• Nenhum resultado encontrado

Com os resultados obtidos nas simulações observamos que o formato de modulação é de grande importância para a transmissão em longas distâncias, afetando significativamente o resultado obtido em cenários idênticos alterando-se apenas o formato de modulação.

O comportamento dos formatos de modulação (OOK, DPSK e DQPSK) é afetado por vários fatores e características do sistema e de forma inter-relacionada que as características do formato de modulação básica são totalmente alteradas em função do sistema óptico como um todo, como observado, por exemplo, nas sessões 5.4 e 5.5. Para a transmissão sem compensação de dispersão a modulação RZ-DQPSK apresentou resultado 2,5 vezes melhor que o segundo melhor formato de modulação. Por outro lado, no cenário com a compensação de dispersão a mesma modulação RZ-DQPSK apresentou o segundo pior resultado.

Os resultados obtidos no capítulo 5 demonstram que para os formatos de modulação OOK, DPSK e DQPSK a formatação do pulso em RZ ou NRZ têm importância tão significativa quanto o formato de modulação. Tal característica afeta os resultados de maneira muito significativa. Uma observação importante é que a formatação de pulso NRZ apresentou piores resultados que o RZ no mesmo formato de modulação em condições idênticas. Em alguns casos o formato de pulso NRZ nem conseguiu atingir uma BER adequada, ou apresentou uma distância máxima de transmissão extremamente pequena se comparada com o mesmo formato de modulação usando o formato de pulso RZ.

No cenário de transmissão usando a SSMF sem compensação de dispersão verificamos que a compensação de dispersão é de vital importância para todos os formatos de modulação. A distância de transmissão alcançada foi de 1,3 km (NRZ-DPSK) a 14,15 km (RZ-DQPSK), inviabilizando a possibilidade de transmissão de 160 km sem repetidora que almejávamos, mas demonstrando a importância do formato de modulação para obtermos o resultado desejado. Ao efetuarmos a compensação de dispersão com uso da DCF verificamos que o incremento da atenuação da DCF e da própria SSMF limitou a distância de transmissão de 56,2 km (NRZ-DQPSK) a 78,8 km (RZ-OOK). Neste cenário novamente não conseguimos alcançar a distância de 160 km, mas ainda tivemos uma diferença de até 40% na distância alcançada apenas alterando-se o formato de modulação.

Para a transposição da distância de 160 km sem repetidora havia a necessidade de amplificação do sinal óptico. Neste cenário verificamos que os efeitos não lineares atuaram de forma bem diferente sobre cada um dos formatos de modulação e desta forma conseguimos

atingir uma BER igual, ou melhor, a 10-9 apenas para os formatos RZ-OOK, RZ-DQPSK, NRZ e RZ-DPSK.

Para a transmissão de 1 canal com λ=1553 nm e taxa de transmissão de 40 Gb/s usando uma SSMF com DCF e amplificação de potência EDFA o melhor formato de modulação foi o RZ-DPSK, o qual apresentou uma maior faixa de potência de transmissão com BER adequada. Esta modulação se mostrou mais robusta aos efeitos não lineares da potência elevada aplicada a SSMF. O segundo melhor resultado foi do formato NRZ-DPSK, porém como compensamos exatamente a dispersão da SSMF neste cenário e este formato de modulação apresenta a mais alta sensibilidade dos formatos estudados à dispersão cromática, como observado na sessão 5.2. Este resultado pode ser totalmente anulado se houver alguma dispersão residual não compensada. Por outro lado a modulação RZ-DQPSK apresentou também bons resultados neste cenário e como não apresenta esta elevada sensibilidade seria a segunda opção de formato de modulação para este cenário.

A modulação RZ-DQPSK apresentou a melhor imunidade à dispersão cromática dos formatos estudados, já o formato NRZ-DPSK apresentou a maior sensibilidade a este parâmetro. O formato RZ-OOK apresentou a maior distância de transmissão na simulação usando SSMF com DCF sem amplificação, porém no cenário com amplificação EDFA apresentou uma BER aceitável para uma faixa de potência de transmissão bem restrita, se comparado aos demais. As modulações NRZ-DQPSK e NRZ-OOK não conseguiram atingir a BER de 10-9 para nenhuma potência de transmissão no cenário simulado.

