• Nenhum resultado encontrado

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1. CONCLUSÕES

Devido à necessidade de preservação dos recursos disponíveis no planeta, a questão ambiental torna-se cada vez mais um fator preocupante, também, na elaboração de projetos de engenharia. Assim, o material fresado oriundo de grande parte das obras rodoviárias, o qual apresenta disponibilidade sempre que se faz necessário uma intervenção na rodovia, e sua correta aplicação e estudo, pode vir a afirmar sua capacidade técnica e econômica.

Por isso, este trabalho teve como objetivo analisar, através de ensaios laboratoriais, o comportamento mecânico do material fresado em substituição ao agregado natural para utilização em obras de restauração de camadas de pavimentos flexíveis. Assim, através da reutilização do material asfáltico oriundo da fresagem e, aplicando as técnicas de reciclagem a quente, para os ensaios laboratoriais, foram avaliadas as melhorias em quesitos de resistência mecânica, obedecendo as normas vigentes, as quais este material poderá vir a proporcionar.

Assim, nesta pesquisa, a avaliação mecânica apresentou resultados positivos com a inserção de material fresado, quando comparados a uma mistura convencional. Através dos resultados de MR foi possível verificar que a rigidez das misturas aumenta, ao passo que a quantidade de material fresado é inserido nestas, ficando claro o bom comportamento do fresado nas misturas. À temperatura de 25°C observou-se que os resultados de MR eram de, aproximadamente 4.000 MPa até 6.900 MPa para a mistura convencional, enquanto que para as misturas com adição de fresado, esses valores variaram de, aproximadamente, 5.300 MPa até 9.000 MPa.

Quanto à análise da resistência à tração, também foi possível verificar que os valores de RT aumentam conforme se eleva o teor de fresado nas misturas, como era esperado. Os valores de RT para as misturas CAref, CAF10, CAF20 e CAF30 foram de 1,42 MPa, 1,79 MPa, 2,08 MPa e 2,36 MPa, respectivamente.

No geral, na análise dos resultados de MR e RT, estes apresentaram valores superiores para as misturas contendo agregado reciclado, quando comparados com os valores obtidos nos mesmos ensaios para a mistura de referência. Acredita-se que estes resultados tenham sido

motivados pela presença do material fresado, que, por sua vez, age elevando a resistência das misturas as quais contém esse material na composição.

Para os resultados de módulo dinâmico, através das isotermas ficou claro que a rigidez das misturas aumentou com a inserção de material fresado, onde os menores valores foram encontrados na mistura de referência. Além disso, foi possível verificar que o E* se eleva à medida em que se diminui a temperatura de ensaio e se aumenta a frequência de carregamento.

Analisando as isotermas de ângulo de fase foi possível verificar que este diminui para a CAF30, à temperatura constante, à medida em que a frequência de carregamento aumenta. As misturas mais rígidas, CAF10, CAF20 e CAF30 apresentaram os menores valores. Além disso, os menores valores de ângulo de fase foram encontrados nas temperaturas mais baixas onde, ao passo que a temperatura era aumentada, o ângulo de fase também aumentava.

Através das curvas isócronas foi possível analisar a suscetibilidade cinética das misturas, onde, quanto menor a frequência, menor o valor de E*. Logo, quanto maior a inclinação da curva, maior a suscetibilidade. A curva que obteve a maior inclinação foi da mistura CAref, seguida pela CAF10.

Com a curva mestra das misturas foi possível verificar que o E* aumenta em função da frequência. Através destes dados notou-se que a mistura que apresentou maior rigidez foi a CAF30, seguida pela CAF10, CAF20 e, por último, a CAref. Esse resultado foi considerado inesperado, visto que, geralmente, a adição de fresado nas misturas aumenta a rigidez, o que, neste caso, não se confirmou em sua totalidade, sendo que a mistura com adição de 10% de fresado apresentou-se mais rígida que a mistura com adição de 20% de fresado. No entanto, ainda assim, o experimento indica que a adição de fresado em misturas asfálticas afeta o módulo e aumenta a resistência das misturas, pois, a mistura menos rígida foi a que não apresentava material reciclado em sua composição.

Na análise dos dados frente à fadiga, foi apenas inferido que a inserção de material reciclado nas misturas não teve melhora nem piora significativa no comportamento, sendo a CAF10, entre as misturas com adição de fresado, a mistura a qual ficou mais vulnerável neste aspecto. No entanto, como a análise é feita em altas frequências, foi possível observar que a adição de fresado não tem influência significativa no aspecto da fadiga, sendo necessária uma análise mais aprofundada deste parâmetro. Por outro lado, quando a avaliação é feita para a deformação permanente, a correlação não funcionou como o esperado, sendo necessária a avaliação do ensaio característico de FN para obtenção de avaliação adequada.

No que diz respeito aos resultados de adesividade das misturas, para o ensaio do efeito deletério da água (Lottman Modificado), as amostras obtiveram resultados condizentes com a

literatura, mas que devem ser melhor investigados. Quanto ao desgaste por perda de massa Cântabro, foi possível observar que, conforme se aumenta o teor de fresado nas misturas, a média dos valores de perda de massa também aumenta, o que significa que o fresado aumenta a tendência ao desgaste das misturas.

Por fim, na análise de FN foi possível verificar, claramente, que o FN aumenta conforme o teor de fresado nas misturas também aumenta. Isto é evidenciado pela quantidade de teor antigo presente, ou seja, à medida em que o teor de ligante antigo é maior, consequentemente, a resistência da mistura também é maior, visto que o ligante envelhecido apresenta maior rigidez que o ligante novo, o que reflete diretamente na resistência da mistura. Assim, de acordo com este ensaio, é possível afirmar que o material reciclado aumenta a resistência, ao passo que a deformação permanente não é um problema quando da inserção deste material na composição das misturas.

Assim, ao realizar uma análise geral dos resultados, foi possível concluir que a adição de material fresado em misturas asfálticas é de grande importância, visto que os experimentos de laboratório demonstraram o crescimento de desempenho e resistência destas misturas quando comparadas a misturas convencionais.

Documentos relacionados