• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÕES, IMPLICAÇÕES E SUGESTÕES

5.2. Conclusões do estudo

O principal objectivo deste estudo consistiu em avaliar a contribuição de metodologias de ensino baseadas em WebQuests longas e curtas, para a aprendizagem do tema curricular de 2.º Ciclo do Ensino Básico Aimportância da água para os seres vivos. Os resultados obtidos, através da análise das respostas dos alunos ao pré e ao pós – teste, permitiram estabelecer as conclusões que a seguir se apresentam, organizadas em função dos conteúdos conceptuais abrangidos pelo tema em estudo, e que foram descritos em 3.6.1.

Relativamente ao ponto de partida dos alunos envolvidos neste estudo, foi possível concluir que:

− Os alunos de ambas as turmas revelavam um nível de conhecimento científico limitado. De facto, relativamente ao sub – tema Água na Natureza, constatou-se que a maior parte dos alunos apresentava as nuvens e o mar como coisas capazes de realizar acções humanas, tais como captar ou enviar água, respectivamente. As concepções alternativas detectadas e, discutidas pormenorizadamente em 4.2.1., revelaram que os alunos defendem que as nuvens e o mar são partes

alternativas já referidas, é, ainda, de salientar outras concepções identificadas antes de ensino, respeitantes aos conhecimentos conceptuais relacionados com o ciclo da água:

ƒ As nuvens captam a água do mar; ƒ As nuvens retêm o sal da água do mar; ƒ A água da chuva tem origem nas nuvens;

ƒ A chuva forma-se antes da água do mar chegar às nuvens.

− Relativamente ao sub – tema Qualidade da Água, verificou-se que a maioria dos alunos conseguiu dar uma resposta cientificamente aceite nas questões que apenas exigiam conhecimentos adquiridos no seu quotidiano (ex.: questão sobre o conhecimento de actividades humanas em que a água potável é necessária). No entanto, os alunos revelaram muitas dificuldades nas questões que requeriam um conhecimento de conceitos científicos menos comuns (ex.: questão sobre o conceito de “água imprópria para consumo”). A maior parte não apresentou qualquer resposta às questões ou respondeu de forma incompreensível, o que indica um desconhecimento dos assuntos em causa.

− Sobre os conteúdos do sub – tema Poluição da Água, verificou-se que os alunos revelaram dificuldades, nomeadamente no tópico referente à necessidade de poupar água, dado que a maioria apenas apresentou razões económicas, ignorando o aumento da escassez de água no planeta (ver 4.2.3. e 4.2.5.). Alguns alunos apresentaram outro tipo de respostas que evidenciam concepções alternativas tais como:

ƒ Água poluída é água com objectos e resíduos que se vêem; ƒ A água límpida é sempre própria para consumo.

A maioria dos alunos não foi capaz, antes de ensino, de antecipar uma possível consequência da poluição da água.

− No sub – tema Tratamento da Água Poluída, verificou-se uma quase total ausência de conhecimentos científicos, constatando-se que a maioria dos alunos, de ambas as turmas, não tinham qualquer ideia sobre possíveis formas de tratar a água poluída. Assim, salientam-se algumas concepções alternativas detectadas nas respostas dos alunos:

ƒ Não é possível retirar pedacinhos muito pequenos;

ƒ A água só está poluída se tiver substâncias sólidas visíveis a olho nu; ƒ As substâncias que turvam a água são micróbios;

ƒ Pode-se tirar tudo, excepto os micróbios; ƒ A água poluída não pode ser tratada; ƒ Não é possível tratar a água.

Pela análise dos resultados obtidos após o ensino, foi possível concluir que:

− A maioria dos alunos, no sub – tema Água na Natureza, já apresentou uma ideia de ciclo da água como circulação da água pelo planeta, relacionando as várias partes que integram esse ciclo. Contudo, grande parte dos alunos da turma C, ainda apresentou algumas concepções alternativas relativamente à forma como é formada a chuva, tendo-se, mesmo assim, verificado nesta uma evolução mais positiva do que na turma L.

− Quanto ao sub – tema Qualidade da Água, verificou-se que quase todos os alunos apresentaram respostas cientificamente aceites, sendo a evolução conceptual mais acentuada na turma C do que na turma L.

− Sobre a Poluição da Água, constatou-se que, a nível geral, o desempenho dos alunos da turma C foi superior ao da turma L, apesar de se registar uma evolução positiva em ambas as turmas, em relação aos resultados obtidos no pré – teste.

− Relativamente ao sub – tema Tratamento da Água Poluída, as concepções alternativas mais frequentes, perfilhadas, antes de ensino, por alunos das duas turmas, persistiram, após o ensino, em alguns alunos de qualquer uma das turmas. Verificou-se uma evolução positiva pouco considerável em ambas as turmas, tendo sido, no geral, a turma C, a que apresentou a evolução mais acentuada.

A análise comparativa da evolução das duas turmas (L e C), devido à utilização da mesma sequência de conteúdos e à realização de WebQuests com os mesmos conteúdos, mas à adopção de abordagens metodológicas diferentes, permitiu-nos concluir que:

− Ambas as turmas progrediram relativamente ao ponto de partida, tendo ocorrido uma diminuição das respostas na categoria “Concepções alternativas” e um aumento de respostas nas categorias “Cientificamente Aceites” e “Incompletas”; − Os alunos da turma C apresentaram uma evolução conceptual mais extensa do que

− Apesar de ter havido diminuição do número de alunos que perfilham concepções alternativas, algumas das concepções identificadas, antes de ensino, permaneceram após o ensino, salientam-se as seguintes:

ƒ A água da chuva tem origem nas nuvens;

ƒ Água poluída é água com objectos e resíduos que se vêem.

Desta forma, e tendo em conta o principal objectivo que este estudo se propunha a atingir, verificou-se, pelos resultados obtidos, que as WebQuests curtas parecem ter sido um pouco mais eficazes do que a WebQuest longa na promoção do desenvolvimento conceptual dos alunos. Salienta-se que os alunos, de qualquer uma das turmas, eram muito jovens, e estavam pouco habituados a ler, a seleccionar e a sintetizar informação. Nas WebQuests curtas as tarefas eram menos abrangentes, o que pode ter feito com que os alunos não se tenham cansado e desconcentrado tanto, dado que não tinham que esperar muito tempo por feedback. Contudo, em qualquer dos casos, as WebQuests criaram ambientes de trabalho prático que pareceram favorecer a evolução conceptual dos alunos em temas que exigem um grau de abstracção, como é o caso da Importância da água para os seres vivos.

Além do objectivo principal, propunha-se, ainda, analisar as opiniões do professor e dos alunos acerca do trabalho realizado durante o estudo do tema. A análise dos dados mostra que, de um modo geral, as turmas trabalharam bem, apesar de nem sempre ter havido concordância entre a auto e a hetero – avaliação, denotando-se uma maior semelhança, entre estas duas avaliações, na turma C do que na turma L. Relativamente à relação entre a auto – avaliação do aluno e a avaliação efectuada pelo professor, salienta-se que a diferença de resultados é menos divergente na turma C.