• Nenhum resultado encontrado

Os resultados obtidos nesse trabalho mostram que a incorporação das adições de sílica ativa, cinza de casca de arroz e metacaulim, no teor de 8%, no concreto resultaram em ganhos efetivos nas propriedades analisadas, tais como resistência à compressão, módulo de elasticidade, índice de vazios e absorção de água.

A adição de sílica ativa na composição do concreto teve resultados bem superiores de resistência à compressão do que quando comparamos esse resultado encontrado no concreto sem adição, traço de referência. Também houve redução no índice de vazios, por consequência, na absorção, e aumento do módulo de elasticidade.

O traço substituido de cinza de casca de arroz obteve resultados parecidos com os encontrados para o concreto substituido de sílica ativa, embora os valores estejam um pouco inferiores, mostram-se bastante próximos. A adição de CCA no concreto produziu um concreto com qualidade superior, segundo os parâmetros analisados, ao traço de referência.

O concreto com metacaulim, adição largamente utilizada na cidade de Fortaleza, principalmente devido ao seu baixo custo, obteve resultados inferiores às demais adições, porém os resultados foram superiores aos encontrados para o traço de referência.

Os resultados mostram que concretos adicionados de CCA ou de sílica ativa continuam a aumentar a resistência à compressão em taxas mais elevadas que concretos adicionados de metacaulim e o traço sem adição.

Os resultados obtidos para a resistência à compressão de concretos adicionados de sílica ativa foram 48% maiores que os resultados encontrados para o traço de referência, aos 28 dias, e 40% maiores que os resultados encontrados para o traço de referência, aos 91 dias.

Os resultados obtidos para a resistência à compressão de concretos adicionados de CCA foram 43% maiores que os resultados encontrados para o traço de referência, aos 28 dias, e 36% maiores que os resultados encontrados para o traço de referência, aos 91 dias.

Os resultados obtidos para a resistência à compressão de concretos adicionados de metacaulim foram 22% maiores que os resultados encontrados para o traço de referência, aos 28 dias, e 12% maiores que os resultados encontrados para o traço de referência, aos 91 dias.

Os concretos adicionados de adições obtiveram valores para a relação R$/MPa melhores do que o traço de referência. O concreto adicionado de sílica ativa, embora isolada tenha um custo mais elevado, o traço obteve a melhor relação custo por MPa, seguido por concreto adicionado de CCA, posteriormente concreto adicionado de metacaulim e por último

o traço referência. A redução no custo foi 22%, 19% e 13%, para concreto adicionado de sílica ativa, concreto adicionado de CCA e concreto adicionado de metacaulim, respectivamente.

Pode-se concluir que o fato de incluir adições no concreto reduz o custo por MPa, A otimização dos traços, melhor relação cimento/adição, deve reduzir o custo do traço mantendo o MPa desejado, pois o fato de obtermos concretos com fcj bastante elevados em

relação ao valor desejado mostra que teoricamente há um desperdício de material, visto que a otimização desse traço levaria à obtenção de um concreto com fcj igual ao traço de referência,

mas com custo reduzido.

Embora o traço com CCA não tenha apresentado o valor mais baixo para a relação R$/MPa, o fato de apresentar valores semelhantes à sílica ativa e superiores ao metacaulim e somado ao fato de ser a única adição analisada proveniente de fontes vegetais deve ser ponderado, pois sua utilização no concreto, por exemplo, complementa o ciclo de produção de um grão vastamente consumido em todo o mundo, cuja produção não agride tanto o meio ambiente quanto a produção das demais adições.

Em uma indústria que tenta diminuir os impactos ambientais, a incorporação de práticas sustentáveis é uma busca frequente, além do fato de permitir a redução da utilização do cimento, material bastante poluente durante a fase de produção.

