• Nenhum resultado encontrado

Este capítulo tem por finalidade apresentar as conclusões do estudo proposto, já análisadas durante o trabalho. De maneira obejtiva, o capítulo final eveidencia o próposito do trabalho, seus objetivos, e se estes foram alcançados. O presete estudo analisou a viabilidade econômico-fiananceira de um Temakeria Móvel em Florianópolis, denominada de Temaki na Van.

Para verficar essa viabilidade foram propostos os objetivos complementares que pudessem atestar a viabilidade legal do empreendimento, fonecessem um melhor entendimetno do mercado, e objetvassem os aspectos financeiros do empreendimento. O empreendimento, durante os estudos, após a consulta de órgãos responsávei, se mostrou legalmente viável, atuando em locais privado. A área particular pode ser do proprietário do empreendimento ou estabelecida através de parceiras. A atuação em locais públicos se mostrou bastante limitada, em razão de novas restrições impostas pelo órgão competente.

A análise do mercado, foi baseada em uma adaptação da proposta das cinco forças competitivas, propostas por Porter (1991), entrada de novos concorrente, análise dos compradores, análise dos fornecedores, análise dos bens substitutos, e rivalidade entre os atuais concorrentes . A entrada de novos concorrentes no mercado não se mostrou um fator limitante no aspecto financeiro, contudo, os aspectos legais e a possível consolidação de uma empresa pioneira podem limitar bastante essa entrada. Quanto aos bens substitutos, foram encontrados diversos estabelecimentos que podem atrair a atenção do mesmo consumidos da Temaki na Van, porém, na maioria das vezes, esses estabelecimentos oferecem uma comida rápida, mas não muito saudável, ou uma comida saudável que não seja rápida com um preço menos acessível (mais de R$30,00 por pesoa) . Desse modo, a Temaki na Van se mostrou um empreendimento invador, oferecendo para os consumidores uma comida rápida, leve, saudável, à um preço mais acessível (R$14,00 por pessoa).

Na análise do compradores, foi evidenciada uma grande apreciação pelo temaki, pelas pessoas que consomem comida japonesa, onde 85% reveleram que gostam do produto. Outro ponto essencial dessa análise, foram os fatores de preferência dos consumidores em um restaurante japonês, são eles, qualidade/sabor dos produtos, preço e atendimento, nessa respectiva ordem de prioridade. Alinhando esses dados com a análise dos concorrentes existentes, foi possível inferir um possível gap entre a oferta do estabelecimentos, e o que os cliente desejam, especialmente nos dois principais fatores de qualidade dos produtos e preço. Evidenciado um bom direionamento para a estratégia da Temaki na Van de baixo custo.

Finalmente, a análise financeira, talvez a mais importante para o referente estudo, se mostrou bastante favorável para a implementação do novo empreendimento. Com uma média de 46 pessoas atendidas por dia, é possível alcançar o ponto de equilíbrio do empreendimento, considerando a média do mercado de mais de 100 pessoas diáriamente, esse se mostrou um ponto positivo. Em termos de retorno financeiro, o empreendimento apresentou um payback de 19 meses no cenário realista, e uma taxa interna de retorno de 81,60%a.a., que comparada a média dos últimos cinco anos de 25,36%a.a. de um investimento considerável atrativo no mercado, como é o caso da Bolsa de Valores de São Paulo, a Temaki na Van se mostrou uma excelente opção de investimento. Mesmo num cenário pessismta, a taxa interna de retorno do empreendimento ficou em 47,27%a.a., ainda assim ficando bem acima do retorno médio oferecido pela Bovespa.

Por fim, após o referente estudo, com base nas análises feitas, a Temaki na Van pode ser considerada um modelo de empreendimento inovador com boas chances de sucesso, além ser uma boa opção de investimento. Concluindo, é possível afimar que, através da análise economico-financeira, a implementação de uma Temakeria Móvel em Florianópolis é viável.

Para futuros trabalhos, é sugerido um estudo sobre a possibilidade de expansão da temakeria móvel para outras capitais brasileiras, visto que as leis e restrições podem ser específicas em cada cidade. Um estudo como esse viabilizaria a expansão da temakeria móvel para outros estados, possibilitando o estabelecimento de um rede de franquias.

REFERENCIAS

ABRASEL. Guia Abrasel Santa Catarina. 19ªed. Florianópolis: Sebrae, 2009.

______. Gastos com refeições fora do lar. Disponível em:

<http://www.abrasel.com.br/index.php/atualidade/item/5522/>. Acesso em: 25 jun. 2009. APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006.

ANSOFF, Igor. Corporate strategy. EUA: Penguim Books, 1973.

