• Nenhum resultado encontrado

Conclusões e Trabalhos Futuros

Conclusões e Trabalhos Futuros

Como visto neste trabalho, a demanda por semântica na integração de informações entre empresas tem sido um grande problema para a realização de e-business. As organizações têm produzido diversas fontes de dados que possuem tecnologias e estruturas inconsistentes entre si. As tecnologias da Web Semântica, as técnicas de ontologias e aplicação do estudo em integração de dados aparecem para preencher lacunas que tornam aplicações e-business presas e limitadas a padrões específicos.

Ao mesmo tempo em que uma ontologia de mediação pode reduzir custos ao diminuir a complexidade de interoperabilide das empresas e possibilitar intercâmbio de informação, o seu emprego tende a aumentar o lucro das empresas, já que o espaço para negócios torna-se aberto a todo o mundo, inclusive a agentes inteligentes que podem capturar e processar informação, aumentando enormemente as possibilidades de estabelecer lucrativos negócios em geral.

Por isto, foi proposta neste trabalho uma ontologia no domínio de e-business. Conceitos principais foram capturados para que se tenha um vocabulário comum mínimo que permita interoperabilidade entre diversas comunidades inseridas nesse domínio.

Uma das perspectivas para se aproveitar ao máximo o potencial da internet de gerar negócios eletrônicos é a implementação de novas tecnologias, dentre as quais os novos padrões da W3C, voltados à construção de uma Web Semântica, se destacam. A Web Semântica já está próxima de se tornar uma realidade, porém ainda carece de aplicações demonstrando seu uso prático. Visando sobrepor esta lacuna, foi criado neste trabalho uma aplicação que utiliza os padrões mais recentemente definidos pela W3C na forma de um portal Web. A construção de um portal Web foi essencial para permitir interação dos usuários com as ontologias e com os dados por elas descritos.

112

O protótipo aqui demonstrado procura dar solução a esses problemas, focando no problema de integração de dados. Portanto, foi efetivamente projetado e desenvolvido um protótipo que permite o acesso simultâneo a diversas fontes de dados distribuídos na Web sobrepostos por uma camada semântica, de forma transparente ao usuário. Ao permitir navegação e consultas a partir de uma interface única torna-se mais simples o processo de obtenção de informações relevantes pelo usuário a partir de diversas fontes.

Para o desenvolvimento do projeto, algumas ferramentas e tecnologias tiveram que ser usadas, como a linguagem OWL para descrição de esquemas e interoperabilidade, semântica, cuja promessa é que seja um padrão para compartilhamento e distribuição de informação num futuro próximo. Também foi proposto o emprego da linguagem de consulta SPARQL, definida pela W3C, que está prestes a se tornar uma recomendação, o que tende a padronizar seu uso. Com a adoção de uma camada uniformizada sobre as fontes de dados foi possível obter efetivamente a integração de informações, como demonstrado no protótipo.

É necessário observar que, apesar da adoção de uma camada semântica e de um esquema de mediação sobre as fontes, preservou-se a independência das fontes – o que vai justamente ao encontro da filosofia da Web Semântica, de distribuição e independência das fontes de dados. As fontes de dados continuam dispersas na Web, com tradução de consultas SPARQL e geração de resultados em OWL realizada de maneira descentralizada.

Alguns problemas tiveram que ser superados para contornar dificuldades ao obter e tratar com novas tecnologias, ainda não plenamente estabelecidas. Não obstante, os objetivos a que este trabalho se destina foram obtidos com sucesso.

7.1 Trabalhos Futuros

Existem diversas possibilidades de trabalhos futuros, dentre os quais podem ser citados os seguintes.

Ampliação da abrangência dos Wrappers para além de ontologias OWL e bancos de dados relacionais. Isso poderia ser feito criando Wrappers para Bancos de Dados Orientados a Objeto, fontes de dados XML ou mesmo fontes de dados textuais.

