• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV – Conclusões e Trabalho Futuro

4.1 Conclusões

Um dos objetivos deste trabalho foi a caracterização do sistema de IP da cidade de Lamego no que se refere à sua eficiência luminotécnica e à sua eficiência energética, incluindo propostas de alterações que promovam o aumento dessas eficiências., outro dos objetivos foi apresentar uma metodologia objetiva de classificação da via urbana, apontando as características luminotécnicas adequadas a cada tipo de via urbana.

Tornou-se evidente que é possível atualmente, em termos técnicos, substituir, em muitas situações, as convencionais luminárias de IP por luminárias de uma nova geração, diminuindo assim os consumos de eletricidade associados. A tecnologia Led pode ser utilizada, como forma de conceber uma iluminação eficiente e com menores consumos energéticos associados. Esta tecnologia apresenta já várias vantagens, como se demonstrou, face às tecnologias convencionalmente utilizadas em IP e, para além disso, trata-se de uma tecnologia em constante desenvolvimento.

Ao longo deste trabalho analisou-se a eficiência energética de sistemas de IP, mais concretamente um estudo de caso da cidade de Lamego. Foram apresentadas duas propostas de alterações que possam promover o aumento da eficiência luminotécnica e energéticas na IP na cidade de Lamego, como seja o caso da substituição das luminárias com lâmpadas de VSAP pelas luminárias com lâmpadas Leds, permitindo uma grande poupança energética, e o uso de sistemas de controlo (dimming), que permitem uma redução de potência, assim como a vantagem, em termos económicos, da alteração proposta.

4.2 Trabalho Futuro

Como trabalho futuro, seria interessante estudar:

- a criação de uma base de dados da IP local, identificando em carta topográfica os pontos de luz e suas características;

- a viabilidade económica e técnica da implementação de luminárias autónomas e explorar o uso de fontes de energia renováveis, como por exemplo, a energia eólica e/ou fotovoltaica.

______________________________________________________________________________________________ 65

Bibliografia

Alfalum (2010). Como selecionar e comparar luminárias Leds para aplicações de iluminação exterior. Associação espanhola de fabricantes de iluminação. ANIMEE. Disponível em:

http://anfalum.com/comunicas.asp. Acedido Julho 2012.

Alves, T. (2006). Geografias da noite. Fazer geografia através da luz. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Bicho, A. (2011). Utilização racional de energia elétrica no município de Vila Franca de Xira – casos de

estudo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Decreto Regulamentar n.º 90/84, 26 de Dezembro - Regulamento de Segurança das Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão.

ENE 2020 - Resolução do Conselho de Ministros nº 29/2010. Disponível na: <

http://dre.pt/pdf1sdip/2010/04/07300/0128901296.pdf>. Acedido março 2012.

EnergiaViva. Disponível na: <http://www.energiaviva.pt/dossier-iluminacao-Led.php>. Acedido junho 2012.

Garrido, E.L. (2010).Concepção e certificação de nova geração de candeeiros de iluminação pública. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

LED news (2011). Disponível na: < http://Lednews.com.br/video/glossario/>. Acedido julho 2012.

Livro Verde (2011), Iluminar o futuro, Acelerar a implantação das tecnologias de iluminação inovadoras. Bruxelas: Comissão Europeia.

Lourenço, D. R. (2010). Sistemas de Iluminação Pública com Gestão Inteligente de Consumo. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Luminotécnia. Disponível na: <http://www.prof2000.pt/prof2000/prof3_.html>. Acedido junho 2012.

______________________________________________________________________________________________ 66

Maduro, A. (2007). Tecnologia e Economia Agrícola no Território Alcobacense (séculos XVIII-XX),

Volume I. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Norma EN 13201 Disponível na:

<http://www.ltblight.com/English.lproj/LTBLhelp/pages/EN13201.html>. Acedido junho 2012.

Novicki, J.M. & Martinez, R. (2008). Leds para iluminação pública. Brasil: Universidade Federal do Paraná Curitiba.

Oliveira, C. (2007). Projecto de Linhas Média Tensão, Baixa Tensão, Postos de Transformação,

Iluminação Pública e Exploração de Postos de Transformação e Redes de Baixa Tensão. Porto: Faculdade

de Engenharia da Universidade do Porto.

Oliveira, N. (2012). A Luz e as Vias de Comunicação. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Osram (2010). Manual Luminotécnico Prático

Ribeiro, T. (2010). Luminotécnica – Métodos de avaliação. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Saber Eletrônica, Leds: A iluminação do futuro. Ano 43, Edição 415, Agosto 2007 Disponível na: <http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/247>. Acedido junho 2012.

Sales, R. (2011). Led, o novo paradigma da Iluminação Pública. Curitiba: Instituto de Engenharia do Paraná - IEP.

Santos, C. (2011). Iluminação Pública e Sustentabilidade Energética. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Schreder, LED o futuro da iluminação?. actual. 2008. Disponível na: <http://www.schreder.com/documents/_Dossier/PDF/Portuguese/200805071621254/Led sTheFutureOfLightingPO.pdf>. Acedido setembro 2010.

______________________________________________________________________________________________ 67

Schreder, Sustentabilidade e gestão da iluminação pública. Disponível na: < http://ave.dee.isep.ipp.pt/~see/jornadas2010/Jornadas/images/Pdf/Schreder_RenatoBranc o.pdf>. Acedido dezembro 2012.

Secretaria de Estado da Energia e da Inovação do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento (SEEI/MEID), “Eficiência energética na iluminação pública – Documento

de referência” (2011). Disponível na:

<http://www.anmp.pt/files/dpeas/2010/pactoautarcas/p02/diversos/Eficiiluminapublica.p df>. Acedido em junho 2012.

Serrão, Joel (1979) Dicionário de História de Portugal. Lisboa.

Stabilux by IREM, pdf cedido pela AMVDN – Associação de Municípios do Vale Douro Norte em novembro de 2009.

Teixeira, Armínio Técnicas de iluminação. actual. 2003. Disponível na: <http://paginas.fe.up.pt/~arminio/teci/apontamentos.html>. Acedido abril 2012.

Vaz, L.C. (2010). Supervisão e controlo remoto da iluminação pública. Aveiro: Universidade de Aveiro. Voltimum, (2012). Disponível na: http://www.voltimum.pt/news/29/cm/ordenamento-da- iluminacao-publica--parte-i--classificacao-das-vias-urbanas.html. Acedido novembro 2012.

______________________________________________________________________________________________ 69

Documentos relacionados