• Nenhum resultado encontrado

A última fase de um trabalho de investigação é a apresentação das respetivas conclusões obtidas no decorrer do estudo. Assim, com o objetivo de dar resposta às questões do estudo, apresentamos de seguida as seguintes conclusões:

Questão 1: Qual a auto perceção do estado de saúde de idosos praticantes de hidroginástica?

Quanto à auto perceção do estado de saúde, podemos referir que a maioria dos idosos do presente estudo consideraram que:

- A sua saúde limita-os em atividades, tais como correr, levantar pesos e participar em desportos extenuantes, em situações em que têm necessidade de se inclinar, ajoelhar ou baixar, quando percorrem vários quarteirões ou grupos de casas e em atividades como aspirar a casa, levantar ou pegar nas compras de mercearia e subir vários degraus de escadas. Contrariamente referiram que a sua saúde não os limita em atividades como subir apenas um degrau de escadas, andar um quarteirão ou grupo de casas e tomar banho e vestir-se sozinho/a.

- O seu estado de saúde, não diminuiu o tempo gasto a trabalhar ou em outras atividades, no entanto fizeram menos do que queriam e sentiram dificuldades em executar o seu trabalho devido às dores sentidas. Apesar disso a sua saúde geral foi interpretada como sendo razoável ou boa e consideraram que está aproximadamente igual ou com algumas melhorias comparativamente com há um ano atrás. Consideraram ainda que não adoecem mais facilmente que os outros, que são tão saudáveis como qualquer outra pessoa, não sabendo se a sua saúde vai ou não piorar. - Têm alguma vitalidade e energia e por isso se sentiram pouco tempo ou nunca estafados. A sua saúde não interferiu absolutamente nada, pouco ou apenas moderadamente nos seus relacionamentos sociais ou atividades sociais e os problemas emocionais não diminuíram o tempo gasto a trabalhar ou em outras atividades, apesar de ter feito menos do que queriam executaram mesmo assim o trabalho ou outras atividades tão cuidadosamente como de costume. Os seus níveis de nervosismo, depressão e tristeza são baixos, tendo-se sentido a maior parte do tempo calmos e tranquilos e por isso felizes.

Questão 2: Quais as motivações que levam os idosos a praticarem hidroginástica?

As motivações mais importantes que levaram os idosos a praticar hidroginástica foram viajar e pretexto para sair de casa, descarregar energias e libertar tensão, ter algo para fazer, divertimento e prazer na utilização das instalações e material desportivo, manter a forma, fazer exercício, ter ação e estar em boa condição física,

melhorar as capacidades técnicas, estar com os amigos, fazer novas amizades e pertencer a uma grupo. Contrariamente, as menos importantes foram ultrapassar desafios, ter a sensação de ser importante, ser conhecido, ser reconhecido, ter prestígio e ter emoções fortes.

Questão 3: Haverá melhorias no nível de aptidão física dos idosos que praticam hidroginástica durante 4 meses entre o início e o final da prática tendo em conta o número de sessões realizadas?

Quanto à aptidão física, os resultados demonstram que a prática de hidroginástica teve um impacto positivo nos níveis de aptidão física dos idosos, uma vez que obtiveram melhorias em praticamente todos os testes aplicados.

Relativamente às diferenças obtidas entre o início e o final da prática obtivemos os seguintes resultados:

- Na totalidade da amostra encontramos melhorias estatisticamente significativas em 3 das 5 provas (levantar e sentar na cadeira, sentado e alcançar e alcançar atrás das costas).

- No grupo nº 1 (grupo que frequentou menos de 15 aulas de hidroginástica ao longo dos 4 meses de estudo), encontramos melhorias estatisticamente significativas em 3 das 5 provas (levantar e sentar na cadeira, sentado e alcançar e alcançar atrás das costas).

- No grupo nº 2 (grupo que frequentou entre 15 e 25 aulas de hidroginástica ao longo dos 4 meses de estudo), encontramos melhorias estatisticamente significativas em 1 das 5 provas (alcançar atrás das costas).

- No grupo nº 3 (grupo que frequentou mais de 25 aulas de hidroginástica ao longo dos 4 meses de estudo encontramos melhorias estatisticamente significativas em 1 das 5 provas (sentado e alcançar).

Ao contrário do referido na revisão bibliográfica, no nosso estudo o grupo que frequentou menos aulas durantes os 4 meses do estudo foi o que apresentou melhorias estatisticamente significativas em maior número de provas. Após uma análise mais aprofundada verificamos que o grupo que frequentou menos aulas (grupo nº 1) é composto por idosos que praticam hidroginástica à menos tempo e também outras modalidades como natação, enquanto que os idosos dos grupos nº 2 e 3 praticam apenas hidroginástica e alguns deles já à muito tempo. Os idosos do grupo nº 1 são também mais jovens que os idosos pertencentes aos grupos nº 2 e 3.

Verificação das hipóteses:

Hipótese 1: Há diferença estatisticamente significativa nas provas de aptidão física dos idosos entre os 2 momentos de avaliação tendo em conta a totalidade da amostra.

Rejeitamos a hipótese 1, uma vez que ela apenas se verifica parcialmente, pois apenas encontramos melhorias estatisticamente significativas em 3 das 5 provas aplicadas (levantar e sentar na cadeira, sentado e alcançar e alcançar atrás das costas).

Hipótese 2: Há diferenças estatisticamente significativas nas provas de aptidão física dos idosos entre os 2 momentos de avaliação para o grupo que frequentou menos de 15 aulas de hidroginástica durante os 4 meses do estudo.

Rejeitamos a hipótese 2, uma vez que ela apenas se verifica parcialmente, pois apenas encontramos melhorias estatisticamente significativas em 3 das 5 provas aplicadas (levantar e sentar na cadeira, sentado e alcançar e alcançar atrás das costas).

Hipótese 3: Há diferenças estatisticamente significativas nas provas de aptidão física dos idosos entre os 2 momentos de avaliação para o grupo que frequentou entre 15 e 25 aulas de hidroginástica durante os 4 meses do estudo.

Rejeitamos a hipótese 3, uma vez que ela apenas se verifica parcialmente, pois apenas encontramos melhorias estatisticamente significativas em 1 das 5 provas aplicadas (alcançar atrás das costas).

Hipótese 4: Há diferenças estatisticamente significativas nas provas de aptidão física dos idosos entre os 2 momentos de avaliação para o grupo que frequentou mais de 25 aulas de hidroginástica durante os 4 meses do estudo.

Rejeitamos a hipótese 4, uma vez que ela apena se verifica parcialmente, pois apenas encontramos melhorias estatisticamente significativas em 1 das 5 provas aplicadas (sentado e alcançar).

7. Limitações do estudo e recomendações

Documentos relacionados