113

melhorado o esquema atual, melhor adequando às necessidades do domínio em questão. Para enriquecer ainda mais o vocabulário comum, poderia ser utilizada uma ontologia de alto nível, como a SUMO [PNL02]. Ontologias são escaláveis e sua construção pode ser incremental, desde que não enfraqueça a interoperabilidade a que o sistema se propõe.

Extensão do protótipo, para prover mais casos de uso. Seria interessante ter módulos de aplicação e-Commerce (B2C) e Business-to-Business (B2B) específicos, pelos quais usuários consumidores poderiam realizar compras reais em estabelecimentos pela Web, sendo facilitados pela integração do sistema, ou empresas usuárias da ontologia estabelecerem parcerias reais com outras organizações, aumentando sua rentabilidade. Isso poderia ser feito tanto pelo desenvolvimento de uma interface específica quanto por um grande número de consultas pré- definidas no sistema. Isto poderia incluir a aplicação prática do protótipo OntoBusiness numa aplicação real, realizando testes exaustivos e verificando experimentalmente o aumento de possibilidades de encontrar clientes ou parceiros, aumentando sua renda e seus lucros.

Trabalhos futuros também podem contemplar a utilização do framework OWL-S para implementação de serviços orientados a ontologias. Este tipo de trabalho poderia incluir o desenvolvimento de ferramentas que se utilizam de Agentes Inteligentes para estabelecer contatos a fim de auxiliar a obtenção de serviços na Web como, por exemplo, automaticamente facilitar clientes e vendedores a fechar bons negócios ou agilizar a obtenção dos melhores fornecedores, distribuidores ou serviços especializados por parte de empresas e organizações, sempre objetivando o menor custo e o maior benefício possível. À medida que a linguagem OWL for amadurecendo, esse tipo de aplicações tenderá a ficar mais próximo de tornar-se real.

Podem futuramente ser realizados trabalhos nesse sistema com outras linguagens de consulta além do SPARQL, como a nova OWL-QL. Ainda, realizar experimentos de inferência lógica sobre informações, inclusive com outras APIs além de Jena 2.

Outros trabalhos podem incluir também a elaboração de novas ontologias de domínio e sua aplicação em comunidades correlatas a essas ontologias, utilizando o mesmo arcabouço de arquitetura provido pelo OntoBusiness. Isso pode incluir desde a disponibilização de informação na forma de Portais Web como para interoperabilidade entre fontes de dados em geral, independentemente do domínio de e-business.

114

Referências Bibliográficas

[AAJ00] Adler S., Anders B., Jeff C., Deach S., Grosso P., Gutentag E., Milowski A., Parnell S.,

Richman J., Zilles S. Extensible Stylesheet Language (XSL). Disponível em

http://www.w3.org/TR/xsl/. Último acesso em 03 de janeiro de 2006.

[ACH02] Aberer, K., Cudre-Mauroux, P. e Hauswirth, M. A framework for semantic gossiping. SIGMOD Record, 31(4), 2002.

[Abi97] Abiteboul, S. Querying Semi-structured Data. In Proceedings of the 6th International

Conference on Database Theory, pp. 1-18, 1997.

[Alo00] Levy, Alon Y. Logic-Based Techniques in Data Integration. [procurar referência – arquivo logic-based-techniques.pdf]

[Are03] Arenas, M. et al. The hyperion project: From data integration to data coordination. SIGMOD Record, September 2003.

[Arr02] Arruda, Ladjane S. Mediweb: Um Integrador Semântico de Dados na Web Baseado em Mediador. Dissertação de Mestrado, UFPB, Campina Grande, 2002.

[ARQ06] ARQ - A SPARQL Processor for Jena. Disponível em

http://jena.sourceforge.net/ARQ/documentation.html. Último acesso em 20 de janeiro de 2006.

[ABS00] Abiteboul, S., Buneman, P. e Suciu, D. Gerenciando dados na Web, Editora Campus, 2000. [BBB01] Benetti, I., Beneventano, D., Bergamaschi, S., et al. SI-Designer: an Integration Framework

for E-Commerce. In Proceedings of IJCAI 2001 Workshop on E-Business & the Intelligent Web, Modena, Italy, 2001.

