• Nenhum resultado encontrado

PPgCEM| Íverton Rodrigo Barbosa Gomes| UFRN

ponto de vista científico e tecnológico, conclui-se ser possível a incorporação de resíduos industriais em massa cerâmica triaxial por meio do delineamento estatístico de mistura para obtenção de produtos cerâmicos.

- Em relação aos ciclos térmicos utilizados o que apresentou melhores resultados, do ponto de vista das propriedades tecnológicas, foi o de 1180°C, em que proporcionou um aumento da RLq devido a capacidade de sinterização ter sido mais efetiva, consequentemente formando fase líquida, fase essa que preenche os espaços vazios, contribuindo para redução da AA e aumento da densificação e da TRF

- Os resíduos de aciaria e da cinza vegetal, denominados mistura fundente, em que tiveram influência na redução da AA e consequente aumento da TRF, proporcionados pela redução da temperatura de sinterização, capacidade característicos da mistura em análise. Os corpos-de-prova das formulações com predominância do chamote de telha, apresentaram, após submetidos aos ciclos térmicos, maiores estabilidade dimensional, devido o SiO2 ter ação estrutural, e o óxido ser majoritário em tal resíduo.

- O uso do estudo estatístico, tendo como auxílio o delineamento estatístico de mistura mostrou-se eficaz para o fim proposto, que foi determinar formulações para obtenção de produtos cerâmicos além de contribuir para redução dos impactos ambientais oriundos da indústria extrativa mineral, agregando valor comercial e tecnológico aos resíduos da cinza vegetal, resíduo de caulim, chamote de telha e resíduo de aciaria.

ABCERAM. Disponível em: <http://www.abceram.org.br>. Acessado em: 9 de jan. 2014.

ABDRAKHIMOVA E. S.; ABDRAKHIMOV V. Z., The influence of feldspar concentrate on phase transformations in ceramic tile. Glass and Ceramics, 54, 1997. 9 – 10p.

ACCHAR, W.; VIEIRA, F. A.; SEGADÃES, A. M. Using ornamental stone cutting rejects as raw materials for red clay ceramic products: Properties and microstructure development. Materials Science and Engineering A 435–436, 2006. 606–610p.

ALBUQUERQUE, F. R. et al. Planejamento experimental aplicado à otimização de massas cerâmicas contendo matérias-primas naturais. Cerâmica, 53, 2007. 300 – 308p.

ANFACER. Disponível em: <http:// www.anfacer.org.br> Acessado em: 19 Maio . 2014.

ANICER. Disponível em:

<http://www.anicer.com.br/index.asp?pg=institucional.asp&secao=3&categoria=60& selMenu=3> Acessado em: 26 dez. 2013

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15270-1: Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação — Terminologia e requisitos. Rio de janeiro, 2005. 11p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13818: Placas cerâmicas para revestimento: Especificação e métodos de ensaios. Rio de janeiro, 1997. 78p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6502: Rochas e solos — Terminologia. Rio de janeiro, 1995, 18p.

BAHIENSE, A. V. et al. Utilização do planejamento experimental na incorporação do resíduo da indústria cerâmica em argamassas para obtenção da capacidade de retenção de água. Cerâmica, 54, 2008. 395 – 403p.

BALKYAVICHUS, V. et al. Sinterability of low-melting Illite-bearing clays. Glass and ceramics, 60, 2003. 5 – 6p.

PPgCEM| Íverton Rodrigo Barbosa Gomes| UFRN

cerámicas. 1 ed. Castellón: Instituto de Tecnología Cerámica - AICE, 1997, 290p.

BITTENCOURT, E. L.; JÚNIOR J. C. B.; SILVESTRE, M. D. M. Metodologia experimental para desenvolvimento de uma formulação de revestimento poroso (classificação BIII) em processo de monoporosa através da programação linear. Cerâmica Industrial, 6 (4) Julho/Agosto, 2001.

BRISTOT, V. M. Estudo para implementação de sistema de gestão de manutenção em indústrias de conformação de revestimentos cerâmicos (Doutorado em Engenharia, na área de concentração de Processos de Fabricação). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRISTOT, V. M. Máquinas e equipamentos para cerâmica. Criciúma: Luana,1996.

BRITANNICA E., 2011. Quartz. Disponível em:

<http://global.britannica.com/EBchecked/topic/486427/quartz> Acessado em: 27 Jan. 2014.

BUSTAMANTE, G. M.; BRESSIANI, J. C. A indústria cerâmica brasileira. Cerâmica Industrial, 5 (3), Maio/Jun. 2000.

CALADO, V.; MONTGOMERY, D. Planejamento de experimentos usando o Statistica. Rio de Janeiro, RJ. E-papers serviços editoriais LTDA. 2003.

