• Nenhum resultado encontrado

O esforço de se construir um arcabouço teórico, metodológico e de aplicação de instrumentos de pesquisa para a análise de um objeto específico acaba recompensado pela satisfação proporcionada pelo sentimento de dever cumprido. Este sentimento não tem relação com uma certeza nem com o fato de que o que se produziu representa a verdade absoluta e, muito menos, simboliza a última palavra sobre o tema estudado.

Todo o trabalho, tanto em sua parte conceitual, quanto em sua parte de pesquisa, confirma que o clipping possui elementos de produção e de uso localizados em uma área fronteiriça aos dois campos que compõem este estudo. Além, fica claro também, mesmo que a comparação não possa ser localizada em um espaço de tempo determinado, que o serviço de clipping se sofisticou, tanto na forma de produção quanto em relação ao uso, adquirindo funções que antes não existiam. Também ficou evidente ao longo deste estudo, especialmente em relação aos processos de produção, que estes se aproximam-se a práticas dos trabalhos nos campos da biblioteconomia e da ciência da informação. Isto porque encontram-se nesses campos profissionais processos de tratamento da informação como a definição das necessidades informacionais dos clientes, a seleção, classificação, indexação e análise do tipo bibliométrico.

Há que se registrar uma especificidade em relação aos processos habituais desta área, já que, ao se produzir um serviço de clipping , estes processos dizem respeito à produção de um serviço secundário de informação com base em um suporte discursivo midiático, portanto, de natureza exotérica. É bom que se esclareça que não se está dizendo que não se produza este tipo de serviço na ciência da informação, mas sim que, na maioria das vezes, o substrato informacional neste campo se origina em publicações primárias com suportes não-midiáticos, portanto, de natureza esotérica conforme foi aqui fundamentado.

Os serviços secundários de informação são produtos relevantes do trabalho dos profissionais da ciência da informação, que atuam , como os jornalistas, na

intermediação da informação, só que obedecendo a critérios de tratamento informacional típicos da área.

Esta talvez seja uma outra distinção a ser mencionada. Os processos de intermediação de cada um dos campos seguem características próprias, embora a função seja parecida em termos da posição que os profissionais das duas áreas ocupam. Se na ciência da informação os profissionais lidam com componentes textuais de outros autores e deles constroem textualidades referentes, na comunicação social e em sua habilitação da qual se trata neste trabalho, o jornalismo, os profissionais são os próprios autores.

Na primeira área, a intermediação se coloca entre o conjunto autor/ texto em seu conteúdo global e original e aqueles que - em meio ao enorme conjunto de conhecimentos disseminados - buscam através destes textos referentes produzidos, qual fonte original mais satisfará sua necessidade informacional.

No segundo campo, esta posição se localiza entre o fato e aqueles que recepcionam a informação que dele se origina. A intermediação se dá, primeiro na seleção do que se transformará em notícia em meio à enorme quantidade de ocorrências potencialmente noticiosas. O segundo momento da intermediação se dá, depois, na construção textual propriamente dita, transmitida via veículos da mídia.

Em relação aos processos de uso, eles praticamente se referem à comunicação social. Conforme se pode atestar pela pesquisa de campo, a importância maior do serviço está na possibilidade de mensuração, através de métodos da bibliometria, de questões como visibilidade, formação de imagem e determinação de políticas gerais de comunicação, sem as quais a atividade política da modernidade não sobrevive. Isto se comprova pela relação que os assessores de imprensa dos parlamentares têm com o serviço de clipping , sempre considerando o produto como da maior importância do ponto de vista de ser um instrumento definidor de rumos de uma política de comunicação para os deputados. Aliás, a pesquisa de campo comprova que os deputados também pensam assim, ainda que ás vezes, isto se dilua numa avaliação mais genérica localizada na percepção de repercussões negativas ou positivas daquilo que a mídia veicula sobre a atuação parlamentar.

Acima de tudo, ao se encerrar este estudo, fica um sentimento de satisfação que se associa a uma manifestação de profunda humildade, pois, quanto mais se pensa

conhecedor de determinado assunto, mais se descobre inúmeras outras possibilidades de enfoque, de temas correlatos, enfim, de um outro mundo que se abre, quanto mais portas vão sendo abertas. Não poderia ser diferente com este trabalho. Todas as principais matérias-primas deste estudo são iguais a de todos os outros que a mão humana e capacidade de sentir e pensar da espécie conseguem realizar.

No entanto, como todos os outros estudos que o homem produz, este tem suas especificidades. Especificidades temáticas e especificidades em relação ao momento, ao cognóscio anterior do produtor e, principalmente, de todas estas coisas enfocadas do ponto de vista da orientação recebida. Neste caso, e, provavelmente, em relação a tantos outros, a sintonia entre o desejo de estudo concretizado através do tema escolhido e a abordagem sugerida pela orientadora foram enormes. Isto representou um fator de grande estímulo.

Destacaria um aspecto teórico importante em relação ao enfoque geral aplicado: nenhuma das abordagens restringiu-se a olhares menores, que reduzissem o objeto a um locus isolado, impossibilitado de receber interferências ou, que se resumisse, pura e simplesmente, a si mesmo. Ao contrário, o que se buscou foi sempre ampliar os horizontes, tirar o objeto de seu mundo particular e coloca-lo sob lentes ampliadoras.

Este foi o maior desafio, já que a tendência é de sempre o olhar se sentir atraído pelo detalhe, o olhar buscar a árvore e não a floresta. A expectativa é de que se tenha conseguido um equilíbrio: enfocar o detalhe sem perder de vista o conjunto. Como qualquer outro produto do esforço humano, haverá falhas, omissões, imprecisões ou outras coisas deste gênero. Porém, uma boa parte do objetivo terá sido alcançado se este olhar geral sobre as coisas tiver sido entendido.

Por outro lado, constatou-se muitas mudanças no objeto de estudo que evidenciaram as possibilidades de que ele possa ser produzido a partir do trabalho conjunto dos profissionais das duas áreas envolvidas neste estudo. Conforme já foi dito nestas considerações, este trabalho já pode ser encaixado na perspectiva interdisciplinar se analisado do ponto de vista das áreas de formação do pesquisador e sua orientadora.