Porém, estudos mais aprofundados são necessários para determinar o ponto ótimo da utilização da CCA, assim como incentivo na produção de CCA, de forma a baratear ainda mais o custo desse material, tornando cada vez mais competitivo frente às outras adições comumente utilizadas no mercado brasileiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANGULO, S. C.; ULSEN, C.; KAHN, H. JOHN, V. M. Desenvolvimento de novos

mercados para a reciclagem massiva de RCD. Disponível em

<www.reciclagem.pcc.usp.br/ftp/NOVOS%20MERCADOS%20RCD%20II.pdf>. Acesso em 4fev 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12653/2012 –Materiais pozolânicos - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5736/1999 – Concreto – Cimento Portland pozolânico. Rio de Janeiro: ABNT, 1991 com Versão Corrigida em 1999. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738/2003 – Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739/2007 – Concreto - Ensaios de compressão de corpos-de-prova cilíndricos Rio de Janeiro: ABNT, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118/2007 Projeto de estruturas de concreto - Procedimento Rio de Janeiro: ABNT, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8522/2008 – Concreto – Determinação do módulo estático de elasticidade à compressão. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9778/2009 – Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro: ABNT, 2005 com Versão Corrigida em 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11172/1990 – Aglomerantes de origem mineral – Terminologia Rio de Janeiro: ABNT, 1990

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 23/2000 – Cimento Portland – Determinação e massa específica. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 45/2006 – Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios. Rio de Janeiro: ABNT, 2006. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 52/2009 – Agregado miúdo – Determinação de massa específica e massa específica aparente. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 53/2009 – Agregado graúdo – Determinação de massa específica e massa aparente. Rio de Janeiro: ABNT, 2009. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 67/1998 – Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro: ABNT, 1996.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248/2003 – Agregados - Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

BEHNOOD, A.; ZIARI, H.Effects of sílica fume addition and water to cement ratio on the properties of high-strength concrete after exposure to high temperatures.Cement& Concrete

Composites, vol.30, p. 109-112, 2008.

BERTOLLO, S. M.; FERNANDES JR., J. L.; SCHALCH, V. Benefícios da Incorporação de Borracha de Pneus em Pavimentos Asfálticos.ln: CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 28, 2002, Cancun. Anais. São Paulo: Escola de Engenharia de São Carlos - USP, 2002.

BIANCHINI, Maurício.Análise da influência dos teores de sílica ativa na produção de

concretos de alta resistência em central dosadora de concreto. 2010. Dissertação

(Mestrado em Construção Civil) – Curso de Pós-Graduação em Construção Civil – Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

BOUZOUBAÂ, N.; FOURNIER, B. Concrete incorporating Rice-Husk Ash: Compressive strength and chloride-ion penetrability..Materials Technology Laboratory.International Centre for Sustainable Development of Cement and Concrete (ICON), CANMET, Natural

Resources Canada, Ottawa, 2001.

BROWN, B. J.; HASON, M. E.; LIVERMAN, D. M.; MERIDETH, R. W. Global Sustainability: Toward Definition.Environmental Management, vol.11, n.6, p. 713-719, 1987.

BRUNDLAND, GRO. Report of the World Commission on Environment and Development: Our Common Future. Transmitted to the General Assembly as an Annex to UN General Assembly document A/42/427.Part 2.1, 1987.

CABRAL, A. E. B.Modelagem de propriedades mecânicas e de durabilidade de

concretos produzidos com agregados reciclados, considerando-se a variabilidade da composição do RCD. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) –

Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

CARMO, J. B. M.; PORTELLA, K. F. Estudo Comparativo do Desempenho Mecânico da Sílica Ativa e do Metacaulim Como Adições Químicas Minerais em Estruturas de Concreto.

Cerâmica, São Paulo, v. 54, n. 331, p. 309-318, set. 2008.

CARVALHO, R C; FIGUEIREIDO FILHO, J.R. Cálculo e Detalhamento de Estruturas

Usuais de Concreto Armado SegundoNBR 6118:2008. São Carlos, 2010.

CLARO, P. B.O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração da USP, vol.43, n.4, p. 289-300, 2008.

CEZAR, Daiana de S.Característica de durabilidade de Concretos com Cinza de Casca

de Arroz com e sem Beneficiamento. 2011. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) –

Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração em Construção Civil e Preservação Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

CORDEIRO, Luciana de N. P.Análise da Variação do Índice de Amorfismo da Cinza de

Casca de Arroz Sobre a Atividade Pozolânica2009. Dissertação (Mestrado em Construção

Civil) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

DAL MOLIN, DENISE; LEITE, MÔNICA B. Avaliação da atividade pozolânica do

material cerâmico presente no agregado reciclado de resíduo de C&D. Feira de Santana,

p. 111-130, 2002.

