• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCEDIMENTOS NAS

4.2. CONGRUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DOS

4.2.1. Congruências dos procedimentos nas operações de comércio

4.2.1.2. CONGRUÊNCIAS NAS EXPORTAÇÕES

No Quadro 9 apresentam-se os procedimentos de exportação que não tiveram alteração significativa na passagem da gestão da Fiat Automóveis S/A para a SADI do Brasil Ltda.

ATIVIDADES CONGRUENTES - receber o programa de exportações;

- solicitar informações sobre a forma prevista

para pagamento das exportações; e - acompanhar as alterações de previsão dos

embarque diariamente. - numerar processo;

- análise do pedido de exportação; e - análise da modalidade de pagamento. - pedido de fechamento de câmbio; - confecção – certificado de seguro; e - confecção – fatura consular. - solicitação da saída da mercadoria; - instruções de embarque ao despachante;

- aviso presença de carga – SISCOMEX; e

- emissão da Declaração de Despacho de

Exportação – DDE (SISCOMEX).

Recebimento dados de embarque: - nº conhecimento; e

- data de embarque;

Aviso de embarque ao importador. Emissão de documentos para negociação de câmbio e envio ao importador, diretamente ou através de banco:

- carta remessa de documentos; - saques;

- certificado de origem. Averbação de embarque.

Emissão de extrato com as principais informações do processo para controle e registro das operações e baixa de drawback.

Quadro 9: Atividades congruentes nas operações de exportação Fonte: elaborado pelo autor.

A SADI do Brasil Ltda. continua recebendo as previsões das exportações para efeito de conciliação do fluxo de caixa da área de câmbio, da mesma forma que o Departamento de Operações em Moeda Estrangeira – OME recebia. Além disso, serve de base para se organizar quanto aos aspectos de recursos humanos e da logística das operações.

A instrução de faturamento é a mesma que era utilizada no passado. Porém, a tramitação ocorre por meio eletrônico, via intranet. Neste documento, contempla as informações da forma de pagamento e a previsão mais realista do embarque da mercadoria, além das características da mercadoria.

Os critérios para numeração do processo, de acordo com a instrução de faturamento, são os mesmos utilizados pelo OME, com quatro caracteres e um dígito verificador.

Na análise do pedido de exportação é utilizado o mesmo parâmetro adotado anteriormente pela OME. O executor responsável pelo processo na SADI do Brasil Ltda. observa o tipo de mercadoria, a forma de pagamento, o meio de transporte, o local de desembaraço e embarque e a data prevista para embarque. Todos esses dados influenciam o modo de execução do processo.

O pedido de fechamento de câmbio é o ato em que o executor do processo de exportação comunica ao operador de câmbio a existência do processo e dá informações que possibilitem ao operador de câmbio celebrar o fechamento de câmbio, segundo as normas do BACEN.

A emissão do certificado de seguro permanece inalterada. A base de cálculo do prêmio de seguro é determinada pela seguradora em detrimento do destino da mercadoria, cabendo ao executor do processo proceder algumas inclusões adicionais conforme determinação do importador através da carta de crédito.

A emissão da fatura consular permanece inalterada. Sua emissão depende da solicitação do importador, de acordo com as normas especificadas pelos órgãos governamentais do país de destino. A emissão da fatura consular é efetuada com impresso fornecido pelo consulado e cobrada uma taxa de serviço pelo visto consular.

A solicitação da saída da mercadoria é o ato em que o executor do processo de exportação solicita ao seu cliente, neste caso a Fiat Automóveis S/A, a transferência da mercadoria, do seu estabelecimento para o local de desembaraço e embarque.

A instrução de embarque ao despachante ocorre da mesma forma que era efetuada pela OME. Trata-se das informações necessárias para preenchimento do conhecimento de embarque e dá instruções de procedimentos de desembaraço ao despachante.

Os procedimentos preliminares executados no SISCOMEX, após a emissão do Registro de Exportação – RE e posteriores ao desembaraço, são: aviso de presença de carga e emissão da Declaração de Despacho de Exportação – DDE, ambas no SISCOMEX. Estas também permanecem inalteradas, uma vez que, são tarefas executadas pelo exportador ou seu representante legal no momento que antecede ao desembaraço da mercadoria.

Após o embarque da mercadoria é obrigação do despachante informar os dados do embarque ao exportador. A SADI do Brasil Ltda.

recebe a informação imediatamente após a saída do transporte e a repassa, tanto para o exportador quanto para o importador.

A emissão de certificado de origem depende do país importador para a definição de qual certificado de origem deve ser emitido. Porém, somente será emitido após o embarque da mercadoria, pois sua emissão depende do conhecimento de embarque. Os certificados de origem são emitidos em impressos padronizados de acordo com a sua categoria e são fornecidos pelo órgão emissor.

Os procedimentos do setor de câmbio permanecem inalterados. Sua atividade é recepcionar os documentos de embarque e enviá-los para negociação com o banco, além do envio ao importador com carta remessa, direta ou indiretamente via banco, acrescentando os saques.

A averbação de embarque trata-se da finalização do processo perante os órgãos governamentais, sendo emitido pela Receita Federal para atestar que a mercadoria foi desembaraçada e embarcada conforme a solicitação do exportador. A SADI do Brasil Ltda., de posse desse documento, dá como encerradas as atividades do processo de exportação, da mesma forma que a OME o fazia.

Os relatórios para controle e registro das operações e baixa de drawback permanecem inalterados, cabendo ao reporting imiti-los periodicamente e comunicá-los aos interessados.

Foram descritas nesta seção as congruências dos procedimentos de exportação, cujas atividades permaneceram inalteradas no processo de terceirização. Por outro lado, também foram constatadas congruências nos procedimentos de importação, as quais demonstra-se na seqüência.

4.2.2. Divergências dos procedimentos nas operações de