• Nenhum resultado encontrado

CONDIÇÕES ESPECIAIS COBERTURA BÁSICA DE GRANIZO

1 - APLICAÇÃO

As presentes Condições Especiais complementam as Condições Gerais da apólice e aplicam-se aos seguros de produção de algodão, arroz, aveia, centeio, cevada, girassol, milho, soja, sorgo e trigo.

2 - OBJETO DO SEGURO

2.1. A Seguradora se obriga a indenizar ao Segurado a perda de produção decorrente de danos à área foliar das plantas, de redução da população e de perda de produção da lavoura, causados exclusivamente por granizo, conforme Cláusula 3ª das Condições Gerais.

2.2. São ainda garantidas por esta cobertura as despesas efetuadas pelo Segurado com o replantio da área segurada e sinistrada, até a extinção do Limite Máximo de Indenização ou até o sub-limite de 20% (vinte por cento) do Limite Máximo de Indenização da área efetivamente replantada, o que for menor, desde que:

a) ocorra a destruição de 50% (cinquenta por cento) ou mais das plantas seguradas; b) os danos sejam causados por evento coberto e ocorrido no estágio de desenvolvimento da cultura segurada, a saber:

Estágio de Desenvolvimento das Culturas Com a Possibilidade de Replantio

Trigo, Aveia, Cevada, Centeio e Arroz

Inicia-se com o surgimento da primeira folha verdadeira da planta e termina na fase de elongação (surgimento do primeiro nó do colmo visível).

Soja Inicia-se com a emissão do primeiro trifólio e termina com a floração.

Algodão, Girassol, Milho, Milho Safrinha e Sorgo

Inicia-se com a emissão da 2º folha verdadeira e termina com 8 folhas totalmente desenvolvidas.

c) a cultura esteja dentro do período de plantio recomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);

38 2.2.1 Não será paga a indenização referente ao gasto com o replantio, quando: a) o Segurado não conseguir replantar a área sinistrada, dentro do prazo estabelecido pelo MAPA ou o Segurado não tiver o interesse em replantar;

b) ocorrer perda decorrente de evento coberto e contratado ocorrido fora do estágio de desenvolvimento da cultura, mencionado na alínea ‘b’ do item 2.2.

Nos casos acima descritos, mesmo o Segurado não tendo indenização com o gasto de replantio serão apurados os danos ocorridos a campo por Perito (engenheiro Agrônomo) designado pela Seguradora.

3 - INÍCIO E FIM DE VIGÊNCIA DO SEGURO

O início e o fim da vigência do seguro estão estabelecidos nas Condições Gerais da apólice.

4 - INÍCIO E TÉRMINO DA COBERTURA

4.1. Para as culturas de trigo, aveia, cevada, centeio e arroz, a cobertura inicia-se com o surgimento da primeira folha verdadeira da planta e encerra-se com o final de vigência da apólice ou com o encerramento da colheita.

4.2. Para a cultura de soja a cobertura inicia-se com a emissão do primeiro trifólio e encerra-se com o final de vigência da apólice ou com o encerramento da colheita.

4.3. Para a cultura de algodão, girassol, milho, milho safrinha e sorgo, inicia-se com a emissão da 2º folha verdadeira e encerra-se com o final de vigência da apólice ou com o encerramento da colheita.

5 - CARÊNCIA

O período de carência para esta cobertura será de 3 (três) dias completos, contados a partir da data do início de vigência da apólice.

6 - UNIDADE SEGURADA

E a quadra, talhão, ou parcela, expressa em hectares na proposta e na apólice ou certificado de seguro.

39 7 - APURAÇÃO DOS PREJUÍZOS

7.1. Ocorrendo a incidência de granizo sobre o bem segurado dentro do período da cobertura, o Segurado dará o Aviso de Sinistro à Seguradora tão logo tenha conhecimento do fato, sob pena de perder o direito à indenização.

7.1.1. A Seguradora enviará peritos ao local no prazo máximo de 15 (quinze) dias, após o referido Aviso, para a vistoria a regulação do sinistro.

7.2. Cumpridos os procedimentos de reconhecimento da área, verificação da documentação e comprovação do evento, a regulação do sinistro será efetuada de acordo com as características de cada produto e das normas de regulação da Seguradora constantes do Manual de Regulação de Sinistro desta cobertura.

7.2.2. Será identificado o estágio em que se encontra a cultura e serão realizadas amostragens para levantamento da redução da população, da perda perfoliada, danos aos colmos, danos de desfolhamento, danos diretos às espigas, vagens e grãos.

7.3. Em caso de sinistro durante a colheita, o Segurado deverá suspender totalmente a colheita até que a Seguradora realize a vistoria para a quantificação dos danos.

7.3.1. Neste caso, a perda será calculada sobre a produção restante que será estimada através de amostragem sobre a área sinistrada segurada.

8 - APLICAÇÃO DA FRANQUIA

Será aplicada franquia dedutível conforme as especificações da apólice de seguro.

9 - CÁLCULO DA INDENIZAÇÃO

9.1. Com base nos resultados dos laudos da vistoria de sinistro, a Seguradora definirá o percentual de perda da área efetivamente afetada pelo evento.

9.2. O cálculo de indenização será feito de acordo com o exposto a seguir:

I= (PD x (LMI-E) x AS/AT)-F

onde:

PD = percentual de danos da cultura segurada (%); LMI = Limite Máximo de Indenização (R$); AS = área sinistrada (hectare), com base no item 7; AT = área total segurada (hectare);

40

F = franquia conforme consta na apólice;

E = despesas previstas e não efetuadas até a data do sinistro, conforme previsto no item 9.4, abaixo.

9.3. No caso de perda total o valor da indenização corresponderá ao valor do prejuízo até o Limite Máximo de Indenização. Neste caso não será aplicado franquia.

9.4. Se for verificado que o Segurado não comprovou a realização de qualquer operação, bem como a utilização de parte ou totalidade de quaisquer dos insumos preconizados para a lavoura segurada no plano de custeio, orçamento analítico ou recomendação técnica dos órgãos oficiais de pesquisa e assistência técnica, o percentual equivalente às operações não realizadas e insumos não utilizados, em relação aos gastos preconizados, será deduzido do Limite Maximo de Indenização.

10 - INDENIZAÇÕES

10.1. A Seguradora terá um prazo máximo de 30 (trinta) dias para pagamento da indenização, contados a partir da entrega de todos os documentos básicos (descritos na Cláusula 15ª das Condições Gerais).

10.2. O aviso de encerramento de colheita determina automaticamente o final do período de cobertura, sendo vedado o início de um novo processo de regulação baseado em Aviso de Sinistro com data posterior ao encerramento da colheita.

11 - COMUNICAÇÃO DE SINISTRO

Toda e qualquer comunicação deverá ser enviada por escrito ao endereço abaixo: Av. XV de Novembro, nº 871, Sala 01, Bairro Zona 01, CEP 87013.230 – Maringá/PR. Fone: (44) 3046-5500 – Fax: (44) 3046-5505

E-mail: sinistrosrural@sancorseguros.com

12 - RATIFICAÇÃO

Ratificam-se os temos das Condições Gerais do Seguro Agrícola - Granizo, que não tenham sido alterados ou revogados por estas Condições Especiais.

41 SEGURO AGRÍCOLA – GRÃOS

Documentos relacionados