CÂMARA, D. A.; REIS, L. M. M.; SILVA, V. P. Indicadores de sustentabilidade e suas influências no desenvolvimento local: um estudo de municípios produtores de cerâmica vermelha do Seridó Potiguar. IV Congresso de pesquisa e inovação da rede Norte e Nordeste de educação Tecnológica. Belém, PA, 2009.

CAVALCANTE, R. F. Estudo do potencial de utilização do resíduo da extração de esmeraldas na fabricação de cerâmica de revestimento. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

COELHO, A. C. V.; SANTOS, P. S. Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades – uma revisão. Quim. Nova, Vol. 30, Nº. 1, 146-152, 2007.

COLOMBO, U.; GAZZARRINI, F.; LANZAVECCHIA, G.; SIRONI, G. Magnetite Oxidation: A proposed Mechanism. Science, v. 147, n. 3661,p. 1033, 1965.

COMPARINI, A. et al. Metodologia de superfície de resposta: uma introdução nos softwares R e estatística. 2009.

CORNELL, J. A. experiments with mixtures. Designs, models and the analysis of mixture data. 2° ed. Nova York: John Wiley & Sons, 1990. 632p.

CUNHA, J. E. V. Obtenção de placas cerâmicas a partir de formulações de massas triaxiais de resíduos de caulim, chamote de telha e cinza vegetal (Doutorado em Engenharia Mecânica). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

DUTRA, R. P. S. Efeito da velocidade de aquecimento nas propriedades de produtos da cerâmica estrutural. Tese (Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais). Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

GALDINO, J. N. Influência do teor e granulometria da calcita e da temperatura de sinterização no desenvolvimento de massa cerâmicas para revestimentos porosos (BIII). Tese (Doutorado em Engenharia Química). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande, Natal, 2010.

GHOSH, S. et al. Development of ceramic tiles from common clay and blast furnace slag. Ceramics International, 28, 2002. 393 – 400p.

GOMES, Í. R. B. Viabilidade de utilização de um compósito a partir de resíduos para construção de casas populares. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

GRIM, R.E.; CUTHBERT, F.L. The bonding action of clays, University of Illinois Bulletin, 42 (50),1945.

GRIM, R. E. The clay mineral concept. Amer. Soc. Cer. Bull. 44. 687, 1965.

GRIMSHAW, R.W. Physics and Chemistry of Clay, 4th ed. Ernest Benn, London, ISBN: 0510-47701-7, 1971.

HECK, C. Gres Porcelanato. Cerâmica Industrial, 01 (04/05) Ago./Dez.1996.

JESUS, C. A. G., 2006. Feldspato. Departamento Nacional de Produção Mineral de

Minas Gerais – DNPM - MG. Disponível em:

<http://www.dnpm.gov.br/mostra_arquivo.asp?IDBancoArquivoArquivo=1007>Aces sado em: 18 Fev. 2014.

JÚNIOR, E. L. S. et al. Incorporação de escória de aciaria em cerâmica vermelha. 49° Congresso Brasileiro de Cerâmica. São Pedro, SP, 2005.

PPgCEM| Íverton Rodrigo Barbosa Gomes| UFRN

JUNIOR, J. C. C. S. Estudo de massa cerâmica triaxial visando à otimização do ciclo de queima da indústria de cerâmica estrutural. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais). Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

JUNIOR, M. C. et al. Panorama e perspectivas da indústria de revestimentos cerâmicos no Brasil. Cerâmica Industrial, 15 (3) Maio/Junho, 2010.

LENGLER, H. C. M. Controle da porosidade em fases vítreas formadas pela ação de fundentes de efluentes da indústria cerâmica de grês porcelanato. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarinense, Criciúma, 2005.

MACEDO, R. M. P. R. Aplicação da metodologia de planejamento de experimentos para formulação de massas cerâmicas para telhas. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais). Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

MEDEIROS, E. N. M. Uso da técnica de planejamento experimental para otimização de massa cerâmica com a incorporação de resíduos de cinza de casca de arroz, cinza de lenha e lodo de eta. Tese (Doutorado em Estruturas e construção civil). Programa de Pós-graduação em Engenharia civil e ambiental da Faculdade de tecnologia. Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

MEDEIROS, L. C. Adição de cascalho de perfuração da bacia Potiguar em argilas para uso em materiais cerâmicos: influência da concentração e temperatura de queima. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais). Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

MELO, R. M.; GUAITA, J. P.; FRAJAN, S. F. Análise da incorporação de lama de granito em cerâmica estrutural. 49° Congresso Brasileiro de Cerâmica. São Pedro, SP, 2005.

MENEZES, R. R. et al. Use of granite sawing wastes in the production of ceramic bricks and tiles. Journal of the European Ceramic Society, 25, 2005. 1149 – 1158p.

MONTERO, M. A et al. The use of sewage sludge and marble residues in the manufacture of ceramic tile bodies. Applied Clay Science, 46, 2009. 404 – 408p.

