• Nenhum resultado encontrado

2. PARTE II: A INFLUÊNCIA DO YOGA NA ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE

2.5. Conclusões

No presente subponto responde-se à questão que desencadeou este estudo com base no enquadramento teórico efetuado e na apresentação e análise dos resultados.

Este estudo teve início com a questão de investigação: Será que a implementação de exercícios de yoga antes da realização de uma tarefa de cálculo mental contribui para um melhor desempenho nessa tarefa? Para responder à mesma torna-se necessário fazer conclusões acerca da análise efetuada no subcapítulo anterior.

Através das análises dos dados de todos os sujeitos em estudo, bem como dos dados provenientes das médias das classificações da turma toda, é possível verificar características que se repetem na maioria dos casos e, consequentemente, retirar algumas conclusões. Daí, a importância de, segundo Aguiar, Monteiro, Correia, & Pimentel (2011), se ter um número mínimo de três sujeitos neste tipo de estudos.

No que se refere aos padrões de resposta nas duas condições, foi notório um aumento de padronização das respostas ao passar da linha de base para a intervenção. De facto, na maior parte das vezes, a primeira condição apresentava dados muito dispersos, revelando alguma instabilidade nos mesmos. No entanto, ao analisar a segunda condição, verificou-se sempre um aumento de estabilidade relativamente à primeira condição. Relacionado com este facto poderá estar a constatação referida por Carvalho (2011) acerca da falta de concentração como um dos motivos de frequentes erros em tarefas de cálculo mental uma vez que, na condição de intervenção, se constatou um aumento de estabilidade de dados. Com base nestes resultados, é possível concluir que os exercícios implementados permitiram uma maior padronização das classificações dos alunos ainda que, essa maior estabilidade de dados não seja total.

Em relação à mudança de nível, foi evidente, em todos os casos, o aumento de nível na transição da primeira condição para a segunda condição. Assim, conclui-se que, em todos os casos estudados, a aplicação dos exercícios de yoga permitiu um aumento no nível das classificações obtidas nas tarefas de cálculo mental. De facto, como visto anteriormente, uma vez que os exercícios de cálculo mental exigem uma concentração sustentada por parte dos alunos (Manitoba Education and Advanced Learning , 2015), conclui-se que a implementação dos exercícios de yoga, neste estudo,

46

aumentou o nível de concentração sustentada dos alunos e, consequentemente, o nível das classificações.

No que concerne à mudança absoluta de nível, na maior parte dos casos, esta revelou-se negativa. Desta análise pode-se concluir que, na maior parte dos casos, não houve uma mudança imediata após o início da intervenção e, consequentemente, os exercícios implementados não tiveram um impacto imediato. Para além disso, recuperando a afirmação de Flak & Coulon (2007), para atingir o estado de concentração tem que se alcançar um nível de tranquilidade caracterizado pela ausência de tensão corporal e de esforço. Neste sentido, fazendo a correspondência com os resultados obtidos, pode-se depreender que, uma vez que a mudança absoluta de nível é calculada com base na última classificação da primeira condição e na primeira classificação da segunda condição, as baixas classificações obtidas na primeira sessão da intervenção se deveram ao facto de ser a primeira vez que os alunos estavam a ter contacto com estes exercícios e, como tal, ainda não tinham atingido o referido nível de tranquilidade.

Relativamente às tendências verificou-se, em todos os casos, uma alteração na direção das linhas de tendência sendo que, na primeira condição, a linha de tendência tinha sempre uma direção decrescente e, na segunda condição, verificou-se sempre o oposto e, portanto, a linha de tendência tinha sempre uma direção crescente. Esta análise permite concluir que os exercícios de yoga implementados possibilitaram um aumento gradual tendencial nas classificações das tarefas de cálculo mental. Tal como refere Luria, citado por Tanaka (2007), acerca do sucesso ou fracasso da atenção, o êxito pode permitir um aumento da atenção. Assim, pode-se concluir que o facto de os alunos irem tendo sucesso ao longo das tarefas no que se refere à concentração da atenção, poderá ter permitido um aumento da atenção que, por sua vez, desencadeou um aumento gradual nas classificações.

No que diz respeito à percentagem de ausência de sobreposição de dados, verificaram-se duas situações distintas. Em alguns casos verificou-se uma percentagem alta e noutros casos verificou-se uma percentagem baixa. Uma vez que este indicador não deve ser analisado isoladamente, como já foi anteriormente referido, não é seguro retirar conclusões apenas com base no mesmo tendo em conta que, nos casos de baixa percentagem, a mesma surge como consequência da instabilidade de dados verificada na primeira condição. Ainda assim, a alta percentagem obtida nos dados médios da

47

turma leva-nos a supor que os exercícios de yoga tiveram um grande impacto na turma em geral.

Em suma e, para responder à questão de investigação inicial, pode-se concluir que, de facto, a implementação de exercícios de yoga previamente à realização de uma tarefa de cálculo mental parece contribuir para o desempenho dos alunos na mesma. No entanto, importa referir que, de acordo com os dados obtidos e analisados neste estudo, esta influência não se verifica no imediato, mas sim gradualmente, devido à tendência crescente e ao aumento de nível analisados na intervenção.

No que se refere aos constrangimentos da investigação, destaca-se a falta de bibliografia nacional relativa ao yoga e, consequentemente, ao yoga na educação. Para além disso, existiu o constrangimento relacionado com a escassez de tempo, uma vez que, com mais tempo, os dados tornar-se-iam mais precisos e, possivelmente, não existiriam tantas variações no que se refere à dispersão dos dados como, por vezes, surgiu neste estudo.

Por fim, importa realçar a importância de estudos sobre a concentração na educação através de intervenções baseadas em práticas cada vez mais procuradas e valorizadas atualmente. Vive-se, de facto, numa sociedade em que as pessoas, incluindo as crianças, se veem constantemente perante muita informação, muitos estímulos e muitas solicitações, o que provoca um cansaço interior e um aumento da falta de concentração. Neste sentido, como refere Saraswati (1999), “A concentração sustentada (…) é importante para paralisar a mente turbulenta e conduzir essa mente focada para uma energia criativa” (p. 2). Assim, o facto de práticas como o yoga, prática esta que permite a concentração sustentada acima referida, estarem a ser cada vez mais valorizadas, permite que muitas pessoas comprovem individualmente as suas vantagens. Nesta perspetiva, aumenta a pertinência e importância de estudos científicos que permitam analisar e comprovar essas mesmas vantagens na educação.

48

Documentos relacionados