O sistema de modulação avançado é uma questão chave para se ter eficiência e otimização nos sistemas ópticos de alta capacidade, porém o desempenho de um formato de modulação não pode ser avaliado de maneira isolada. Ele tem que ser avaliado no contexto do sistema que se está operando, ou seja, a escolha adequada da modulação deve considerar parâmetros do sistema óptico com um todo, como também dos diversos componentes individuais do sistema para uma otimização correta e minimização dos efeitos negativos mais significativos deste sistema.

As limitações dos efeitos não lineares devido às elevadas potências para superar a distância de transmissão é o fator principal que esta limitando a transmissão sem repetidora no enlace de 160 km. Assim o comportamento do formato de modulação em relação aos efeitos não lineares é de grande importância, porém o inter-relacionamento dos demais efeitos e características que atuam simultaneamente acaba compondo e resultando no efeito final do formato de modulação observado nos resultados obtidos.

A inclusão de canais adicionais e de outras configurações de amplificação pode resultar em conclusões e resultados diferentes e por conseqüência a escolha de formatos de modulação diferentes dos verificados nas simulações com os cenários aqui apresentados.

Dos formatos estudados os formatos RZ-DPSK e RZ-DQPSK se mostraram os melhores formatos apresentando características satisfatórias nos cenários simulados e podendo ser implantado para a transmissão real na rede Kyatera sem repetidora.

BIBLIOGRAFIA

ATIA,W.A.; BONDURANT, R. S. Demonstration of return-to-zero signaling in both OOK

and DPSK formats to improve receiver sensitivity in an optically preamplified receiver. IEEE

LEOS 1999, vol. 1, pp. 226–227, 1999.

BUCK, J.A. Fundamentals of optical fibers. New York: John Wiley & Sons Inc., 1995.

CARLSON, A.B. Communication systems – an introduction to signals and noise in electrical

communication. 3.ed. New York: McGraw-Hill, 1986.

CHARLET, G. Progress in optical modulation formats for high-bit rate WDM transmissions. IEEE Journal of Selected Topics in Quantum Electronics, vol. 12, no. 4, p. 469–483. 2006.

DESURVIRE, E.B. Capacity demand and technology challenges for lightwave systems in the

next two decades. IEEE Journal of Lightwave Technology, vol. 24, no. 12, p. 4697–4710.

2006.

DVORAK, J.C. A nova bolha da internet. Revista INFO, São Paulo, no. 259, p.38, outubro 2007.

GARCIA, B.S.A., Efficient modulation formats for high bit-rate fiber transmission.

University of Texas at Dallas. 2005.

GIOZZA, W.F.; CONFORTI, E.; WALDMAN, H. Fibras ópticas. Rio de Janeiro: Makron Books, 1991.

GNAUCK, A.H. et al. 2.5 Tb/s (64/spl times/42.7 Gb/s) transmission over 40/spl times/100

km NZDSF using RZ-DPSK format and all-Raman-amplified spans. Optical Fiber

GNAUCK, A.H. et al. Comparison of Modulation Formats for 42.7-Gb/s Single-Channel

Transmission Through 1980 km of SSMF. IEEE Photonics Technology Letters, vol. 16, no. 3,

pp.909-911, 2004.

GNAUCK, A.H.; WINZER P. J.; CHANDRASEKHAR, S.; DORRER; C. Spectrally efficient

(0.8 b/s/Hz) 1-Tb/s (25 x 42.7 Gb/s) RZ-DQPSK transmission over 28 100-km SSMF spans with 7 optical add/drops. OFC 2004: Paper Th4.4.1, 2004.

GNAUCK, A.H. Advanced Amplitude and Phase Coded Formats for 40 Gb/s Fiber

Transmission. IEEE: LEOS 2004 – The annual meeting of the IEEE, 2004.

GNAUCK, A.H.; WINZER, P.J. Optical Phase-Shift-Keyed Transmission. IEEE Journal of Lightwave Technology, vol. 23, no. 1, pp. 115–130. 2005.

