• Nenhum resultado encontrado

Com esse trabalho percebe-se que virtualização reduz a importância do sistema operacional, permitindo que um hardware execute quaisquer aplicações com seu sistema operacional de origem, sem precisar interromper as demais aplicações e serviços já em execução.

Nesse trabalho foram citadas características dos principais softwares de virtualização e baseados no cenário proposto foram analisados as performances de dois VMMs mais populares do mercado, o VMware ESXi e o XenServer.

De acordo com o cenário proposto, foram elencados também os sistemas operacionais hóspedes que se encontravam em maior número nessa organização, o Windows 2003 Server e o Fedora 14.

Um fator muito importante na escolha do hypervisor é o hardware da máquina física que deverá ser virtualizada. Para ser possível a virtualização, o processador deve possuir as extensões de virtualização como pré-requisito, porém esse não é um fator suficiente para o funcionamento dos hypervisors. O VMware possui uma lista de compatibilidade informada no site do fabricante. O XenServer não possui uma lista de compatibilidade, porém dependendo da versão ou do hardware da máquina (placa de rede, gerenciador de disco, CD-ROM, entre outros) pode haver problemas de drivers, que geralmente são resolvidos através de correções disponibilizadas pelo fabricante ou comunidade de desenvolvedores. No trabalho em questão, esse foi um fator determinante para a escolha das ferramentas de virtualização.

Superado essa primeira etapa, foram realizados estudos de desempenho e sobrecarga de serviços, em cada um dos sistemas operacionais elencados, com o intuito de verificar as deficiências e vantagens de cada VMM em cenários de grande concorrência de recursos e, desta forma, criar uma base para a escolha do VMM ideal para a criação de um ambiente virtualizado de testes.

Os testes aplicados mostraram técnicas de abordagem diferenciadas no gerenciamento de memória, que dependendo do caso, podem ser consideradas uma vantagem ou um limitador, como no caso do XenServer.

Com os testes também ficou claro que o desempenho de uma VM depende do sistema operacional hóspede escolhido e que sua evolução não é linear. O XenServer teve

60

melhor desempenho com o sistema hóspede Windows 2003 Server do que com o Fedora, gerando até instabilidade e redução da disponibilidade de máquinas virtualizadas. No caso do Fedora, o hypervisor mais adequado seria o VMware, pois comportou um número maior de máquinas virtualizadas que seu concorrente o XenServer, além de apresentar um melhor desempenho em operações de disco e uso de CPU nesse sistema operacional em particular.

Outro fator aparente nos testes é a robustez e o verdadeiro conceito de “virtualização de hardware” apresentado pelo VMware ESXi, pois este permitia a criação de máquinas utilizando hardware virtualizado, indiferente da disponibilidade do recurso em seu estado físico, porém em sacrifício do desempenho de suas outras máquinas virtuais. Tendo em vista o objetivo deste trabalho, a criação de um ambiente de virtualização de testes, e melhor uso dos recursos computacionais da organização-alvo, foi indicado a solução de virtualização do VMware ESXi, devido priorização da robustez acima do desempenho, de se tratar de uma solução mais adequada para virtualização ambientes onde se pretende virtualizar uma quantidade considerável de máquinas com sistemas hóspedes heterogêneos, sendo esta a escolha mais adequada.

Em contra partida, observou-se que para uma solução de virtualização de pequeno porte, é aconselhável o uso do hypervisor XenServer da Citrix, por ser gratuito e por seu notável desempenho para ambientes com poucas máquinas virtualizadas com sistemas operacionais heterogêneos, ou quando se buscar desempenho acima de tudo.

Como trabalhos futuros, ficam a proposta de estudos analisando o desempenho dos VMMs considerando os serviços prestados pelas VMs (servidor de internet, servidor de arquivos, servidor de banco de dados, entre outros), e a análise de estudos de desempenho de recursos de redes virtualizados.

61

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT, NBR ISO/IEC 27002, Rio de Janeiro: 2005.

AGOSTINHO, P.; Virtualização em SAP, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 6º SOPCOM, Lisboa, Portugal, 2009.

ANDRADE, M. T.; Um estudo comparativo sobre principais técnicas de virtualização. Recife, 2006. TCC, Centro de Informática, UFPE, 2006.

BARUCHI, J. H.; Comparativo entre ferramentas de virtualização, Faculdade de Jaguariúna, SP, 2008.

CARISSIMI, A.; Virtualização: Princípios Básicos e Aplicações, ERAD 2009, SBC, Caxias do Sul, 2009.

CITRIX SYSTEMS INC.; Citrix Xenserver: efficient server virtualization software. Disponível em <http://www.citrix.com/English/ps2/products/product.asp?contentID= 683148>, acesso em: 20/11/2010.

