• Nenhum resultado encontrado

c

• Leia com atenção os itens referentes a PILOTAGEM COM SEGURANÇA (pág. 7 a 12), antes de conduzir a motocicleta.

• Certifique-se de ter compreendido o mecanismo do cavalete lateral (Veja Tabela de Manutenção, pág. 54, e instruções sobre o Cavalete Lateral, pág. 69). 1. Após o aquecimento do motor, a motocicleta estará

pronta para ser colocada em movimento.

2. Com o motor em marcha lenta, acione a alavanca da embreagem e engate a primeira marcha (1), pressionando o pedal de câmbio para baixo. 3. Solte lentamente a alavanca da embreagem e, ao

mesmo tempo, acelere gradualmente, para aumentar a rotação do motor. A coordenação dessas duas operações garantirá uma saída suave.

4. Quando a motocicleta atingir uma velocidade moderada, diminua a rotação do motor, acione a alavanca da embreagem novamente e passe para a segunda marcha, levantando o pedal de câmbio. Repita esta seqüência para mudar progressivamente para outras marchas.

Manual do Proprietário 50

5. Para se obter uma desaceleração suave e progressiva, é necessário coordenar as funções do acelerador e freios. 6. Use os freios dianteiro e traseiro, simultaneamente. Não

aplique os freios com excessiva intensidade, pois as rodas poderão travar, reduzindo a eficiência da frenagem e dificultando o controle da motocicleta.

c

Não reduza as marchas com o motor em alta rotação. Além de forçar o motor, a desaceleração brusca pode provocar o travamento momentâneo da roda traseira e perda do controle da motocicleta.

a

• Não efetue a mudança de marchas sem acionar a embreagem e reduzir a aceleração, pois a transmissão e o motor podem ser danificados.

• Não reboque nem conduza a motocicleta em descidas com o motor desligado. Desse modo, a transmissão não será corretamente lubrificada e poderá sofrer danos.

• Não suba guias de calçadas nem pressione as rodas contra obstáculos, pois estas poderão ser danificadas.

NOTA

Quando o motor funciona em marcha lenta, a bateria não é carregada. Evite manter o motor em marcha lenta por tempo prolongado.

Manual do Proprietário 51

Frenagem

1. Para frear normalmente, acione os freios dianteiro e traseiro de forma progressiva, e ao mesmo tempo reduza as marchas.

2. Para uma desaceleração máxima, feche completamente o acelerador e acione os freios traseiro e dianteiro, com mais força. Acione a embreagem, antes que a motocicleta pare completamente. Isso evitará que o motor morra.

c

• A utilização independente do freio dianteiro ou traseiro reduz a eficiência da frenagem. Uma frenagem extrema pode travar as rodas e dificultar o controle da motocicleta.

• Procure, sempre que possível, reduzir a velocidade e frear antes de entrar numa curva. Pois, nessas duas operações há perigo de derrapagem, o que dificulta o controle da motocicleta.

c

• Na condução da motocicleta em pistas molhadas, sob chuva, ou pistas de areia ou terra, a segurança para manobrar ou parar é reduzida. Todos os movimentos do veículo deverão ser uniformes e seguros, em tais condições. Uma aceleração, frenagem ou manobra rápida podem causar perda de controle. Para sua segurança, tenha muito cuidado ao efetuar essas operações.

• Ao enfrentar um declive acentuado, utilize o freio motor, reduzindo as marchas com a utilização intermitente dos freios dianteiro e traseiro. O acionamento contínuo dos freios poderá deixá-los superaquecidos, reduzindo sua eficiência.

• Conduzir a motocicleta com o pé direito no pedal do freio traseiro, ou as mãos na alavanca do freio, pode causar o acionamento involuntário da luz de freio, dando uma falsa indicação a outros motoristas. Isso pode também superaquecer o freio, reduzindo sua eficiência e provocar a redução da vida útil das sapatas do freio.

• O funcionamento do motor deve ser efetuado apenas por pessoa que tenha prática e conhecimento do produto. Evite que crianças permaneçam sobre ou perto da motocicleta, quando estacionadas ou com o motor aquecido.

• Ao estacionar a motocicleta, procure não deixá-la debaixo de árvores ou locais onde haja precipitação de frutas, folhas e resíduos de pássaros e animais para prevenir danos na pintura e demais componentes do veículo.

• Proteja sua motocicleta sempre que possível da chuva, em regiões metropolitanas ou regiões próximas de indústrias. A chuva tem características peculiares como acidez elevada devido à poluição, cujo efeito em componentes metálicos da motocicleta favorece o surgimento de oxidação.

