• Nenhum resultado encontrado

Dirigir em locais alagados

As áreas alagadas deverão ser evitadas em qualquer situação. Uma via coberta de água impede que o motorista avalie as condições de maneira adequada. Os danos causados pela entrada de água no motor e em outras partes do veículo não são cobertos pela garantia.

Dirija em baixa velocidade através de qualquer área alagada e

certifique-se de que o limite de água não exceda a altura do centro da roda.

Se realmente for preciso atravessar um trecho alagado, fazê-lo sempre em baixa velocidade, em torno de 10 km/h, utilizando a primeira marcha.

É preciso ficar atento aos veículos de grande porte trafegando nas proximidades e mantenha-se longe de marolas de grandes proporções, que aumentam as probabilidades de danos. O problema mais sério ao passar por trechos alagados é a possibilidade de entrada de água no interior do motor pelo sistema de captação do ar de admissão. Isso é conhecido como "aríete hidráulico". A água não permite o deslocamento dos pistões e, consequentemente, causa danos nos componentes do motor. Nesse caso, o motor sofre sérios danos e

Black plate (11,1)

Chevrolet Cobalt PROCONVE Owner Manual (GMSA-Localizing-Brazil- 9160696) - 2015 - crc - 11/7/14

Condução e operação

9-11

o veículo pode vir a parar

imediatamente ou posteriormente, dependendo do grau da avaria. Não tente colocar o motor em funcionamento novamente. Tal atitude poderá aumentar os danos ao veículo.

{

Cuidado

Dirigir através de um curso d'água pode ser perigoso. A água pode arrastar o veículo, causando afogamento. Mesmo um córrego pouco profundo pode impedir o contato do pneu com a superfície, causando a perda de tração. Não dirija em cursos d'água.

Dirigindo na chuva

A chuva e as estradas molhadas podem trazer problemas ao dirigir. Em uma pista molhada não é possível parar, acelerar ou fazer curvas tão bem, pois a aderência do pneu à pista não é tão boa quanto seria em pistas secas e, se os

pneus tiverem pouca banda de rodagem, a tração será ainda menor. Se começar a chover quando você estiver ao volante, reduza a velocidade e seja mais cuidadoso.

A pista pode ficar molhada repentinamente, ao passo que os seus reflexos ainda podem estar condicionados para dirigir em pista seca. Quanto mais pesada for a chuva, mais precária será a

visibilidade. Mesmo que as palhetas do limpador do para-brisa estejam em boas condições, a chuva pesada poderá dificultar a visão das placas de sinalização, dos

semáforos, das marcações da pavimentação, do limite do acostamento e até mesmo de pessoas que estejam andando na pista. Os respingos da estrada podem dificultar mais a visão do que a chuva, principalmente se a estrada estiver suja.

Portanto, é recomendável manter o limpador do para-brisa em boas condições e o seu reservatório de água abastecido. Substitua as palhetas do limpador do para-brisa quando apresentarem sinais de desgaste ou de falhas no para-brisa ou quando as tiras de borracha começarem a se separar das palhetas.

A água pode afetar os freios. Tente evitar áreas alagadas, mas se não for possível, tente reduzir a velocidade antes de atingí-las. Freios úmidos podem resultar em acidentes. Os freios não funcionam bem em paradas súbitas e podem fazer o veículo puxar para um lado. Você poderá perder o controle sobre o veículo.

Após dirigir em áreas alagadas ou após o veículo ter sido lavado em um posto de serviço, pressione levemente o pedal do freio até sentir que os freios estejam funcionando normalmente.

Recomendações a serem observadas em tempo chuvoso . Acenda os faróis baixos, mesmo

durante o dia.

. Ligue o limpador do para-brisa. . Reduza a velocidade e seja

cuidadoso.

. Aumente a distância do veículo à frente.

. Caso necessário, use o aquecedor do vidro traseiro. Nota: Quando estiver chovendo, os pneus e as palhetas do limpador têm uma carga maior. Portanto, mantenha sempre os pneus e as palhetas do limpador em boas condições.

Aquaplanagem

Uma grande quantidade de água pode acumular sob os pneus e eles poderão derrapar na água. Esta é uma situação muito perigosa. Isto poderá acontecer quando houver muita água na pista e você estiver em alta velocidade. Quando o

veículo está aquaplanando, há pouco ou nenhum contato do pneu com a pista.

Pode ser que você não perceba a aquaplanagem, e até mesmo dirija durante algum tempo sem notar que os pneus não estão em contato constante com a pista. Talvez perceba a aquaplanagem quando tentar reduzir a velocidade, fizer curvas, mudar de pista nas ultrapassagens ou se for atingido por uma rajada de vento. Ela pode ocorrer quando seus pneus não têm sulcos profundos ou se a pressão em um ou mais pneus estiver baixa. Poderá ocorrer quando houver grande quantidade de água na pista. Se você notar reflexos das árvores, dos postes de telefone ou de outros veículos, ou se as gotas de chuva formarem ondulações na superfície da água, isto é sinal de que pode haver aquaplanagem.

A aquaplanagem geralmente acontece em velocidades altas.

Não existe uma regra rígida e rápida sobre aquaplanagem. A melhor recomendação é reduzir a velocidade quando estiver chovendo e permanecer atento.

Dirigindo à noite

Ao dirigir à noite, o motorista deve: . Dirigir na defensiva.

. Diminuir a velocidade e deixar uma distância maior entre seu veículo e outros.

. Estar atento a animais na pista em áreas desertas.

. Sair da pista em local seguro e descansar, se estiver cansado. . Mantenha limpos o para-brisa e

todos os vidros do veículo, por dentro e por fora. O reflexo da sujeira à noite é muito pior que durante o dia. Mesmo a parte interna pode ficar embaçada devido à sujeira. A fumaça de cigarros também embaça as superfícies internas dos vidros, dificultando a visão.

Black plate (13,1)

Chevrolet Cobalt PROCONVE Owner Manual (GMSA-Localizing-Brazil- 9160696) - 2015 - crc - 11/7/14

Condução e operação

9-13

. Lembrar-se de que os faróis iluminam menos a pista nas curvas.

Estradas em regiões

Documentos relacionados