• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5: AS QUESTÕES DA PROVA DO ENADE PARA O CURSO DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA

5.1 Conhecimentos categorizados na prova do Enade 2005 para a área de Geografia

A prova do Enade para área de Geografia no ano de 2005 teve 27 questões de múltipla escolha e três discursivas do componente específico. Conforme a categorização proposta na parte de Procedimentos de Pesquisa, dessas 30, 24 questões exigiam para sua resolução o conhecimento geográfico, três tratavam do conhecimento didático-pedagógico e três foram sobre o Ensino de Geografia.

Nessa edição, a prova foi composta por dez questões de complementação simples, sendo queoito se referiram ao conhecimento geográfico e duas aos conhecimentos didáticos- pedagógicos. Houve um total de oito questões do tipo asserção-razão, das quaiscinco eram do conhecimento geográfico, duas cobravam o conhecimento sobre o Ensino de Geografia e uma se referia aos conhecimentos didático-pedagógicos.Duas das questões discursivas exigiam conhecimentos referentes aos conteúdos do conhecimento geográfico, e uma tratou do Ensino de Geografia.Houve nove questões de resposta múltipla, todas tratavam do conhecimento geográfico. Não houve questões do tipo interpretação.

O Quadro 15 resume essas informações.

Quadro 15. Número de questões conforme as categorias conhecimento - Enade 2005.

Tipos de questões

CS I AR RM D Total de questões

Conhecimento

Questões sobre os conhecimentos didático- pedagógicos

2 0 1 0 0 3

Questões sobre o Ensino de Geografia 0 0 2 0 1 3

Questões sobre o conhecimento geográfico 8 0 5 9 2 24

Total de questões 10 0 8 9 3 30

Legenda: CS, complementação simples; I, interpretação; AR, asserção-razão; RM, resposta múltipla; D, discursiva.

Fonte: Organização própria (2020).

As perguntas do tipo complementação simples e respostas-múltipla exigem que o/a estudante tenha um conhecimento da situação-problema. As competências exigidas acham-se vinculadas a raciocínios de reconhecimento e identificação. A maioria das questões de complementação simples exigem o conhecimento técnico-científico.

Os conhecimentos sobre o Ensino de Geografia aparecem nas questões dos tipos asserção-razão e discursiva. Vale ressaltar que no tipo de questão asserção-razão o estudante pode escolher a alternativa incorreta devido à falta de interpretação lógica da questão e não necessariamente à falta de conhecimento sobre o conteúdo cobrado.

Na Figura 17 há um exemplo de questão categorizada como questões sobre os conhecimentos didático-pedagógicos. No texto-base é apresentada uma situação-problema na qual um professor de Geografia aborda a temática do território em sala de aula, entretanto para responder ao comando do enunciado é necessário mobilizar conhecimentos didático-pedagógicos.

Figura 17. Questão 24 da prova do Enade 2005 para a área de Geografia.

Fonte: Prova do Enade - Área Geografia -2005.

A Figura 17 é um exemplo da complexidade do processo de categorização conforme tipo de conhecimento. Essa questão foi selecionada para mostrar que se a categorização seguisse apenas as palavras-chave presentes no texto base como “aula”, “professor”, “Geografia”, “alunos” e “pesquisa”, poderia indicar que se tratava de um conhecimento referente ao Ensino de Geografia. Entretanto, analisando minuciosamente a questão como um todo, é possível verificar que o enunciado e as alternativas exigem que o/a estudante mobilize conhecimentos didático-pedagógicos, identificando dentro de uma aula de Geografia os conteúdos conceituais, atitudinais e/ou procedimentais.

A Figura 18 apresenta uma questão discursiva qualificada como questões sobre o Ensino de Geografia, pois exigiu conhecimentos referentes ao Ensino de Geografia para sua resolução.

Na Figura 18 aparecem palavras-chave como “metodologia do Ensino de Geografia”; “Ensino” e “aprendizagem”. A questão apresenta dois textos-base, sendo que o primeiro trata sobre o estudo do lugar, sob uma perspectiva de investigar o cotidiano. Já o segundo texto apresenta a noção do aluno como um sujeito pensante, crítico e capaz de transformar a realidade.

Figura 18. Questão discursiva 4 da prova do Enade 2005 para a área de Geografia.

Fonte: Prova do Enade - Área Geografia -2005.

Na Figura 19também há um exemplo de questão qualificada como questões sobre o Ensino de Geografia. É uma questão do tipo asserção-razão cuja resolução necessita da mobilização de conhecimentos referentes ao conteúdo da alfabetização cartográfica.

Na questão da Figura 19 a temática da alfabetização cartográfica é trabalhada no sentido de compreender as potencialidades e ressalvas no uso da maquete como recurso didático.

Figura 19. Questão 29 da prova do Enade 2005 para a área de Geografia.

Fonte: Prova do Enade - Área Geografia -2005.

Na Figura 20 também há um exemplo de questão categorizada como sobre o Ensino de Geografia e do tipo asserção-razão. Esse item foi destacado devido à presença da temática sobre a pesquisa relacionada ao ensino.

Figura 20. Questão 32 da prova do Enade 2005 para a área de Geografia.

Fonte: Prova do Enade - Área Geografia - 2005.

A Figura 21 é um exemplo de questão do tipo asserção razão e que exigia para sua resolução o conhecimento geográfico. Apesar de a questão mencionar o processo de ensino e aprendizagem e o distanciamento cognitivo, para a resolução do item é necessário mobilizar conhecimentos sobre as redes informacionais.

Figura 21. Questão 34 da prova do Enade 2005 para a área de Geografia.

Fonte: Prova do Enade - Área Geografia - 2005.

Destaca-se novamente que essa pesquisa considerou o conhecimento mobilizado para responder a questão como informação essencial no processo de categorização. Como pode ser

verificado na Figura 21, apenas algumas palavras-chave não são suficientes para identificar que a questão trata sobre o Ensino de Geografia.

Portanto, a prova do Enade para a área de Geografia no ano de 2005 enfatizou os conteúdos ao conhecimento geográfico com 24 (vinte e quatro) questões. Houve 3 (três) questões que exigiam para sua resolução o conhecimento sobre o Ensino de Geografia e 3 (três) questões que cobravam os conhecimentos pedagógicos didáticos. Apesar do desequilíbrio, isso sugere um esforço para valorizar as duas modalidades de formação.

Documentos relacionados