[Bec04] Bechhofer, S. et al. OWL Web Ontology Language Reference. Disponível em http://www.w3.org/TR/owl-ref/, W3C Recommendation, 2004. Último acesso em 22 de janeiro de 2006.

[Ber00] Berners-Lee, T. Weaving the Web: The Original Design and Ultimate Destiny of the World Wide Web. HarperBusiness, first edition, 2000.

115

WebDB Workshop, 2002.

[BS04] Belian, B. R. e Salgado, A. C. Aspectos semânticos em um Sistema de integração de informações na Web. I Workshop de Web Semântica (WWS2004), 2004.

[Bus96] Buschmann, F et al. Pattern-Oriented Software Architecture. John Wiley and Sons, 1996. [BG99] Brickley, D., Guha, R.V. Resource Description Frameork (RDF) Schema Specification.

W3C Proposed Recommendation. March, 1999. Disponível em http://www.w3.org/TR/PR- rdf-schema. Último acesso em 11 de dezembro de 2005.

[BEH02] Bozsak, E.; Ehrig, M.; Handschub, S.; Hotho, et al. KAON – Towards a Large Scale Semantic Web. In: Bauknecht, K.; Min Tjoa, A.; Quirchmayr, G. (Eds.): Proc. of the 3rd Intl. Conf. on E-Commerce and Web Technologies (EC-Web 2002), 2002, 304-313.

[BHL01] Berners-Lee, T., Hendler, J., Lassila, O. The Semantic Web. Scientific American, vol. 284, nº. 5, p. 34-43, maio 2001. Disponível em

http://www.sciam.com/article.cfm?articleID=00048144-10D2-1C70-84A9809EC588EF21, último acesso em 20 de janeiro de 2006.

[BPS04] Bray, T., Paoli, J., Sperberg-McQueen, C.M., Maler, E. Extensible Markup Language

(XML) (Third Edition). W3C Recommendation, W3C, 2004. Disponível em

http://www.w3.org/TR/2004/REC-xml-20040204. Última versão disponível em

http://www.w3.org/TR/REC-xml/. Último acesso em 20 de janeiro de 2006.

[Bus01] Bussler, C. Business-to-Business Integration needs a Meta Business Enterprise Ontology. In: Proceedings of the International Workshop on Open Enterprise Solutions: Systems, Experiences, and Organizations (OES-SEO2001). Itália, 2001.

[Car04] Carroll, J.J. et al. Jena: implementing the semantic web recommendations. International World Wide Web Conference archive. Proceedings of the 13th international World Wide Web Conference on Alternate track papers & posters table of contents, pp. 74-83. New York, NY, USA, 2004.

[CCMW01] Christensen, E., Curbera, F., Meredith, G. e Weerawarana, S.

Web Services Description Language (WSDL) 1.1. 2001. Disponível em

http://www.w3.org/TR/2001/NOTE-wsdl-20010315. Último acesso em 22 de janeiro de 2006.

[CD05] Bizer, C., Westphal, D. Developers Guide to Semantic Web Toolkits for different Programming

116

berlin.de/suhl/bizer/toolkits/12122005/. Última versão em http://www.wiwiss.fu-

berlin.de/suhl/bizer/toolkits/. Último acesso realizado em 23 de janeiro de 2006.

[CG00] Corcho, O. e Gómez-Pérez, A. A roadmap to ontology specification languages. Em Proceedings of the 12th International Conference on Knowledge Engineering and Knowledge Management (EKAW-2000), Juan-les-Pins, France, Springer, 2000.

[CG02] Corcho, O., Gómez-Pérez, A. Ontology Languages for the Semantic Web. IEEE Intelligent Systems, January/February, vol. 17, nº. 1.

[Chau97] Chaudhri, V. et al. The Generic Frame Protocol. 1997.

