• Nenhum resultado encontrado

6. CONCLUSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

6.1. CONCLUSÕES

Este trabalho teve como objetivo a análise da aplicação da metodologia Scrum na empresa de consultoria estudada, em um projeto externo de desenvolvimento de Software. Os objetivos específicos foram: identificar os conceitos relacionados a aplicação da metodologia Scrum; descrever as práticas de aplicação da metodologia Scrum no projeto em questão; identificar os principais problemas ocorridos com a aplicação do modelo proposto; apresentar propostas de melhorias.

Nesse sentido, a revisão bibliográfica expôs os conceitos de serviço, mais especificamente o serviço de consultoria e em que cenário ocorreu a ascensão desse ramo de organizações, especializadas no diagnóstico empresarial e na elaboração de planos de ação. Além disso, o conceito de projeto foi descrito a fim de melhor compreender a atuação da empresa Alpha em um projeto externo para a empresa Omega.

A fim de aprofundar ainda mais sobre o projeto estudado, foram descritas diferentes metodologias de desenvolvimento de Software e como ocorreram as transformações para as metodologias ágeis, mais especificamente a metodologia Scrum que está sendo aplicada no projeto estudado. Com isso, o estudo do processo de gestão da mudança é de extrema importância para acompanhar a aplicação das novas metodologias e a aceitação por todas as partes envolvidas no projeto. Assim, foi alcançado o primeiro objetivo específico, ou seja, identificar os conceitos relacionados a aplicação da metodologia Scrum.

No capítulo 4, o estudo de caso foi apresentado, descrevendo a empresa estudada e mais especificamente o projeto de desenvolvimento de Software, no qual a metodologia Scrum está sendo aplicada. Assim, a estrutura das equipes envolvidas e o andamento do projeto foram expostos, descrevendo na prática como a aplicação do framework Scrum está ocorrendo. Com isso, alcançou-se o objetivo específico sobre as práticas de aplicação da metodologia Scrum no projeto em questão.

Além disso, nesse mesmo capítulo, foi descrita a situação atual do projeto, como as equipes estão sobrecarregadas e de que maneira a verticalidade afeta a hierarquia dentro do projeto. Nesse sentido, o capítulo 5 analisou as divergências existentes entre o framework teórico

e a aplicação da metodologia na prática. Assim, foi alcançado o objetivo de identificar os principais problemas ocorridos com a aplicação do modelo proposto:

I. A aplicação da metodologia Scrum deve seguir um padrão seguindo o framework proposto.

II. A falta de treinamento prévio para toda a equipe do projeto sobre a metodologia Scrum dificulta a aplicação da mesma.

III. O modelo de estruturação da equipe do projeto estudado afeta os pilares da metodologia Scrum.

IV. Alguns dos princípios ágeis não estão sendo seguidos na aplicação da metodologia Scrum no projeto estudado.

V. A falta de padronização na duração das Sprints compromete a medição de velocidade do time Scrum.

Com base nos resultados obtidos com o estudo de caso, foram propostas recomendações que se aplicadas, podem trazer benefícios para o projeto. Como exemplo uma maior padronização na aplicação da metodologia Scrum, uma melhor qualidade de trabalho para os integrantes das equipes do projeto e consequentemente uma maior eficiência no desenvolvimento de Software. Assim, o último objetivo de apresentar propostas de melhorias foi alcançado.

Além disso, foi proposta uma questão central da pesquisa: Como a aplicação do atual modelo de desenvolvimento de Softwares (Scrum) aplicado pela consultoria estudada diferencia- se do framework proposto por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, criadores da metodologia alvo do estudo?

Nesse sentido, notou-se que o projeto estudado se diferencia do framework teórico em vários aspectos, não existindo uma padronização na aplicação da metodologia. Além disso, a estruturação da equipe afeta os pilares do Scrum, de forma a distanciar-se dos princípios ágeis.

Da mesma forma, também foram propostos questionamentos secundários que foram respondidos no decorrer do trabalho:

• Como é estruturado o modelo de gestão de projetos de desenvolvimento de Softwares na empresa de consultoria estudada?

Conforme citado no capítulo 4, a empresa Alpha utiliza uma gestão hierárquica forte, na qual a verticalidade pode afetar o andamento do projeto estudado. Assim, a gestão pode estar se distanciando do conceito proposto por Bomfin, Nunes &

Hastenreiter (2012) de que gerenciamento de projetos busca ser ágil, inovador e desafiador. Nesse contexto, com o objetivo de alcançar melhorias na gestão, empresas buscam investir na melhor formação de seus funcionários, o que proporciona melhores resultados para a organização.

• De que maneira as divergências encontradas auxiliam ou dificultam o andamento do projeto?

Visto que os integrantes das equipes estão sob constante pressão e estresse, a possibilidade de ocorrerem erros aumenta, o que pode prejudicar o andamento do projeto.

Dessa forma, as possíveis causas desse estresse e pressão constante devem ser estudadas para verificar se o escopo do projeto foi bem planejado ou se o planejamento está sendo bem executado.

• De que maneira podem ser resolvidos ou amenizados os impactos decorrentes dos problemas encontrados?

Conforme descrito no capítulo 5, um investimento na formação dos funcionários para a aplicação da metodologia Scrum poderia acentuar a cultura dentro da empresa dos princípios ágeis. Assim, as equipes poderiam ser reestruturadas e o framework teórico seria mais próximo à aplicação na prática, a qual seria mais padronizada nos projetos da empresa Alpha.

De forma geral, foi observado em relação ao projeto estudado que os atrasos nas entregas, o estresse e a constante pressão sob os funcionários podem ter raízes mais profundas, as quais devem ser investigadas, como má definição do escopo, duração das Sprints mal planejadas ou até a cultura hierárquica presente na empresa como um todo.

Vale ressaltar que para obter-se os resultados esperados com a implementação das melhorias propostas, a empresa Alpha precisa estar disposta para mudança em sua cultura e aberta para incorporar novas ideias e ações que auxiliem nos próximos projetos.

Entretanto, por restrições de custo e prazo, além da dificuldade de implementação, as propostas de melhorias não poderão ser aplicadas no projeto atual. Ainda assim, estas podem ser estruturadas para os seguintes projetos realizados pela consultoria Alpha.

Por fim, a pesquisa apresentou extrema importância, ao refletir sobre a aplicação da metodologia Scrum e os impactos da mesma no projeto como um todo, servindo de aprendizado para os próximos projetos.

Documentos relacionados