• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÕES

A área de interesse para este estudo foi Salvador, capital da Bahia, localizada no litoral do Nordeste do Brasil. Os objetivos fundamentais foram estudar a variabilidade temporal das chuvas de Salvador, com foco em eventos extremos de precipitação, bem como investigar a existência de padrões da circulação atmosférica associados a esses eventos extremos. A abordagem principal do trabalho foi realizada combinando diferentes métodos matemático- estatísticos (Percentis, Correlações Lineares, Análise de Ondeletas, Análise de Componentes Principais e Análise de Agrupamento) aplicados a dados observacionais de precipitação e dados em ponto de grade de reanálise.

Na análise da variabilidade temporal foi observado que o quadrimestre chuvoso é de abril a julho, representando 51% (1088,3 mm) do total anual das chuvas. O mês de maio é o mais chuvoso do ano (359,9 mm). A técnica do percentil aplicada à série temporal dos dados diários de precipitação classificou como eventos extremos os totais diários maiores do que o percentil p=98. Foram considerados extremos os totais diários com valor igual ou maior que 50 mm. O maior número de eventos extremos é observado no quadrimestre chuvoso, correspondendo a 61% de todos os eventos da série. O estudo da correlação entre o número de eventos extremos e o Desvio Padronizado de Precipitação identificou uma relação direta entre a ocorrência de eventos e total mensal de chuva acima da média. Na análise de ondeletas foi possível observar que os eventos estão associados com, pelo menos, três tipos de oscilação na escala intrassazonal: de até 12 dias, de 12-24 dias e de 48-96 dias. Esse resultado indica a contribuição de sistemas de escala sinótica como os distúrbios de leste e os sistemas frontais, e também de circulações de escala planetária como a Oscilação de Madden-Julian.

A Análise de Componentes Principais e a Análise de Agrupamento, aplicadas à pressão ao nível médio do mar (PNMM) e às componentes zonal e meridional do vento (CZMV) em 200 hpa e 850 hpa, permitiram identificar padrões atmosféricos relacionados com os eventos extremos de chuva em Salvador. As análises foram realizadas para a área situada entre as latitudes de 40ºS e 30ºN e as longitudes de 100ºW e 0ºW.

Os Padrões, tanto da PNMM quanto da CZMV em 850 hpa, evidenciam a configuração de um cavado invertido no leste do Nordeste e área oceânica próxima, possivelmente resultante do avanço/interação de sistemas atmosféricos da área tropical/extratropical. Ainda no Padrão da PNMM, observa-se também configuração indicativa da presença do cavado equatorial/ZCIT, ondas de latitudes médias, e ZCAS. Essa última se estende na direção noroeste-sudeste sobre o norte e o centro do Brasil e Atlântico subtropical e está associada a eventos extremos de chuva identificados nos meses de novembro a março. Nos Padrões associados a eventos extremos do quadrimestre chuvoso (abril a julho) a configuração espacial da PNMM e da CZMV em 850 hpa mostra configurações com características ondulatórias.

Nos altos níveis (200 hpa), o Padrão para os meses de junho-julho-agosto é a configuração de difluência próximo ao equador, numa área de convergência em baixos níveis, uma estrutura vertical favorável à situação de ZCIT intensa. Essa difluência caracteriza uma condição de divergência de massa em altos níveis. Noutro Padrão a configuração evidencia trens de ondas que se propagam em direção ao equador no hemisfério sul, relacionados com cavados no escoamento de oeste que penetram em latitudes baixas da América do Sul. Observa-se para o Padrão dos meses de dezembro-janeiro-fevereiro uma circulação anticiclônica fechada sobre o continente (alta da Bolívia) e um cavado sobre o Atlântico Sul. Nesse Padrão a Alta da Bolívia está deslocada para nordeste, e o cavado do Nordeste-Atlântico Sul está posicionado sobre o Atlântico tropical, uma configuração típica de verões chuvosos no Nordeste.

Os métodos matemático-estatísticos possibilitaram analisar o regime de chuvas de Salvador e identificar as características de padrões de circulação atmosférica relacionados com os eventos extremos de chuva. Os resultados encontrados podem ser utilizados para comparação com estudos observacionais, para validação em estudos de modelagem numérica e como suporte em atividades dos centros operacionais de monitoramento e previsão do tempo e clima da área do Nordeste.

