• Nenhum resultado encontrado

3.3 Resultados das simulações quanto os parâmetros variáveis

3.3.3 Conjunto de salas em formato de “U” voltadas para um corredor de circulação

Descrição dos modelos Tipologia

arquitetônica 1.Cobertura de telha de barro com forro de madeira/

Parede de tijolos 6 furos quadrados 2.Cobertura de telha de fibrocimento com forro de madeira

3.Cobertura de telha de barro com forro de concreto 4.Cobertura de telha de fibrocimento com forro de concreto

5.Cobertura de telha de barro, lâmina de alumínio polido e forro de madeira 6.Cobertura de telha de fibrocimento, lâmina de alumínio polido e forro de madeira

7.Cobertura de telha de barro com 2,5cm de lã de vidro sobre o forro de madeira

8.Cobertura de telha de barro com 5,0cm de lã de vidro sobre o forro de madeira

9.Cobertura de telha de barro com forro de concreto Parede de tijolos maciços.

Figura 46- Modelagem do Conjunto de salas em formato de “U” voltado para um corredor de circulação.

Fonte: Programa computacional Design Builder (DESIGNBUILDER SOFTWARE LTD, 2010). O gráfico 6 a seguir apresenta uma comparação das temperaturas internas do ar e os limites de conforto térmico (entre 24,1oC e 29,1oC) na tipologia arquitetônica de conjunto de salas de aula em formato de “U” voltado para um corredor de circulação, expostas às orientações Norte e Sul.

Observou-se que no modelo 1, exposto à orientação Norte, esta tipologia arquitetônica apresentou valores de temperaturas internas do ar, dentro do limite de conforto, em apenas 47 dias/ano e nos 318 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão. Na orientação Sul, os dias em conforto térmico diminuíram para 42 dias/ano e nos 323 dias restantes, desconforto térmico para calor.

No modelo 2, exposto às orientações Norte e Sul, as temperaturas internas do ar se apresentaram dentro do limite de conforto térmico, em apenas 38 dias/ano, e nos 327 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão.

No modelo 3, exposto às orientações Norte e Sul, as temperaturas internas do ar se apresentaram dentro do limite de conforto térmico, em apenas 42 dias/ano, e nos 323 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão.

No modelo 4, exposto às orientações Norte e Sul, as temperaturas internas do ar se apresentaram dentro do limite de conforto térmico, em apenas 37 dias/ano, e nos 328 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão.

O modelo 5, exposto à orientação Norte, apresentou valores de temperaturas internas do ar dentro do limite de conforto térmico, em apenas 50 dias/ano, e nos 315 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão. Na orientação Sul, os dias em conforto térmico aumentaram para 51 dias/ano e nos 314 dias restantes, desconforto térmico para calor.

O modelo 6, exposto à orientação Norte apresentou valores de temperaturas internas do ar, dentro do limite de conforto térmico, em apenas 51 dias/ano, e nos 314 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão. Na orientação Sul, os dias em conforto térmico aumentaram para 52 dias/ano e nos 313 dias restantes, desconforto térmico para calor.

O modelo 7, exposto à orientação Norte apresentou valores de temperaturas internas do ar, dentro do limite de conforto térmico, em apenas 55 dias/ano, e nos 310 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão. Na orientação Sul, os dias em conforto térmico aumentaram para 57 dias/ano e nos 308 dias restantes, desconforto térmico para calor.

O modelo 8, exposto à orientação Norte apresentou valores de temperaturas internas do ar, dentro do limite de conforto térmico, em apenas 63 dias/ano, e nos 302 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão. Na orientação Sul, os dias em conforto térmico aumentaram para 64 dias/ano e nos 301 dias restantes, desconforto térmico para calor.

O modelo 9, exposto à orientação Norte apresentou valores de temperaturas internas do ar, dentro do limite de conforto térmico, em apenas 45 dias/ano, e nos 320 dias restantes, desconforto térmico para calor, principalmente no verão. Na orientação Sul, os dias em conforto térmico aumentaram para 47 dias/ano e nos 318 dias restantes, desconforto térmico para calor

Observou-se que ao longo do ano as temperaturas internas do ar se encontram acima do limite superior (29,1oC) de conforto térmico recomendado, principalmente nos meses de janeiro a abril e setembro a dezembro, chegando a atingir até 6oC a mais que

este limite. De acordo com o gráfico 4, a maior parte dos dias que estão dentro da faixa de conforto térmico estão nos meses de junho a agosto, principalmente no inverno. Não foram verificados dias desconfortáveis para frio nos 9 modelos simulados.

Gráfico 6- Comparação das temperaturas internas do ar, neutra e limite inferior e superior de conforto térmico para o Conjunto de salas em formato de “U” voltado para

um corredor de circulação, exposto às orientações Norte e Sul, ao longo do ano. (a) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 1, exposto à orientação Norte e

Sul (b) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 2, exposto à orientação Norte e Sul. (c) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 3, exposto à orientação Norte e Sul (d) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 4,

exposto à orientação Norte e Sul (e) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 5, exposto à orientação Norte e Sul (f) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 6, exposto à orientação Norte e Sul (g) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 7, exposto à orientação Norte e Sul (h) Temperatura interna

do ar e limite de conforto no modelo 8, exposto à orientação Norte e Sul (i) Temperatura interna do ar e limite de conforto no modelo 9, exposto à orientação Norte e Sul.

(a)

(c)

(d)

(f)

(g)

(i)

Fonte: Simulações realizadas no programa computacional Design Builder (DESIGN BUILDER SOFTWARE LTD, 2010).

3.3.4 Conjunto duplo de salas voltado para um corredor de circulação e com área