• Nenhum resultado encontrado

5. CONCLUSÕES E SUGESTÕES

5.1 Conclusões

O desenvolvimento das diferentes etapas desta pesquisa permite apresentar as seguintes conclusões:

- As fibras presentes nas três polpas foram classificadas segundo o comprimento como fibras de celulose curtas. A estrutura composta por fibras de celulose se caracteriza pelo sentido aleatório na orientação das fibras, resultando em uma estrutura de fibras emaranhadas. As polpas preparadas com extratos corantes de Cúrcuma, Carmim e Urucum apresentaram concentrações de sólido próximas e na faixa de 2,04% até 1,21 % e apresentaram comportamentos similares na secagem do papel.

- Evidenciou-se uma maior influência da velocidade do ar em relação à temperatura do ar na taxa inicial de secagem, na taxa de secagem constante e no teor de umidade final parametrizado. Os dados experimentais de cinética de secagem foram bem representados pelo modelo empírico Midillli.

- O processo de secagem utilizado atingiu valores baixos de umidade nas três polpas analisadas, embora, a umidade da folha apresente diferenças justificadas pela não homogeneidade do material.

- Os valores de gramatura média apresentados pelos papéis produzidos para esta pesquisa correspondem aos valores de gramatura para cartões comerciais produzidos no Brasil, que

estão na ordem de 250 g/m2. Os menores valores da gramatura foram obtidos para as

condições mais severas de secagem para as três polpas em todas as telas.

- Os valores de espessura média foram superiores para as polpas tingidas com extrato corante de Carmim de cochonilha comparando-os com os valores obtidos para polpas tingidas com extratos corantes de Cúrcuma e Urucum, que apresentou os menores valores de espessura média das três polpas analisadas, isto nas condições mais severas de secagem.

108

- A densidade real apresentou apenas pequenas variações entre as polpas, podendo-se relacionar pequenas diferenças na concentração de sólidos das polpas, preparadas com papéis já usados que nem sempre tem as mesmas características de fabricação.

- A porosidade apresentou para as três polpas testadas uma tendência à diminuição com o aumento da velocidade e a temperatura do ar de secagem, não apresentando diferenças significativas desta propriedade para as polpas tingidas com extratos corantes de Cúrcuma e Urucum.

- A polpa tingida com extrato corante de Carmim de cochonilha apresentou os maiores valores de resistência à tração das três polpas analisadas, apresentando uma tendência à diminuição da resistência à tração com o aumento das condições de secagem para esta polpa. Já as polpas tingidas com extratos corantes de Cúrcuma e Urucum, não apresentam tendências de diminuição ou aumento dos valores da resistência à tração.

- Os valores de alongamento obtidos para as três polpas diminuíram nas condições mais severas da secagem. As polpas preparadas com o extrato corante de Urucum apresentaram os maiores valores de alongamento das três polpas analisadas para as cinco telas nas três condições de secagem avaliadas. Os valores de alongamento atingidos pelos papéis fabricados neste trabalho são inferiores aos encontrados no mercado brasileiro de cartões.

- O Urucum é a polpa que apresenta um melhor índice de tração, já que possui uma

resistência à tração intermediária entre as polpas tingidas com extrato corante de Carmim de cochonilha e a menor gramatura das polpas analisadas.

- Foram obtidas diferenças na saturação da cor nos papéis obtidos para as três condições operacionais da secagem. Para a polpa tingida com extrato corante de carmim de cochonilha, houve uma diminuição na saturação da cor de 25% para os ensaios (0;0) e (+1;+1), comparando-se com a saturação apresentada pela amostra obtida nas condições de secagem mais brandas. A polpa tingida com extrato corante Cúrcuma apresentou um aumento da saturação da cor com o aumento nas condições operacionais da secagem. O comportamento da polpa tingida com extrato corante de Urucum deferiu das polpas tingidas com extratos corantes de Carmim de cochonilha e Cúrcuma, não apresentando tendências nem mudanças marcantes na saturação da cor dos papéis obtidos para as três

109

- As amostras de polpa tingidas com extrato corante de carmim de cochonilha apresentaram

perdas mínimas na saturação da cor em condições de ausência de luz. Para as polpas tingidas com extrato corante de Cúrcuma a saturação da cor dos papéis diminuiu em torno de 20% e para as amostras tingidas com extrato corante de urucum as perdas deste parâmetro foram de 25%

- As folhas de papel tingidas com extrato corante de Carmim de cochonilha expostas à luz fluorescente apresentaram boa estabilidade, apresentando diminuições na saturação da cor em torno de 30% após 55 dias. As amostras de papel tingido com extrato corante de Cúrcuma apresentaram perdas em torno de 95% da saturação da cor, para os papéis tingidos com extrato corante de Urucum estas perdas foram de 60%.

- A exposição à luz ultravioleta provocou altos valores de degradação da saturação nas amostras dos três corantes, sendo o cúrcuma o que sofreu a maior perda de saturação. O papel tingido com carmim perdeu sua coloração rosa após 15 dias de ensaio, enquanto o tingido com cúrcuma levou 10 dias para degradar até uma cor creme clara. O corante urucum, após o vigésimo dia do experimento, apresentou relativa estabilidade da cor. Os papéis artesanais fabricados neste trabalho apresentaram boas características físico- mecânicas que podem ser aproveitadas para outras aplicações como embalagens de produtos com apelo sustentável ou fabricação de papelaria artesanal. Os extratos corantes Carmim de cochonilha, urucum e cúrcuma demonstraram que suas vantagens corantes podem ser utilizadas em produtos alternativos. O carmim de cochonilha apresentou um comportamento diferenciado dos outros corantes analisados.

Documentos relacionados