Uma extensão deste trabalho seria:

-Determinar, usando as mesmas técnicas, os padrões espaciais de outras variáveis atmosféricas como umidade específica, vorticidade relativa e radiação de onda longa (ROL).

- Realizar estudos de caso dos eventos de maior e menor correlação de cada padrão. - Estudar a relação entre a precipitação na área de Salvador e fenômenos de escala

interanual, a exemplo do ENOS.

- Estudar a influência das oscilações de 30-60 dias na variabilidade sazonal da precipitação na cidade de Salvador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, J. M. B.; TEIXEIRA, R. F. B.; FERREIRA, A. G. Um intenso Sistema Convectivo de Mesoescala no setor leste da Região Nordeste: O caso de 20 a 21 de maio de 1999. Revista

Brasileira de Meteorologia, v.16, n.1, p. 19-31, 2001.

ALVES, J. M. B.; FERREIRA, F. F.; CAMPOS, J. N. B.; ASSIS, F. S. F.; SOUZA, E. B.; DURAN, B. J.; SERVAIN, J.; STUDART, T. M. Mecanismos atmosféricos associados à ocorrência de precipitação intensa sobre o nordeste do Brasil durante janeiro-2004. Revista

Brasileira de Meteorologia, v.21, n.1, p. 56-57, 2006.

ANJOS, R. J.; MOREIRA, A. A. Eventos do Fenômeno El Niño em casos de atuação do Dipolo Negativo e Positivo no Oceano Atlântico Tropical e a precipitação no litoral oriental da Região Nordeste do Brasil. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 11., 2000, Rio de Janeiro.

ANDREOLI, R. V.; KAYANO, M. T.; GUEDES, R. L.; OYAMA, M. D.; ALVES, M. A. S. A Influência da Temperatura da Superfície do Mar dos Oceanos Pacífico e Atlântico na Variabilidade de Precipitação em Fortaleza. Revista Brasileira de Meteorologia, v.19, n.2, p.113- 122, 2004.

ANDREOLI, R. V.; KAYANO, M. T. A Importância Relativa do Atlântico Tropical Sul e Pacífico Leste na Variabilidade de Precipitação do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v.22, n.1, 63-74, 2007.

ARAGÃO, J. O. R. O Impacto do ENSO e do Dipolo do Atlântico no Nordeste do Brasil. Bull

Inst. Fr. Études Andines, Grécia, v. 27, n. 3, p. 839-844, 1998.

BANDEIRA, M. M.; MELO, E. C. S. Atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis Sobre o Nordeste do Brasil no Mês de Janeiro nos Anos de 2004 e 2006. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006. Florianópolis.

BARRETO, A. B.; SILVA ARAGÃO, M. R.; CORREIA, M. F.; SANTOS, A. H. M. Uma investigação sobre eventos de chuva intensa na cidade de Salvador, Bahia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 15., 2008. Anais... São Paulo, 2008. 1 CD.

BOLZAN, M. J. Análise da Transformada em Ondeletas Aplicada em Sinal Geofísico. Revista

Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 37-41, 2004.

BOLZAN, M. J. Transformada em Ondeleta: uma necessidade. Revista Brasileira de Ensino de

Física, v. 28, n. 4, p. 563-567, 2006.

BRITO, J. I. B.; NOBRE, C. SILVA; A. M. Modelo de Previsão Estatística da Precipitação de Inverno no Leste do Nordeste. CPTEC/INPE. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 7., 1994, Belo Horizonte.

CALHEIROS, A. J. P.; MOLION, L. C. B.; VAZ, J. C. M.; TENÓRIO, R. S. Um evento de precipitação extrema sobre a costa leste do Nordeste do Brasil. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006, Florianópolis.

CAVALCANTI, I. F. A.; KAYANO, M. T. High-frequency patterns of the atmospheric circulation over the Southern Hemisphere and South America. Meteorology and Atmospheric Physics, v.69, p. 179-183, 1999.

CHAVES, R. R. Variabilidade da precipitação na região sul do Nordeste e sua associação com

padrões atmosféricos. São José dos Campos, 1999, 159p. Dissertação (Mestrado em

Meteorologia), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, São Paulo. 1999.

