• Nenhum resultado encontrado

CONCRETO IMITANDO ARDOSIA PALAVRAS-CHAVE

No documento 06construcao (páginas 75-78)

Imitação de ardósia, pedra articial, ôrma de textura

IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA

Produção de concreto imitando ardósia.

SOLUÇÃO APRESENTADA

A substituição de ardósia por concreto imitando a primeira diminui sensivelmente os impactos ambientais da mineração.

A produção de concreto imitando ardósia deve levar areia, mais pig- mento esverdeado, água e cimento, sendo que estes materiais de- vem ser colocados numa orma especial para concreto, com textura. Para modicar no mínimo a coloração do pigmento é indicado que se utilize cimento branco, ao invés do cimento comum.

Neste processo, de acordo com o Proessor Doutor Antonio Domin- gues de Figueiredo, especializado em Materiais de construção, do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (Uni- versidade de São Paulo), apesar da ormulação simples, quando da mistura já endurecida. os sais xam-se na superície, ormando man- chas esbranquiçadas, o que dá um aspecto eio ao concreto, conhe- cido como lixiviação de sais .

Assim, é importante que, antes da produção do material, seja consul- tado um técnico, especialista ou consultoria para desenvolver uma ormulação adequada, de modo que o produto nal apresente boa qualidade.

Recomenda-se entrar em contato com a Empresa Junior da Poli (Es- cola Politécnica) para desenvolvimento de um projeto. Tel: () 0- .

      C       O     N       S     T      R      U       Ç        Ã      O 

FORNECEDORES

Tanto a areia e o cimento são materiais acilmente encontráveis em qualquer loja de materiais de construção.

O pigmento esverdeado pode ser encontrado com a denominação de pó xadrez, se bem que “pó xadrez” reere-se ao nome de uma mar- ca de pigmento. A Lanxess Energizing Chemistry produz o pigmento esverdeado. Pode ser acessada por e-mail ou teleone.

Serviço de Atendimento ao Consumidor: Tel: 000  0 . E-mail: < xadrez.br@tanxess.com >.

Para as ôrmas imitando textura de pedra, são eitas por encomenda. A Arqmetal produz estas em metal. Não sendo necessário nenhum projeto muito detalhado para o início da produção das ôrmas.

Tel: () -. E-mail: arqmetal@arqmetal.com Técnica de produção de piso queimado

Além da produção de pedras de concreto imitando ardósia, podem ser produzidos também os pisos. A execução de revestimentos de piso em cimento queimado está em desuso, mas pode ser uma alter- nativa econômica para áreas sujeitas a pouco tráego ou quando ser quer dar um caráter rústico ao local.

Antes da aplicação é necessário vericar se o substrato não apresenta aundamentos, ssuras signicativas, esarelamentos ou contamina- ções com óleo ou graxa. O contrapiso deve estar nivelado e com a superície áspera, de modo que se consiga uma boa aderência com o revestimento. O ideal é que o substrato seja em concreto armado ou de argamassa armada em tela. No caso de contrapisos de caliça, brita, saibro, argila ou areia compactados não são indicados para este revestimento, pois podem ocorrer ssuras.

Após a vericação do contrapiso, e possível correção dos problemas, deve-se seguir o roteiro abaixo.

l Limpeza do substrato com varrição e aspiração do pó;

l Divisão da área do piso em quadros, ormados por guias de ma-

deira de lei, mármore, granito ou material plástico, com espessura de 0mm e altura de 0mm. As guias servirão como gabarito para nivelamento da argamassa de revestimento, portanto deverão ser pereitamente niveladas. Os quadros deverão ter dimensões



máximas de ,00 x ,00m,? podendo ormar desenhos variados, de acordo com a paginação de piso projetada, não precisando ser necessariamente quadrados;

l Caso a superície não tenha a necessária aspereza, aplicação de

uma camada de chapisco de aderência, em argamassa de cimen- to e areia grossa lavada, traço : em volume, aditivada de resi- na adesiva vinílica, como o “Sikax Super” da Sika, por exemplo, na proporção indicada pelo abricante. A espessura média deste chapisco deverá ser de mm;

l Aplicação da argamassa base, em cimento e areia na lavada, tra-

ço : em volume, em quadros alternados, como num tabuleiro de xadrez. A espessura média da argamassa base deverá ser de 0mm, ou mm quando or utilizado contrapiso de aderência, podendo variar de acordo com a regularidade da superície do contrapiso. Recomenda-se o uso de um aditivo plasticante como o “Sikanol S” da Sika, para evitar ssuras por retração e melhoran- do o desempenho da argamassa e para a impermeabilidade, um aditivo como o “Sika ” da Sika, observando as recomendações passadas pelo abricante;

l Alisamento da argamassa, de preerência com régua metálica,

utilizando-se das guias divisórias dos quadros para nivelamento;

l Polvilhamento de cimento seco sobre a superície ainda resca, na

razão de 0, kg/m;

l Alisamento suave do cimento polvilhado com desempenadeira

de aço, sem pressionar a argamassa base.

l Para obter-se uma coloração clara para o piso, próxima ao branco,

pode-se utilizar cimento branco na argamassa base.

l Para obter-se colorações dierenciadas, pode-se aditivar a arga-

massa base com corantes como o pó “Xadrez” ou o “Bayerrox” da Bayer, por exemplo, na proporção indicada pelo abricante. Neste caso, recomenda-se que se utilize cimento branco na argamassa base, buscando à aproximação da coloração desejada.

l No lugar das guias indicadas, pode-se utilizar aixas de placas ce-

râmicas, de mármore, granito, madeira ou tijolos maciços, com- pondo desenhos dierenciados, de acordo com a paginação pro-  jetada.

Disponível em: <http://www.cimentoeareia.com.br/cimentoqueimado. htm>. Acesso em: 0 de ago 00.

      C       O     N       S     T      R      U       Ç        Ã      O 

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

Recomenda-se o contato da empresa Arqmetal para desenvolvimen- to das ôrmas de textura.

No documento 06construcao (páginas 75-78)

Documentos relacionados