• Nenhum resultado encontrado

Nesse trabalho foi comparada a produção tradicional de biodiesel de óleo de palma, a partir do genótipo E. guineensis Jacq., com a produção do biocombustível mas a partir do genótipo Híbrido InterespecíficoOxG para um caso na Colômbia. Os balanços de massa e energéticos, potenciais impactos ambientais, indicadores de energia e eficiência relacionados à produção de biocombustíveis de óleo de palma foram calculados por meio de um estudo comparativo fundamentado na 1a lei da termodinâmica e no ACV. A seguir são sumarizadas as principais conclusões desta dissertação:

➢ O levantamento bibliográfico indicou que uma das estratégia de implementação do genótipo híbrido é procurar garantir a vida econômica e produtiva do cultivo da palma do dendê, e o híbrido é a alternativa para isso, no entanto o desempenho ambiental no presente trabalho deu um resultado alterado quando se compara com o cultivar tradicional guineensis.

➢ A abordagem na avaliação dos requerimentos do processo permitiu analizar que na cadeia do cultivar e na usina de extração de óleo de azeite de híbrido tem maiores consumos de entradas para a produção de 1 tonelada de óleo, também que a usina requer maiores consumos de energia o que faz que isso tenha contribuições nos impactos ambientais e energéticos.

➢ O Híbrido apresenta um maior impacto ambiental cumprindo a hipóteses planteado no início dessa pesquisa, embora o híbrido tem vantagens para continuidade da agroindústria da palma na Colômbia, o resultado desse estudo permite concluir que o Guineensis continua sendo melhor energética e ambientalmente falando, pela mínima diferença. Desde o Inventário do ciclo de vida elaborado para as dois culturas, observou-se que as diferenças ambientais das emissões são mais significativas no processo de cultivo e transporte de CFF de óleo (pois há consumo de combustível fóssil), porem no híbrido apresentou-se maiores impactos ambientais que no guineenses.

➢ A ACV de biocombustível produzidos a partir de óleo de palma (seja convencional ou hibrido) constatam o potencial de redução do aquecimento global e a diminuição dos impactos gerados

por mudanças no uso da terra para o cenário do caso na Colômbia. As emissões de CO2eq do ciclo de vida do biodiesel com base na fruta tradicional foi de 12,5 g MJBD-1, sem contar o sequestro de carbono. Em comparação, as emissões de CO2eq de biodiesel produzido pela fruta hibrida foi de 13,8 g MJBD-1, um acréscimo de 10.4% nas emissões do ciclo de vida quando comparadas com a fruta tradicional, isto deve-se preponderantemente ao aumento do consumo de diesel no transporte (etapa do cultivo para a etapa de extração) e a maior demanda de biomassa no sistema de cogeração para suprir o sistema. Por tais fatos os indicadores de eficiência do ciclo de vida do biodiesel produzido pela fruta hibrida apresentaram valores menores ao do biodiesel convencional, reduções de 26.9% e 19.7% no NERTotal e FER, respetivamente. Porém, se comparado com a produção biodiesel de outros pesquisas de palma observa-se um melhor aproveitamento de energia de até 1.2 unidades energéticas, assim como uma maior renovabilidade de até 3 unidades energéticas.

➢ Por outra lado, análise de mudanças no uso da terra para o biodiesel convenciona e hibrido, identificou que quando as emissões (devido à mudança no uso da terra) e o sequestro de carbono são considerados no ciclo de vida da palma, a pegada de carbono é de -23.2 g MJBD-1 e -18.9 g MJBD-1, respetivamente. Assim, podemos estimar um fechamento do ciclo do carbono do biodiesel produzido através de E.guineensis e Híbrido InterespecíficoOxG de 65.83% e 57.87%, respetivamente. Em outras palavras o guineenses é 26% melhor em captura de carbono. Estes valores são consequentes às hipóteses adotadas nestas pesquisas como são o ciclo comercial adotado, plantações estabelecidas em terras degradadas e não-florestadas (ou terras com baixa biomassa vegetal) ou pastagens.

➢ Foram avaliados os requerimentos do processo para os dois genótipos, achando que o genótipo híbrido precisa mais consumos energéticos na usina de extração em comparação com o genótipo gineensis. Desde o ponto de vista energético o Guineensis apresenta um NER maior que o Híbrido, o que faz que seja mais sustentável, assim como o FER também reafirma essa conclusão. Os índices de desempenho energético calculados para cada genótipo comprovaram que na avalição de 1a lei a produção de biodiesel a partir de Híbrido InterespecíficoOxG apresenta uma redução de 6.2% na eficiência global do sistema, se comparado com o biodiesel oriundo do E. guineensis Jacq., fato atribuído à ineficiência dos subsistemas mecânicos da planta extratora (esterilização, separação, prensado, trituração, etc.), dado que na atualidades

estes sistemas só se encontram projetados para o processamento eficiente da fruta E. guineensis Jacq. Contudo, a fruta hibrida evidenciou um potencial de mais de 4% na produtividade energética por hectare (σpalm), sem modificação alguma nos processos mecânicos da extratora, isto é atribuído à excelente produtividade que é de 30.55 ton CFF ha.ano-1, superando em mais de 21% a produtividade da fruta convencional.

➢ Pelos fatos expostos, pode-se concluir que o genótipo Híbrido InterespecíficoOxG possui um potencial latente à produção de energia, combustíveis e alimentos, com baixos impactos ambientais. Porém, ainda precisa de mais estudos e melhoras técnicas, para assim quantificar como maior precisão os potenciais ganhos desta espécie em Colômbia, como em outros países da região.

➢ Tem maior produtividade de energia no híbrido pela biomassa no cultivo, mas quando a gente fez o balanço na toda a cadeia o balanço energético e ambiental é melhor no guineensis.

➢ O cultivo híbrido é necessário já que é tolerante a doença que faz morrer a palma do dendê na Colômbia, e ele representa a continuidade da agroindústria nesse pais, a mudança de cultivares guineenses para o híbrido garante que muitas famílias continuem no negócio da palma do dendê com impacto positivo no econômico e no social, porem deve-se considerar os leves incrementos ambientais que foram achados no presente trabalho, que não são tão significativas, mas que sim garantem que a palma do dendê na Colômbia tenha continuidade como um negócio rentável.

➢ O estudo conclui que ante a necessidade de garantir que o cultivo da palma continue sua vida produtiva na Colômbia nesse objetivo cumpre e os novos cultivares de híbrido, de acordo aos resultados do presente trabalho mostraram que os impactos adicionais são leves aos impactos causados pelos atuais para o cultivar guineenses.

➢ O presente trabalho tem dois novidades muito importantes, o primeiro é o levantamento de um inventario de fonte primaria de dois genótipos, que não estava em nenhuma pesquisa, isso faz com que seja um estudo de referência para seguintes trabalhos; a outra novidade é que o estudo demostra que as diferencias entre os dos genótipos são diferencias mínimas no ambiental e energético, e sim o benefício de continuidade com o híbrido são muito bons em frente ao social e o econômico. O benefício social e econômico não foi avaliado no presente trabalho, porem

os estudos demostrados na literatura demostram que a tendencia mundial é a migrar para o tipo de cultivares híbrido.

CAPITULO 7