• Nenhum resultado encontrado

6 GROUPART: UM AMBIENTE INTERATIVO PARA A CRIAÇÃO E

8.1 CONCLUSÕES

A sociedade do conhecimento é caracterizada pelo intenso fluxo de informações disponíveis, onde indivíduos adquirem e disseminam conhecimento a partir desse amplo conteúdo disponibilizado. Nessa sociedade, o ser humano é o bem maior, e o conhecimento é considerado o principal fator de produção de riquezas.

Assim, por meio deste estudo, pode-se concluir que as tecnologias de informação e comunicação vêm ocupando um importante lugar na sociedade, provocando uma reorganização do contexto atual, que passa a se movimentar em torno delas.

A internet surge, então, como um fantástico meio de disseminação de informações, contribuindo para a democratização do conhecimento, bem como, para o progresso da sociedade. Com o rompimento das barreiras físicas e geográficas e da velocidade de transferência das informações possibilitadas pela internet, indivíduos e organizações tornam-se mais próximos e cada vez mais prósperos.

Esse movimento de virtualização atinge diretamente a sociedade e, também, os campos político, econômico e educacional; alterando as relações entre os indivíduos que detêm um outro espaço para organizar e viver: o virtual.

Dentro desse espaço virtual ou ciberespaço, a virtualização provoca novas necessidades de relacionamentos humanos, sejam eles de amizade, profissionais ou organizacionais. A partir daí, os indivíduos passam a se organizar em redes, reunindo-se em comunidades afins, nas quais o objetivo em comum é o principal motivo agrupador.

Configuradas sob os preceitos da Web 2.0, formam-se comunidades virtuais que têm como princípios a comunicação livre e horizontal, a liberdade de expressão e a autonomia do indivíduo. Fazendo uso da inteligência coletiva e de diversas ferramentas interativas de tecnologias da informação e comunicação, essas comunidades crescem de maneira abrupta, atendendo às necessidades atuais dos indivíduos de socialização e aquisição de conhecimento.

Nesse contexto, pode-se perceber que a sociedade do conhecimento progride mais rapidamente, na medida que os indivíduos fazem uso das TICs com o intuito de criar e compartilhar conhecimento.

Dessa forma, o conhecimento artístico e cultural depende principalmente da iniciativa pessoal de cada indivíduo, da busca pela informação, do interesse próprio pelas artes e cultura de uma sociedade. Uma outra parte está relacionada ao apoio que os poderes públicos, as instituições e as universidades concedem a projetos com fins artísticos e culturais. Espaços que fomentem debates e reflexões sobre artes e cultura, bem como disponibilizem material para pesquisa, são necessários para a criação e o compartilhamento do conhecimento artístico e cultural.

Conclui-se que cultura não pode ser considerada um reservatório de informações, mas sim, uma estrutura organizada e complexa, que conserva informações, elaborando incessantemente os procedimentos mais convenientes e compatíveis.

Do ponto de vista da semiótica, a cultura pode ser considerada uma inteligência coletiva e uma memória coletiva, isto é, um mecanismo supraindividual de conservação e transmissão de certos comunicados (textos) e da elaboração de novos. Nesse sentido, o espaço da cultura pode ser definido como um espaço de certa memória comum, isto é, um espaço dentro de cujos limites alguns textos simples podem conservar-se e ser atualizados.

Com o desenvolvimento da pesquisa foram traçadas diretrizes a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual interativo, com um contexto específico relacionado às artes do estado de Santa Catarina, denominado Groupart; pautadas no referencial teórico estudado durante a realização da pesquisa, bem como, na verificação da adequação do modelo proposto realizada pelo método da triangulação, na qual especialistas (artistas catarinenses e professores universitários) foram entrevistados sobre o ambiente Groupart.

Por meio da verificação da adequação do modelo proposto realizada, pode-se constatar que o Groupart atendeu às vinte e três características facilitadoras inerentes ao processo de criação e compartilhamento do conhecimento, satisfazendo os critérios elegidos na pesquisa para o desenvolvimento do ambiente virtual interativo.

Atendendo às exigências do público e às necessidades do meio, o Groupart configurou-se por meio de uma rede social através do qual os usuários alimentam o

seu repositório de dados, disponibilizando um rico conteúdo para busca e pesquisa. Assim, esse universo virtual caracteriza-se por um repositório de conteúdos, contexto dinâmico disponível a muitos e também por uma memória coletiva fomentada em tempo real pelos seus próprios usuários.

O Groupart foi desenvolvido a partir dos preceitos de horizontalidade, compartilhamento e interação, baseados no uso da inteligência coletiva. Considerado uma plataforma virtual, o ambiente é composto por ferramentas interativas, voltadas ao universo das artes, quais sejam, Wikiart, Ciberexpo. Art Library, Eventos e Notícias. Cada uma dessas ferramentas contam com funcionalidades que enriquecem a interatividade entre os usuários.

A partir daí, com a finalidade de responder como o conhecimento artístico e cultural pode ser criado e compartilhado em em um ambiente virtual interativo, foram elaboradas as diretrizes propostas no objetivo geral desta pesquisa.

Dentre elas, destaca-se a necessidade do ambiente virtual apresentar dinamismo, oferecer requisitos variados de disponibilização das informações, respeitar a individualidade do usuário, ser de fácil utilização, bem como, se apresentar esteticamente agradável. Além disso é de suma importância que o espaço possibilite o crescimento da comunidade e a sua integração com outros universos, sejam eles físicos ou virtuais.

Ainda, para que o ambiente virtual tenha como foco a criação e o compartilhamento do conhecimento, é fundamental que ele seja pautado nas relações humanas, de modo interativo, com princípios de igualdade e autonomia, permitindo o desenvolvimento de uma comunidade onde a confiança e e relacionamentos significativos realmente estejam presentes.