• Nenhum resultado encontrado

Conjunto Habitacional Urbi Villa Del Campo, localizado no município de Tecámac

Chamamos atenção na foto do empreendimento de Marília (São Paulo/SP) (Foto 2) e na foto do empreendimento de Técamac (Estado do México/México) (Foto 3), para o

“quadriplex” - solução comum utilizada pelas construtoras mexicanas para melhor aproveitamento do terreno. Neles, a escada externa serve de acesso para as casas do pavimento superior, pois o que parece ser uma casa de tipo sobrado com dois pavimentos (bastante comum no Brasil), na verdade são quatro casas – duas em cada pavimento, teoricamente de quatro famílias diferentes, cujo acesso às casas do pavimento superior se dá através da escada externa.

O leitor deve conferir as fotos das casas quadriplex com a solução das escadas externas na figura do website de Homex no Brasil (Figura 3), como oferta nas cidades de Marabá (Amapá) e Foz do Iguaçu (Paraná).

Dois aspectos interessantes observados na Foto 3: a existência de um terceiro pavimento e a estrutura metálica que cobre as escadas (tal solução, supomos, provavelmente é uma proteção para os dias chuvosos). Nos dois casos, não sabemos se empreendidos pela construtora ou pelos próprios moradores.

Por último, é importante frisar que o empreendimento de Marília foi edificado pela mexicana Homex e o empreendimento de Técamac, construído por Urbi54, o que nos permite

inferir que a solução quadriplex não é característica exclusiva de uma ou de outra construtora, mas sim um dos padrões utilizados por elas, e que muito provavelmente está presente em outros conjuntos habitacionais México a fora.

Reproduzimos abaixo excerto de reportagem sobre o desempenho de Homex em São José dos Campos, no Estado de São Paulo:

Esse é um bairro novo da periferia da cidade do interior de São Paulo, feito para brasileiros que ganham até seis salários mínimos, mas concebido por mexicanos. O Jardim das Paineiras, como foi batizado, é o primeiro empreendimento da maior construtora do México - a Homex - no Brasil (...) Na época, a chegada causou alvoroço entre os concorrentes. Muitos deles já haviam visitado a sede da empresa no México para conhecer (e copiar) sua estratégia de construção em série de imóveis para baixa renda (…)

No México, a Homex é capaz de erguer uma casa em sete dias, mas ainda não conseguiu alcançar esse prazo no Brasil, porque o projeto original dos imóveis teve de ser adaptado aos padrões brasileiros. Os clientes, aqui, não aceitaram a laje impermeabilizada e pediram telhados nas casas. A mudança foi feita, mas parece não ter sido suficiente para agradar aos primeiros moradores.

Com a experiência em São José dos Campos, a Homex partiu este ano para Marília (SP) e Campo Grande (MS) e já estuda terrenos em outros nove municípios nas regiões Sul e Nordeste. Executivos de empresas brasileiras duvidam que a Homex consiga repetir aqui o sucesso alcançado na sua terra natal55. Por um único motivo: o Brasil é diferente do México56.

A falência da Homex no Brasil, a nosso ver, não diz respeito exclusivamente à dificuldade de adaptação dos produtos mexicanos aos padrões brasileiros, como os trechos da reportagem acima fazem supor; para nós, ela está relacionada também e inclusive à crise econômica (de modo geral) e à crise do setor (de modo particular) deflagradas no México, em que a Homex é apenas uma dentre outras seletas gigantes construtoras mexicanas. Tal crise se expressa em dois fenômenos relacionados: o abandono de 5 milhões de casas e a abrupta queda dos ativos financeiros das grandes empresas construtoras que as edificaram - que deriva da inadimplência dos beneficiários que obtiveram créditos para a compra das habitações e também da dificuldade de venda das casas, uma vez que as mesmas se situam em áreas distantes do núcleo urbano principal das cidades mexicanas, desprovidas de infraestrutura, meios de consumo coletivos, serviços e postos de trabalho. Há ainda um problema de sobre oferta, pois muitas casas construídas sequer foram vendidas57.

Se o Programa Minha Casa Minha Vida foi pensado para e pelo setor da construção civil e seus empresários, no contexto da crise de 2008, então assim se pode compreender tais inspirações, como veremos no próximo capítulo.

