• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS

7.1 CONCLUSÕES

Um dos maiores desafios das concessionárias de energia elétrica é fazer um planejamento de forma eficiente e eficaz. Este trabalho tem como objetivo responder a esta questão. Deste modo, no Capítulo 4 são apresentadas as etapas do planejamento do sistema elétrico de distribuição, que tem como finalidade descrever e analisar todos os parâmetros exógenos e endógenos que são levados em consideração no planejamento do sistema elétrico de distribuição (critérios, definições e insumos). Vislumbra-se também como avaliar qual é o melhor momento de expandi-lo.

A expansão se faz necessária sempre que a demanda da região apresentar um crescimento significativo ou quando está dentro do planejamento estratégico da concessionária de energia elétrica ou é uma estratégia do Governo Federal e/ou Estadual e/ou Municipal. O planejamento da expansão pode contemplar a construção ou ampliação de subestações, instalação e recondutoramento de alimentadores, entre outros.

Um planejamento adequado do sistema elétrico de distribuição considera a minimização das perdas elétricas, minimização dos custos de instalação e manutenção de equipamentos. Outras questões também devem ser equacionadas, tais como qualidade de energia elétrica, confiabilidade da rede, limitações nos orçamentos, entre outros. Não podendo ainda esquecer que o planejamento deve estar alinhado de acordo com a filosofia da concessionária de energia elétrica.

Este trabalho tem como finalidade aplicar os conceitos de uma metodologia consagrada de gerenciamento de projeto, que é PMBOK, que vem a ser aplicada e adequada aos planejamentos dos sistemas elétricos de distribuição. Esta metodologia de gerenciamento de projetos é bastante genérica, sendo plenamente adaptável a todas as concessionárias de energia elétrica, cabendo a cada uma delas efetuar o detalhamento do método de acordo com suas diretrizes estratégicas e configuração administrativa.

Capítulo 7 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros 99

O gerenciamento de projeto deve ser aplicado de maneira coordenada, integrada e, sobretudo de forma disciplinada e constante. O conjunto de ferramentas de gerenciamento de projetos produz decisões racionais com base na precisão das informações, deste modo, conduzindo o projeto a níveis elevados de produtividade e qualidade.

Conforme apresentado, o Ciclo de Vida do Projeto pode ser dividido em cinco fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e por último o encerramento. Esta divisão traz a vantagem de poder focar melhor os processos de cada fase, sem perder a visão geral do projeto. Outra vantagem é a definição do início e término de cada fase, oferecendo referência para a mudança de fase ou de rumo quando necessário (usualmente denominado de Plano B).

Para uma melhor compreensão da metodologia de gerenciamento de projeto neste trabalho, as suas técnicas foram aplicadas num estudo de caso no Capítulo 6, através de um processo interativo para acompanhamento e monitoramento de projetos de P&D, dentro de uma concessionária de energia elétrica.

Este processo proposto é apresentado através de um fluxograma, e é bastante genérico, plenamente adaptável a todas as concessionárias de energia elétrica do país, cabendo a estas efetuar o detalhamento do método com base em suas diretrizes.

A primeira fase da proposta de P&D é o preenchimento do Termo de Abertura do Projeto (TAP), que é a fase de estruturação do projeto, que apresenta de forma resumida as principais informações do projeto e argumentos necessários para a aprovação do mesmo. Deste modo é simplificado o trabalho da pessoa ou equipe que está propondo o projeto de P&D e da equipe ou pessoa responsável pela sua aprovação.

Após, a aprovação do TAP é o momento de fazer o planejamento do projeto. Neste procedimento é recomendado que todo o planejamento seja realizado com o apoio do software Microsoft Project, ou equivalente, que forneceu informações detalhadas sobre tarefas, prazos e recursos que compõem o projeto de P&D. Este software facilitou (visualmente e com tabelas de fácil entendimento) todo o processo de criação, implantação e o acompanhamento do projeto.

Capítulo 7 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros 100

Após, definidos no Microsoft Project as tarefas e os recursos necessários para a realização do projeto, foi gerado o Diagrama de Rede e a Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Para defini-los o Microsoft Project integra-se sem dificuldades com outros dois softwares: o

Pert Chart Expert e o WBS Chart Pro. O programa computacional Pert Chart Expert gera

um eficiente e claro Diagrama de Rede e o WBS Chart Pro, por sua vez, gera a EAP. Deve-se ressaltar que tanto a criação do Diagrama de Rede quanto a Estrutura Analítica do projeto são geradas de forma automática, deste modo, otimizando o tempo do planejador.

Todo o acompanhamento do projeto é realizado através do Gráfico de Controle de Gantt no próprio Microsoft Project. Primeiramente, atualizou-se periodicamente o cronograma para refletir o andamento real de um projeto. Em seguida, foi comparado o cronograma atualizado com a linha base do projeto, a fim de determinar se o andamento está de acordo com o cronograma original. Fica evidente que o atraso na realização de alguma tarefa interfere no andamento geral do projeto, bem como, no aumento do uso dos recursos humanos e financeiros, deste modo, onerando o projeto.

Finalizando, a utilização da ferramenta de gerenciamento de projeto no planejamento da distribuição só vai gerar ganhos para a concessionária de energia elétrica. Estes ganhos podem ser resumidos em: redução na duração dos projetos, diminuição e identificação dos riscos, aumento da qualidade e normatização da metodologia empregada, proporcionando a sua aplicação por todos os colaboradores da concessionária. Pode-se ainda destacar que, todo o integrante da equipe do projeto, bem como, as pessoas interessadas no projeto tem acesso a todas as informações do projeto. Deste modo, sabe-se em qual estágio se encontra o projeto e quais os recursos que já foram gastos.

Documentos relacionados