• Nenhum resultado encontrado

1. O Protótipo II mostrou-se viável para assar os alimentos escolhidos, podendo trazer economia e minimizar problemas de ataque à ecologia, principalmente no que diz respeito ao desmatamento por uso de lenha, foi verificado sua capacidade de assamento no período de 9:00 às 14:00 horas, dentro de boas condições solarimétricas;

2. Os tempos de assamento dos alimentos foram bem superiores aos obtidos com o forno convencional a gás em função de suas temperaturas interna e do absorvedor serem bem inferiores;

3. Os tempos de assamento dos alimentos testados são competitivos com os apresentados na literatura solar para cocção de alimentos, além de sua capacidade de assar mais de um alimento simultaneamente;

4. Outras vantagens adquiridas foram o custo de fabricação do forno proposto ficando em torno de 150 reais, estando no limite inferior da faixa média para tais protótipos entre 150 e 300 reais, para fins que não visam lucro, o fácil processo de fabricação e montagem, podendo sua tecnologia de fabricação ser repassada para comunidades carentes;

5. O Protótipo II é mais viável que o Protótipo I, principalmente pela estética, vedação, tempo de vida e o efeito estufa, gerando uma eficiência comprovada de 57%, eficiência essa na faixa de outros fornos solares;

6. O forno solar fabricado apresenta boa relação custo x benefício pelo seu baixo custo de fabricação, fácil operacionalidade necessitando apenas de um treinamento prévio;

7. Realizar ensaios para vários tipos de alimentos em todas as estações do ano para uma avaliação mais real do desempenho do forno solar proposto;

8. Melhorar a capacidade de isolamento térmico para minimizar as perdas térmicas, o que poderá diminuir o tempo de assamento dos alimentos;

9. Testar simultaneamente os dois protótipos, para o assamento de um mesmo alimento, para uma melhor avaliação comparativa do desempenho térmico entre dos dois fornos, sob mesmas condições solarimétricas.

6 REFERÊNCIAS

Balanço Energético Nacional 2008: Ano base 2007 / Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Rio de Janeiro, 2008.

Balanço Energético Nacional 2011: Ano base 2010 / Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Rio de Janeiro, 2011.

BRAGA, Benedito et al, Introdução à engenharia ambiental o desafio do desenvolvimento sustentável, 2 ed., Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2005.

BEZERRA, A. M. Aplicações térmicas de energia solar. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2002.

COMETA, E. Energia solar: utilização e empregos práticos. São Paulo: Editora Hemus, 2004. 127 p.

FILHO, R. E. B. R. Análise de Desempenho de um Fogão Solar Construído a Partir de Sucatas de Antena de TV, Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós- graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2010.

FIGUEIREDO, Núbia Maria Almeida de, método e metodologia na pesquisa científica, 3º ed., Yedes, São Caetano do Sul, SP, 2008.

Fontes de energia: Disponivel em ecoguia.cm-mirandela.pt/index.php?oid=86. Acessado no dia 19/12/2013.

FRANKENTAL, M. T. A. Fabricação e Estudo de Protótipo Solar de Baixo Custo Para Aplicações em Comunidades carentes. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2012.

GOMES, J. W. Construção e Análise de Desempenho de um Forno/Fogão Solar Tipo Caixa Alternativo Construído a Partir de uma Sucata de Pneu. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2009.

GURGEL, R. F. Estudo de um Forno Solar Fabricado em EPS sem Absorvedores. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2013.

LAYRARGUES, P. P. Sistemas de Gerenciamento Ambiental, Tecnologia Limpa e Consumidor Verde: a delicada relação empresa-meio ambiente no ecocapitalismo. São Paulo. 2000.

LION, C. A. P. Q. Construção e Análise de Desempenho de um Fogão Solar à Concentração Utilizando Dois Focos Para Cozimento Direto. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2007.

LION, C. A. P. Q., Desenvolvimento e caracterização de compósito da borra da piaçava para construção de parábola de um fogão solar à concentração, Tese de Doutorado do PPGCEM/UFRN, Natal, 2013.

MARTINEZ, Pedro Sarmiento, Energía Solar aplicaciones e ingeniería, 4 ed. Val Paraíso, Chile, 2009.

MELO, A. V. Desempenho de um Fogão Solar Tipo Caixa Construído a Partir de uma Sucata de um Fogão Convencional à Gás. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2008.

NETO, M. C. M. Fogão solar à Concentração com Parábola Refletora Construída em Material Compósito. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2010. PITTA, B. C. Forno Solar Fabricado a Partir de Sucata de Vidro. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2012.

QUEIROZ, W. F. Construção de um Fogão Solar à Concentração Para Cozimento Direto e Indireto, Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2005. SILVA, L. C. D. Forno/Fogão Solar Fabricado a Partir de um Banco em Desuso e Sucata de Vidro. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2012. SOCIEDADE DO SOL. Forno Solar de Baixo Custo. Disponível em:

< http://www.sociedadedosol.org.br/projetos/forno-solar/ />. Acesso em 14/08/ 2013.

SOLAR COOKERS INTERNATIONAL. ABOUT SCI. Disponível em: <http:// http://solarcooking.wikia.com/wiki/Category:Solar_cooker_plans>. Acesso em: 04 Out. 2013. SOUZA, L. G. M. et al. Fogão solar à concentração construído a partir de uma sucata de antena parabólica. VI CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Salvador-BA, 2008.

SOUZA, L. G. M. et al. Forno solar de baixo custo fabricado com blocos confeccionados em material compósito. VI CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Salvador- BA, 2008.

SOUZA, L. G. M et al. Solar Cooking Built in Composite Material. 20th COBEM - International Congress of Mechanical Engineering. Gramado-RS, 2009.

SOUZA, L.G.M. et al. Forno solar fabricado a partir de uma sucata de freezer. VII CONEM – Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Natal-RN, 2012.

SOUZA, L.G.M. et al. Material Compósito a partir dos resíduos de cabelos. 20°CBECIMAT – Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências dos Materiais, Joinville-SC, 2012.

SOUZA, R. M. Forno Solar Fabricado a Partir de uma Caixa de EPS. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica) Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2012.

SOUZA, L. G. M. et al., Solar cooker with concentration parable made from piaçava composite, COBEM- 2013, Ribeirão Preto/SP.

SOUZA, L. G. M. et al., Solar oven manufactured in composite low termal condutivity, COBEM- 2013, Ribeirão Preto/SP.

SOUZA, L. G. M. et al., Solar oven manufactured from a EPS termal box, COBEM- 2013, Ribeirão Preto/SP.

SOUZA, L. G. M. et al., Otimização de um fogão solar à concentração para cocção de alimentos, , CIBIM- 2013, La Plata/ARG.

SOUZA, L. G. M. et al., Viabilidade de uso de um forno solar para assamento de alimentos fabricado a partir de uma sucata de banco e vidros de janelas, CIBIM- 2013, La Plata/ARG. THOMAS, J. E. et al. 2001. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro, Interciência, PETROBRAS.

VARELA, P.H.A., Viabilidade térmica de um forno solar fabricado com sucatas de pneu, Dissertação de mestrado do PPGEM/UFRN, Natal, 2013.

VILLALVA, MARCELO GRADELLA, GAZOLI, JONAS RAFAEL, Energia solar fotovoltaico conceitos e aplicações sistemas isolados e conectados a rede, 1 ed., Érica, São Paulo, 2012.

Documentos relacionados