• Nenhum resultado encontrado

Condução económica e ecológica

No documento MANUAL DE INSTRUÇÕES. Altea (páginas 188-190)

O consumo de combustível, a poluição ambiental e o desgaste do motor, travões e pneus depende em grande medida do seu estilo de condução. Através de uma condução defensiva e económica é possível uma redução do consumo de combustível na ordem dos 10-15 por cento. Em seguida, apresentamos alguns conselhos que pretendem ajudá-lo a reduzir a polui- ção e, ao mesmo tempo, a poupar dinheiro.

Conduzir antecipando-se às circunstâncias

É na aceleração que o veículo consome mais combustível. Ao conduzir ante- cipando-se às circunstâncias é preciso travar menos e, assim, acelerar me- nos também. Se for possível, deixe rodar o veículo com uma mudança en- grenada, por exemplo, se observar que à frente há um semáforo no verme-

lho. O efeito de travagem conseguido desta forma preserva os travões e os pneus do desgaste; as emissões e o consumo de combustível reduzem-se a

Engrenar outra mudança para poupar energia

Uma forma eficaz de economizar combustível é a selecção precoce de uma mudança superior. As pessoas que puxam ao máximo as mudanças conso- mem combustível desnecessariamente.

Caixa de velocidades manual: Mude da primeira para a segunda mudança

logo que seja possível. Recomendamos que, sempre que seja possível, en- grene uma mudança mais alta ao atingir as 2000 rotações. Siga as instru- ções relativas à «mudança recomendada» que aparecem no painel de ins- trumentos ⇒ Página 52.

Evitar acelerações a fundo

Recomendamos-lhe que não conduza até atingir a velocidade máxima per- mitida para o seu veículo. O consumo de combustível, as emissões de ga- ses poluentes e os ruídos aumentam desmesuradamente a velocidades mais altas. Uma condução mais lenta ajuda a poupar combustível.

Evitar o funcionamento ao ralenti

Nos engarrafamentos, nas passagens de nível ou nos semáforos que demo- ram a passar a verde é aconselhável parar o motor. Desligar o motor duran- te um período de tempo entre 30 e 40 segundos poupa mais combustível que a quantidade extra necessária para voltar a arrancar o motor. Ao ralenti, o motor precisa de muito tempo para aquecer. E ainda, na fase de aquecimento o desgaste e a emissão de gases poluentes são especial- mente altos. Após o arranque deverá, por isso, iniciar imediatamente a mar- cha. Ao fazê-lo, evite um regime de rotações elevado.

Manutenção periódica

Os trabalhos de manutenção periódica garantem-lhe que ao iniciar uma via- gem não irá consumir mais combustível que o necessário. Os trabalhos de manutenção no seu veículo não se reflectem apenas numa maior segurança na condução e na conservação do valor do veículo, mas também numa re- dução do consumo de combustível.

Um motor desafinado pode representar um aumento do consumo de com- bustível até 10%.

Evitar trajectos curtos

Para reduzir o consumo e a emissão de gases poluentes, o motor e o siste- ma depurador dos gases de escape devem ter alcançado a temperatura de serviço óptima.

Com o motor frio, o consumo de combustível é proporcionalmente muito su- perior. O motor não aquece e o consumo não se normaliza antes de percor- rer aproximadamente quatro quilómetros. Por isso devem evitar-se, tanto quanto seja possível, os percursos curtos.

Controlar a pressão dos pneus

Para poupar combustível, assegure-se sempre que os pneus têm a pressão adequada. Basta um bar (14,5 psi / 100 kPa) de pressão a menos para que o consumo de combustível possa aumentar em cerca de 5%. Além disso, uma pressão insuficiente nos pneus faz com que o desgaste dos mesmos

seja superior, uma vez que aumenta a resistência à rodagem e piora o com- portamento de andamento.

Proceda sempre à verificação da pressão com os pneus frios .

Não circule todo o ano com os pneus de Inverno visto que isso faz com que

o consumo de combustível aumente até cerca de 10%.

Evitar o peso desnecessário

Como cada quilo de peso a mais aumenta o consumo de combustível, vale

a pena lançar um olhar mais crítico à carga transportada no porta-baga- gens, a fim de evitar as cargas supérfluas.

Frequentemente, por uma questão de comodidade, deixa-se instalado a ba- gageira do tejadilho mesmo que já não se utilize. A maior resistência ao ar que representa a bagageira do tejadilho vazia, faz com que a uma velocida- de entre 100 km/h (62 mph) e 120 km/h (75 mph), o consumo de combus- tível aumente cerca de 12% em relação ao consumo normal.

Poupar energia eléctrica

O motor acciona o sistema eléctrico da viatura, produzindo com isto electri- cidade; por isso, a necessidade de electricidade aumenta também o consu- mo de combustível. Por este motivo, volte a desligar os dispositivos 

eléctricos quando já não precise deles. Os dispositivos que gastam muito são, por exemplo, o ventilador a alta velocidade, o aquecimento do vidro traseiro ou o aquecimento dos bancos*.

Aviso

● Se o veículo está equipado com o sistema Start-Stop, é recomendável não desactivar essa função.

● É recomendável fechar os vidros caso se conduza a mais de 60 km/h. ● Não conduza com o pé apoiado sobre o pedal da embraiagem, visto que a pressão sobre o mesmo pode fazer patinar o disco, provocará o consumo de mais combustível e pode queimar as forras do disco de embraiagem pro- vocando uma avaria grave.

● Não mantenha o veículo num plano inclinado através do accionamento da embraiagem. Utilize o travão de pé ou de mão, recorrendo a este último para arrancar. O consumo será menor e evitará eventuais danos no disco de embraiagem.

● Utilize o travão motor nas descidas, engrenando a mudança que melhor se adapte à inclinação. O consumo será «zero» e os travões não sofrerão

desgaste. 

No documento MANUAL DE INSTRUÇÕES. Altea (páginas 188-190)

Documentos relacionados