CHAVES, R. R.; CAVALCANTI, I. F. A. Atmospheric circulation features associated with rainfall variability over southern Northeast Brazil. Monthly Weather Review, v.129, p. 2614- 2626, 2001.

CLIMANÁLISE - Boletim de Monitoramento e Análise Climática- INPE/CPTEC, v.11, n.04., 1996, São José dos Campos - SP, Brasil.

CONDE, F. C.; SLVA DIAS, M. A. Vórtices Ciclônicos de Ar Superior: Um Estudo de Caso através de Balanço de Vorticidade. CONGRESSO DE METEOROLOGIA, 11., 2000. Rio de Janeiro.

CORREIA, M. F.; SILVA ARAGÃO, M. R.; ARAÚJO, H. A. Ecos de Radar Meteorológico no Semi-Árido Nordestino e a Penetração de um Sistema de Origem Frontal. CONGRSSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 9., 1996. Campos do Jordão.

DAYAN, U.; ZIV, V., MORIM, E.; SHARON, D. A severe autumn storm over the middle-east: synoptic and mesoscale convection analysis. Theoretical and Applied Climatology. v.69, 103- 122, 2001.

DATSENKO, N. M.; ALVES, J. M. B.; REPELLI, C. R. Variações Pluviométricas no Nordeste Brasileiro: Comparações com Mudanças Climáticas Globais. Revista Brasileira de Meteorologia, v.10, n.1, p.42-47, 1995.

DEFESA CIVIL DE SALVADOR (CODESAL). Relatório Final da Operação Chuva 2005. 2005 (disponível em http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br/).

DEFESA CIVIL DE SALVADOR (CODESAL). Relatório Final da Operação Chuva 2006. 2006 (disponível em http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br/).

DEFESA CIVIL DE SALVADOR (CODESAL). Relatório Final da Operação Chuva 2007. 2007 (disponível em http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br/).

DEFESA CIVIL DE SALVADOR (CODESAL). Relatório Final da Operação Chuva 2008. 2008 (disponível em http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br/).

DERECZYNSKI., C. P.; OLIVEIRA., J. S.; MACHADO., C. O. Climatologia da Precipitação no Município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Meteorologia, v.24, n.1, p.24-38, 2009. DNMET. Normais Climatológicas (1961-1990). Departamento Nacional de Meteorologia. Brasília-Brasil. 1992. 84f.

ESPÍRITO SANTO, C. M.; SATYAMURTY. P. Eventos extremos de precipitação na região sudeste do Brasil e redondezas no período de 1997-2001. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 12., 2002. Foz de Iguaçu.

ESTEBAN, P.; MARTEN-VIDE, J.; MASSES, M. Daily Atmospheric Circulation Catalogue for Western Europe using Multivariate Techniques. International Journal of Climatology, v. 26, p. 1501-1515, 2006.

EVERITT, B. Cluster Analysis. Heinemann Educational Books, London, 1974. 135p.

FARGE, M. Wavelet Transforms and their Applications to Turbulence. Journal of the

Atmospheric Sciences, Palo Alto, v. 24, p. 395-457, 1992.

FARIAS, W. R. G.; CORREIA, M. F. Descargas Atmosféricas e Interrupções de Energia Elétrica na Área da Chesf: Relação das Variáveis Atmosféricas em Anos de El Niño e La Niña. Revista

Brasileira de Meteorologia, v. 23, n. 3, 270-281, 2008.

FRAGOSO, M., GOMES, P. T. Classification of daily abundant rainfall patterns and associated large-scale atmospheric circulation types in Southern Portugal. International Journal of

Climatology, v. 28, p. 537-544, 2008.

FRANCIS, P. A.; GADGIL, S. Intense rainfall events over the west coast of India. Meteorology

and Atmospheric Physics. v. 94, p. 27-42, 2006.

GALVÃO, M.V. Geografia do Brasil – Região Nordeste. Rio de Janeiro: SERGRAF – IBGE, 1977. 454 p.

GAZA, R. S.; BOSART, L. F. The Kansas City Severe Weather Event of 4 June 1979. Monthly

Weather Review, v. 113, p. 1300-1320, 1985.

HAIR, Jr. J. F; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise Multivariada de

HIGGINS, R. W., J.-K. E. SCHEMM, W. SHI, LEETMAA. A. Extreme Precipitation Events in the Western United States Related to Tropical Forcing. Journal of Climate, v. 13, p. 793–820, 2000.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 2010.

