• Nenhum resultado encontrado

Este estudo apresentou a investigação do método de apoio à decisão multicritério AHP aplicado na avaliação e seleção de PSL para uma empresa do segmento de cargas expressas. Nesse processo, em conjunto com os gerentes da contratante, foi possível identificar quais critérios e subcritérios qualitativos e quantitativos são relevantes para este segmento de cargas expressas dentre os critérios utilizados na literatura. Dessa forma, os critérios utilizados, expressam as reais necessidades das partes envolvidas.

A contratante atualmente realiza suas atividades logísticas com mão de obra e ativos próprios o que torna oneroso em razão de custos fixos, quando necessário atendimento em regiões com baixa demanda. A terceirização poderá transformar os custos fixos em variáveis, além de reduzir os custos com manutenção da frota, seguro, impostos e propiciar o uso de veículos mais novos.

A parceria com empresa especializada no segmento de cargas expressas também agrega valor ao produto e contribui para elevar os indicadores da qualidade dos serviços prestados, pois foram identificados os critérios que mais impactam no processo de seleção e percebe-se que a contratante realiza monitoramento da satisfação de seus clientes em relação aos serviços prestados.

A revisão sistemática realizada possibilitou identificar que o método AHP foi utilizado nos segmentos automotivo, agrícola, eletroeletrônico, na indústria de produtos congelados, na prestação de serviços E-commerce e de serviços logísticos internacionais. No entanto identificou-se a lacuna de pesquisa com a inexistência de avaliação e seleção de PSL para o ramo de cargas expressas.

A revisão bibliométrica permitiu também identificar quais foram os critérios mais e menos relevantes em cada segmento, o que denota a necessidade de avaliar os critérios qualitativos e não se basear somente no custo para escolha de um PSL, pois a escolha de um PSL com custos baixos e sem experiência no ramo de cargas expressas poderá impactar nos níveis de serviços prestados.

Os modelos aplicados no método AHP para avaliação e seleção de PSL por meio de um editor de planilhas eletrônicas e do software SuperDecisions permitiu

comparar os valores e identificar a similaridade nos resultados. O que monstra que o método AHP dispensa a necessidade de softwares específicos, podendo ser realizado em editores de planilhas eletrônicas.

Neste estudo caso, identificou-se que para a empresa contratante, a tecnologia da informação, a responsividade e a gestão da qualidade são os critérios mais relevantes, pois se deseja eficiência no atendimento ao cliente, com rígido monitoramento do cumprimento de prazo e satisfação dos mesmos. Percebe-se também que a contratante exige a integração de sistemas de informação para permitir aos clientes o rastreamento das mercadorias, bem como o acompanhamento dos prazos.

O processo de avaliação e seleção por meio do método AHP permitiu identificar o PSL que possui maior aderência aos requisitos desejados pela contratante, esse avaliado por intermédio dos critérios qualitativos e quantitativos julgados relevantes ao segmento pelos gerentes da empresa contratante.

O PSL3, classificado como o mais apropriado para a parceria, apresentou maior aderência aos critérios estabelecidos em conjunto com a contratante. Segundo Wanke (2012) um aspecto valorizado nos PSLs por parte das indústrias são as certificações ISO. Esta empresa se destacou das demais concorrentes em onze dos 28 critérios e também apresentou os seguintes diferenciais em relação às concorrentes: além das certificações ISO 9001, referente à certificação do sistema de gestão da qualidade da empresa e ISO 14001, certificação do sistema de gestão ambiental, possui as certificações ISO 13485 que é uma certificação de qualidade para empresas de produtos médicos e ISO/TS 16949, certificação do sistema de gestão da qualidade para a indústria automobilística, o que demonstra a capacidade da empresa em oferecer vantagens locais e globais para os segmentos mais exigentes, que são as áreas médica e automobilística.

A abrangência de atuação do PSL 3 é nacional e internacional, o que a diferencia dos demais concorrentes. O PSL 1 e o PSL 2 mostra capacidade de atendimento somente no estado de São Paulo e nas principais capitais do País, não apresentando, a princípio, infraestrutura para atendimento em todo o território nacional.

