também será útil numa fase futura de manutenção e upgrade da plataforma. Este método de acesso à plataforma é uma das mais valias deste sistema pois implica apenas a instalação de um browser no equipamento do utilizador, contudo, este software vêm incluído com a maioria dos sistemas operativos.

Documentos relacionados