KAYANO, M. T.; OLIVEIRA, C. P. Diferenças associadas à oscilação decenal do Pacífico nas relações interanuais de precipitação na América do Sul e temperatura da superfície do mar. In: ENCUENTRO HISPANO-LUSO DE METEOROLOGIA, 9., 2008 e CONGRESO LATINOAMERICANO E IBÉRICO DE METEOROLOGIA, 12., 2008. Zaragoza. JORNADAS CIENTIFICAS DE LA ASOCIACION METEOROLOGICA ESPANOLA, 30., 2008.

KELKAR, R. R. Understanding the Extreme Weather Events . IWRS News Letter, Nov. 2005. KOUSKY, V. E., Frontal influences on Northeast Brazil. Monthly Weather Review, v. 107, p. 1140-1153, 1979.

KOUSKY, V.E. Diurnal Rainfall Variation in Northeast Brazil. Monthly Weather Review, v. 108, p. 488-498, 1980.

KOUSKY, V. E.; GAN, M. A. Upper tropospheric cyclonic vortices in the Tropical South Atlantic. Tellus, v. 33, p. 538-551, 1981.

LYON, B. Enhanced Seasonal Rainfall in Northern Venezuela and the Extreme Events of December 1999. Journal of Climate, v. 16, p. 2302-2306, 2002.

MA, K., BOSART, L. F. A Synoptic Overview of a Heavy Rain Event in Souther China.

Weather and Forecasting. v. 2, p. 89-112, 1987.

MADDEN, R.A.; JULIAN, P. R. Observations of the 40-50 day Tropical Oscillation – A Review. Monthy Weather Review, v.122, p.814-837, 1994.

MADDOX, R. A. Mesoscale convective complexes. Bull Amer Meteor Soc. v. 61, p. 1374-138, 1980.

MAGAÑA, V.; MÉNDEZ, M. Diagnosis and Prognosis of Extreme Pecipitation Events in the México City Basin. Geofísica Internacional, v. 41, n. 2, p. 247-259, 2003.

MOLION, L. C. B.; BERNARDO, S. O. Uma revisão da dinâmica das chuvas no Nordeste Brasileiro. Revista Brasileira Meteorologia, v.17, n.1, p.1-10, 2002.

MOSCATI, M. C. L.; GAN, M. A. Rainfall Variability in the Rainy Season of Semiarid Zone of Northeast Brazil (NEB) and its Relation to Wind Regime. International Journal of Climatology, v. 27, p. 493-512, 2007.

MOURA, G. B. A.; ARAGÃO, J. O. R.; LACERDA, F. F.; PASSAVANTE, J. Z. O. Relação entre a Precipitação no Setor Leste do Nordeste do Brasil e a Temperatura da Superfície nos Oceanos Atlântico e Pacífico. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 4, n. 2, p. 247-251, 2000.

NOBRE, P.; MELO, A. B. C; BEZERRA, P. C. Oscilações Intrasazonais nos Trópicos e Variações Pluviométricas sobre o Nordeste do Brasil em 1999. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 11., 2000. Rio de Janeiro.

NOBRE, P.; SHUKLA, J. Variations of sea surface temperature, wind stress, and rainfall over the tropical Atlantic and South America. Journal of Climate, v.10, p.2464-2479, 1996.

OBREGÓN PÁRRAGA, G. P. Dinâmica da variabilidade climática da precipitação sobre a

América do Sul. São José dos Campos. 2001. 187 f. Tese (Doutorado em Meteorologia), Instituto

Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, São José dos Campos. 2001.

OLIVEIRA, A. S. Interações entre sistemas frontais na América do Sul e a convecção da

Amazônia. 1986. Dissertação (Mestrado em Meteorologia), Instituto Nacional de Pesquisas

Espaciais - INPE, São José dos Campos. 1986.

PSCHEIDT, I. Influência de Episódios El Niño e La Niña na Frequência de Eventos Extremos de

Precipitação no Sul do Brasil. 2006. 167 f. Dissertação (mestrado em Meteorologia),

QUADRO, M. F. L. Estudo de episódios de zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre

a América do Sul. 1994. 94 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Instituto Nacional de

Pesquisas Espaciais – INPE, São José dos Campos. 1994.