DIÁRIO DO NORDESTE. Participação da construção civil no PIB nacional 8,1%. Disponivel em <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1065353>. Acesso em 02 dez 2012.

DING, J.T.; LI, Z.J. Effects of metakaolin and sílica fume on properties ofconcrete.ACI

Materials Journal, 99, p 393-398, 2002.

DONG, D. V.; HUU, P. D.; LAN, N. N. Effect of rice husk ash on properties of high

strength concrete.3rd ACF International Conference – ACF/VCA. Hochiminh City,

Vietnam: p. 442-449, 2008.

FAO. (2013). Rice Market Monitor Apr 2013. Disponível em <http://www.fao.org/fileadmin/templates/est/COMM_MARKETS_MONITORING/Rice/Ima ges/RMM/RMM-Apr13.pdf>.Acessoem 04Jun 2013.

FERNANDES, Ana Paula V.Avaliação do Desempenho de Aditivos à Base de Aminas no

Processo de Moagem da Cinza “FlyAsh”, na Empresa Pozosul. 2007. Monografia

(Graduação em Engenharia Química) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2007.

FERREIRA, G.C. S.;RODIGUES, M. S.; SHIROMA, L.; BERALDO, A. L. Avaliação físico- mecânica de matrizes cimentícias com substituiçãoparcial do cimento Portland por cinza residual de casca de arroz e sílicaativa.ln: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 54., 2012, Maceió. Anais. São Paulo: Unicamp, 2012.

FOLETTO, E. L.; HOFFMANN, R.; HOFFMANN, R. S.; PORTUGAL JR., U. L.; JAHN, S. L. Aplicabilidade das cinzas da casca de arroz. Química Nova, vol.28, n.6, p. 1055-1060, 2005.

FONSECA, Fábio B. Desempenho Estrutural de Paredes de Alvenaria de Blocos de

Concreto de Agregados Reciclados de Rejeitos de Construção e Demolição. 2002.

Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002.

FONSECA, Gustavo C. Adições Minerais e as Disposições Normativas Relativas à

Produção de Concreto no Brasil: Uma Abordagem Epistêmica. 2010. Dissertação

(Mestrado em ConstruçãoCivil) – Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

FOCHEZATTO, A.; GHINIS, C. P. Determinantes do Crescimento da Construção Civil no Brasil e no Rio Grande do Sul. Ensaios FEE, 31(Número Especial), 648-678, 2011.

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUIS ROESSLER. Diretriz Técnica Nº 002. Rio Grande do Sul: FEPAM, 2001.

FURQUIM, Paulo Ricardo de V. Estudo Estatístico de Produção de Concretos com

Adições Minerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Curso de Pós-

Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração em Materiais de Construção Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

GARCÍA DE LOMAS, M.; SÁNCHEZ DE ROJAS, M. I.; FRÍAS, M. Pozzolanic reaction of a spent fluid catalytic cracking catalyst in FCC-cement mortars. Journal of Thermal

Analyses and Calorimetry, vol.90, n.2, p. 443-447, 2007.

GEYER, R. M. T. Estudo sobre a potencialidade de uso dasescórias de aciaria como adição ao concreto. 2001. Tese (Doutorado em Engenhariade Minas, Metalúrgica e deMateriais) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. GIDDE, M. R.; JIVANI, A. P. Waste to Wealth - Potential of Rice Husk in India a

Literature Review. International Conference on Cleaner Technologies and Environmental

Management. Pondicherry, India: 586-590, 2007.

GIVI, A. N.; RASHID, S. A.; AZIZ, F. N. A.; SALLEH; M. A. M. Contribution of Rice Husk Ash to the Properties of Mortar and Concrete:A Review. Journal of American Science, 6, p. 157-165, 2010.

HABEEB, G.A.; FAYYADH,M.M.Rice Husk Ash Concrete: the Effect of RHA Average Particle Size on MechanicalProperties and Drying Shrinkage. AustralianJournalof Basic

andAppliedSciences, 3, p. 1616-1622, 2009.

