• Nenhum resultado encontrado

8.1 - APRESENTAÇÃO

O gerenciamento da informação pode ser utilizado tanto para distribuir quanto para centralizar a gestão: desta forma algumas empresas centralizam o uso da informação; outras empregam técnicas similares para promover o acesso às informações e envolver mais colaboradores no processo decisório. Tudo isto é uma questão de escolha, baseada em fatores diversos relacionados com aspectos culturais, tamanhos da empresa, ramo de atividade e, principalmente, pelos que fazem as escolhas e pelas conseqüências que essas escolhas determinam.

O presente estudo objetivou a construção e implementação de um Data Warehouse para

apoiar as decisões relativas à gestão da operação, em uma empresa operadora do Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (TRIP). Optou-se pela elaboração de um modelo de

Data Mart, por ser mais adequado às aplicações departamentais. Os sistemas de informação

que utilizam esse tipo de tecnologia diferenciam-se por permitir o uso de ferramentas de descoberta de conhecimento elaboradas, possibilitando grande variedade de consultas à base de informações geradas sobre o negócio da empresa operadora.

A utilização do Data Mart desenvolvido por parte dos gestores da empresa, proporcionará

facilidades na obtenção da informação, e conseqüente utilização dessa em todo o processo produtivo da organização, levando conhecimento formal a outros usuários. Tal fato fará com que o valor adicionado aos procedimentos relacionados à operação dos serviços, sirva de espelho para a evolução dos procedimentos nos outros departamentos da empresa operadora.

8.2 – AVALIAÇÃO DA RELEVÂNCIA DO DATA MART DESENVOLVIDO

Pressupõe-se senso comum a crença de que executivos e gerentes de empresas operadoras do TRIP, em geral, não estão adequadamente preparados para lidar com ferramentas de tecnologia da informação mais complexas, porém com maior poder de apoiar os processos

decisórios. A opção por se desenvolver uma ferramenta OLAP para apresentação das

informações contidas no Data Mart desenvolvido, partiu do pressuposto de que se os gestores

aprenderem a utilizar uma ferramenta menos complexa, os mesmos poderiam formar opinião sobre sistemas para apoio a gestão e por iniciativa própria solicitarem o desenvolvimento de ferramentas mais apuradas, como, por exemplo, as baseadas em técnicas de mineração de dados.

O Data Mart desenvolvido se mostrou solução eficiente quanto ao objetivo proposto, que é gerar informações que agreguem valor ao processo de gestão da operação. Assim verifica-se que os objetivos contemplados para esse estudo foram cumpridos, sendo que, entre outros benefícios, pode-se elencar:

• consultas de dados de maior pertinência e consistência, o que permite formar opiniões

mais concisas em relação aos problemas detectados na gestão da operação;

• aumento da produtividade dos decisores com a utilização da ferramenta OLAP;

• Recuperação rápida dos dados para consulta, evitando trabalho de busca em vários

sistemas de nível operacional, eliminado redundâncias e falhas nas informações;

• Os decisores não precisam mais trabalhar “por demanda”, podendo desenvolver ações

focadas em previnir desvios e irregularidades na operação.

• Foi feito aproveitamento dos dados gerados pelo tacógrafo. Até então o instrumento

existia para cumprir formalidade legal, representando custo fixo e não investimento em controle para a empresa.

• A utilização freqüente da ferramenta desenvolvida propiciara ganhos de escala para a

empresa, à medida que será possível minimizar custos referentes a operação, tais como o desgaste pré-maturo da frota, gastos com combustível, gastos com acidentes, entre outros.

• Como beneficio indireto propiciado pela ferramenta e direto pela melhoria da

operação como um todo, a empresa poderá iniciar um processo de resgate de sua credibilidade junto aos usuários e ao órgão regulador, no que concerne à execução dos serviços prestados.

Tendo em vista objetivos pontuais, o presente trabalho apresentou solução baseada em Data Warehouse direcionada para ambiente especifico, fato que certamente lhe confere

possibilidade de trabalhar com algumas limitações circunstanciais. No que concerne a concepção e desenvolvimento da própria ferramenta, apesar de implantada e validada, sobressaem alguns pontos que podem ser melhorados ou complementados.

Como a característica de um Data Mart é ser desenvolvido para atender parte(s) do(s)

negócio(s) da organização, a falta de informação do mesmo nível de qualidade da adquirida via aplicação da ferramenta, em relação a outros departamentos da empresa, pode dificultar avaliações sobre a operação. Como exemplo, a falta de informações apuradas sobre a manutenção dos veículos, corrobora pela não identificação de desvios na operação provocados por esses problemas específicos. Tal fato pode levar os gestores a formar juízo inadequado da atuação dos condutores.

O desenvolvimento de apenas uma ferramenta de apresentação de dados, apesar de não afetar a principio o processo decisório na empresa, certamente gera limitações para a aferição de resultados de interesse acadêmico, como a identificação de padrões e tendências da operação. O modelo dimensional concebido favorece a aplicação em empresas que possuem linhas consideradas longas (mais de 1000 quilômetros), isso dada a granularidade considerada para os atributos.

A falta de organização dos dados de anos anteriores, tornou precária a avaliação do comportamento da operação no tempo, apesar dos três anos de informação apurados e consolidados.

8.4 – RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES

Com base nas limitações verificadas e em fatores percebidos durante o desenvolvimento da ferramenta e análise dos dados, considerou-se as seguintes sugestões e recomendações para continuidade e ou melhoria do estudo.

O desenvolvimento dos outros Data Marts relacionados ao negócio da empresa operadora,

principalmente com foco nas atividades de manutenção da frota e comercialização dos serviços, poderia agregar valor ao processo decisório da empresa como um todo. O

desenvolvimento de todo o Data Warehouse é fortemente recomendado.

Aplicação de ferramentas de estatística espacial e análise espacial de dados, bem como

ferramenta de mineração de dados sobre as informações depositadas no Data Mart, podem

potencializar as possibilidades de análise e apoio a decisão.

O modelo dimensional proposto se limitou a atender as necessidades de uma determinada empresa operadora. Sugere-se o desenvolvimento de um modelo genérico, capaz de atender todo o espectro da operação em empresas operadoras do TRIP.

Recomenda-se o uso das informações registradas via tacógrafo, para apoiar a fiscalização e acompanhamento da operação das empresas do TRIP por parte do poder concedente. Sendo o tacógrafo instrumento confiável e de uso obrigatório, a utilização dessas informações poderia agregar valor aos procedimentos executados pelo órgão regulador.