RAMIREZ, M. C. V. Padrões climáticos dos vórtices ciclônicos de altos níveis no Nordeste do

Brasil.1996.132 f. Dissertação (mestrado em Meteorologia) – Instituto Nacional de Pesquisas

Espaciais – INPE, São José dos Campos. 1996.

RAMOS, A. M., SANTOS, L. A. R.; FORTES, L. T. G. (Org.). Normais climatológicas do Brasil 1961-1990. Brasília: INMET, 2009.

RAO, V. B, SATYAMURTY P, BRITO J. I. B. On the 1983 drought in Northeast Brazil. Journal

of Climate, v. 6, p. 43–51, 1986.

RAO, V. B.; LIMA, M. C.; FRANCHITO, S. H. Seasonal and Interannual Variations of Rainfall over Eastern Northeast Brazil. Journal of Climate, v. 6, p. 1754 –1763, 1993.

RAO, V. B.; HADA, K.; HERDIES, D. L. On the Severe Drought of 1993 in North-east Brazil. International Journal of Climatology, v. 15, p. 697 –704, 1995.

RATISBONA, C. R. The climate of Brazil. In: Climates of Central and South America. World Survey of Climatology, Elsevier, v.12, p. 219-293, 1976.

REPELLI, C. A.; SOUZA, E. B.; QUADRO, M. F. L.; ALVES, J. M. B.; SAKAMOTO, M. S. O Episódio de Chuvas Intensas no Nordeste Brasileiro no Final de Março/1997: Influência da Oscilação 30-60 Dias. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 13, n. 1, p. 09-18, 1998.

RODRIGUES, L. R. L.; FEDOROVA, N.; LEVIT, V. Trovoadas na Costa Leste do Nordeste do Brasil Associadas a Interação entre Ondas nos Ventos de Leste e VCAN. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006. Florianópolis-RS.

ROPELEWSKI, C. F.; HALPERT, M. S. Global and Regional Scale Precipitation Patterns Associated with the El Niño Southern/Oscilation. Monthly Weather Review, v. 115, p. 1606-1626, 1987.

SALVADOR, M. A; LUCIO, P. S.; MOLION, L. C. B. Tendência Da Precipitação Anual Na Costa Leste Do Nordeste Do Brasil Durante Duas Fases Da Oscilação Decadal Do Pacífico. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006.Florianópolis-RS.

SANTOS, A. H. M. Eventos Extremos de Chuva em Salvador, Bahia: Condições Atmosféricas e

Impactos Ambientais. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Universidade

Federal de Campina Grande-UFCG, Campina Grande. 2008c.

SANTOS, A. H. M; SILVA ARAGÃO, M. F; BARRETO, A. B. Chuvas intensas na cidade de Salvador, Bahia: o evento de novembro de 2006. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 15., 2008. Anais... São Paulo, 2008a. 1 CD.

SANTOS, A. H. M; SILVA ARAGÃO, M. R; ARAÚJO, H. A. Evento Extremo de Chuva na Cidade de Salvador, Bahia: Fevereiro de 2008. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 15., 2008. Anais... São Paulo, 2008b. 1 CD.

SANTOS, C. P. L. Análise geofísica das características hidráulicas da Falha de Salvador na Região de Arembepe-Ba. 2003. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Geofísica)– Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador. 2003.

SANTOS, S. A.; CORREIA, M. F.; BRAGA, C.C.; SILVA ARAGÃO, M. R. Análise Estatística de Chuvas Intensas e Inundações no Semi-Árido da Bacia do Rio São Francisco: A Cheia De 1985. Engenharia Ambiental (Online), v. 7, p. 23, 2010.

SEVERO, D. L. Padrões de circulação anômala associados a episódios úmidos e secos no sul do

Brasil. 2007, 255 f. Tese (Doutorado em Meteorologia), Instituto Nacional de Pesquisas

Espaciais- INPE, São José dos Campos. 2007.

SILVA ARAGÃO, M.R.; BARRETO, A.B.; ARAÚJO, H.A.; CORREIA, M.F. Desastres Naturais na Cidade do Salvador, Bahia: Evento Chuvoso Extremo em Junho de 2006. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006. Florianópolis-RS.