• Evite colocar objetos como capas de chuva, mochilas, caixas e capacete em cima do tanque de combustível para prevenir riscos e danos na pintura, e

principalmente na tampa onde se localiza o respiro do tanque.

• O cavalete lateral foi previsto para suportar apenas o peso da motocicleta; não é recomendável a permanência de pessoas ou cargas sobre a

motocicleta enquanto estiver estacionada no cavalete lateral.

Manual do Proprietário 52

Estacionamento

1. Depois de parar a motocicleta, coloque a transmissão em ponto morto, feche o registro de combustível (posição OFF), gire o guidão totalmente para a esquerda, desligue o interruptor da ignição e remova a chave.

2. Use o cavalete lateral para apoiar a motocicleta enquanto estiver estacionada.

3. Trave a coluna de direção para prevenir furtos (pág. 42).

a

• Estacione a motocicleta em local plano e firme para evitar quedas.

• Quando estacionar a motocicleta em locais inclinados, apoie a roda dianteira para evitar quedas da motocicleta.

• O local deve ser bem ventilado e ser abrigado. • Evite acender fósforos, isqueiros e fumar perto da

motocicleta.

• Não estacione próximo ou sobre materiais inflamáveis ou combustível.

• Não cubra a motocicleta com capas ou proteções quando o motor ainda estiver aquecido.

• Não encoste objetos no escapamento ou no motor da motocicleta.

• Não aplique líquidos ou produtos inflamáveis no motor.

• Antes de dar a partida no motor, retire a capa ou proteção da motocicleta.

Manual do Proprietário 53

Como Prevenir Furtos

1. Sempre trave a coluna de direção e nunca esqueça a chave no interruptor de ignição. Isto pode parece simples e óbvio, mas muitas pessoas se descuidam.

2. Certifique-se de que a documentação da motocicleta está em ordem e atualizada.

3. Estacione sua motocicleta em locais fechados sempre que possível.

4. A Moto Honda da Amazônia Ltda. não autoriza a utilização de dispositivos anti-furto. Se optar por alarmes/bloqueadores eletrônicos, certifique-se de suas características técnicas;

– Quanto à instalação dos mesmos, verifique se os equipamentos não alteram o circuito original da motocicleta com o corte, descascamento, solda na fiação principal ou em outros ramos do circuito elétrico. – Verifique com o instalador/fornecedor qual o princípio

do sistema de bloqueio da ignição. Usualmente o CDI é curtocircuitado e tal recurso danifica o componente irremediavelmente.

5. Preencha ao lado seu nome, endereço, número de telefone, data da compra e mantenha o Manual do Proprietário em sua motocicleta. Muitas vezes, as motocicletas são identificadas por meio do Manual do Proprietário que ainda permanece com a motocicleta.

DADOS DO 1º PROPRIETÁRIO Nome: ___________________________________________ Endereço: ________________________________________ CEP: Cidade: _________________ Estado:___________________ Tel.: ___________________ Data da compra: ____/____/____ DADOS DO 2º PROPRIETÁRIO Nome: ___________________________________________ Endereço: ________________________________________ CEP: Cidade: _________________ Estado:___________________ Tel.: ___________________ Data da compra: ____/____/____ DADOS DO 3º PROPRIETÁRIO Nome: ___________________________________________ Endereço: ________________________________________ CEP: Cidade: _________________ Estado:___________________ Tel.: ___________________ Data da compra: ____/____/____

Manual do Proprietário 54

Item Operações Período Ref.

1.000 km 3.000 km 6.000 km a cada...km pág.

Condutos de combustível Verificar 3.000 —

Filtro de combustível Limpar 3.000 —

Acelerador Verificar e ajustar 3.000 63

Afogador Verificar e ajustar 3.000 —

Filtro de ar Limpar (obs. 1) 3.000 58

Trocar 18.000 —

Respiro do motor Limpar (obs. 2) 3.000 —

Vela de ignição Limpar e ajustar 3.000 62

Trocar 12.000 62

Folga das válvulas Verificar e ajustar 3.000 —

Óleo do motor Trocar 3.000 59

Filtro de óleo do motor Trocar 6.000 —

Carburador Regular a marcha lenta 3.000 63

Limpar 6.000 —

Mangueiras de freio Verificar 3.000 —

Sistema de escapamento Verificar 3.000 —

Sistema de suprimento de 12.000 —

ar secundário

MANUTENÇÃO

Documentos relacionados