[CJB99] Chandrasekaran, B., Josephson, J., e Benjamins, V. What are ontologies, and why do we need them? Intelligent Systems and Their Applications, IEEE Intelligent Systems, vol. 14, no. 1, pp. 20-26. 1999.

[Cla99] Clark, J. XSL Transformations (XSLT), 1999. Disponível em

http://www.w3.org/TR/1999/REC-xslt-19991116. Última versão disponível em

http://www.w3.org/TR/xslt. Último acesso em 22 de janeiro de 2006.

[Cos05] Costa, T. A. Gerenciamento de Consultas em um Sistema de Integração de Dados. Dissertação de Mestrado, CIn/UFPE, Recife, Brasil, 2005.

[CP03] Costa, T. e Passos, R. TRALK: Um Meta-Engenho de Busca para a Recuperação de Documentos na Web. Monografia de Graduação, DCCE/UFS, Brasil, 2003.

[CSD03] Ceusters, W., Smith, B., De Moor, G. Ontology-Based Integration of Medical Coding Systems and Electronic Patient Records. EUA, 2003.

[CSM05] Chaves, M. S.,Silva, M. J. e Martins, B. A Geographic Knowledge Base for SemanticWeb Applications. 20º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - SBBD, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, 2005.

[DAML01] DAML: The DARPA Agent Markup Language. Disponível em http://www.daml.org/. [Dat95] Date, C. J. An Introduction to Database Systems. Addison-Wesley, 1995.

[McG03] McGuinness, D. et al. Daml-ont: An ontology language for the semantic web. In: D. Fensel, J. Hendler, H. Lieberman & W. Wahlster, eds, ‘Spinning the Semantic Web: Bringing the World Wide Web to its Full Potential’, MIT Press, pp. 65-94. EUA, 2003.

[DHW01] Draper, D., Halevy, A. Y. e Weld, D. S. The Nimble Integration Engine. In Proceedings ACM SIGMOD, pp. 21-24. EUA, 2001.

117

[Ebe04] Eberhart, A. Ontology-based Infrastructure for Intelligent Applications. Dissertação de Mestrado, Universitat des Saarlandes, Alemanha, 2004.

[Ecl06] Eclipse.org Home. Disponível em www.eclipse.org. Último acesso em janeiro de 2006. [ED00] Erdmann, M., Decker, S. Ontology-aware XML queries. Submission for WebDB 2000. [Fal01] D. C. Fallside (Eds). XML Schema Part 0: Primer. W3C Recommendation, 2001.

Disponível em http://www.w3.org/TR/xmlschema-0. Último acesso em 23 de janeiro de 2006.

[FFR96] Farquhar, A., Fikes, R., Rice, J. The Ontolingua Server: A Tool for Collaborative Ontology Construction. Proceedings of KAW96. Banff, Canada, 1996.

[FHH03] Fikes, R., Hayes, P., Horrocks, I. OWL-QL - A Language for Deductive Query Answering on the Semantic Web. Knowledge Systems Laboratory, Stanford University, Stanford, CA, 2003. [FMW00] Fernandez, M., Simeon, J., and Wadler, P. XML Query Languages: Experiences and

Exemplars, 2000. Available at http://www-db.research.bell-

labs.com/user/simeon/xquery.html

[Fre03] Freitas, F.L.G. Ontologias e a Web Semântica. Universidade Católica de Santos. Brazilian Computer Society Artificial Intelligence National Meeting. São Paulo, Brazil, 2003.

[FW97] Friedman, M. e Weld, D. Efficient execution of information gathering plans. Em Proceedings of the International Joint Conference on Artificial Intelligence, Nagoya, Japan, 1997.

[Gar97] Garcia-Molina, H. et al. The TSIMMIS Project: Integration of Heterogeneous Information Sources. Journal of Intelligent Inf. Systems, 8(2), 1997.

[GDSS03] Geist, I., Declercq, T., Sattler, K., Schallehn, E. Query Reformulation for Keyword Searching in Mediator Systems. Preprint Nr. 8, Fakultät für Informatik, Universität Magdeburg, 2003. [Geo04] Silva, G. H. Construção de Agentes Inteligentes para a Web Semântica. Monografia, Trabalho de

Formatura Supervisionado, IME-USP. Brasil, 2004.