O PSL 3 para a prestação dos serviços conta com veículos utilitários, médio, semipesados, pesados, aviões e navios. Os serviços que se propõe a fazer são transporte, armazenagem, gestão de estoques, inventários, personalização de kits, controle do tratamento de avarias e trâmites na alfândega. Conta com infraestrutura e sistemas de TI para atendimento para logística de carga seca, resfriada, congelada e expressa, além da disponibilidade para negociar e se adequar as necessidades dos clientes. Dessa forma percebe-se a limitação de prestadores de serviços para cargas expressas com capacidade de atendimento em todo o país.

A análise de sensibilidade realizada destacou a coerência na avaliação e seleção dos PSLs, pois o PSL 3, melhor classificado, não terá sua classificação alterada com variações baixas na opinião dos gestores em relação ao nível de importância dos critérios. No entanto percebe-se que o critério “PSL busca melhorias no processo” pode alterar a classificação dos PSL 1 e PSL 2, segundo e terceiro colocados respectivamente. Dessa forma caberia uma análise dos pesos das prioridades nestes quesitos, quando houver a necessidade de contratação de um segundo PSL para atendimento a demandas sazonais.

A avaliação e seleção de PSLs por intermédio do método AHP permitiu aos decisores identificar os critérios e características que classificaram as empresas candidatas a prestação dos serviços, dessa forma, é possível verificar que este método de decisão multicritério elucidou aos decisores o processo de escolha do PSL com maior aderência as necessidades da empresa contratante. Assim é possível justificar a não contratação do PSL que proporciona o menor custo, pois este não atende da forma desejada aos critérios que remetem as necessidades estratégicas da empresa.

Esta pesquisa contribui com a teoria e prática da Engenharia de Produção ao identificar os critérios utilizados na literatura para seleção de PSL e ao refiná-los de acordo com as necessidades de empresas de cargas expressas. Há contribuição também ao avaliar e selecionar o PSL por meio do método AHP em um setor que ainda não houve aplicação deste método. A análise de sensibilidade realizada neste estudo, ainda pouco utilizada na literatura para avaliação e seleção PSL, confirma a necessidade de se fazê-la para verificação da consistência dos resultados, pois foi possível verificar que o processo de decisão foi bem planejado e demonstra as necessidades operacionais deste setor.

Contribui também ao realizar a avaliação e seleção de PSL para uma empresa da área de logística de cargas expressas, a qual exige níveis de serviços de qualidade e a demanda tem crescido em razão do aumento do E-commerce no Brasil. A aplicação do método AHP contribui para a escolha de um PSL com maior aderência aos requisitos necessários para o segmento, demonstrando a eficácia do método AHP e da análise de sensibilidade para apoio a decisão multicritério.

Os resultados obtidos neste estudo não podem ser generalizados por se tratar de um estudo de caso único em uma empresa específica.

Para pesquisas futuras, se pretende realizar estudos desta técnica em outras empresas deste mesmo segmento, implementar e medir os resultados.

Neste estudo utilizou-se somente o método AHP, dessa forma, sugerem-se pesquisas futuras com a aplicação do método ANP e um estudo comparativo entre os resultados dos dois métodos, bem como a aplicação do modelo a outras empresas do mesmo segmento.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, A. T. Processo de decisão nas organizações: construindo modelos de decisão multicritério. São Paulo: Atlas, 2013.

AKMAN, G.; BAYNAL, K. Logistics service provider selection through an integrated fuzzy multicriteria decision making approach. Journal of Industrial Engineering, v. 2014, 2014.

ALP, O.; ERKIP, N. K.; GÜLLÜ, R. Outsourcing logistics: Designing transportation contracts between a manufacturer and a transporter. Transportation science, [S.l.], v. 37, n. 1, p. 23-39, 2003.