ASSAF, Alexandre. Administração financeira: As finanças das empresas sob condições inflacionárias. São Paulo: Atlas, 1986.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada ás Ciências Sociais. 7ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2007.

BLANCHARD, Kenneth H.; JOHNSON, Spencer. O gerente minuto. 30ªed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

BOVESPA. Histórico do Ibovespa. Disponível em:

<http://www.bovespa.com.br/InstSites/Ibovespa_40anos/index.asp>. Acesso em 05/11/09. BREALEY, Richard A. Fundamentos da administração financeira. 3ª ed. Rio de Janeiro: McGraw Irwin, 2002.

BRITTO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores Brasileiros: Vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

BUARQUE, Cristovam. Avaliação econômica de projetos: uma apresentação didática. Rio de Janeiro: Elsevier, 1984.

CARLZON, Jan. A hora da verdade. 5ªed. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1978. CHANDLER, Alfred D. Strategy and structure. EUA: MIT, 1962.

CHIAVENATO, Idalberto. Vamos abrir um novo negócio?. São Paulo: Makron Books, 1995.

______. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

COLLINS, James C.; PORRAS, Jerry. Feitas para Durar. 4.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. DEGEN, Ronald Jean; MELLO, Alvaro Augusto Araujo . O empreendedor : fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989

DETRAN-SC. Carteira nacional de habilitação. Disponível em: <http://www.detran.sc.gov.br/habilitacao/mudanca.htm>. Acesso em 20/10/2009.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

EDITORA ABRIL. Bolsa de valores. Disponível em:

<http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/bolsa_valores/index.shtml>. Acesso em: 05/11/09.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira: essencial. São Paulo: Bookman, 2006.

GOLEMAN, Daniel. Textos fundamentais. Rio de Janeiro, 2007.

JAPAN FOUNDATION SÃO PAULO. São Paulo, a metrópole do sushi. Disponível em: < http://www.fjsp.org.br/guia/cap15_a4.htm>. Acesso em: 20 ago. 2009.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. LONGENECKER, Justin G. (et al.). Administração de pequenas empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MARICATO, Percival. Como montar e administrar bares e restaurante. 4ªed. São Paulo: Senac, 2002.

MARTINS, Eliseu; ASSAF NETO, Alexandre. Administração financeira: as finanças das empresas sob condições inflacionarias. São Paulo: Atlas, 1985

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 2ªed. São Paulo: Atlas, 1994

MCDONALD, M. H. B. Planos de Marketing – Como Preparar – Como Usar. Rio de Janeiro: Graf. JB, 1993.

MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2008.

NOHARA, Jouliana Jordan. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma. 2ªed. São Paulo: Atlas, 2006.

OHMAE, Kenichi. The mind of strategist. EUA: McGraw-Hill, 1982.

PEREIRA, Heitor José. Criando o próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília: SEBRAE, 1995.

PINTO, Luciano da Cunha. Plano de negócio para verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da implantação de um serviço de Buffet especializado na culinária japonesa na cidade de Florianópolis-SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Estágio

(graduação em Administração) – Curso de Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

PORTER, Michael E. Estrategia competitiva: tecnicas para analise de industrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

PRAHALAD, C.K.; HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro. 19ª. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

RESTAURANTES JAPONESES. Restaurantes japoneses no Brasil. Disponível em: <http://www.restaurantesjaponeses.com.br/>. Acesso em 01/11/09.

REVISTA MEN´S HEALTH. Sushi or not sushi?. 38ªed. São Paulo: Editora Abril, 2009. ROSA, Cláudio A. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: Sebrae, 2007.

ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Rondolph W; JAFFE, Jeffrey F. Princípios de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998.

SEBRAE (Org.). A presença das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/Principal/Conhecendo%20a%20MPE/>. Acesso em: 02 jun. 2009.

SEBRAE SÃO PAULO (Org.). A presença das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/momento/o-que-o-sebrae-pode-fazer- por-mim/empreendedor/BIA_336/integra_bia>. Acesso em: 02 jun. 2009.

SENGE, Peter. A quinta disciplina. 2ªed. São Paulo: 1992.

STEINER, G.A.; MINER, J.B. Management Policy and Strategy. 3ªed. Nova Iorque: Masmillan, 1986.

TOSI, Armando José. Matemática financeira com utilização da HP-12C. Ed.compacta. São Paulo: Atlas, 2004.

VENDA MUITO MAIS. Uma nova onda de inovação é necessária em restaurantes japoneses. Disponível em: < http://www.vendamuitomais.com.br/site/artigo.asp?Id=133>. Acesso em: 21 ago. 2009.

APÊNCICE – A

ANEXO – A

ANEXO – B

ANEXO – C

ANEXO – D

ANEXO – E

ANEXO – F