[GMT02] Gardarin, G., Mensch, A., Tomasic, A. An Introduction to the e-XML Data Integration Suite. Lecture Notes In Computer Science, Vol. 2287. Proceedings of the 8th International Conference on Extending Database Technology: Advances in Database Technology, pp 297- 306. Springer, Reino Unido, 2002.

118

[GUW00] Garcia-Molina, H., Ullman, J. D., Widom, J. Database System Implementation. Prentice Hall. Maio, 1999.

[Gru93] Gruber, T. What is an Ontology?, 1993. Disponível em http://www- ksl.stanford.edu/kst/what-is-an-ontology.html. Último acesso em 20 de janeiro de 2006. [Gua98] Guarino, N. Formal Ontology and Information Systems. In: (Ed.) Formal Ontology in

Information Systems. pp. 3-15, IOS Press. Amsterdam, Holanda.

[GW02] Groff, J. R., Weinberg, P. N. SQL: The Complete Reference, Second Edition. McGraw-Hill, EUA, 2002.

[Ham98] Hammer, J. et al. Template-based Wrappers in the Tsimmis System. In proceedings of ACM SIGMOD Conf. On Management of Data. EUA, 1998.

[HM00] Hendler, J. e McGuinness, D. DARPA Agent Markup Language. IEEE Intelligent Systems, 15(6), 2000.

[HM05] Hendler, J. e Miller, E. Web Ontology Language (OWL). W3C, 2005. Disponível na Web em http://www.w3.org/2004/OWL/. Último acesso em 21 de janeiro de 2006.

[Hor00] Horrocks, I. et al. OIL in a Nutshell. Proc. ECAI ’00 Workshop on Application of Ontologies and PSMs, pp. 4.1-4.12, Alemanha, 2000.

[HH01] Horrocks, I., Harmelen, F. Reference Description of the DAML+OIL Ontology Markup Language. Disponível em: www.daml.org/2000/12/reference.html. Acessado em 23 de janeiro de 2006.

[HIST03] Halevy, A., Ives, Z., Suciu, D. e Tatarinov, I. Schema mediation in peer data management systems. In Proc.of ICDE, 2003.

[Hus02] Husted, T. N. et al. Struts in Action: Building Web Applications with the Leading Java Framework. Manning Publications Company, 2002.

[Inm02] Inmon, W. Building the Data Warehouse (3rd Edition). Wiley & Sons, EUA, 2002.

[Inm00] Inman, D. The possibility of Natural Language Processing by computer. Disponível na Web em http://www.scism.sbu.ac.uk/inmandw/tutorials/nlp/intro/intro.html. Último acesso em 22 de janeiro de 2006.

[Ive99] Ives, Z. et al. An adaptive query execution system for data integration. In Proceedings of the ACM SIGMOD, 1999.

119

[Jav06] Sun Java Documentation. Disponível na Web em

http://java.sun.com/j2ee/reference/docs/index.html. Último acesso em janeiro de 2006. [Jbu06] Borland IDE: Jbuilder - Tools for Java and J2EE Application Development. Disponível

em http://www.borland.com/us/products/jbuilder/index.html. Último acesso em janeiro de 2006.

[Jen05] Jenkov Prizetags. Disponível em http://www.jenkov.com/prizetags/introduction.tmpl. [JM00] Jurafsky, D., Martin, J. H. Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language

Processing, Computational Linguistics, and Speech Recognition. Prentice Hall, EUA, 2000. [Joh04] Johnson, R. et al. The Spring Reference Documentation. 2004.

[Kar99] Karp, R., Chaudhri, V., Thomere, J. XOL: An XML-Based Ontology Exchange Language (version 0.4). 1999. Disponível em www.ai.sri.com/~pkarp/xol. Acessado em janeiro de 2006. [Ken98] Kent, R. Conceptual Knowledge Markup Language (version 0.2). 1998. Disponível em:

www.ontologos.org/CKML/CKML%200.2.html. Acessado em janeiro de 2006.