Compreendemos então que as inspirações de Brasil em México não são institucionais, e sim operacionais, ou seja, o que nos inspira e o que copiamos é a maneira de executar o Programa, através da construção: porte dos conjuntos, localização, tipologias, padronização; até porque, como vimos, os empresários brasileiros foram ao México para aprender como se faz. E a Homex veio ao Brasil ensiná-los como se faz. Ainda que agora a Homex esteja falida no Brasil, justamente pelos problemas deflagrados pela crise no México. Assim, também aqui

55 Discutindo a pesquisa em aulas do Seminário de Investigação conduzido pelo Profº Emílio Pradilla na

Universidad Autónoma Metropolitana–Xochimilco, ele chamou atenção para o fato de que provavelmente Homex não é uma empresa genuinamente mexicana. Haveria capitais de outros países em sua composição, o que lhe permitiria inclusive a “atuação mundial” na produção de habitações populares. O fato é que se “Homex” no México é lido como “Hogares de México”, em português “lares de México”; em língua inglesa “Homex” significa a mesma coisa Home = lar + Mex = México, ou seja, “lares de México”. Não fizemos uma investigação nesse sentido, apenas chamamos a atenção para essa “curiosidade”.

56 A mexicana Homex tropeça no Brasil. Referência mundial em construção popular, companhia enfrenta problemas com os primeiros clientes e não consegue avançar no País. O Estado de São Paulo. 27/09/2010. 57 Há no México atualmente pesquisas acadêmicas tentando desvendar a relação entre o narcotráfico e o

abandono das casas. O que significa dizer que o “abandono” é resultado de fatores múltiplos e porque não dizer também - combinados.

a Homex não pagou os empregados, deixou conjuntos sem terminar e o que entregou é alvo de reclamações5859.

Por outro lado, o que importa mencionar entre as semelhanças de orientação entre as “políticas” dos dois países não é se Brasil copiou do México e, se é assim, de quem o México copiou. É necessário compreender que são políticas cumpridoras das “tarefas” propostas pelo Banco Mundial. A materialização de tais políticas transforma de maneira absolutamente perversa a paisagem de nossas cidades. E não só! Transforma também a maneira como as pessoas se apropriam (ou não) do seu espaço de convivência e habitar. Torna ainda mais caóticas (pelo tempo, custo e forma de deslocamento aos locais de trabalho, pelo montante custoso necessário no que tange a infraestrutura, etc) cidades que há muito tempo já agonizam: São Paulo e Cidade do México e suas respectivas regiões metropolitanas. Pior ainda: brinda às cidades pequenas e médias “lógicas” metropolitanas, construindo conjuntos habitacionais onde não há demanda. Se copiamos do México60, resta perguntar também se

depois dos grandes eventos esportivos que sediaremos, da especulação agressiva dos grandes grupos imobiliários, Jornadas de Junho, crise do Governo Federal, reeleições presidenciais, etc... herdaremos também do México sua crise conformada no absurdo e escandaloso abandono de 5 milhões de casas em um país que padece de um déficit de 9 milhões de moradias61.

58Refiro-me às queixas recorrentes à Homex México, veiculadas na imprensa mexicana que acompanhamos

sistematicamente ao longo de 2013. Ver Anexos ao final deste trabalho.

59 Em junho de 2014, o site de Homex Brasil ainda estava no ar, mas o logotipo do Programa Minha Casa Minha

Vida, bem como o da Caixa Econômica Federal foram suprimidos da página principal! Também não é mais

possível fazer simulações de financiamento. E as informações sobre os empreendimentos estão incompletas.

60 Em 2010, eram os mexicanos os preocupados em não copiar o Brasil: ILLA, Hernán Iglesias. Brasil/México. No copiar. El país de Lula está de moda. Por qué México no debe seguir su ejemplo. Expansión. n° 1032. janeiro/2010.

61 Os dados do número de casas abandonadas e do déficit habitacional foram apurados pelo Censo de 2010

realizado por INEGI (Instituto Nacional de Geografia e Estatística). Ver nos Anexos os títulos das reportagens da imprensa mexicana que nos dão a medida do problema anunciado.

Jo ão Sette Wh ita ker Fe rr ei ra .23 /11/ 1 2

Foto 4 – Exemplo do abandono das casas no município de Zumpango - Estado do México (região