• Nenhum resultado encontrado

MÓDULO 1 – EPIDEMIOLOGIA GERAL CASO

6. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES FINAIS

6.1 - Conclusões

Esta pesquisa é o início de um grande desafio, tanto para a autora quanto para os profissionais de educação, saúde, ciências exatas e humanas, que desejam aprimorar seus conhecimentos e desvendar novas fronteiras no que tange à propostas inovadoras em metodologias educacionais, utilizando a TI como suporte ao processo de ensino-aprendizagem.

Na atualidade, com a influência da TI em comunhão com a Internet, se desenvolveu um ambiente menos reativo ao processo de ensino-aprendizagem, disponibilizando espaço para que o estudante, através de ferramentas tecnológicas, atinja os pré-requisitos necessários àquela atividade em construção.

Este trabalho teve por premissa descrever a incorporação e utilização da TI como suporte ao processo de ensino-aprendizagem, utilizando a metodologia da Aprendizagem baseada em problemas (ABP) ao cotidiano dos estudantes de graduação do curso de medicina da Escola Pernambucana de Medicina.

Os resultados apresentados demonstraram que há uma tendência que a implantação e disponibilidade de ferramentas de TI têm auxiliado o desenvolvimento das habilidades e competências desejáveis, bem como as características da Internet de acessibilidade e disponibilidade, a qualquer momento, são fatores positivos à implantação deste modelo.

Isto se prova, quando analisado o arquivo de acesso gerado no ambiente virtual de aprendizagem, juntamente com a análise dos resultados advindos do instrumento de pesquisa.

Durante o período de cinco meses, a quantidade de acessos superou todas as expectativas desta instituição.

Acessos Nº de Acessos

Media mensal Nº de Acessos Media mensal

Internos 1401 280 12689 2538

Externos 1878 376 12221 2444

Total 3279 656** 24910* 4982

*media de acessos estudante/mês 41.5 ** media de acessos tutor/mês 65.6

Os números relacionados acima expressam uma utilização em massa de todos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem desta escola.

Estes dados, conforme já demonstrado através da análise do instrumento de pesquisa, sinaliza de maneira positiva o caminho escolhido por esta instituição, para subsidiar a formação de seus estudantes.

O fato de se implantar uma semente de Educação à Distância (EaD) utilizando a Internet como suporte ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e suas ferramentas, em especial o FÓRUM e Mensagem, contribuiu para que a ABP pudesse ter sido implantada em sua totalidade.

Entretanto, se faz relevante pontuar que a utilização destes recursos necessita de conhecimentos prévios a respeito de conceitos como computadores,

softwares, além da habilidade de operar estes equipamentos e aplicações. Assim,

como 100% dos estudantes que responderam ao instrumento de pesquisa acessavam a Internet e 98% possuíam computador, a integração da TI ao dia-a-dia na escola não ocasionou transtornos.

Vale ainda ressaltar que a introdução deste novo modelo (ABP) e sua necessidade de interação à TI deve ser bem definida, para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, pois, por ser uma ferramenta dinâmica, a orientação se faz imperativa na condução da busca do conhecimento. Logo, os tutores, agentes mais próximos aos estudantes, também devem estar capacitados.

Mesmo este ambiente tendo como berço a área de saúde, especificamente um curso de medicina, a utilização deste modelo de TI tem aderência à qualquer área, desde que sua aplicação siga um projeto bem definido, com objetivos claros, tanto para quem implante, quanto para quem irá interagir. O comprometimento e a crença nesta nova forma, de aprender a aprender, inicia seu sucesso naqueles que a desenvolveram.

Por se tratar de um cenário de estudo com poucas referências tanto nacionais quanto internacionais, no tocante à introdução de ferramentas de TI utilizando a metodologia da Aprendizagem baseada em problemas (ABP) aplicada nos grupos tutoriais, interligando estudantes e tutor através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), proporcionando a integração durante todo o processo dos 7 passos, principalmente no sexto, onde acontece o estudo individual, este trabalho limitou-se a descrever o ambiente implantado na escola, que teve suas atividades iniciadas em janeiro de 2006.

Diante disso, este primeiro estudo é o inicio de um estudo maior que carece de acompanhamento para validar as primeiras percepções extraídas pelo instrumento de pesquisa aplicado.

6.2 – Recomendações para futuros trabalhos

As novas tecnologias da informação (TI) vêm transformando as escolas tradicionais, bem como suas metas de educação. Advinda de um sistema criado para desenvolver operários para a Revolução Industrial, os estudantes aprendem a sentar-se em filas ordenadas, a decorar fatos e a assimilar em grupo o material apresentado, como se não houvesse diferenças individuais na velocidade de aprendizagem.

Incorporado a isso, o advento da Internet criou um cenário onde o valor está relacionado à criação, transmissão e processamento de informações e idéias.

Assim, ensinar a raciocinar de forma crítica e a aprender devem ser premissas para o século XXI.

Mesmo que esta revolução esteja acontecendo de maneira lenta, é fato que está acontecendo e neste contexto, a TI e suas ferramentas devem ser as soluções mais utilizadas para subsidiar este movimento.

Assim, recomenda-se o desenvolvimento de mais pesquisas no que tange à utilização da TI e suas ferramentas, nos grupos tutoriais e em especial, no momento do estudo individual, quebrando o conceito do “individual” através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido para subsidiar a formação do conhecimento, através de ferramentas orientadoras desenvolvidas para este fim.

Sugere-se ainda pesquisas relacionando a interação da TI no ensino de graduação nas áreas de exatas, humanas e saúde de uma forma geral e novas tecnologias desenvolvidas para mediar o processo de ensino-aprendizagem.

A comparação da utilização da TI como suporte à formação do conhecimento em um modelo tradicional de ensino e na ABP, também é sugerida, além do acompanhamento destes dados para validar as afirmativas acima relacionadas.

Sugere-se ainda, o desenvolvimento de uma solução de TI aplicada à gestão acadêmica para instituições de ensino superior que utilizem a ABP como metodologia.