AZADI, M.; HOSSEINZADEH ZOROUFCHI, K.; FARZIPOOR SAEN, R. A combination of Russell model and neutral DEA for3PL provider selection.

International Journal of Productivity and Quality Management, [S.l], v. 10, n. 1, p. 25-39, 2012.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BARDIN, L. Análisis de contenido. [S.l.]: Ediciones Akal, 1986.

BAYAZIT, O.; KARPAK, B. Selection of a third party logistics service provider for an aerospace company: an analytical decision aiding approach. International Journal

of Logistics Systems and Management, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 382-404, 2013.

BRASIL. Lei nº 8078, de 11 de setembro de 1990. Diário Oficial [da] República

Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 set. 1990. Disponível em : <http://www.

planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em: 20 fev. 2016.

BOTTANI, E.; RIZZI, A. A fuzzy TOPSIS methodology to support outsourcing of logistics services. Supply Chain Management: An International Journal, [S.l.], v. 11, n. 4, p. 294-308, 2006.

CHANG, C. W. et al. An application of AHP and sensitivity analysis for selecting the best slicing machine. Computers & Industrial Engineering, [S.l.], v. 52, n. 2, p. 296-307, 2007.

CHIANG, Z.; TZENG, G. H. A third party logistics provider for the best selection in fuzzy dynamic decision environments. International Journal of Fuzzy Systems, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 1-9, 2009.

CHEN, Y.M.; HUANG, P.N. Bi-negotiation integrated AHP in suppliers selection.

Benchmarking: An International Journal, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 575-593, 2007.

CHUAH, K. H.; YINGLING, J. C. Routing for a just-in-time supply pickup and delivery system. Transportation Science, [S.l.], v. 39, n. 3, p. 328-339, 2005.

CHRISTENSEN, T. R. L.; ANDERSEN, K. A.; KLOSE, A. Solving the single-sink, fixed-charge, multiple-choice transportation problem by dynamic programming.

Transportation Science, [S.l.], v. 47, n. 3, p. 428-438, 2013.

COOPER, H. M.; LINDSAY, J. L. L. Research synthesis and meta-analysis. [S.l.]: Sage Publications, 1998.

DAIM, T. U.; UDBYE, A.; BALASUBRAMANIAN, A. Use of analytic hierarchy process (AHP) for selection of 3PL providers. Journal of Manufacturing Technology

Management, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 28-51, 2012.

ERGİNEL, N.; ŞENTÜRK, S.; BİNİCİ, Y. The use of ANP method based on BOCR criteria for 3PL provider selection. Anadolu University Journal of Science and Technology–B Theoretical Sciences, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 33-44, 2014.

FLEURY, P. F. Terceirização logística no Brasil. In: FIGUEIREDO, K. F.; FLEURY, P. F.; WANKE, P. (Org.). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo: Atlas, 2012. p. 313- 324.

FLEURY, P. F.; RIBEIRO, A. A indústria de provedores de serviços logísticos no Brasil: Conceitos e estrutura. In: FIGUEIREDO, K. F.; FLEURY, P. F.; WANKE, P. (Org.). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo: Atlas, 2012. p. 293-311.

FONSECA, A. P.; MACHADO, M. V. D.; DE LA SOTA SILVA, E. P. Avaliação da rede de distribuição física de remessas postais expressas internacionais no Brasil. In: XXXV SBPO – Simpósio brasileiro de pesquisa operacional. Natal, 2003. FONSECA, C. H. F.; DA CUNHA, C. B. Alocação de atendimentos de coleta no

transporte de remessas expressas em grandes centros urbanos. 2002. Tese de

Doutorado. Dissertação (Mestrado) Depto. de Eng. de Transportes, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo.

GIL, A. C. Estudo de caso: fundamentação científica, subsídios para coleta e análise de dados, como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.

GIRARDI, D. M. A importância da terceirização nas organizações. Revista de

Ciências da Administração, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 23-31, 1999.