HERRMANN, T.D.; BERNADI, C.; KELM, T.A.; SILVA, C.F.S.C.; SOKOLOVICZ, B.C.; CANTARELLI, G.M. Análise da Resistência e Microestrutura em Concretos com Substituição Parcial de Cimento por Microssílica da Cinza de Casca de Arroz.ln: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 54., 2012, Maceió. Anais. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ, 2012.

HESPANHOL, I. Potencial de Reuso de Água no Brasil: Agricultura, Indústria, Municípios, Recarga de Aquíferos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, vol.7, n.4, p. 75-95, 2002. IBGE. (2012). Instituo Brasileiro de geografia e estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2093>. Acessoem 02 dez 2012.

KULAKOWSKI,MarlovaP.Contribuição ao estudo da carbonatação em concretos e

argamassas compostos com adição de sílica ativa. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia)

– Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

LACERDA, C. S.; HELENE, P. R. L. Estudo da influência da substituição de cimento

portland por metacaulim em concretos. Boletim Técnico da Escola Politécnica da

LEITE DE BARROS, M. C. B. Geração Distribuída de energia elétrica a partir da fonte

eólica no Brasil. Disponível em

<http://sites.poli.usp.br/d/pme2600/2011/Artigos/Art_TCC_046_2011.pdf>. Acessoem: 27 fev 2013.

MANTUANO NETTO, Rafael. Materiais Pozolânicos. 2006. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 2006

MEHTA, P. K.; PITT, N; A new process of Rice husk utilization; International Conference of Rice By-products utilization, 4th, 1974, Valencia, Espanha, p.45-58.

MONTEIRO, P. J. M. Controle da Microestrutura para o Desenvolvimento e Concretos

de Alto Desempenho. Boletim Técnico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,

São Paulo, 1993.

MOSTARDEIRO NETO, C. Z.; GASTALDINI, A. L. G.; SILVA, M. P.; SAMARA, U.; SANTOS, M. S.; GONÇALVES, B. C. S.Análise da Resistência e Microestrutura em Concretos com Substituição Parcial de Cimento por Microssílica da Cinza de Casca de Arroz.ln: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 54., 2012, Maceió. Anais. Rio Grande doSul: UFSM, 2012.

NGUN, B. K.; MOHAMAD, H.; SAKAI; E. AHMAD, Z. A. Effect of rice husk ash and sílica fume in ternary system on the properties of blended cement paste and concrete. Journal

of Ceramic Processing Research, vol.11, n.3, p. 311-315, 2010.

PAULON, V. A; MONTEIRO, .Estudos da microestrutura da Zona de Transição entre a

Pasta de Cimento e Agregado. Boletim Técnico da Escola Politécnica da Universidade de

São Paulo, São Paulo, 1991.

PETRUCCI, Eladio G. R. – Concreto de Cimento Portland. 14ª Ed. São Paulo: Globo, 2005.

POUEY, Maria Tereza F.Beneficiamentos da Cinza de Casca de Arroz residual com

Vistas à Produção de Cimento Composto e/ou Poloânico. 2006. Tese (Doutorado em

Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SANTOS, Sílvia. Produção e avaliação do uso de pozolana com baixo teor de carbono

obtida da cinza de casca de arroz residual para concreto de alto desempenho.

Florianópolis, 2006, 267f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil)Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal de SantaCatarina.

SCRIVENER, K; CRUMBIE, A; LAUGESEN, P; The Interfacial Transition Zone (ITZ) Between Cement Paste and Aggregate in Concrete. Interface Science 12, p. 411-421, 2004.

SEINFRA. Tabela de Custos e Insumos. Disponível em:

SHEKARCHI, M; BONAKDAR, A.; BAKHSHI, M.; MIRDAMADI, A.; MOBASHER, B. Transport properties in metakaolin blended concrete. Construction and Building Materials, 24, p. 2217-2223, 2010.

SIDDIQUE, R. Effect of Fine Aggregate Replacement with Class F fly ash on the mechanical properties of concrete. Cement and Concrete Research, vol.33, p. 539-547.

SILVA, FABRÍCIO M.Análise experimental das relações do módulo de elasticidade e

resistência à compressão do concreto em relação à idade. 2007. Monografia (Graduação

em Engenharia de Produção Civil) – Centro Federal de Educação Tecnológica Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

SNIC. Relatório Anual 2008.Disponível em

Documentos relacionados