[KR02] Kimball, R., Ross, M. The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling (Second Edition). Wiley, 2002.

[KLW95] Kifer, M., Lausen, G., Wu, J. Logical Foundations of Object-Oriented and Frame-Based Languages. Journal of the ACM. 1995.

[KMN03] Knublauch, H., Musen, M. A., Noy, N. F. Tutorial: Creating Semantic Web (OWL) Ontologies with Protégé. 2nd International Semantic Web Conference (ISWC), 2003.

[Lev99] Levy, A. Y. Combining artificial intelligence and databases for data integration. In: M. Wooldridge, M.M. Veloso (Eds.), Artificial Intelligence Today: Recent Trends and Developments, Lecture Notes in Comput. Sci., Vol. 1600, pp. 249-268, Springer. Berlim, 1999.

[LGYA03] Lee, J., Goodwin, R., Ye, Y., Akkiraju, R. Towards Enterprise-Scale Ontology Management. IBM T. J. Watson Research Center, NY, 2003.

[LH00] Luke, S., Heflin, J. SHOE 1.01. Proposed Specification. SHOE Project. 2000. Disponível em http://www.cs.umd.edu/projects/plus/SHOE/spec1.01.htm. Acessado em janeiro de 2006. [Los01] Lóscio, B. F. Usando Agentes para Manutenção de Sistemas de Integração de Dados.

Exame de Qualificação de Proposta de Tese. UFPE, Cin – Centro de Informática. 2001.

[Los03] Lóscio, B. F. Managing the Evolution of XML-Based Mediation Queries. Tese de Doutourado. Curso de Ciência da Computação. Centro de Informática, UFPE, Recife, 2003.

120

[LS99] Lassila O. e Swick, R. R. Resource Description Framework (RDF) Model and Syntax Specification. W3C Recommendation, W3C, February 1999.

[McB01] McBride, B. Jena: Implementing the RDF model and syntax specification. Em Proceedings of the 2nd International Workshop on the Semantic Web, EUA, 2001.

[Mot05] Motik, B et al. KAON 2 – Ontology Management for the Semantic Web. Disponível na Web em http://kaon2.semanticweb.org/.

[Kim02] Kim, H. M. Predicting How Ontologies for the Semantic Web Will Evolve, Communications of the ACM, Vol. 45, No. 2, pp. 48-54. Toronto, Canada, 2002.

[Koe99] Koek, M. Free Software Licensing. Relatório técnico, requisito para obtenção do grau de Mestrado em Ciência da Computação da Universidade de Leiden. Holanda, 1999.

[Mac91] Macgregor, R. Inside the LOOM classifier. SIGART Bulletin. #2(3):70-76. Junho, 1991. [Mar88] Martín, B. SGML: An Author's Guide to the Standard Generalized Markup Language.

Wokingham/Reading, Addison-Wesley, Nova Iorque, EUA, 1988.

[Mar03] Martin, D et al. OWL-S: Semantic Markup for Web Services. The OWL Services Coalition, 2003. Disponível na Web, http://www.daml.org/services/owl-s/1.0/owl-s.html. Último acesso em 15 de janeiro de 2006.

[Mar06] Macoratti, J. Padrões de Projeto: O modelo MVC - Model View Controller. Disponível em http://www.macoratti.net/vbn_mvc.htm . Último acesso em 2 de maio de 2006.

[Mor02] Morch, A. Z. OBELIX – et Nytt EU Prosjekt innen E-business. ISSN: 1500-371X Xergi, Trondheim 01-2002. Alemanha, 2002.

[Mel00] Mello, R. et al. Tutorial: Dados Semi-Estruturados No SBBD 2000, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

[Mot99] Motta, E. Reusable Components for Knowledge Modeling. IOS Press. Amsterdam, 1999.

[Mou01] Moura, A. M. C. A Web Semântica: Fundamentos e Tecnologia. Instituto Militar de Engenharia, 2001.