GÖL, H.; ÇATAY, B. Third-party logistics provider selection: insights from a Turkish automotive company. Supply Chain Management: An International Journal, [S.l.], v. 12, n. 6, p. 379-384, 2007.

GUO, W. Selection model of third-party reverse logistics service providers under supply chain management. In: Control and Decision Conference (CCDC), 2012

GUPTA, R.; SACHDEVA, A.; BHARDWAJ, A. Selection of logistic service provider using fuzzy PROMETHEE for a cement industry. Journal of Manufacturing Technology Management, [S.l.], v. 23, n. 7, p. 899-921, 2012.

______. Selection of 3PL service provider using integrated fuzzy Delphi and fuzzy TOPSIS. In: Proceedings of the world congress on engineering and computer science. 2010. p. 20-22.

HO, W. et al. Strategic logistics outsourcing: An integrated QFD and AHP approach. In: Industrial Engineering and Engineering Management, 2009. IEEM 2009. IEEE

International Conference on. IEEE, 2009. p. 1434-1438.

HOEN, K. M. R. et al. Switching transport modes to meet voluntary carbon emission targets. Transportation Science, [S.l], v. 48, n. 4, p. 592-608, 2013.

IAÑEZ, M. M.; CUNHA, C. B. Uma metodologia para a seleção de um provedor de serviços logísticos. Revista Produção, São Paulo, v. 16, p. 394-412, 2006.

ILOS. Panorama ILOS: Terceirização logística no Brasil. Rio de Janeiro: Ilos, 2014. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/web/analise-de-mercado/relatorios-de- pesquisa/terceirizacao-logistica-no-brasil-2014/>. Acesso em: 10 jun. 2015.

JHARKHARIA, S.; SHANKAR, R. Selection of logistics service provider: An analytic network process (ANP) approach. Omega, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 274-289, 2007.

KUNDAKCI, N.; ADALI, E. A.; IŞIK, A. T. Combination of DEMATEL and ANP for the cargo shipping company selection problem. International Journal of Engineering Management and Economics, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 99-116, 2014.

LAM, H. Y. et al. A knowledge-based logistics operations planning system for mitigating risk in warehouse order fulfillment. International Journal of Production

Economics, [S.l], 19 jan. 2015.

LIU, H. T.; WANG, W. K. An integrated fuzzy approach for provider evaluation and selection in third-party logistics. Expert Systems with Applications, [S.l.], v. 36, n. 3, p. 4387-4398, 2009.

MARCONI, M. A. de; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MARTINS, R. A. Princípios da Pesquisa Científica. In MIGUEL P. A. C. Metodologia

de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de

Janeiro: [s.n.], 2012.

MCIVOR, Ronan. A practical framework for understanding the outsourcing process. Supply Chain Management: An International Journal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 22-36, 2000.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

OLIVEIRA NETO, G. C. Integração complexa entre empresa contratante e

operador logístico: critérios para a contratação. 2008. Tese de Doutorado.

Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Paulista.

OLIVEIRA NETO, G. C.; LIBRANTZ, A. H.; SOUSA, W. C. Logistic Operator

Selection with Capacity of Storage and Transport Frozen Product Using Multicriteria Decision. In: Advances in Production Management Systems. Innovative and

Knowledge-Based Production Management in a Global-Local World, Springer

Berlin Heidelberg, p. 379-386, 2014.

OLIVEIRA NETO, G. C.; SHIBAO, F. Y. Serviço logístico de carga expressa no ramo bancário: uma experiência bem-sucedida. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 93-105, 2015.

QURESHI, M. N.; KUMAR, P.; KUMAR, D. Selection of 3PL service providers: a combined approach of AHP and graph theory. International Journal of Services

Technology and Management, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 35-60, 2009.

RAMALHO, A.; DIEHL, C. A.; SOUZA, M. A.; ANDRIOLI, R. F. Avaliação de

desempenho do processo de terceirização da logística de distribuição: um estudo de caso. Produto & Produção, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 07-17, 2011.

