• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 10 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

10.1 Conclusões

O assunto mais importante hoje em dia para as empresas é a sua sobrevivência face à concorrência acirrada em função da abertura de mercado e da formação de blocos econômicos. Para isso as empresas buscam aumentar a sua competitividade, conquistando e mantendo clientes. A satisfação dos clientes é o alvo principal. A gestão integrada da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho é hoje reconhecida como uma das ferramentas mais úteis na busca dessa competitividade.

Para conseguir sobreviver à concorrência do mercado internacional, as empresas brasileiras ( A SOCIEDADE ) foram induzidas pelo governo ( O ESTADO ) através da redução das alíquotas de importação a aumentar a sua competitividade.

A pesquisa deve sempre buscar a melhoria da gestão e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Dentro desta visão, neste trabalho, buscou-se mais especificamente focalizar os modelos de gestão voltados para qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

Desde seu início este trabalho sustentou-se na busca de elementos que servissem de fundamentação para a implantação de Sistemas de Gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Pois, a garantia da gestão do meio ambiente, saúde e segurança no trabalho denota a necessidade mais básica dos seres humanos, ou seja, garantir sua sobrevivência.

segurança têm sido aprimoradas, porém a constância dos altos índices de acidentes ambientais e no trabalho nos últimos anos, reflete a necessidade de mudança da abordagem pontual, que está sendo utilizada, para uma abordagem sistêmica. Onde passa- se a ter uma visão macro da organização, integrando todos os níveis hierárquicos de forma a propiciar o desenvolvimento e a consecução de um objetivo maior, garantir impactos dos produtos ambientalmente corretos e a saúde e segurança de todos os elementos da organização.

Com isto, a possibilidade dos trabalhadores aderirem a estes novos programas de melhoria da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho é bem maior.

Os elementos para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho foram levantados através da análise de diversas propostas de planejamento da gestão integrada e de relatos de experiências, sugeridas por vários autores. Benefícios concretos podem ser obtidos com os Sistemas Integrados de Gestão: redução de custos (com certificações, auditorias internas, treinamentos etc); simplificação da documentação (manuais, procedimentos, instruções de trabalho e registros); atendimento estruturado e sistematizado à legislação (Ambiental, PPRA, PCMSO, CIPA etc). Como resultado desta análise surgem os passos principais desta proposta, podendo ser visualizados, de uma maneira genérica, nos seguintes itens:

• Primeiramente é necessária uma análise inicial da situação da empresa e da realidades nacional e internacional no que se refere a qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Esta análise deve incluir a avaliação da organização, através do levantamento das condições gerais da empresa além dos aspectos, impactos e riscos dos produtos e atividades. Vários métodos de análise podem ser utilizados nesta etapa porém, devem sempre incluir a visão dos trabalhadores, pois a participação destes é fundamental para o êxito de todo o sistema;

• Como segundo item, tem-se a necessidade do estabelecimento de uma política integrada de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, pela alta direção da organização através do desenvolvimento de uma forte e disseminada cultura de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e da definição de metas e estratégias de ações;

• Se faz também necessário o planejamento de um sistema de melhoria contínua da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, com a definição de

objetivos e indicadores de resultados, para a verificação do alcance destes objetivos. Além disto, a disponibilização de recursos, a criação de programas de implantação para os empreendimentos, o uso de incentivos para trabalhadores e gerentes, entre outros, são de grande importância para o bom desempenho do sistema.

• Na fase de implementação do sistema é de suma importância a conscientização e o desenvolvimento de competências. Estes deverão ser enfocados através de treinamentos e da realização de reuniões de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, além do uso de outros elementos que busquem estimular a cooperação de todos na implementação e manutenção do sistema.

• Para que o sistema possa ser constantemente melhorado é importante que este seja dotado de um mecanismo de verificação dos erros e deficiências. Para tanto, é necessário entre outras medidas, o desenvolvimento de registros, monitoramentos e principalmente auditorias. Estas devem resultar em ações que busquem a imediata correção do sistema.

• Como as mudanças, tanto internas a organização quanto as referentes ao ambiente externo a esta, tem ocorrido com grande freqüência na sociedade atual, é importante que sejam realizadas, no sistema implantado, análises críticas. Estas devem objetivar além da constante adaptação do sistema, a criação de uma visão de futuro melhorando a tomada de decisão e a ação pró-ativa da alta direção.

Além dos elementos necessários a elaboração do sistema de gestão, foram levantados diversos pontos considerados de suma importância para a melhoria do desempenho da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho nas empresas. Dentre estes os mais importantes foram:

• A necessidade de sensibilização da alta direção para a questão da garantia da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Esta sensibilização pode ser efetuada principalmente através da constatação dos altos custos resultantes da ocorrência das perdas da qualidade do produto e produtividade do processo.

• A necessidade do comprometimento da alta direção com o desenvolvimento e operacionalização do sistema de gestão, uma vez que cabe a esta o investimento dos recursos além de servir como modelo de comportamento para seus colaboradores.

• A importância do desenvolvimento de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, uma vez que, sem o desenvolvimento desta, toma-se muito improvável a melhoria do desempenho da gestão integrada, pois a mudança comportamental de todos no ambiente de trabalho é imprescindível.

• A importância do treinamento, tanto no sentido de informar aos trabalhadores sobre a existência dos perigos existentes, como para ensinar e sistematizar o uso de procedimentos seguros para a execução das funções.

• A viabilidade de serem utilizados esquemas de incentivos para auxiliar a conscientização dos empregados. O uso destes deve ser estudado e controlado, pois pode estimular comportamentos indevidos.

• A participação dos empregados, tanto na elaboração do planejamento como na implantação do sistema é de grande importância, pois além de propiciar o conhecimento, estimula o desenvolvimento de comportamentos ambientalmente corretos e seguros.

Este trabalho foi realizado com objetivo de suprir uma grande deficiência encontrada no gerenciamento da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho das empresas. A necessidade de enfocar a garantia da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, por uma abordagem de natureza sistêmica tem sido ressaltada tanto por empresários como por pesquisadores.

É primordial a valorização dos funcionários com treinamento adequado para sua função, trabalho em equipe, tendo oportunidades para pensar, sugerir, expressar-se e o mais importante, serem ouvidos. É preciso haver canais de comunicação nos dois sentidos do fluxo administrativo, pois as pessoas são a imagem e a essência da empresa.

Não é possível exigir dos funcionários qualidade em sua função, se não propiciar qualidade em sua vida, com salário justo, moradia, satisfação profissional, oportunidades de crescimento e de aprendizado, valorização pessoal com o respeito que todos merecem e, finalmente, fazê-los sentir orgulho do seu trabalho.

Tendo a empresa qualidade em seus produtos, deverá buscar também a aceitação junto à comunidade através da preocupação com seus funcionários (pessoal e profissionalmente), com a saúde e segurança no trabalho e com o meio ambiente, evitando a poluição das águas e do ar que se respira, procurando aliar processo produtivo (incluindo preços

competitivos) ao melhor para o meio ambiente; pois essa preocupação será um componente decisivo para o consumidor.

Assim, através de um levantamento bibliográfico foram definidos os principais elementos a serem considerados para a elaboração de um sistema de Gestão integrada da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Além destes, foram encontrados também, elementos de natureza comportamental que são vitais para o bom desempenho deste sistema. Desta forma, cada empresa será capaz de elaborar o seu Sistema de Gestão, buscando além da melhoria da qualidade de vida de seus funcionários o melhor desempenho nos seus negócios.

Documentos relacionados