• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: Atributos Edáficos e Estoques de Carbono e Nitrogênio em Diferentes

2. CONCLUSÕES GERAIS

As vegetações com porte florestal predominam em áreas de Latossolo Vermelho e as com porte savânico em áreas de Cambissolo Háplico. Neste último, também há o predomínio de áreas de solo exposto. Este fato ocorre devido ao Cambissolo Háplico encontrado na Estação ser raso, concrecionário e com elevados teores de silte, refletindo em maiores restrições para o desenvolvimento do sistema radicular das plantas e menor capacidade de armazenamento de água do solo.

Em relação às informações sobre a vegetação, verificou-se que em comparação ao mapa de vegetação datado de 1985, a Estação está tendendo a apresentar maiores áreas com maior densidade da vegetação. Este fato foi constatado em campo e atribuiu-se esta modificação a um processo sucessional intenso que provavelmente é consequência da ausência de incêndios florestais e da construção da barragem de Três Marias em 1962.

Conclui-se que, caso sejam mantidas a condições atuais na Estação Ecológica, como a ausência de incêndios florestais e a mesma oscilação no nível do reservatório de Três Marias, a vegetação da Estação será composta principalmente por duas fitofisionomias, uma florestal e uma savânica. Provavelmente, a área de Camissolo Háplico será ocupada pela fitofisionomia de cerrado sensu stricto (savânica) e nas áreas de Latossolo Vermelho as formações vegetais se transformarão em uma fitofisionomia mais complexa como a mata mesofítica (florestal).

A produção total anual de serapilheira na área de mata mesofítica foi superior à da área de cerradão e distribuiu-se de forma mais homogênea ao longo do ano. O maior aporte foi observado na estação seca nas duas áreas estudadas. Em ambas as áreas os valores foram inferiores aos verificados na literatura, atribuindo-se a este fato a possível influencia do reservatório de Três Marias que estaria provocando alterações no clima local.

A concentração dos nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio tendeu a apresentar maiores valores na área de mata mesofítica. O total anual aportado de nutrientes, foi inferior ao verificado na literatura podendo tal fato ser e atribuindo à baixa produção anual de serapilheira.

O tempo de meia vida de decomposição das folhas da serapilheira nas duas áreas foi equivalente, aproximadamente 170 dias. Este tempo é inferior ao encontrado na literatura, e atribuiu este fato aos litter bags terem sido instalados na estação chuvosa e maiores temperaturas. Nas áreas de campo sujo e cerrado sensu stricto em solo Cambissolo Háplico foi verificado o predomínio da fração silte nos primeiro 10 cm de solo, sendo a fertilidade do solo muito semelhantes em ambas as áreas nas profundidades avaliadas. A relação FAH/FAF tendeu a apresentar maiores valores na área de cerrado sensu stricto, sendo este carbono considerado mais estável quando comparado ao que esta na área de campo sujo. O maior estoque de carbono foi verificado na área de campo sujo e os estoques de nitrogênio tenderam a ser maiores nesta área. Este fato foi atribuído à grande presença de gramíneas no subbosque.

As áreas de mata mesofítica e cerradão possuem maiores teores de argila, sendo observado um comportamento inverso na área de cerrado sensu stricto em solo Latossolo Vermelho, com maiores valores de areia e menores de argila. Concluiu-se que esta distinção nas frações granulométricas estaria influenciando de forma significativa no porte da vegetação presente em cada área estudada. Na área de mata mesofítica a densidade do solo foi significativamente menor em todas as profundidades e verificou-se, em relação às propriedades físicas, a existência de grande similaridade entre as áreas de cerradão e cerrado sensu stricto, o que parece estar contribuindo, associado a outros fatores, a similaridade das espécies existentes nestas áreas.

Ainda para estas áreas, os valores de fertilidade do solo são concordantes com os observados na literatura, e as áreas de cerradão e cerrado sensu stricto parecem apresentar uma fertilidade melhor que a área de mata mesofítica, o que pode ser constatado através da observação dos dados de fertilidade do solo. A relação FAH/FAF foi próxima a 1,0 nas diferentes profundidades na área de mata mesofítica, indicando que esta área possui matéria orgânica de ótima qualidade, permitindo o estabelecimento de propriedades físicas e químicas favoráveis ao desenvolvimento de plantas.

Os maiores valores de estoques de carbono foram verificados nas áreas de cerradão e mata mesofítica e, de forma geral, estão próximos aos observados em outros estudos. O menor estoque de carbono na área de cerrado sensu stricto é consequência de uma vegetação com menor porte, que contribui para um menor aporte de serapilheira nas áreas. O estoque de nitrogênio apresentou um padrão inverso ao verificado para o estoque de carbono com maiores valores na área de cerrado sensu stricto, sendo reflexo do maior teor de nitrogênio observado nesta área de estudo.

Pela análise de componentes principais foi possível verificar que as diferentes formações vegetais podem ser estratificadas através das propriedades físicas e químicas do solo. Com a utilização dos atributos edáficos foi possível estabelecer uma separação entre as áreas de mata mesofítica e cerradão. Não foi possível realizar uma clara separação entre áreas de cerrado sensu

stricto em Latossolo Vermelho e das áreas de campo sujo e cerrado sensu stricto em Cambissolo

Documentos relacionados