[MH04] McGuinness, D. L. e van Harmelen, F. OWL Web Ontology Language Overview, 2004. Disponível em http://www.w3.org/TR/2004/REC-owl-features-20040210. Último acesso em 20 de janeiro de 2006.

121

of the First International Workshop on Electronic Business Hubs at the Twelfth Inter- national Conference on Database and Expert Systems Applications (DEXA-2001), Alemanha, 2001.

[Ome02] Omelayenko, B. Ontology-Mediated Business Integration. Em Proceedings of the 13-th EKAW 2002 Conference, pp. 264-269, LNAI 2473, Espanha, 2002.

[OO00] O'Neil, P., O'Neil, E. Database: Principles, Programming, and Performance. Morgan Kaufmann, 2000.

[OP02] Osterwalder, A., Pigneur, Y. An e-Business Model Ontology for Modeling e-Business. 15th Bled Electronic Commerce Conference e-Reality: Constructing the e-Economy. Bled, Slovenia (2002).

[OST03] Ooi, B., Shu, Y. e Tan, K. L. Relational data sharing in peer-based data management systems. SIGMOD Record, 23(3), 2003.

[PAG96] Papakonstantinou, Y., Abiteboul, S., e Garcia-Molina, H. Object fusion in mediator sustems. Em Proc. Of Int. Conf. On Very Large Data Bases (VLDB), Bombay, India, 1996.

[Pas02] Passos, R. et al. Towards a Meta-Search Engine Allowing Advanced User Interaction. International Conference on Computer Science, Software Engineering, Information Technology, e-Business and Applications , June 2002, pp. 348-351.

[PHH04] Peter F. Patel-Schneider, Patrick Hayes, and Ian Horrocks. Web Ontology Language

Semantics and Abstract Syntax. W3C Recommendation, 2004. Disponível em

http://www.w3.org/TR/2004/REC-owl-semantics-20040210/. Versão mais recente

disponível em http://www.w3.org/TR/owl-semantics/ . Último acesso em 20 de janeiro de 2006.

[PNL02] Pease, A., Niles, I., and Li, J. 2002. The Suggested Upper Merged Ontology: A Large Ontology for the Semantic Web and its Applications. In Working Notes of the AAAI-2002 Workshop on Ontologies and the Semantic Web, Edmonton, Canada, July 28-August 1, 2002.

[Pro05] The Protégé Ontology Editor and Knowledge Acquisition System. Disponível em http://protege.stanford.edu/, 2005.Último acesso em 23 de janeiro de 2006.

[PSNS95] Paolucci, M., Sycara, K., Nishimura, T., Srinivasan, N. Toward a Semantic e-Commerce. Recent Trends and Developments. Carnegie Mellon University. Pittsburg, USA,1995.

122

ISBN: 0-201-30998-X, Addison-Wesley, 1999.

[RN03] Russell, S., Norvig, P. Artifical Intelligence: A Modern Approach. Prentice Hall, 2nd edition, 2003.

[Sea02] Seaborne, A. Jena Tutorial A Programmer's Introduction to RDQL. 2002. Disponível na Web em http://jena.sourceforge.net/tutorial/RDQL/. Último acesso em 10 de janeiro de 2006. [Sea05] Seaborne, A., Prud'hommeaux, E. SPARQL Query Language for RDF. 2005. Disponível na

Web em http://www.w3.org/TR/2005/WD-rdf-sparql-query-20051123/. Última versão em http://www.w3.org/TR/rdf-sparql-query/. Último acesso em 21 de janeiro de 2006.

[Shi04] Ship, H. M. L. Tapestry in Action. 2004.

[Sin03] Singh, M. Net Market Makers In The Australian B2B eBusiness: Business and Operational Issues. The 3rd IFIP Conference on e-Commerce, e-Business, and e-Government, 2003.

[SL01] Salgado, A.C.; Lóscio, B.F. Integração de Dados na Web. Anais da VI Escola Regional de

Documentos relacionados