• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 6 – Conclusão

6.1 Conclusões gerais

As TIC têm vindo a fazer, cada vez mais, parte da vida das pessoas. As novas tecnologias e todos os seus equipamentos têm tido uma crescente utilização e funcionam em constantes atualizações, sendo que no setor do turismo não tem sido exceção. O turismo atualmente está mais tecnológico e digital, e os turistas já não utilizam os tradicionais modelos de pesquisa de informação acerca de um destino turístico. Como já foi referido, os turistas têm alterado o seu paradigma, visto que existem cada vez mais formas diferenciadas e inovadoras. Atualmente, as pesquisas são feitas na Internet, nomeadamente nas redes sociais e nos

websites e plataformas destinadas a esse tipo de informação. E isto não se passa apenas com

os destinos turísticos; para além deles, os turistas pesquisam na Internet formas para ocuparem o seu tempo durante a estadia, o local onde pretendem ficar alojados entre muitos outros tipos de serviços. Adicionalmente, os turistas procuram imagens e comentários acerca dos locais que pretendem visitar, funcionando assim como um feedback prévio, bem capaz de influenciar positiva ou negativamente a sua escolha.

Em Portugal, tal como em outros países do mundo, o setor do turismo detém grande importância na economia. No mesmo sentido, em muitas zonas do país, este é o motor da dinamização económica, social e cultural. Uma aposta sustentável e estratégica no setor do turismo só poderá trazer benefícios à economia local de determinada região ou município. Para além das vantagens económicas resultantes de um maior fluxo turístico, o crescente aumento de turismo num município, poderá fomentar o seu crescimento a nível social ou cultural, visto que, com o maior número de visitas num município, existirão mais comentários, críticas, publicações, opiniões, fotos, vídeos ou elementos com georreferenciação, que tornarão o destino turístico muito mais visível no mundo da Internet. Isto trará um efeito ‘bola de neve’, numa espécie de “passa a palavra” digital, logicamente sempre com uma estratégia de marketing bem suportada.

São muitas as entidades, associações ou destinos turísticos que têm elaborado a sua aposta em estratégias de marketing digital e de dinamização de redes sociais, como é visível na

66

análise de alguns casos de estudo a nível nacional. Existem casos de sucesso que podem servir como exemplo a novos destinos que se queiram impor no setor do turismo.

Posto isto, a utilização de Internet tem vindo a aumentar, o número de utilizadores nas redes sociais tem vindo a crescer, o número de utilizadores de dispositivos móveis também, bem como as aplicações que não param de aparecer. Hoje em dia, a população mundial passa mais tempo na Internet, e para aproveitar este facto, os destinos turísticos que se queiram destacar, têm que estar atualizados e adaptados para este novo contexto global, que também se faz sentir no setor do turismo. Neste sentido, e no contexto atual, um destino turístico que não marque presença num website e nas redes sociais dificilmente conquistará a atenção de possíveis turistas. Um destino turístico que não coloque online informação de forma clara nas suas plataformas terá um grande obstáculo na captação de um maior número de visitantes. O município de Ovar, de modo a aumentar a sua capacidade de atração de outros públicos, terá que se preocupar com questões desta índole e gerar uma estratégia de marketing capaz de abranger a área digital, englobando assim a Internet e as redes sociais. O município de Ovar carateriza-se por ser um concelho com boas acessibilidades e com uma localização privilegiada no que se refere a outros importantes centros urbanos do país. Para além dos aspetos de âmbito territorial ou organizacional, o município de Ovar apresenta uma diversificada lista de recursos turísticos. Como já referido, os grandes baluartes do município centram-se num dos grandes eventos do país, o Carnaval de Ovar. Para além deste, existe o Pão de Ló de Ovar, produto protegido e certificado de renome nacional no que se refere à gastronomia nacional. Somando ao Carnaval de Ovar, ao Pão de Ló de Ovar e a todas as atividades agregadas a estes recursos, Ovar é conhecida como a “Cidade Museu do Azulejo”, muito por conta de todo o investimento realizado em torno do seu património azulejar. Ainda assim, é possível acrescentar as excelentes zonas balneares, a aposta em áreas verdes e naturais ou museus que conferem ao concelho um conjunto de recursos turísticos com um enorme potencial turístico.

No que se refere a visitantes nos postos de turismo, é possível verificar o seu aumento ao longo dos últimos anos, seja no posto de turismo do centro histórico de Ovar ou no Furadouro. No entanto, apesar de o aumento dos visitantes nos postos de turismo ter aumentado, o número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento diminuiu. Existiu um crescimento até ao ano de 2015, que veio a diminuir até ao ano de 2017, evidenciando que

67

Ovar é um município apetecível para visitar, mas sem grande margem de captação de hóspedes. Posto isto, uma aposta em estratégias diferenciadoras seria útil para uma maior captação de turistas.

Numa breve abordagem aos dados obtidos através do inquérito por questionário, o poder das redes sociais foi evidenciado, assim como a sua utilização para procura de informação turística. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook, o Youtube e o Instagram, o que se assemelha à realidade nacional. Visualizar ou partilhar conteúdos de multimédia e os conteúdos interativos são as funções que cada vez mais utilizadores de redes sociais procuram numa rede, mostrando cada vez mais o impacte que a imagem/vídeo tem no ser humano.

No que se refere ao impacte que as redes socais e plataformas digitais têm na escolha de um destino turístico verificou-se que é na Internet e nas redes sociais que as pessoas mais procuram informação sobre um destino e esta informação pode influenciar a sua escolha. Quanto aos inquiridos que já haviam visitado o município, apenas aproximadamente 15% descobriram o município online, o que pode surgir como uma excelente oportunidade para Ovar se destacar no mundo digital.

Relativamente ao focus group, tornou-se visivelmente notório que apesar de todos os esforços, não existe uma estratégia sustentada no que se refere a medidas de comunicação e divulgação do turismo do município de Ovar, não só pela escassez de recursos humanos, mas também pela falta de estratégia. Neste sentido, foram propostas várias ferramentas e sugeridas algumas medidas que podem alavancar a estratégia de marketing turístico do município de Ovar, gerando alguma inovação e com vista ao crescimento do setor do turismo no concelho.

Documentos relacionados