• Nenhum resultado encontrado

Conhecer e dominar as rotinas e procedimentos da instituição contribuindo para o bom funcionamento da mesma. para o bom funcionamento da mesma

Capítulo III – Projeto de estágio

1. Conhecer e dominar as rotinas e procedimentos da instituição contribuindo para o bom funcionamento da mesma. para o bom funcionamento da mesma

 Promover a aquisição de novos conhecimentos e competências no âmbito das TIC e estimular as capacidades cognitivas dos seniores;

 Participar na dinamização do projeto “Coimbra Ger@poio”;

 Desenvolver um projeto de investigação no domínio das Ciências da Educação e no contexto de uma Universidade Sénior.

1. Conhecer e dominar as rotinas e procedimentos da instituição contribuindo para o bom funcionamento da mesma.

Tabela 1 - Objetivos Geral desdobrado em objetivo específicos e operacionais.

Objetivos Específicos Objetivos Operacionais 1.1. Mostrar competências que estão

relacionadas com a boa Profissionalidade em Ciências da Educação.

1.1.1. Assegurar a assiduidade e pontualidade ao longo de todo o estágio curricular.

1.1.2. Participar de modo regular nas tarefas e rotinas da instituição

contribuindo para o seu bom funcionamento.

1.1.3. Atuar demonstrando disponibilidade, motivação, empenho e prontidão na realização de diversas tarefas ao longo de todo o estágio.

1.1.4. Saber atender um sénior, esclarecendo de forma adequada todas as suas dúvidas.

Descrição das atividades

Participação na Feira dos Espantalhos– 14 de outubro de 2017

A Feira dos Espantalhos, realizada no Parque Doutor Manuel Braga, foi organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e contou com a participação de diversas associações e instituições da cidade. No decorrer desta feira a Associação Apojovi/Aposenior aproveitou para divulgar os seus serviços junto da população que a visitava. Nesta, um dos grupos culturais da Aposenior fez uma atuação – Tiroliro (Grupo de Cavaquinhos).

Ao longo do tempo que estive presente neste evento foi possível esclarecer algumas pessoas que me abordavam para saber informações sobre os serviços prestados pela associação, desde o público mais jovem (sala de estudo, explicações e campo de férias) até ao público sénior (que tipo de aulas existem).

Participação no Jantar de Natal da Aposenior 13 de dezembro de 2017

O Jantar de Natal ocorreu no restaurante “Tertúlia eventos” e contou com a presença de cerca de 100 pessoas, alunos da Aposenior e, também, alguns familiares. Durante o jantar houve a atuação do Coro Misto da Aposénior, das Danças de Salão, do grupo de cavaquinhos, assim como uma representação do grupo de teatro da Aposénior, ambos compostos por alunos da Associação.

No decorrer do mesmo, andei a vender rifas de Natal para o sorteio do Cabaz desta época festiva e foi-me também solicitado que distribuísse uns Flyer sobre a peça de teatro que iria ser apresentada naquele dia.

Participação nas Reuniões de Assembleia Geral

No decorrer do estágio, algumas foram as reuniões de Assembleia Geral em que tive a oportunidade de estar presente (19 de janeiro de 2018; 28 de março de 2018).

Substituição de professores que não puderam lecionar as aulas

Durante o ano letivo houve situações em que os professores não conseguiram comparecer para lecionar as respetivas aulas de Informática, Oficina Positiva(mente) e Ginástica Mental, tendo-me sido solicitado que lecionasse essas aulas e que preparar-se algumas outras, como foi o caso da disciplina de Oficina Positiva(mente) (Anexos I a III). Nestas sessões foi abordado o conceito de mindfulness, a sua origem, os pilares atitudinais em que se sustenta, as práticas mais comuns e os quatro fatores associados ao mindfulness. Ao longo das mesmas foram realizadas algumas práticas de mindfulness com o intuito das seniores experimentarem um pouco do que puderam aprender na parte mais teórica.

Observação e participação nas aulas de informática, Oficina Positiva(mente) e Ginástica Mental lecionadas por outros professores

Ao longo do Estágio Curricular foi possível assistir a diversas aulas de informática, Oficina Positiva(mente) e também Ginástica Mental II. Nestas aulas, o meu papel foi sobretudo de observação e de apoio aos seniores na concretização das tarefas que lhes eram solicitadas, com o intuito de alguns deles não se sentirem incapazes em relação aos outros.

Atividades de apoio à gestão

Durante o tempo que estive na instituição participei na gestão quotidiana da mesma e executei diversas atividades tais como: dar informações, receber pagamentos, fazer inscrições, organizar o dossiê de todas as inscrições assim como o das turmas da Aposenior; inserir e atualizar os dados dos alunos na plataforma da RUTIS; elaboração de rifas das épocas festivas (Natal e Páscoa); elaboração de um questionário de avaliação

Participação na Feira da Flor e da Planta – 5 de maio de 2018

A Feira da Flor, realizada na Rua Ferreira Borges e Visconde a Luz, foi organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e contou com a participação de diversas associações e instituições da cidade. No decorrer desta feira a Associação Apojovi/Aposenior aproveitou para divulgar os seus serviços junto da população que a visitava.

Durante o tempo que estive presente na mesma fui esclarecendo as pessoas sobre os serviços prestados tanto pela Aposenior como pela a Apojovi e foram vendidos alguns doces, salgados e plantas para angariar fundos para a associação.

Sala de Estudo

Ao longo do período de estágio algumas foram as horas dedicadas à sala de estudo do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, onde existem quatro crianças, com idades compreendidas entre os seis e os nove anos de idade, sendo uma do sexo feminino e três do sexo masculino. Uma destas crianças tem necessidades educativas especiais e precisa de muita atenção e apoio na concretização das tarefas.

Este espaço funciona como um acompanhamento ao estudo, onde as crianças fazem os trabalhos de casa, que é a prioridade, e também existe um trabalho de apoio pedagógico ao estudo para os testes que vão existindo ao longo do ano letivo. Apesar do trabalho realizado, quando existem tempos mais livres/vagos são executadas atividades pedagógicas com o intuito das crianças conseguirem adquirir uma melhor capacidade de concentração e ao mesmo tempo aprender de forma mais lúdica.

A minha participação na sala de estudo tornou-se uma grande mais-valia, uma vez que me permitiu, para além de adquirir novos conhecimentos, dar mais sentido aos saberes teóricos e, sobretudo, desenvolver competências no domínio da ação educativa, que não conseguiria alcançar sem enfrentar os desafios da complexidade do trabalho em contexto real. Sinto-me pois, como técnica superior de educação, bem mais capaz de lidar com a diversidade de problemáticas educativas em contexto de sala de estudo.

2. Promover a aquisição de novos conhecimentos e competências no âmbito das

Documentos relacionados