• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO V – CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1 Conclusões principais

Discute-se aqui as principais conclusões relativamente à visão bibliométrica geral e científica do objeto de pesquisa desta dissertação. A proposta é identificar os principais impactos econômicos gerados pela Airbnb através da análise de desempenho dos resultados da amostra, a fim de responder à questão investigativa: quais são os principais efeitos econômicos gerados pela plataforma Airbnb?

O uso do software SciMAT contribuiu para a realização de um mapeamento científico que identifica, através da utilização de palavras-chave, os temas, também chamados de clusters, mais relevantes da base de dados da amostra, em dois períodos diferentes.

O resultado do mapeamento científico demonstrou que, tanto no Período 1 (anos 2015 a 2017) quanto no Período 2 (anos 2018 a 2020, até o dia 13 de maio), a abordagem da Airbnb e “Sharing Economy” tem como principal tema de estudo a Economia de Compartilhamento, considerando um limite mínimo de coocorrência que visa afunilar e garantir maior acuracidade no tratamento dos temas.

A estrutura da economia compartilhada é evidenciada pelos pesquisadores especialmente quando considerada a sua conexão com a regulamentação dos negócios de compartilhamento. A regulamentação é, como proposto nesta pesquisa, a origem de muitos reveses relacionados à presença da Airbnb na sociedade. Embora esta sistematização de partilha seja vista como uma oportunidade econômica, é sustentada, ao mesmo tempo, como uma forma de criação de mercados não regulamentados (Martin, 2016).

As principais publicações sobre economia de compartilhamento comprovam o impacto negativo nas receitas dos hotéis aquando da penetração da Airbnb nos destinos turísticos. Zervas

61

et al. (2017) revelam que no Texas, por exemplo, houve impacto de até 10% nas receitas em determinados segmentos hoteleiros. Os autores afirmam que os custos de entrada de uma acomodação Airbnb é irreal diante dos custos que um estabelecimento de hotelaria possui para se instalar na indústria de hospedagem. Por isso, caracteriza-se a Airbnb como concorrência desleal no setor de hospedagem.

Percebe-se também estudos de casos em que a presença da Airbnb tem impacto direto no turismo da região, como no caso de Barcelona, em que há um aumento da pressão turística em regiões estratégicas pela elevada penetração dos alojamentos locais (Gutiérrez, et al., 2017).

A existência dos alojamentos afeta diretamente a composição urbanística dos destinos turísticos, gerando um efeito muito comum e referenciado nas publicações da amostra: o impacto na urbanização. Como uma derivação da urbanização, a gentrificação é realidade em muitos destinos que a Airbnb se encontra, onde se vê uma ligação direta com os aluguéis de curto prazo. A plataforma é capaz de introduzir um fluxo potencial de receita no mercado imobiliário geograficamente desigual, criando um grande hiato relativamente aos aluguéis permanentes em bairros desejáveis cultural e internacionalmente (Wachsmuth & Weisler, 2018).

Entre os dois períodos, percebe-se maior intensidade no tratamento dos efeitos econômicos a partir dos três últimos anos de publicações. Com o crescimento exponencial da plataforma, os efeitos inevitáveis nos destinos e nos setores passam a ser explorados, de forma multidisciplinar, no segundo período de publicações.

Assim sendo, garante-se aqui o cumprimento do objetivo de perceber, na amostra, os efeitos econômicos provocados pela Airbnb conectada à economia do compartilhamento. Os impactos da plataforma na indústria hoteleira e as consequências urbanísticas nos destinos, todos eles decorrentes da ausência ou limitada regulamentação sobre o modelo de negócio, são temas fortemente investigados e referenciados na amostra.

Aponta-se também o curso tomado pelas investigações, conhecendo os temas tratados de forma abrangente pelos pesquisadores, e os assuntos que estão à margem das pesquisas. Assim, procura-se responder à questão: como estes efeitos estão refletidos na literatura científica?

Comparando os descritores que compõem os dois períodos, determinantes motivacionais dos usuários e modelos de negócio dentro da economia compartilhada são os assuntos mais relevantes e mais desenvolvidos pelos pesquisadores referentes ao objeto deste trabalho.

Temas também considerados centrais, devido à potência das forças externas, porém com pouco desenvolvimento, também abordam os determinantes de escolha da plataforma, com foco para a metodologia de avaliação bilateral, além da presença digital do modelo de negócio dentro

62

do consumo colaborativo, do processo de gentrificação e o do mercado de hospitalidade como um todo, especialmente os efeitos econômicos sofridos.

O enquadramento da plataforma na economia compartilhada é constantemente explorado, e frequentemente associado à natureza comercial da Airbnb e às falhas legislativas. O tema de maior destaque, no entanto, não caracteriza um efeito econômico: é o comportamento dos usuários da plataforma, especialmente no tocante às motivações para utilização: tanto pelo lado do hóspede, quanto pelo lado do anfitrião.

Percebe-se que os temas poucos relevantes são aqueles que não possuem como origem a desregulamentação do negócio ou a economia compartilhada. Conclui-se, assim, e respondendo à questão da pesquisa, que as investigações acerca dos efeitos econômicos se posicionam de forma central na literatura científica. Os pesquisadores regularmente exploram a natureza da economia compartilhada e a vinculam ao tema investigativo que desejam tratar.

No entanto, sugere-se maior atenção da ciência relativamente aos impactos econômicos, uma vez que há maior representatividade de tópicos que remetem às concepções e motivações dos usuários das duas pontas da plataforma. O comportamento do hóspede e o comportamento do anfitrião são temas de significativa importância que conduzem à compreensão do sucesso exponencial da plataforma. Porém, este crescimento desmedido pode causar efeitos sobretudo negativos nos destinos que possui penetração, e desenvolvê-los cada vez mais permite melhor entendimento e adaptação à nova realidade econômica.

Nas próximas subseções, serão indicadas as limitações para a construção da pesquisa e as sugestões de pesquisas futuras, complementares a este trabalho.

Documentos relacionados