• Nenhum resultado encontrado

Conclusões sobre o percurso de formação da doutoranda Esta tese traz informações que refletem a escassez de discussão

CAPÍTULO 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 LIMITAÇÕES E PONTOS FORTES DA TESE

7.2.1 Conclusões sobre o percurso de formação da doutoranda Esta tese traz informações que refletem a escassez de discussão

sobre alimentação saudável e sua relação com calorias, com consequente escassez de reflexão sobre o papel da informação de calorias disponibilizadas em restaurantes para promover alimentação saudável, bem como prevenir obesidade e demais DCNT. A premissa dos estudos de que a informação de calorias pode levar à diminuição da quantidade de calorias consumidas e que isso consequentemente leva à redução de peso, independente da qualidade da alimentação, foi fortemente reiterada nas discussões realizadas durante o doutorado sanduíche nos EUA.

Tanto entre o grupo de pesquisa onde se realizaram as atividades previstas, quanto entre as demais pessoas com quem se discutiu os dados dos grupos focais, observaram-se pontos de vista concordantes com relação à importância da informação de calorias no combate à obesidade. Embora apresentassem algumas variações acerca da importância de demais fatores, os argumentos tinham em comum a valorização das calorias como foco central da política pública de informação nutricional em restaurantes. Apesar de toda a discussão sobre a relatividade da caloria com relação à alimentação saudável e à obesidade, bem como dos resultados que apontam pouco ou nenhum efeito da informação de calorias em restaurantes nas escolhas alimentares, defendia-se esse enfoque, buscando-se outras explicações para o fato de não funcionarem no caso dos restaurantes (como, por exemplo, a falta de estudos em longo prazo).

Durante o doutorado sanduíche, se teve a oportunidade de conhecer e refletir sobre diferentes pontos de vista científicos. Diante dos questionamentos com relação à metodologia utilizada na pesquisa qualitativa e das divergências relacionadas à discussão dos dados, houve a necessidade de estudar cada questão mais a fundo para firmar os posicionamentos científicos desta tese. Ainda que em alguns momentos nossos objetivos no local tenham sido questionados, houve respeito com relação ao nosso posicionamento científico e à nossa postura profissional. E, inclusive pelas discussões científicas divergentes que ocorreram, a experiência do doutorado sanduíche foi importante e rica, trazendo maior força para as premissas iniciais que estruturaram a justificativa da tese, além de maior segurança e certeza sobre os caminhos percorridos e conclusões aqui alcançadas.

As atividades complementares no doutorado sanduíche auxiliaram a ampliar a compreensão sobre o que havia sendo discutido no local de estágio. Observou-se que algumas questões científicas e de funcionamento de grupo de pesquisa eram relativas à identidade de cada local com o qual se teve contato. Entretanto, notou-se que havia premissas comuns, como a supervalorização das calorias, que permeavam não apenas os discursos científicos, mas a alimentação e a nutrição no dia-a-dia nos EUA: alimentos embalados nos supermercados, marketing de alimentos na mídia e alimentação fora de casa com enfoque para os diet / light / zero calorias ou evidenciando apenas as calorias das preparações culinárias.

Além disso, no decorrer do período do doutorado sanduíche, houve a busca do envolvimento cultural com o local e com moradores locais, evitando envolver-se excessivamente com grupos exclusivamente de brasileiros, bem como tendo contato mínimo com o Brasil via redes sociais. Durante parte do tempo, dividiu-se moradia com uma estadunidense e, durante todo o período, frequentou-se academia de ginástica no bairro de residência, intensificando a convivência com moradores locais.

O fato de ter residido com uma pessoa nativa, com quem se tinha muita afinidade e com quem se conversava muito a respeito de alimentação e nutrição, auxiliou na compreensão da cultura e da lógica estadunidense a respeito da comida. Os relatos endossavam que era comum a valorização de calorias, nutrientes ou componentes que pudessem ser os ditos culpados ou as ditas soluções para os problemas de saúde, em detrimento da valorização da culinária e do uso de ingredientes menos processados.

A experiência no exterior propiciou a oportunidade de aumentar a rede de contato profissional e de novas parcerias, além de melhoria das habilidades de compreensão, fala e escrita em inglês. A vivência em outro país e o contato com culturas diferentes trouxe ainda amadurecimento tanto profissional quanto pessoal. Assim, avalia-se a experiência do doutorado sanduíche, incluindo todas as atividades realizadas e a vivência pessoal, como desafiadora, realizadora e como parte indispensável para o amadurecimento da doutoranda e da presente tese.

Com relação ao período de formação, acredita-se que, do ponto de vista pessoal, foram alcançados os objetivos de formação preconizados em um doutorado. O tema proposto, inicialmente, se constituiu em um grande desafio. Mas, apesar da resistência inicial por conta de insegurança, o reconhecimento pela importância do estudo,

bem como a dedicação em desenvolvê-lo com qualidade, culminaram em uma paixão pelo tema. Hoje, é com grande segurança e prazer que se finaliza esta tese.

Destaca-se que diversos fatores auxiliaram na motivação profissional e contribuíram para a realização deste estudo, dentre os quais estão:

 As disciplinas de Delineamento de Projetos de Pesquisa, de Métodos de Pesquisa Qualitativa em Nutrição e de Seminários de Tese I e II, do PPGN/UFSC, que nortearam o percurso metodológico de desenvolvimento desta pesquisa.

 A disciplina de Antropologia da Alimentação, que embora seja optativa no PPGN/UFSC, teve papel fundamental para provocar reflexões aprofundadas sobre a tese e que, portanto, acredita-se que deveria ser obrigatória na formação do doutor em Nutrição.

 As disciplinas de Estatística Aplicada à Nutrição e de Métodos e Técnicas de Levantamento e Análise de Dados do PPGN/UFSC, que auxiliaram no desenvolvimento da revisão sistemática.

 A disciplina de Oficina de Elaboração de Artigos Científicos, cursada durante seis semestres do doutorado no PPGN/UFSC (cinco como aluna ouvinte), por trazer a prática de avaliação de manuscritos, reflexões sobre publicações e por ter auxiliado na melhoria da redação dos dois manuscritos provenientes da tese.

 A disciplina de Atividades preparatórias ao estágio de Doutorado Sanduíche do PPGN/UFSC, que cumpriu sua função com êxito, bem como a própria experiência prática do estágio de doutorado sanduiche, conforme já mencionado.

 O curso virtual da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Workshop da Cochrane do Brasil, ambos sobre revisão sistemática e metanálise, bem como a parceria da professora Cintia Chaves Curioni, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por propiciarem conhecimentos essenciais para a realização da segunda etapa desta tese.

 A participação ativa no Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE), composto por excelentes pesquisadores, que auxiliaram por meio da intensa troca de conhecimentos durante todo o doutorado.

 A orientação da tese por uma pessoa brilhante, competente e provocadora, que é uma referência na área de Nutrição em Produção de

Refeições no Brasil (e em outros locais do mundo) e, pessoalmente, minha maior referência profissional.

Além do desenvolvimento pessoal e profissional da doutoranda, há as contribuições científicas, metodológicas e práticas dos resultados da tese, abordadas a seguir.