GOMES, A. T. Telecomunicações – transmissão e recepção. 7.ed. São Paulo: Érica, 1991.

GORDON, J. P.; MOLLENAUER, L. F., Phase noise in photonic communications systems

using linear amplifiers. Optics Letters, vol. 15, pp.1351–1353, 1990.

HAYKIN, S. Communication Systems. 4.ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., 2001.

HOLLIS, T.M. Review of Advanced modulation and signal processing techniques for 40 Gb/s

optical transmission systems. 2005.

HOSHIDA, T. et al. Optimal 40 Gb/s Modulation Formats for Spectrally Efficient Long-Haul

DWDM Systems. IEEE Journal of Lightwave Technology, vol. 20, no. 12, pp. 1989 - 1996.

2002.

HUI, R. et al. Advanced Optical Modulation Formats and Their Comparison in Fiber-Optic

Systems. Lightwave Communication Systems Laboratory: University of Kansas, 2004.

JACOBSSON, F. DPSK modulation format for optical communication using FBG

demodulator. Norrköping: Linköpings Universitet - Department of Science and Technology –

KIM, H.; GNAUCK, A.H. Experimental Investigation of the Performance Limitation of

DPSK Systems Due to Nonlinear Phase Noise. IEEE Photonics Technology Letters, vol. 15,

no. 2, pp.320-322, 2003.

LATHI, B.P. Modern digital and analog communication system. 3.ed. New York: Oxford, 1998.

LIMA, I.T., Jr. et al. Computation of the Q-factor in optical fiber systems using an accurate

receiver model. OFC 2003: Optical Fiber Communications Conference 2003, vol.1, pp. 100-

101. 2003.

LINKE, R.A.; GNAUCK, A.H. High-capacity coherent lightwave systems. IEEE Journal of Lightwave Technology, vol. 6, no. 11, pp. 1750-1769. 1988.

MATOS, C.J.S. Propagação Guiada – anotações de aula. São Paulo: Mackenzie, 2007.

MILLER, D.A.B. Semiconductor Optoelectronic Devices. Stanford course materials, pp.152- 163, 2000.

MIYAMOTO, Y. et al. 320Gbit/s (8 x 40 Gbit/s) WDM transmission over 367 km with 120

km repeater spacing using carrier-suppressed return-to-zero format. IEEE Electronics

Letters, vol.35, no. 23, pp. 2041-2042. 1999.

MIZUOCHI, T. et al. A comparative study of DPSK and OOK WDM transmission over

transoceanic distances and their performance degradations due to nonlinear phase noise.

IEEE Journal of Lightwave Technology, vol. 21, no. 9, pp. 1933 - 1943. 2003.

MORITA, I. Advanced Modulation Format for 100-Gbit/s Transmission. ECOC2007: TuE3.3. 2007

OHM, M.; ESSIAMBRE, R.J.; WINZER, P.J. Nonlinear phase noise and distortion in 42.7-

Gbit/s RZ-DPSK systems. ECOC 2005: Paper Tu 1.2.1, vol.2, pp. 121- 122. 2005.

PEREZ, A.G. et al. Efficient Modulation Formats for High Bit-Rate Fiber Transmission. Guanajuato: Universidad de Guanajuato. 2006.

ROHDE, M. et al.Robustness of DPSK direct detection transmission format in standard fibre

WDM systems. IEEE Electronics Letters, vol.36, no. 17, pp. 1483-1484. 2000.

SEIMETZ, M.; NOELLE, M., PATZAK, E. Optical Systems With High-Order DPSK and

Star QAM Modulation Based on Interferometric Direct Detection. IEEE Journal of Lightwave

Technology, vol. 25, no. 6, pp. 1515–1530. 2007.

SERBAY, M.; WREE, C.; ROSENKRANZ, W. Comparison of six different RZ-DQPSK

transmittert set-ups regarding their tolerance towards fibre impairments in 8x40Gb/s WDM- systems. IEEE/LEOS Worshop on Advanced Modulation Formats, 2004.

SILVEIRA, C.R. et al. Desempenho da modulação CSRZ a 40 Gbps por enlace com 160 km

sem repetição, amplificação de linha, Raman e bombeio remoto. MOMAG 2008, pp.706-709,

2008.