NANDI, V. S.; MADALENA, J. R.; BERNARDIN, A. M. Redução de espessura de porcelanato esmaltado: Desenvolvimento laboratorial. Cerâmica Industrial, 16 (4) Jul./Ago. 2011.

NEGRE, F.; SANCHEZ, E. Avanços no processamento de pós atomizados para a fabricação de revestimentos cerâmicos. Cerâmica Industrial, 3 (1/2) Jan./Abril. 1998.

NORTON, F. H. Elements of ceramics. Massachusetts: Addison – Wesley, 1975

OLGUN, A. et al. Development of ceramic tiles from coal fly ash and tincal ore waste. Ceramics International 31, 2005. 153 – 158p.

OLIVEIRA, A. P. N. Tecnologia de fabricação de revestimentos cerâmicos. Revista Cerâmica Industrial, v. 5, n, 6, p. 37-47, nov/dez, 2000.

OLIVEIRA, C. L. E. Obtenção de revestimento cerâmico a partir da mistura de argila plástica com resíduo do caulim, da esmeralda, chamote de telha e cinza vegetal. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

OZDEMIR, I.; YILMAZ, S. Processing of unglazed ceramic tiles from blast furnace slag. Journal of Materials Processing Technology, 183, 2007. 13 – 17p.

PRADO, E. Apostila de química analítica instrumental. Universidade de Passo

Fundo - RS. 2004. Disponível em: <

usuarios.upf.br/~edgardo/.../Aula%20Edgardo%20sobre%20AT.ppt > Acessado em: 15 abril. 2014.

RIBEIRO, M. J. P. M; ABRANTES. J. C. C. Moagem em moinho de bolas: Estudo de algumas variáveis e otimização energética do processo. Cerâmica Industrial, 6 (2) Março/Abril. 2001.

SANTOS, E. R. et al. Avaliação e distribuição de mudas de espécies arbóreas inoculadas com fungos micorrízicos para atuar na reabilitação de áreas impactadas pela extração de argila em Marabá-PA. Agros ecossistemas, v. 2, n. 1, 2010. 8 - 11p.

SANTOS, P. S. Ciência e tecnologia de argilas. Vol.1, 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1989. 408p

SENNIKOV, S. G. et al. Use of the carbonaceous clay from the latnenskoe deposit. Refractories and Industrial Ceramics, 38,1997. 11 – 12p.

PPgCEM| Íverton Rodrigo Barbosa Gomes| UFRN

SHIL’TSEVA A. D.; VERESHCHAGIN V. I. Use of khakass feldspar in production of ceramic tiles. Glass and ceramics, 56, 1999. 1 – 2p.

SILVA, J. B. et al. Incorporação de lama de mármore e granito em massas argilosas. Cerâmica, 51, 2005. 325 - 330p.

SILVA, N. S.; SILVA. H. C. 2003. Modelagem experimental por delineamento de misturas: Aplicado no desenvolvimento de massa de porcelanato esmaltado. Disponível em: < www.t-cota.com.br/admin/arquivos/artigos/76.pdf > Acessado em: 17 fev. 2014.

SOUZA, M. Relatório de estágio curricular I. Programa de Estágios do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a empresa Itagres Revestimentos Cerâmicos. Universidade Federal de Santa Catarina, Tubarão, 2010.

TARTARI R. et al. Lodo gerado na estação de tratamento de água Tamanduá, Foz do Iguaçu, PR, como aditivo em argilas para cerâmica vermelha. Parte I: Caracterização do lodo e de argilas do terceiro planalto paranaense. Cerâmica, 57, 2011. 288 – 293p.

TRAORÉ, K. et al. Influence of calcite on the microstructure and mechanical properties of pottery ceramics obtained from a kaolinite-rich clay from Burkina Faso. Journal of the European Ceramic Society, 27, 2007. 1677 – 1681p.

TRAORÉ, K.; KABRÉ T. S.; BLANCHART P. Gehlenite and anorthite crystallisation from kaolinite and calcite mix. Ceramics International, 29, 2003. 377– 383p.

VARELA. M. L. et al. Otimização de uma metodologia para análise mineralógica racional de argilominerais. Cerâmica, 51, 2005. 387 – 391p.

VIEIRA, J. D. P. Estudo do efeito da substituição de caulim por resíduo de caulim na fabricação de cerâmica de revestimento. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

ZAIKOWSKI, L. 2008. Quartz. Retrieved from Disponível em: <http://www.eoearth.org/view/article/155629> Acessado em: 25 mar. 2014.

ZANZOUN, H. Optimisation des étapes d'élaboration de céramiques à partir d'argiles du Maroc, Thèse de Doctorat 3ème cycle de l'Université Ain Chock asablanca, 1995.

ZAUBERAS, R. T. et al. Planejamento estatístico de experimentos aplicado ao desenvolvimento de formulações para revestimentos cerâmicos. Cerâmica 50, 2004. 33 – 37p.

Documentos relacionados