• Nenhum resultado encontrado

Iniciamos este trabalho sem o devido entendimento das etapas e dificuldades que deveríamos enfrentar ao longo do desenvolvimento deste projeto. Com perseverança e determinação, conseguimos superar todos os obstáculos vivenciados no decorrer desta proposta.

Este trabalho de conclusão de curso nos trouxe um enorme conhecimento na área de engenharia de software e de desenvolvimento de sistemas web, pois, além de adquirirmos conhecimentos novos com ferramentas jamais utilizadas, pudemos aprimorar nossos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Ciência da Computação. Contudo, este trabalho foi conquistado com intensa dedicação, vontade e necessidade de aprender uma ferramenta nova juntamente com um modelo de engenharia web, pois não possuíamos conhecimento algum sobre o tema foco desta proposta, que teve como interesse principal o estudo de métodos de engenharia de software aplicada na web, aplicando esse conhecimento no desenvolvimento de um protótipo.

Com este estudo podemos observar a importância da engenharia de software aplicada em projetos web. Ela apresenta uma série de modelos e métodos desenvolvidos, principalmente, para garantir a qualidade do processo de desenvolvimento e a qualidade do produto realizado, assegurando ao usuário um ambiente confiável e de fácil acesso.

Nos dias atuais, é muito importante que as empresas desenvolvedoras de sistemas web utilizem processos, práticas e ferramentas específicas da WebE, pois, sem um planejamento prévio e o uso dos métodos adequados, o resultado pode ficar comprometido. Por exemplo, as telas e processos existentes em um sistema web podem vir a confundir o usuário, caso o sistema não apresentar certa ordem ou seqüência de navegação. Se o conteúdo não estiver bem ordenado, o usuário pode não conseguir encontrar a informação ou objeto procurado na aplicação.

Neste contexto, a idéia desenvolvida (estudo dos métodos para desenvolvimento na Web) e o trabalho realizado (implementação do protótipo usando um desses métodos, a saber, o método UWE) auxiliaram o crescimento do conhecimento da equipe. Conseguimos entender o processo estudado e a importância do mesmo para o desenvolvimento de aplicativos web com qualidade.

Além de termos atingido os objetivos propostos no presente trabalho, observamos a oportunidade única que este trará em nossa vida por compreendermos um modelo de

engenharia web e uma ferramenta que o implementa. Além disso, o projeto nos permitiu a oportunidade de testar e aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de graduação.

A vantagem de termos utilizando o método UWE, consiste na elaboração do modelo de navegação e processamento, onde estes serão de grande utilidade no caso de posteriores modificação e na elaboração do modelo de apresentação, pois padroniza a estrutura de leiaute das aplicações web, facilitando a comunicação com os clientes.

Após o aprendizado do modelo de engenharia de software para web, foi, também, proposto o desenvolvimento de um protótipo. Essa etapa assentou e ampliou ainda mais nosso conhecimento sobre o assunto, pois tivemos que aprender ferramentas novas, como o Magic Draw UWE e o FrontPage para o desenvolvimento do layout das telas. Etapa esta proposta no método Uwe.

Com os objetivos atingidos, é de interesse da equipe que o protótipo vire um produto pronto para apoiar futuramente um negócio. Nesse sentido, o protótipo deverá sofrer algumas modificações, visto que tem muito mais o que se aprender e acrescentar, como, por exemplo, quesitos de segurança de rede, estudo detalhado de usabilidade do sistema e venda de ingressos online.

REFERÊNCIAS

ALGARVE, Guilherme Lorenzoni. Técnicas de engenharia de software para projetos de aplicações web. – Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação – Universidade Federal de Santa Maria, Campus: Santa Maria, RS, Julho de 2008. Disponível em http://www-app.inf.ufsm.br/bdtg/arquivo.php?id=92&download=1. Acesso em: 28 Outubro. 2008.

BIANCHINI, Sandro Lopes. Avaliação de métodos de desenvolvimento de aplicações Web: Acesso a Internet. – Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação – Universidade de São Paulo, Campus: São Carlos, SP, Fevereiro de 2008. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01072008-143726/ Acesso em: 28 Agosto. 2008.

BREVE, Fabrício Aparecido. Engenharia para WEB. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação - Universidade Federal de São Carlos, SP, São Carlos, 2002. Disponível em: <http://www.icmc.usp.br/~fabricio/trabalhos/engenharia_web.php>. Acesso em: 10 Agosto. 2008.

CECHELERO, Deise, Volpi, Marlon Marcelo. Engenharia para aplicações Web. – Curso de Especialização em desenvolvimento de aplicações Web. Revista de Divulgação Técnico- Científica do ICPG (Intituto Catarinense de Pos-Graduação) – Vol. 2, N. 5, Abril - Junho

2004, p. 49 – 54 – Disponível em <

www.icpg.com.br/hp/revista/download.exec.php?rpa_chave=05c0867a76306e5f77ba> Acesso em: 15 Setembro. 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 159 p.

GONÇALVES, Rodrigo Franco et al. Uma proposta de processo de produção de aplicação Web – Revista Produção V.15, N.3, P.376-389. Setembro/Dezembro 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/prod/v15n3/v15n3a07.pdf Acesso em: 10 Setembro. 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Análise dos Resultados: Acesso à Internet. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/ acessoainternet/comentarios.pdf>

KOCH, Nora. Web Engineering: Modelling of Web Applications. Material Didático. Instituto de Informática, Universidade Ludwig – Maximilian, Munich, Alemanhã.

Apresentado em: Sevilha, Espanha, 2007. Disponível em:

http://www.pst.ifi.lmu.de/projekte/uwe/

MagicDraw. Site da Empresa. What is Magic Draw. Disponível em:

http://www.magicdraw.com/. Acesso em 12 de março de 2009.

PFLEEFER, Shari L. Engenharia de software: teoria e prática, 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. 720 p.

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S.. Sistema de banco de dados. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1999. 778 p.

SILVA, Edna Lúcia da, MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação - 4a Edição. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2005. Disponível em < www.posarq.ufsc.br/download/metPesq.pdf> Acesso em: 28 Setembro. 2008.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2008. 552 p.

YOURDON, Edward. Análise estruturada moderna. Campus: Rio de Janeiro, RJ, 1982. 836 p.

ZAUPA, Fabrício Gabriel. Um processo de desenvolvimento de aplicações web baseado em serviço. – Dissertação de Pós-Graduação em Ciência da Computação – Universidade Estadual de Maringá, Campus: Maringá, PR, Abril de 2007. Disponível em <http://www.din.uem.br/arquivos/pos-graduacao/mestrado-em-ciencia-da-

computacao/dissertacoes/Um%20Processo%20de%20Desenvolvimento%20de%20Aplicacoe s%20Web%20Baseado%20em%20Servicos%20%28Fabio%20Gabriel%20Zaupa%29.pdf/vie w> Acesso em: 28 Outubro. 2008.

Documentos relacionados