SKLAR, B. Digital communications – fundamentals and applications. New Jersey: Prentice Hall, 1988.

TONGUZ, O.K.; WAGNER, R.E. Equivalence between preamplified direct detection and

heterodyne receivers. IEEE Photonics Technology Letters, vol. 3, no. 9, pp. 835-837. 1991.

WAKITA, K. Semiconductor Optical Modulators, Springer, 1998.

WINZER, P.J. et al. Chirped Return-to-Zero Modulation by Imbalanced Pulse Carver

Driving Signals. IEEE Photonics Technology Letters, vol. 16, no. 5, pp. 1379-1381. 2004.

WINZER, P.J.; ESSIAMBRE, R.J. Advanced optical modulation formats. Proceedings of the IEEE, vol. 94, no. 5, p. 952–985. 2006a.

WINZER, P.J.; ESSIAMBRE, R.J. Advanced modulation formats for high-capacity optical

transport networks. IEEE Journal of Lightwave Technology, vol. 24, no. 12, pp. 4711–4728.

2006b.

XU, C.; LIU, X; MOLLENAUER, L.F. Comparison of Return-to-Zero Phase Shift Keying

and On-Off Keying in Long Haul Dispersion Managed Transmissions. Optical Fiber

Communications Conference (OFC 2003), vol.2, pp. 453 – 454, 2003a.

XU, C.; LIU, X; MOLLENAUER, L.F. Comparison of Return-to-Zero Differential Phase-

Shift Keying and ON–OFF Keying in Long-Haul Dispersion Managed Transmission. IEEE

Photonics Technology Letters, vol. 15, no. 4, pp.617-619, 2003b.

YONENAGA, K. et al. Optical duobinary transmission system with no receiver sensitivity

degradation. IEEE Electronics Letters, vol. 31, no. 4, pp. 302-304, 1995.

YONENAGA, K; KUWANO, S. Dispersion-Tolerant Optical Transmission System Using

Duobinary Transmitter and Binary Receiver. IEEE Journal of Lightwave Technology, vol.

15, no. 8, p. 1530–1537. 1997.

ZHANG, S. Advanced Optical Modulation Formats in High-speed Lightwave System.

University of Kansas: Department of Electrical Engineering and Computer Science. 2004.

ZHU, Y.; HADJIFOTIOU, A. Highly spectral efficient transmission with CSRZ-DQPSK. IEEE – ThB1, 2004a.

ZHU, Y.; HADJIFOTIOU, A Nonlinear tolerance benefit of modified CSRZ-DPSK

( http://www.livrosgratis.com.br )

Milhares de Livros para Download:

Baixar livros de Administração

Baixar livros de Agronomia

Baixar livros de Arquitetura

Baixar livros de Artes

Baixar livros de Astronomia

Baixar livros de Biologia Geral

Baixar livros de Ciência da Computação

Baixar livros de Ciência da Informação

Baixar livros de Ciência Política

Baixar livros de Ciências da Saúde

Baixar livros de Comunicação

Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE

Baixar livros de Defesa civil

Baixar livros de Direito

Baixar livros de Direitos humanos

Baixar livros de Economia

Baixar livros de Economia Doméstica

Baixar livros de Educação

Baixar livros de Educação - Trânsito

Baixar livros de Educação Física

Baixar livros de Engenharia Aeroespacial

Baixar livros de Farmácia

Baixar livros de Filosofia

Baixar livros de Física

Baixar livros de Geociências

Baixar livros de Geografia

Baixar livros de História

Baixar livros de Línguas

Baixar livros de Matemática

Baixar livros de Medicina

Baixar livros de Medicina Veterinária

Baixar livros de Meio Ambiente

Baixar livros de Meteorologia

Baixar Monografias e TCC

Baixar livros Multidisciplinar

Baixar livros de Música

Baixar livros de Psicologia

Baixar livros de Química

Baixar livros de Saúde Coletiva

Baixar livros de Serviço Social

Baixar livros de Sociologia

Baixar livros de Teologia

Baixar livros de Trabalho

Baixar livros de Turismo

No documento UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (páginas 114-123)