• Nenhum resultado encontrado

Capitulo IV Redes de Colaboração Regional em Plataforma Web

5. Conclusões Gerais

Ao longo das últimas décadas, novas Teorias de localização e novos paradigmas têm emergido, desde a “Era Industrial” à “Era da Informação” até ao mais recente paradigma «Location Intelligence» e ao apoio dos sistemas de informação geográfica em meio empresarial.

A questão da localização não deve ser analisada independentemente do contexto económico, deve pois, ser analisada à escala local.

O envio do questionário pretendeu obter o máximo de informação possível, procurando identificar os fatores de localização (atração e repulsão) bem como as motivações que levaram à escolha da localização, contudo as respostas foram aquém do esperado, o que se percebe quando a estratégia empresarial faz parte do sucesso das empresas.

As empresas alemãs em atividade registaram uma amostra referente a oitenta empresas sendo que vinte e nove delas não se encontravam em atividade e/ou não representavam IDE alemão, chegando-se à conclusão que de facto existe muito a caminhar nesta matéria em termos de atualização e agregação de informação gratuita e centrada num mesmo website.

As empresas alemãs encontram-se alocadas maioritariamente no Grande Porto e Ave, destacando-se nas suas preferências os municípios de Vila Nova de Famalicão, Maia, Vila Nova de Gaia e Matosinhos e no que diz respeito a freguesias de destacar a União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, a freguesia de Moreira, a Cidade da Maia, Lousado e União de Freguesias de Ávidos e Lagoa.

65

117

No que concerne aos sectores de atividade predominante de destacar catividades ligadas a indústria transformadora, comércio por grosso e a retalho e reparação de veículos automóveis e motociclos.

Do ponto de vista da antiguidade de referir a sub-região do Ave, alargando-se posteriormente ao Grande Porto na proximidade ao Porto de Leixões, entre 1981-1990 a distribuição parece formar o género de uma coroa em torno das mais antigas, alargando as suas empresas pela Sub-região do Minho-Lima e Cávado, atualmente de registar como preferências o Grande Porto.

Em relação às empresas Alemãs com capital maioritário foram são identificadas vinte e três empresas (concentração no Grande Porto com direção N e NNE) e com capital minoritário quarenta e sete empresas (tendência direcional de localização NE e ENE). Em matéria de empregabilidade, interessa focar a ideia principal deste estudo centrada na importância do detalhe e escala em análise territorial para estudos de motorização, dando como exemplo a Sub-Região do Cávado (Braga) com 1900 postos de trabalho e a importância da freguesia de Lousado com um valor referente aos 1755 postos de trabalho de uma única empresa.

Em relação ao grau de formação dos trabalhadores inquiridos destacam-se os recursos de mão-de-obra pouco qualificada (2781 empregados), em comparação com a qualificada (551 empregados) destacando-se aqui a sub-região do Ave, facto que se deve a toda uma história de identidade e ligações territoriais às indústrias transformadoras, nomeadamente ao sector dos têxteis, sendo os altos quadros existentes apenas no Grande Porto (empresa de alta tecnologia).

Os resultados apresentados nos questionários demostraram serem empresas altamente exportadoras com um valor entre 81 e 100% no volume total de exportações da sua produção.

Entre os fatores mais atrativos de destacar a proximidade a infraestruturas de logística, empresas da mesma atividade bem como de fornecedores, competitividade pelos custos de logística, benefícios fiscais, disponibilidade local de recursos humanos qualificados e proximidade aos Clientes e Serviços.

118

Entre os fatores menos atrativos de destacar a proximidade a empresas da mesma atividade bem como de fornecedores, proximidade aos estabelecimentos de ensino e centros de I&D, proximidade geográfica, proximidade cultural, acesso aos mercados lusófonos, incentivos financeiros bem como benefícios fiscais.

No que respeita aos fatores de sucesso empresarial de destacar a proximidade a infraestruturas de logística, seguindo-se competitividade pelos custos de logística, custos de utilities, competitividade, custos laborais e incentivos financeiros e benefícios fiscais, respostas sustentadas pela preferência demonstrada para o transporte de mercadorias em matéria de transportes, rodoviário, marítimo e aéreo. Destacar aqui a importância de grandes infraestruturas logísticas, como o Porto de Leixões, o Porto de Viana do Castelo e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Como principais agentes de aconselhamento e partillha de informações ao IDE regional aqui elencados de destar a AICEP e a CCILA.

Em matéria de Clusters, apenas uma empresa manifestou o seu interesse nomeadamente no Cluster automóvel de forma a conciliar o presente produto à incrementação de uma nova aposta inovadora neste setor e de forma a interrelacionar-se a determinados produtos segmentados do setor automóvel. Empresa à qual se elaborou um questionário adicional, uma vez que as restantes não manifestaram este tema como parte integrante da sua visão de estratégia empresarial.

As palavras obtidas e fundamentais para estas empresas realcaram-se por proximidade, liderança, prazos, estabilidade económica, produção em conjunto, produtividade, responsabilidade, formação, investigação e Desenvolvimento, capacidade, competitividade, visão, desenvolvimento em conjunto, diminuição da Burocracia, acessibilidade a programas e desenvolvimento de rede viária

Em síntese, o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) tem sido responsável pela maior parte dos investimentos industriais e comerciais que se realizaram em Portugal nos últimos anos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das regiões de Portugal.

119

A análise do processo de decisão de localização de capital direto estrangeiro alemão à escala regional e local, permitiu elencar determinados fatores de atração dentro da Região Norte de Portugal de Portugal a nível dos sectores de atividade secundário e terciário.

É necessário que haja um registo exaustivo e sistemático do IDE regional e local bem como das atividades económicas existentes, matéria que constitui certamente um desafio para futuros estudos. Para tal, pode ser útil colocar em prática o esboço teórico conceptual aqui apresentado da Plataforma WebSIG, de forma a prestar não só um serviço publico à região, mas também captar o interesse de um conjunto de atores e investidores. Urge a necessidade de identificar novas tendências, mercados tradicionais com apostas inovadoras como é o caso da empresa aqui referida.

120