RAJESH, R. et al. AQUA: analytical model for evaluation and selection of third-party logistics service provider in supply chain. International Journal of Services and

Operations Management, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 27-45, 2011.

REZENDE, W. Terceirização: a integração acabou. Revista de Administração de

Empresas, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 6-15, 1997.

ROUTROY, S. Selection of third party logistics provider in supply chain.

International Journal of Services Technology and Management, [S.l.], v. 12, n. 1,

p. 23-34, 2009.

SAATY, T. L. Decision making with the analytic hierarchy process. International

Journal of Services Sciences, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 83-98, 2008.

SALOMON, V. A. P. Analytic Hierarchy Process. In: MARINS, F. A. S. et al. (Org.).

Métodos De Tomada De Decisão Com Múltiplos Critérios: Aplicações Na

Indústria Aeroespacial/ Sobrapo – Sociedade Brasileira De Pesquisa Operacional. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2010. p. 21-39.

SHARAFI MASOULEH, A. A weighted Additive Fuzzy Programming Approach for Logistics Outsourcing Selection in Car Industry. International Journal of

SILVERIO, A. A. Seleção de projetos de investimento a partir do método

Multicritério AHP: um caso do setor de energia. 2015. Dissertação (Mestrado)

Programa de Mestrado Profissionalizante em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho. São Paulo.

SINGH BHATTI, R.; KUMAR, P.; KUMAR, D. Analytical modeling of third party service provider selection in lead logistics provider environments. Journal of

Modelling in Management, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 275-286, 2010.

SO, S. H. et al. Evaluating the service quality of third-party logistics service providers using the analytic hierarchy process. JISTEM-Journal of Information Systems and

Technology Management, [S.l.], v. 3, n. 3, p. 261-270, 2006.

SUCKY, E. A model for dynamic strategic vendor selection. Computers &

Operations Research, [S.l.], v. 34, n. 12, p. 3638-3651, 2007.

SYAMSUDDIN, I. Multicriteria Evaluation and Sensitivity Analysis on Information Security. International Journal of Computer Applications, [S.l.], v. 69, n. 24, p. 22- 25, 2013.

TRIANTAPHYLLOU, E.; MANN, S. H. Using the analytic hierarchy process for

decision making in engineering applications: some challenges. International Journal of Industrial Engineering: Applications and Practice, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 35-44, 1995.

VIJAYVARGIYA, A.; DEY, A. K. An analytical approach for selection of a logistics provider. Management Decision, [S.l.], v. 48, n. 3, p. 403-418, 2010.

VIJAYVARGIYA, A.; DEY, A. K. CAPARO: A Structured Approach for Selection of a Common Logistics Provider. Greater Noida: Birla Institute of Management

Technology, 2009.

WANKE, P. F. Determinants of scale efficiency in the Brazilian third-party logistics industry from 2001 to 2009. BAR-Brazilian Administration Review, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 66-87, 2012.

XIU, G.; CHEN, X. The third party logistics supplier selection and evaluation. Journal

of Software, [S.l.], v. 7, n. 8, p. 1783-1790, 2012.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

YING, Y. The study on logistics supplier management based on analytic hierarchy process and information entropy. IJACT: International Journal of Advancements

in Computing Technology, [S.l.], v. 4, n. 21, p. 254-261, 2012.

ZAMMORI, F.; BIGLIARDI, B.; CARMIGNANI, G. Selecting inbound logistic policies: an ANP-based multi criteria decision making approach. International Journal of Logistics Systems and Management, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 212-244, 2014.

ZAREINEJAD, M.; JAVANMARD, H.; ARAK, I. Evaluation and selection of a third- party reverse logistics provider using ANP and IFG-MCDM methodology. Life Science Journal, [S.l.], v. 10, n. 6s, p. 350-355, 2013.

ZHANG, H. et al. An application of the AHP in 3PL vendor selection of a 4PL system. In: Systems, Man and Cybernetics, 2004 IEEE International Conference on. IEEE, 2004. p. 1255-1260.

Documentos relacionados