SILVA ARAGÃO, M.R.; BARRETO, A.B.; CORREIA, M.F; ARAÚJO, H.A. Variabilidade Sazonal e Horária da Chuva na Cidade de Salvador, Bahia. SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 9., 2008. SALVADOR-BA.

SILVA ARAGÃO, M. R.; MENDES, M. C. D.; CAVALCANTI, I. F. A.; CORREIA, M. F. Observational study of a rainy January day in the Northeast Brazil semi-arid region: synoptic and

mesoscale characteristics. Quarterly Journal of the Royal Meteorological Society, v. 133, p. 1127-1141, 2007.

SILVA, E.J.N. Mudanças Sócio-Espaciais no Município de Salvador Decorrentes da

Industrialização. 2002. 138 f. Dissertação (Curso de Mestrado em Análise Regional)-

Universidade de Salvador – UNIFACS, Salvador. 2002.

SOUSA, E.B.; ALVES, J.M.B.; REPELLI, C.A. Um Complexo Convectivo de Mesoescala Associado à Precipitação Intensa sobre Fortaleza. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 13, n. 2, p. 01–14, 1998.

SOUZA, E. B.; AMBRIZZI, T. Modulation of the intraseasonal rainfall over tropical Brazil by

the Madden–Julian oscillation. International Journal of Climatology, v. 26, p. 1759–1776, 2006.

SOUZA, P. P. Estudo da Atuação de um Sistema de Latitudes Médias no Semi-Árido do Nordeste

do Brasil: Aspectos de Meso e Grande Escalas. 2003. 102 f. Dissertação (Mestrado em

Meteorologia), Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, Campina Grande. 2003.

REGIS, I. S. R. Lobato e Paripe no contexto da Avenida Suburbana: uma análise socioespacial. 2007. 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia Instituto de Geociências) - Universidade Federal da Bahia, 2007.

TEIXEIRA, M. S.; SATYAMURTY. P. Eventos extremos de precipitação na região da Serra do Mar. Parte I – Descrição estatística da precipitação diária. CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006. Florianópolis-RS.

TEIXEIRA, M. S.; SATYAMURTY, P. Dynamical and synoptic characteristics of heavy rainfall episodes in southern Brazil. Monthly Weather Review, v. 135, p. 598-617, 2007.

TORRENCE, C.; COMPO, G. P. 1998: A practical guide to wavelet analysis. Bulletin of the

American Meteorological Society, 79, 61-78, 1998.

TORRENCE, C.; WEBSTER, P. J. Interdecadal Changes in the ENSO–Monsoon System.

UVO, C. B., REPELLI, C. A., ZEBIAK, S. E., KUSHNIR, Y. The Relationships between Tropical Pacific and Atlantic SST and Northeast Brazil Monthly Precipitation. Journal of

Climate, v. 11, p. 551-562, 1998.

WILKS, D. S. Statistical Methods in the atmospheric Sciences. Academic Press, San Diego, 1995, 467p.

VAREJÃO-SILVA, M. A. Meteorologia e Climatologia. Brasília, DF: Ed. Pax, INMET, 2001. 352 p.

VITORINO, M.I. Análise das Oscilações Intra-sazonais sobre a América do Sul e Oceanos

Adjacentes Utilizando a Análise de Ondeletas. 2003. 344 f. Tese (Doutorado em Meteorologia),

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, São José dos Campos. 2003.

VITORINO, M.I.; SILVA, M. E. S.; ALVES, J. M.B. Classificaçao de Sistemas Convectivos de Mesoescala no Setor Norte do Nordeste Brasileiro. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 12, n. 1, p. 21-32, 1997. Endereços eletrônicos: http://www.cprm.gov.br. http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/webpub/noticia.cgi?8530 http:/www7.cptec.inpe.br/noticias/faces/noticias.jsp?idConsulta=8530&idQuadros= http://www.salvador.ba.gov.br http://tao.atmos.washington.edu/pdo/ http://www.sat.dundee.ac.uk/ http://www.cptec.inpe.br/ http://cccma.seos.uvic.ca/ETCCDMI/ http://www.cpc.ncep.noaa.gov/research_papers/ncep_cpc_atlas/8/ensoyrs.txt http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 http://www.ibge.gov.br

(http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=blogcateg ory&id=29&Itemid=82&limit=10&limitstart=280)

Documentos relacionados