• Nenhum resultado encontrado

Potamotrygonidae caracteriza-se por ser um dos grupos de elasmobrânquios com maior crescimento no número de trabalhos efetuados recentemente e grupos de pesquisa atuantes no país. Apesar disso, infelizmente, caracteriza-se também historicamente, por ser um grupo com poucos trabalhos efetivamente publicados, apesar da quantidade de informações científicas existentes atualmente.

As informações científicas sobre raias de água doce, encontram-se no momento dispersas em diversas dissertações de mestrado, teses de doutorado, resumos de congressos científicos, relatórios internos de instituições e outros documentos não publicados. Estima- se que os dados formalmente publicados até o momento, não representem nem 1/3 dos dados atuais existentes para as diversas espécies. Especificamente para o estuário amazônico, existem raras publicações que tratam especificamente da família Potamotrygonidae.

Desta forma, a submissão / publicação de artigos científicos em periódicos especializados, mostra-se bastante relevante para o conhecimento atual do grupo nesta região geográfica.

O número de publicações possíveis provenientes dos resultados desta tese de doutorado é superior ao número de trabalhos apresentados neste documento. É importante citar que as características biológicas de reprodução e alimentação foram realizadas para as sete espécies capturadas durante o desenvolvimento desta tese. Infelizmente, por problemas de número amostral baixo, optou-se neste momento por não publicar todas as informações, mas sim agrupá-las com dados de outros autores em trabalhos futuros mais consistentes. Além disso, encontra-se em andamento a descrição das duas novas espécies amostradas no presente estudo, assim como a publicação dos resultados sobre usos e acidentes com raias de água doce, cujas informações também foram provenientes desta tese e que não estão sendo apresentadas neste documento.

Como parte desta tese, são apresentados quatro manuscritos científicos:

1. Diversidade de raias de água doce (Chondrichthyes: Potamotrygonidae) do estuário amazônico: a lista mais atualizada até o momento citando quais as espécies de raias de água doce ocorrentes no estuário amazônico. Relevante do ponto de vista sistemático e taxonômico, já que traz como um dos resultados o registro da ocorrência de duas novas espécies e um novo gênero para ciência. As duas espécies

novas foram coletadas (resultados diretos) nas amostragens desta tese de doutorado e no momento se encontram em processo de descrição em colaboração com outros autores.

2. Reproduction of the Freshwater Stingray Potamotrygon motoro (Elasmobranchii: Potamotrygonidae) on Marajó Island (Pará, Brazil): Um trabalho de elevada importância, já que não existem dados publicados sobre esta espécie com ampla distribuição geográfica, interesse médico e ornamental na ilha do Marajó. Indubitavelmente as características de reprodução deste grupo mostram-se os “gargalos” para ações efetivas de conservação. Os resultados apresentados neste trabalho propiciaram determinar a estrutura de tamanho da população analisada, determinar os tamanhos de primeira maturação, caracterizar os estádios de maturidade sexual e de desenvolvimento embrionário, demonstrar a importância de características dos aparelhos reprodutivos na determinação do ciclo reprodutivo, e, principalmente, descrever detalhadamente o ciclo reprodutivo desta espécie na região. Este trabalho gera informações biológicas atualizadas (com metodologias de análise modernas) que poderão auxiliar na formação de políticas públicas e ações de conservação para a espécie.

3. Description of the diet of Potamotrygon motoro (Chondrichthyes:

Potamotrygonidae) on Marajó Island (Pará, Brazil): Este trabalho constitui o primeiro estudo sobre aspectos alimentares de raias de água doce no estuário amazônico. Como resultados mais importantes poder-se-ia citar a importância da utilização de uma metodologia descrita como sendo a mais adequada para o estudo de alimentação em elasmobrânquios (Índice Relativo de Importância de Pinkas - IRI). Como resultado principal o trabalho demonstrou a plasticidade alimentar de P.

motoro na ilha de Marajó, traçando um paralelo com os processos de adaptação aos

ambientes característicos desta espécie.

4. Fatores que afetam a distribuição e abundância das raias na ilha do Marajó, foz do rio Amazonas: este trabalho mostra os resultados obtidos pela pescaria experimental na ilha de Marajó, com variadas artes de pesca e em diferentes regiões. Entre outros detalhes, relaciona variáveis ambientais (salinidade, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e temperatura) com a distribuição das espécies na ilha de Marajó.

Traz como principais resultados a captura de uma quantidade expressiva de raias, tanto em número como em diversidade, capturando inclusive duas espécies novas para ciência. O trabalho demonstra que existe uma diversificação de espécies, assim como uma diferença de eficiência de captura entre os locais amostrados. Análises estatísticas mostraram que o número de dias (esforço) e efeitos intrínsecos às regiões estudadas são determinantes na abundância de raias de água doce capturadas. Os resultados mostram também que ocorreram diferenças em tamanho (largura de disco) para a espécie Potamotrygon motoro entre os locais amostrados, indicando que animais de menor porte aparentemente se concentram nas áreas marginais externas da ilha de Marajó, enquanto que aqueles de maior porte e em processo de reprodução têm sua distribuição mais relacionada aos ambientes internos da ilha de Marajó (Lago Arari). Uma significativa contribuição deste trabalho é demonstrar que a família Potamotrygonidae, assim como outros elasmobrânquios, apresenta padrões de ocupação e uso de hábitats diferenciados, efetuando tanto movimentos verticais como horizontais.

Assim sendo, a integração dos artigos submetidos traz uma contribuição relevante ao conhecimento sobre raias de água doce da ilha de Marajó. Além disso, outros dados gerados pela presente tese ainda serão futuramente publicados, incrementando o número de informações sobre estas raias.

Anexo1 - Fotografias dorsais e ventrais ilustrativas das espécies de raias de água doce capturadas no presente estudo.

Anexo 1.1. Vista dorsal e ventral da espécie Plesiotrygon iwamae, capturada no presente estudo.

Anexo 1.2. Vista dorsal e ventral da espécie Paratrygon aiereba, capturada no presente estudo.

Anexo 1.3. Vista dorsal e ventral da espécie Potamotrygon sp1 (barriga-preta), capturada no presente estudo.

Anexo 1.4. Vista dorsal e ventral da espécie Potamotrygon sp2 (marajó), capturada no presente estudo.

Anexo 1.5. Vista dorsal e ventral da espécie Potamotrygon orbignyi, capturada no presente estudo.

Anexo 1.6. Vista dorsal e ventral da espécie Potamotrygon motoro, capturada no presente estudo.

Anexo 1.7. Vista dorsal e ventral da espécie Potamotrygon scobina, capturada no presente estudo.

Documentos relacionados