CLARK, C.; User’s Manual Xen v3.3. 2002. Disponível em <http://bits.xensource.com/ Xen/docs/user.pdf>, acesso em: 20/11/2010.

COTTEN, P.; Sun xVM Hypervisor Overview. 2008. Disponível em <http://www.oracle. com/technetwork/systems/articles/xvmhvsrovw-jsp-141603.html>, acesso em: 20/11/2010.

CRUZ, D. I.; FLEXLAB: Middleware de virtualização de hardware para gerenciamento centralizado de computadores em rede. UNESP, SP, 2008.

FAVACHO, B. I.; MIRANDA, D. S.; OLIVEIRA, L. H. S.; Análise comparativa do desempenho da técnica de virtualização de servidor, TCC, UNAMA, Belém, 2008.

FREEBSD, ORG.; Jails. Disponível em <http://www.freebsd.org/doc/handbook/jails. html>, acesso em: 15/11/2010.

62

FREE SOFTWARE FOUNDATION.; GNU General Public License v3. Disponível em <http://www.gnu.org/licenses/gpl.html>, acesso em: 15/11/2010.

GIL, A. C.; Como elaborar projetos de pesquisa, São Paulo, Atlas, 1991.

GONÇALVES, D. B.; JUNIOR, J. C. V.; White Paper – Virtualização. Disponível em <http://www.sensedia.com/br/anexos/wp_virtualizacao.pdf>, acesso em: 15/11/2010.

JUNIOR, D. P. Q.; Virtualização: Conceitos, técnicas aplicadas e um comparativo de desempenho entre as principais ferramentas sem custo de licenciamento. Instituto Superior Tupy, Joinville, 2008.

LAUREANO, M.; Máquinas virtuais e Emuladoras: conceitos, técnica e aplicações. 1ª Edição, São Paulo, Novatec, 2006.

LYNUXWORKS, INC.; Secure virtualization and secure virtual machines:

LynxSecure. Disponível em <http://www.lynuxworks.com/virtualization/hypervisor.php>, acesso em: 20/11/2010.

MICROSOFT, CORP.; Microsoft Virtual Server 2005 R2. Disponível em <http://www. microsoft.com/windowsserversystem/virtualserver/downloads.aspx>, acesso em:

15/11/2010.

ORACLE, CORP.; Oracle buys Virtual Iron. 2009. Disponível em <http://www.oracle. com/us/corporate/press/018535>, acesso em: 20/11/2010.

ORACLE, CORP.; Oracle VM VirtualBox – User’s Manual version 3.2.10. Disponível em < http://download.virtualbox.org/virtualbox/UserManual.pdf>, acesso em: 15/11/2010.

PASSMARK Performance Test. Versão 7.0 [S.I.]: PassMark Software. Disponível em <http://www.passmark.com/products/pt.htm>, acesso em: 15/02/2011.

PHORONIX Test Suite. Versão 3.0.1 [S.I.]: Phoronix Media. Disponível em <http://www. phoronix-test-suite.com>, acesso em: 23/03/2011.

POLLON, V.; Virtualização de servidores em ambientes heterogêneos e distribuídos – estudo de caso, UFRGS, RS, 2008.

63

REAL TIME SYSTEMS,; Real-Time Hypervisor for Multicore Architecture. Disponível em <http://www.real-time-systems.com/real-time_hypervisor/index.php>, acesso em: 20/11/2010.

ROSEMBLUM, M.; The reincarnation of virtual machines. Queue Focus, ACM Press, 2004.

ROSENBLUM, M.; Virtual Machine Monitors: Current Technology and Future Trends. IEEE Computer, Vol. 38, Issue 5. 2005.

SILVA, E. L.; Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3ª Edição, Florianópolis, UFSC, 2001.

SMITH, J.; NAIR, J.; The Architecture of Virtual Machines. University of Wisconsin- Madison, IEEE Computer Society, 2005.

STRIANESE, A.; Virtualização: a TI virtual. Disponível em <http://www.baguete.com. br/artigos/907/anibal-strianese/11/11/2010/virtualizacao-a-ti-virtual>, acesso em

20/11/2010.

VMWARE, INC.; VMware Documentation. Disponível em <http://www.vmware.com/ support/pubs/>, acesso em 20/11/2010.

WILLIAMS, D.; GARCIA, J.; Virtualization with Xen: Inclunding XenEterprise, XenServer and XenExpress. Burlington. Syngress Publishing Inc, 2007.

XEN, ORG.; Xen Hypervisor. Disponível em <http://www.xen.org/products/xenhyp. html>, acesso em 20/11/2010.

Documentos relacionados